Os agricultores indianos plantaram 56,7 milhões de áreas semeadas, o que é mostrado na sexta-feira pelo Ministério da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores.
Os agricultores começam a plantar arroz, milho, algodão, soja, cana-de-açúcar e amendoim entre outras culturas a partir de 1º de junho, quando chuvas de monções são esperadas na Índia. Quase metade das terras agrícolas da Índia carece de irrigação, e o plantio geralmente dura até julho.
Segundo representantes do Ministério da Agricultura, as plantações de arroz, a principal safra de verão, estavam na sexta-feira em 14 milhões de hectares. contra 15,1 milhões na mesma época do ano passado. A área semeada de milho foi de 5,5 milhões de hectares, o que praticamente não mudou em relação ao mesmo período do ano passado.
A área semeada com algodão foi de 9,6 milhões, contra 9,3 milhões, e a semeadura de soja, principal safra de verão, foi de 8 milhões, ante 9 milhões em 2018.
Outras culturas, como feijão e cana-de-açúcar, também caíram ano após ano. A quantidade de precipitação durante as chuvas de monção na Índia ficou 20% abaixo da média semanal, juntamente com chuvas de verão em diferentes partes das partes central, oeste e sul do país.
As monções geralmente trazem precipitação de 96% a 104% da média de 50 anos de 89 cm durante os quatro meses, de acordo com o Indian Weather Bureau.
De acordo com os dados mais recentes do governo, o nível da água nos principais reservatórios da Índia era de 24% de sua capacidade, comparado com 32% na mesma época do ano passado. A média nos últimos 10 anos é de 28%.