A couve-flor não é menos comum que seu parente branco e foi recentemente incluída na dieta de adultos e crianças desde a infância. Amante do calor e exigente, foi cultivada por um longo período apenas nos países do sul, mas após o cultivo de variedades resistentes ao frio, se espalhou amplamente em climas temperados. As características do uso deste vegetal e, em particular, de suas folhas serão discutidas no artigo.
Descrição de Couve-Flor
O vegetal popular ganhou esse nome devido ao fato de que as inflorescências da planta, coletadas sobre as pernas grossas em cabeças densas de cor creme, são usadas com mais frequência como alimento. As folhas que os envolvem impedem a luz solar de entrar nas flores, de modo que a clorofila não se forma nelas.
Você sabe O primeiro vegetal a ser cultivado na Lua em mini-estufas experimentais será o repolho.
Esta propriedade explica o delicado, sem sabor amargo e a cor branca das inflorescências, embora variedades com cabeças verdes, roxas e alaranjadas tenham sido criadas recentemente.Entre todas as espécies relacionadas, a couve-flor é várias vezes mais rica em proteínas e vitamina C e tem o sabor mais alto. O alto teor de outras vitaminas, como A, E, H, grupo B, uma impressionante lista de macronutrientes (potássio, magnésio, cálcio, fósforo) e os micronutrientes mais importantes - ferro, iodo e outros, torna este vegetal suculento um produto alimentar indispensável.
As inflorescências com fibras delicadas são facilmente digeridas pelo estômago sem irritar a membrana mucosa e, devido ao baixo teor calórico de 25 calorias por 100 gramas, fazem parte de uma variedade de dietas.
Propriedades úteis para o corpo
Devido à complexa e rica composição bioquímica do vegetal, os benefícios de seu uso são uma lista completa:
- ajuda a melhorar a digestão e o colesterol;
- fortalece as paredes do coração e dos vasos sanguíneos;
- previne a ocorrência de doenças inflamatórias da pele;
- melhora a função cerebral e aumenta a resistência ao estresse;
- usado para a prevenção do câncer.
Importante! A couve-flor não é recomendada para pessoas com alta acidez do estômago, doenças agudas do trato gastrointestinal e com gota.
As folhas de couve-flor são comestíveis?
Antes de cozinhar, a inflorescência é geralmente limpa de folhas tegumentares, que são simplesmente jogadas fora. Poucas pessoas pensam se essas folhas são comidas e se podem ser usadas de qualquer outra maneira.Mas sua composição e propriedades não são piores do que as inflorescências, e desperdício descuidado torna impossível diversificar a dieta e trazer novidade a pratos familiares. Folhas grossas retas e duras externas não funcionarão, mas internas, envolvendo a cabeça, mais macias e suculentas podem e devem ser usadas.
Recursos de uso
Considere como preparar as folhas descritas. Couve-flor vai bem com outros vegetais e alimentos. As inflorescências e as folhas podem ser cozidas, assadas, em conserva, adicionadas a saladas, sopas e ensopados de legumes.
Ao mesmo tempo, para preservar a quantidade máxima de nutrientes no vegetal, ele não deve ser branqueado antes do processamento, mas cozido no vapor. Rolos fritos em uma massa de folhetos recheados com carne picada ou qualquer outro vegetal podem servir como prato independente completo ou como acompanhamento de carne ou legumes.
A aplicação original de folhas mais maduras e grosseiras será um aperitivo que pode ser espalhado em um sanduíche: é preparado a partir de partes cozidas e picadas com um liquidificador com a adição de sal, suco de limão e especiarias favoritas.
Você sabe No Japão, o repolho é cultivado não apenas como vegetal, mas também para fins decorativos. Com o início do tempo frio, os jardins de repolho colorido, rosas e crisântemos parecem especialmente impressionantes.
Folhas de cabeças jovens são uma ótima alternativa ou adição à alface quando decoram pratos com legumes frescos. Para apimentá-los, eles podem ser pré-marinados por meia hora em molho de soja ou marinada padrão para groselhas. Especialmente popular é uma salada de folhas de couve-flor e nozes.Além de serem usadas na culinária, as folhas do vegetal em questão também são usadas em cosmetologia, além de repolho branco e algas marinhas. O produto é usado fresco ou em conserva devido ao efeito clareador e à capacidade de tornar a pele macia e elástica.
Você pode, por exemplo, fazer uma excelente máscara para o rosto e o pescoço congelando cubos de couve-flor picada e folhas de sálvia, encharcados em água quente e infundidos por 2-3 horas.
Na medicina popular, para o tratamento de feridas e queimaduras que não cicatrizam, uma pasta é feita a partir de proteínas brutas e folhas de couve-flor picadas, aplicada em um local dolorido e fixada com um curativo. Sucos frescos tratam formas agudas de gastrite e hemorróidas, usadas para enxaguar a boca com doenças gengivais.
Como guardar couve-flor?
O baixo prazo de validade da couve-flor não implica armazenamento a longo prazo.
Inflorescências frescas podem ser armazenadas por até 2-3 meses no porão ou na adega, se você desenterrar os arbustos junto com a raiz e pendurá-los de cabeça para baixo. Na geladeira, o armazenamento de cabeças embrulhadas em filme plástico pode durar até um mês no compartimento de vegetais frescos.Congeladas na forma desmontada por conveniência, as inflorescências mantêm propriedades úteis ao longo do ano. Cabeças densas e frescas com folhas verdes elásticas, sem sinais de deterioração e não danificadas por insetos, são adequadas para armazenamento.
Importante! O aparecimento dos primeiros pontos escuros nas cabeças indica o início do dano, que não pode ser interrompido, portanto as inflorescências devem ser imediatamente colocadas em processamento.
A couve-flor é um vegetal maravilhoso e saudável; serve como um componente acessível, saboroso e saudável de uma dieta completa para todas as idades durante o ano todo.