O Comissário da Agricultura da UE, Phil Hogan, propôs a introdução de um pagamento fixo aos agricultores mais velhos que transferem suas explorações para jovens agricultores como uma medida para melhorar o perfil etário dos agricultores na UE.
Em seu discurso aos membros do Grupo de Jovens Agricultores da CEJA na UE, ele primeiro disse que a importância crucial dos jovens agricultores e a renovação de gerações era claramente indicada como um objetivo principal da Política Agrícola Comum da União Europeia (PAC).
"Prometi que, como ex-jovem agricultor, farei uma das minhas principais prioridades para que a renovação comum e os jovens agricultores sejam o mais altos possível na agenda da UE", disse o Comissário Europeu.
Segundo o Comissário Hogan, os jovens agricultores beneficiarão de uma ampla gama de ferramentas, graças a uma combinação de aspectos obrigatórios e voluntários na nova PAC. Pelo menos 2% do pacote nacional de pagamentos diretos deve ser dedicado à renovação geracional. Hoje, os custos são de apenas 0,8%.
Esse valor deve ser alocado na forma de suporte adicional de renda e / ou subsídios únicos. "Você pode ver que, com esse indicador financeiro, podemos mais do que dobrar nossos esforços para apoiar a renovação de gerações", disse Phil Hogan.
As reservas para pagamentos serão usadas prioritariamente pelos jovens agricultores e agricultores que iniciam suas atividades agrícolas.O montante máximo de assistência disponível para a organização de jovens agricultores e empresas que iniciam um negócio rural será aumentado para 100.000 euros.
O Comissário Hogan afirmou que, se for mais fácil para os jovens agricultores entrar no setor por esses meios diretos, espera-se que a participação total de jovens agricultores aumente.