O Parlamento Europeu votou esmagadoramente para interromper o horário de verão na União Europeia até 2021, mas o que os agricultores britânicos pensam sobre isso?
Os Estados-Membros que decidiram manter o horário de verão foram aconselhados a mudar o relógio no último domingo de março de 2021. Os países que preferem manter o horário padrão (inverno) podem ajustar seus relógios pela última vez no último domingo de outubro de 2021, de acordo com o projeto de lei aprovado pelos deputados do Parlamento Europeu: 410 - a favor, 192 - contra e 51 se abstiveram.
John Flack, um deputado conservador do leste da Inglaterra, criticou a medida, dizendo que a UE agora quer "controlar o próprio tempo" e que os agricultores não ficarão muito felizes com as mudanças. "Eu sei que os agricultores, em particular em toda a parte oriental da Inglaterra, apreciam a flexibilidade que o movimento de um relógio traz para obter o melhor da luz do dia disponível", disse o deputado.Mas Martin Haworth, diretor de estratégia do Sindicato Nacional dos Agricultores da Inglaterra, disse que o sindicato "não tem uma visão clara" sobre se o Reino Unido deve atrasar ou não o relógio. “Se a luz do dia será mais útil de manhã ou à noite, depende em grande parte do esquema de trabalho de cada fazenda”, disse Haworth e acrescentou: “Se uma proposta firme fosse feita para avançar o relógio, por exemplo, para reduzir acidentes de trânsito ou para reduzir o consumo de energia, precisaremos consultar nossos membros, mas, nesta fase, aderimos a uma opinião de mente aberta. ”
A Diretiva de Horário de Verão da UE se aplicará ao Reino Unido se permanecer na União Europeia, bem como durante o período de transição do Brexit. O governo ainda não expressou nenhuma opinião oficial sobre esse assunto.