Um novo caso de peste suína africana foi relatado na região de Khmelnitsky, de acordo com um relatório da Diretoria Principal do Serviço Estadual de Alimentos e Bebidas da região de Khmelnitsky.
O centro ASF foi identificado em Obolon Agro LLC, na vila de Pochapintsy, distrito de Chemirovetsky. Especialistas do Serviço Estadual de Alimentos e Bebidas partiram para o local, onde levaram o biomaterial para a pesquisa.
O Laboratório Regional do Estado de Khmelnitsky, baseado no estudo de amostras de biomateriais, diagnosticou ASF, disse Alexander Sadovyuk, vice-chefe da Direção Geral do Serviço Estadual de Alimentos e Bebidas da região de Khmelnitsky.
Agora, os planos para a eliminação do ASF já foram acordados, as fronteiras dos focos epizoóticos, as zonas de proteção e vigilância foram determinadas. Durante a reunião da Comissão Anti-Epizoótica de Emergência do Estado, o ponto focal da ASF é o território agrícola na vila de Pochapintsy. As aldeias de Pochapintsy e Sadovoy entraram na zona de ameaça, uma zona de 10 quilômetros ao redor do surto é designada como zona de vigilância.
Neste momento, a destruição de todo o gado, que tem 547 indivíduos, foi concluída. Quando o período de incubação terminar, os aldeões que estavam na zona de proteção deverão entregar os porcos para o abate, disse Alexander Sadovyuk.
Para informação, o último surto de ASF na região de Khmelnitsky foi detectado no ano passado na mesma localidade. Só então os animais adoeceram não na fazenda, mas na casa particular.