O girassol é considerado uma colheita estável e lucrativa na região de Kherson. Neste ano, os proprietários planejam aumentar a área cultivada para 350 mil hectares.
Em 2018, este ano sua área semeada será de 350 mil ha. As áreas irrigadas da cultura, mesmo com o aumento do preço da água, também aumentarão de 27 para 46 mil ha. Os agricultores prevêem que não haverá problemas com a venda de sementes.
Não apenas a alta lucratividade, mas também as mudanças climáticas visíveis jogam a favor do girassol. Na região de Kherson, quase todos os anos, há uma seca de outono. Por isso, os agricultores não querem correr riscos e reduzir a área semeada das culturas de inverno em favor das culturas da primavera, de acordo com Andrei Nedelko, vice-diretor do Departamento de Desenvolvimento Agroindustrial da Administração Regional do Estado.Há uma tendência de aumentar a área plantada com girassol há várias décadas. Se em 1995 essa cultura ocupava 141,9 mil hectares, a área plantada agora aumentou mais 200 mil hectares, segundo dados do principal departamento de estatística da região de Kherson.
Devido ao uso de variedades mais produtivas e irrigação, a produção média de girassol aumentou de 8,4 para 16,2 c / ha. Além disso, nos campos da região de Kherson, eles começaram a cultivar outra safra tolerante à seca - açafrão, cujo óleo tem muitas propriedades úteis.