Planejar a dieta de animais de estimação é um ponto extremamente importante do qual depende a saúde e o desenvolvimento dos animais. O artigo é dedicado ao tópico da nutrição de coelhos, a saber: os benefícios e malefícios da batata, incluindo descascamento e cobertura.
Coelhos podem receber batatas
A batata é útil na medida em que contém vitaminas e minerais de que o corpo precisa. O importante é que parte e de que forma é fornecida ao animal. As propriedades de cada variação são discutidas abaixo.
Raw
Vale lembrar que a cultura da raiz é rica em amido, que em sua forma original é pouco absorvida, causando disfunção do trato gastrointestinal, portanto deve ser excluída da dieta de animais jovens com menos de 4 meses de idade e de fêmeas durante a lactação (para evitar o bloqueio dos dutos de leite) .
Para outros grupos de animais, a proporção de batatas não deve exceder 10% do total. Antes de servir, é importante lavar as batatas, descascar e cortar em pedaços pequenos. Ao inserir um vegetal no menu diário do coelho, é importante monitorar sua condição. Quaisquer desvios da norma indicam intolerância individual às batatas. É completamente excluído da dieta. Recomenda-se treiná-lo gradualmente, pois os coelhos respondem melhor às raízes no inverno, na ausência de uma grande quantidade de alimentos frescos.
Fervido
Após o tratamento térmico, as batatas são consideradas um componente completo da dieta. Nesta forma, o amido contido no vegetal é facilmente absorvido, contribuindo para um conjunto de peso vivo. Com base nisso, a porção da colheita de raízes é calculada de acordo com a atividade do animal: para manter as células sem andar - não mais que 50-70 g / dia (se os coelhos se mexem muito, a dose pode ser aumentada para 80-100 g / dia).Também não há restrições para grupos de idade e sexo; É apropriado para coelhos e fêmeas sucral. É absolutamente proibido usar a água em que as batatas foram cozidas; durante o tratamento térmico, todas as substâncias nocivas do vegetal passam para o líquido. Limite o estoque de batatas cozidas pelo menos uma semana antes da criação. O conteúdo calórico da colheita de raízes e, consequentemente, o ganho de peso afetam negativamente a função reprodutiva dos animais.
Tampos de batata
Não é recomendado alimentar a parte verde do vegetal aos coelhos, pois substâncias nocivas se acumulam após a pulverização com produtos químicos. Os topos e as mudas de batata contêm solanina, o que causa intoxicação no organismo. Deve ser completamente excluído da dieta, prevenindo o envenenamento e a morte do gado.
Você sabe Solanin foi descoberto em 1820. Para as batatas, tem uma função protetora contra insetos e infecções fúngicas das plantas.
Descascar batatas
Quanto ao desperdício de batata, eles são introduzidos na dieta de coelhos, crus e cozidos.
Ao usar a limpeza, lembre-se do seguinte:
- lave bem as limpezas;
- não dê casca de legumes imaturos, congelados e podres.
Como alimentar batatas para coelhos
Ao adicionar vegetais à dieta, lembre-se de que, na natureza, esse produto não é consumido por coelhos e deve ser usado como um complemento ao menu principal.
Crescimento jovem
A colheita de raízes pode ser feita a partir dos 4 meses de idade, entre na dieta em pequenas doses e monitore cuidadosamente a reação do animal ao novo ingrediente. Recomenda-se limitar o uso de vegetais cozidos, que são mais fáceis de digerir.A alimentação de batatas em idade precoce ameaça a indigestão causada pelo alto teor de amido. Este suplemento é melhor usado no outono e inverno, em uma época de deficiência de ração verde.
Adultos
Ao alimentar coelhos com batatas cozidas, recomenda-se preparar misturas úmidas (misturando legumes triturados e concentrados triturados:
- trigo;
- aveia;
- milho;
- cevada;
- ervilhas;
- legumes.
Uma mistura semelhante pode ser administrada 1 vez por dia, com o cálculo de 200-300 g por 1 cabeça. Em sua forma pura, você pode alimentar as batatas cruas e cozidas, cortando-as em pedaços.
Importante! Siga as doses recomendadas para evitar a obesidade.
Alimentando o coelho com outros produtos
Uma dieta equilibrada é a chave para uma boa saúde, fertilidade e produtividade. Ao abordar a questão da criação de coelhos, familiarize-se com a lista de produtos úteis e contra-indicados.
O que pode ser útil
A onívora presença de coelhos permite diversificar sua dieta, usando uma ampla gama de produtos - de vegetais da geladeira a misturas especializadas.Você pode adicionar ao menu:
- Alimentação verde - ervas cortadas na hora, alfafa, ervilha, sainfoin, uma mistura de ervilhaca e cevada, tampos de jardim (exceto tomate e batata);
- Roughage - feno, palha, galhos;
- Comida suculenta - beterraba, batata, abóbora, cenoura, abobrinha, melancia forrageira, alcachofra de Jerusalém;
- Concentrados - grãos (milho, cevada, trigo, aveia) e ração animal.
O que não pode ser alimentado
Observe o que entra no alimentador de animais. Por exemplo, repolho suculento em grandes quantidades causa inchaço e indigestão; algumas plantas são completamente venenosas e levam a intoxicações graves.É proibido alimentar:
- Alimentação verde- botão de ouro, cicuta, lírio do vale, heléboro, branqueado, celandine;
- Roughage - ramos sabugueiro, espinheiro, vassoura, cereja de pássaro, ledum, cereja, damasco, pêssego, cereja, ameixa, bem como ramos de amora-preta;
- Comida suculenta - limitar repolho, nabo, rutabaga, beterraba, excluir frutas;
- Concentrados - bolo de algodão;
- Plantas tóxicas - ciclagem, mostarda, colza, digital, narcótico, eufórbia.
Dicas úteis sobre alimentação de coelhos
Ao organizar a alimentação de animais de estimação, considere as seguintes recomendações:
- garantir que haja acesso constante a comida e água;
- formar uma dieta de tal forma que a parcela de alimentos para animais que contenha fibras represente até 2/3 do volume total;
- observe a sequência de ração: primeiro, concentrados, depois suculentos, verdes e ásperos;
- introduzir um novo componente dentro de uma semana, gradualmente trazendo a dose ao normal;
- use apenas alimentos de alta qualidade;
- distribuir alimentos para os alimentadores, evitando pisar.