Uma das suculentas internas mais comuns é, naturalmente, um cacto. A cultura se distingue por sua despretensão e, portanto, muitos a preferem. No entanto, hoje outras flores suculentas menos decorativas e com flores longas estão se tornando disponíveis, incluindo Graptopetalum. Este artigo convida você a se familiarizar com a descrição detalhada da planta, suas espécies, bem como os recursos do atendimento domiciliar e as possíveis dificuldades no cultivo.
Graptopetalum: descrição e características da planta
Graptopetalum, ou, como também é chamado, a “estrela mexicana” é uma pequena suculenta decorativa pertencente à família Tolstyankovye. Possui cerca de 30 representantes dessa cultura, que são surpreendentemente diferentes em tamanho - podem ser plantas muito pequenas, cuja altura não excede 5 cm, e gigantes reais em metros. Em seu habitat natural, a flor pode ser encontrada nas regiões áridas do México e na América do Sul, onde geralmente cresce nas encostas das montanhas e perto de florestas de coníferas.A planta é um arbusto perene em miniatura com pequenos caules maciços. Na natureza, a altura média do graptopetalum geralmente varia de 60 a 80 cm, mas em condições de apartamento esse é um indicador extremamente raro - geralmente a flor não excede 30 a 40 cm.As pequenas folhas verdes claras formando uma roseta apical densa são capazes de reter a umidade por um longo tempo, gastá-lo economicamente em um período seco.
De particular interesse são as flores da cultura: em forma de estrela, elas formam uma inflorescência semelhante a um semi-guarda-chuva, de tom muito diferente - do amarelo brilhante ao creme. Especialmente neste caso, destacam-se grandes estames pontiagudos, várias vezes maiores que o número de pétalas. Decoratividade adicional da flor pode ser alcançada pela ausência completa do caule, o que não é incomum para o graptopetal.
Você sabe Na Europa, Graptopetalum tornou-se conhecido apenas no final do século XX, graças a um pesquisador mexicano de ascendência alemã e especialista em cactos mexicanos Alfred Lau.
No entanto, na cultura doméstica, essas espécies vegetais não são tão populares quanto as amostras de caule. Graptopetalum floresce por várias semanas na estação quente - do final de maio a julho, durante o qual as flores mantêm uma resistência invejável e não caem. A planta é ótima para cultivar em casa e, por muitos anos, é capaz de encantar os olhos com sua aparência espetacular incomum, despretensiosidade nos cuidados e floração prolongada.
Tipos de Graptopetalum
O gênero Graptopetalum inclui apenas 13 espécies. A maioria deles se destina ao cultivo em estufas, mas também existem casos populares entre os jardineiros de interior - cada um a seu modo é bonito e único. As seguintes espécies serão especialmente interessantes para os fãs de suculentas:
- Graptopetalum bellum - Talvez o mais comum entre os jardineiros. A planta é bastante compacta - no ambiente natural de crescimento, suas variedades mais altas não atingem mais de 35 cm. Uma característica distintiva da espécie é uma roseta de folhas achatada que fica pendurada no vaso e "fica" diretamente no chão, e como Graptopetalum é uma flor de crescimento lento, é diferente nas condições do apartamento forma é um fenômeno extremamente raro. Nas suculentas jovens, as folhas crescem por algum tempo verticalmente para cima, mas na época da nova geração elas gradualmente assumem uma posição horizontal. As flores pequenas são rosa pálido, em forma de estrela, com pétalas pontiagudas e estames vermelhos brilhantes. Dissolvendo-se no final de maio, elas florescem durante a estação de crescimento, deliciando seus anfitriões com sua forma e cor incomuns. Sujeita aos cuidados adequados, a planta é capaz de manter sua decoratividade e atratividade por anos. Uma das vantagens da visão também é sua rápida adaptação a condições adversas, em particular à falta de luz.
- Graftopetalum Paraguayan, ou "flor de pedra" - uma erva perene com caule encurtado e folhas suculentas de cor cinza, formando uma roseta basal densa. O Paraguai é considerado o berço das suculentas. É interessante notar que, à medida que a planta se desenvolve, o tronco gradualmente se deita no chão, para que os espécimes jovens possam ser facilmente identificados por uma haste vertical. As rosetas de folhas de graptopetalum paraguaios são significativamente menos volumosas e frondosas em comparação com as espécies anteriores. Algumas placas folheadas em forma de ovo são cobertas com um revestimento de cera quase imperceptível, o que lhes confere uma cor levemente azulada. Existem também opções com uma tonalidade rosa claramente visível. Os pedúnculos longos se elevam efetivamente acima da planta, chegando a 20 a 25 cm, e as flores em miniatura são discretas - de cor branca pálida, com vários pontos avermelhados, quase sem valor decorativo. Os períodos de floração das espécies são semelhantes a outras variedades de Griptopetalum - de maio a julho.
- Graptopetalum nitiferous - atrai jardineiros com seu exotismo e floração longa. Na natureza, cresce principalmente em áreas do oeste do México. Muitos criam esta suculenta apenas para pontos incomuns altamente decorativos, cujas folhas são caracterizadas pela presença de pequenas cerdas, semelhantes aos fios. As chapas são pequenas - apenas 3-4 cm de diâmetro, com pontas vermelhas brilhantes pontiagudas, em uma saída podem chegar a 200 peças. Rosetas bastante volumosas permitem que pedúnculos longos quase não se elevem acima da planta. Grandes flores brancas, cobertas com manchas vermelhas quase imperceptíveis, formam uma inflorescência de 5 a 7 peças. Para esta variedade de graptopetalum caracterizada por uma floração pitoresca prolongada e haste vertical, levemente amadeirada na base. Aqueles que desejam cultivar o exotismo mexicano em um ambiente de apartamento devem ter em mente que a planta é bastante exigente e reage extremamente violentamente à falta de iluminação e ao solo de baixa qualidade.
- Graptopétalo com cinco estames - O menos comum entre os cultivadores de flores, mas uma variedade muito interessante. Essa visão é, em muitos aspectos, semelhante à anterior, com exceção de uma saída mais compactada, cujas chapas não são triangulares, mas arredondadas. As folhas são bastante densas, apontadas para a borda, levemente moldadas com um tom lilás. No entanto, a diferença mais importante entre as suculentas é o pedúnculo. Nos cinco estames Griptopetalum, é tão longo e ramificado que a planta assume a forma de uma pequena árvore com uma coroa grossa e elegante. As flores não são dignas de nota - sua superfície branca é decorada com sutis pontos avermelhados. Ele olhará com mais eficiência na estufa ou nas janelas das casas em pequenos vasos esféricos.
Plantar e colocar plantas na sala
Graptopetalum é talvez uma das melhores suculentas para crescer em casa. Ele se dá bem com os vizinhos - ambos representantes de sua cultura e muitos outros. Abaixo, consideramos com mais detalhes as condições que precisam ser criadas para a "estrela mexicana".
Que tipo de iluminação é necessária para a planta
A necessidade de luz brilhante em uma flor é bastante alta - tolera perfeitamente a luz solar direta. Ao escolher um local para as suculentas, vale a pena dar preferência às janelas da direção sul, no entanto, variedades de plantas mais tolerantes à sombra podem ser facilmente colocadas nas janelas ocidentais. Em caso de iluminação insuficiente em um apartamento, você pode usar iluminação artificial - lâmpadas fluorescentes especiais.
Importante! Para evitar queimaduras nas folhas, nunca encoste a flor no vidro.
É especialmente necessário fazer isso no inverno, quando a falta de luz afetará mais adversamente a planta. Na estação quente, quando a temperatura não é ajustada abaixo de + 16 ° C, recomenda-se que Graptopetalum seja levado para fora por um curto período de tempo. A duração ideal da luz do dia para uma flor deve ser de pelo menos 10 horas.
Requisitos de temperatura e umidade
O regime de temperatura, que deve ser estabelecido para as plantas suculentas, depende diretamente de sua estação de crescimento - no verão, Graptopetalum cresce e se desenvolve mais qualitativamente em temperaturas de + 24 ° C a + 27 ° C. No entanto, com o advento do outono, ou seja, com o início da entrada da flor em dormência, esse indicador precisa ser reduzido significativamente - para +10 ... + 12 ° C e a planta é reorganizada em uma sala fresca ou no parapeito da janela ocidental.Quanto à umidade do ar, o Graptopetalum prefere o ar seco e se sente bastante confortável em condições de apartamentos com baixa umidade. A flor não precisa de manipulações adicionais para aumentar artificialmente esse indicador.
Qual deve ser o substrato para o plantio
O solo para Graptopetalum deve ser selecionado leve, bastante solto, passando facilmente ar e umidade. É melhor comprar uma mistura pronta do solo em lojas especiais marcadas como "para cactos e suculentas"; no entanto, se desejar, você mesmo pode fabricar o substrato, munido dos componentes necessários.
Os cultivadores de flores experientes recomendam o uso dos seguintes compostos para a planta:
- 2 partes de terra conífera, 1 parte de turfa, 3 partes de areia grossa;
- 2 partes de terra de folha e 1 parte de areia grossa;
- 1 parte da mistura comprada, 1 parte de tijolo ralado, 1 parte de areia do rio;
- 3 partes de areia grossa e 1 parte de terra.
Você sabe Segundo nome de Graptopetalum — pétala manchada.
A despretensiosidade da planta permite transferir até mesmo um substrato extremamente pobre em nutrientes; no entanto, se você quiser admirar o bizarro florescimento da suculenta por um longo tempo, é melhor cuidar antecipadamente do solo de alta qualidade e bem drenado.
Como cuidar de graptopetal em casa
Além da alta decoratividade, o exot mexicano é famoso entre os cultivadores de flores por sua despretensão no cultivo. Cuidar de uma flor não será uma dificuldade - é importante executar procedimentos agrícolas padrão em tempo hábil, e o Graptopetalum agradecerá por uma bela floração a longo prazo e uma aparência elegante por muitos anos.
Características da rega
Durante um período de crescimento aumentado, o Graftopetalum deve ser regado moderadamente - não permita a estagnação de líquidos no solo, mas não deixe secar. É melhor esperar até o solo secar até o meio da panela. A água para irrigação deve ser usada a uma temperatura constante e exclusivamente ambiente. No período adormecido, ou seja, no final do outono, a rega da flor é bastante limitada. Como resultado, esse procedimento deve ser reduzido para 1 vez em 3-4 semanas. No inverno, o substrato no vaso de flores deve estar levemente úmido.
Nutrição vegetal
Na natureza, as suculentas tendem a crescer em áreas com solo extremamente pobre em nutrientes - seco e pedregoso. Com base nisso, a planta não precisa de minerais adicionais e, por muitos anos, pode viver perfeitamente sem eles.
Se desejar, você pode completar o Graptopetalum com um fertilizante líquido especial para cactos e suculentas, mas não mais que uma vez por mês. Durante o período de dormência, é estritamente proibido alimentar a flor - desde o início do outono até o meio da primavera, abster-se de fertilizar.
Poda
O Graptopetalum não sente uma necessidade urgente de podar; portanto, basta limpar periodicamente a panela das folhas caídas.
Transplante
Um transplante de graptopetal é um procedimento bastante doloroso; portanto, você deve recorrer a ele apenas em caso de emergência, quando as raízes ficarem muito amontoadas em uma panela velha. As amostras jovens são transplantadas cerca de uma vez em 2-3 anos. A capacidade do graptopetalum é melhor para escolher baixa e não muito larga, uma vez que o sistema radicular da planta suculenta é pouco desenvolvido.
O fundo da panela deve ser bem drenado, para que a umidade não fique estagnada no chão - seixos são adequados para esse fim. Também pode ser disposto em pequena quantidade na superfície do substrato, para que as folhas não entrem em contato com o solo úmido.
Antes de começar a alterar a capacidade de suculentas, deve-se notar uma diferença significativa entre o transplante de flores na estação quente e no inverno. Na primavera e no verão, você pode executar completamente esse procedimento em um substrato fresco, limpando completamente as raízes; no entanto, durante o período de dormência da planta, é recomendável usar o método de transbordo - para salvar a maior parte do solo antigo e adicionar um pouco de mistura de solo fresco.
As recomendações gerais para o transplante de graptopetal são as seguintes:
- Depois de criar uma camada de drenagem no fundo do tanque, encha-a parcialmente com uma mistura de solo fresco.
- Retire a planta suculenta do recipiente anterior, inspecionando cuidadosamente as raízes - as danificadas devem ser cortadas imediatamente.
- Posicione cuidadosamente a planta em uma panela para que suas raízes não apareçam.
- Preencha o espaço vazio restante com um substrato e pressione levemente para fixar a flor nele.
- Algum tempo após o transplante, a rega da planta é estritamente proibida - o Graptopetalum precisará de cerca de uma semana para se adaptar a um novo local. Após esse período, reinicie o procedimento como antes.
Reprodução de Graftopetalum
A propagação de plantas suculentas é possível de várias maneiras usando:
- semente;
- estacas;
- pontos de venda para crianças.
O período mais adequado para esse procedimento é a primavera e o verão, porque na estação fria, as plantas, devido à falta de luz e calor, podem apodrecer facilmente. A maneira mais simples e mais conveniente de propagar Griptopetalum é separação das saídas laterais e apicais, que antes disso deve ser levemente seco - um dia será suficiente. Depois disso, as saídas podem secar ao ar fresco por vários dias até que um pequeno filme seja formado no local de corte.O enraizamento adicional das saídas é possível tanto na turfa quanto na areia, que é coberta com uma jarra ou polietileno, arejando e pulverizando periodicamente. O período de formação das raízes depende de muitos fatores: solo, estação do ano, ambiente e iluminação, mas geralmente não leva mais que 2-3 semanas. Após o aparecimento, as rosetas são transplantadas para recipientes separados e cultivadas como plantas independentes.
Importante! Para um desenvolvimento melhor e mais rápido do sistema radicular, recomenda-se que as partes inferiores dos soquetes e estacas sejam tratadas com humato de sódio — para esse efeito, um medicamento é adequado «Heteroauxina».
Uma maneira mais rápida de criar suculentas é estacas frondosas. Eles são tratados da mesma maneira que com os soquetes - são secados primeiro durante o dia, após o qual o pecíolo deve ser enterrado no chão. Ao contrário do método anterior, não é recomendado molhar as estacas ou cobri-las com qualquer material de cima, pois há uma alta probabilidade de apodrecer nelas.
No caso de manipulações feitas corretamente e condições criadas para a futura planta, as raízes aparecerão em uma semana e, um mês depois, começará a formação completa do jovem Graptopetalum. Quanto à propagação de flores por sementes, esse método é extremamente longo, trabalhoso e não garante sucesso absoluto e, portanto, quase não é popular entre os cultivadores de flores.
Possíveis dificuldades crescentes
Graptopetalum tem uma resistência bastante alta a pragas, uma vez que a superfície de sua folhagem é coberta com cera, que protege de maneira confiável dos insetos. As doenças também não têm medo de exóticos, se você prestar um atendimento de qualidade - caso contrário, pode ser facilmente apodrecido. Muitas vezes, isso é resultado de rega excessiva e da falta de uma camada de drenagem no fundo da panela, e é por isso que a água estagna.
Se você encontrar esse problema, precisará alterar imediatamente a capacidade - para fazer isso, remova a flor da panela anterior, livrando-se cuidadosamente de podridão e peças danificadas, trate as raízes com uma solução fraca de permanganato de potássio e plante a planta em uma nova panela. No caso de usar um recipiente velho, ele deve ser bem lavado com água e desinfetado.
Das pragas, as seguintes são as mais perigosas para as suculentas:
- Ácaro. Os sinais do aparecimento desta praga podem ser pequenas manchas avermelhadas no caule, que mais tarde ficam cobertas de casca. Os órgãos das plantas afetados pelos insetos perdem a capacidade de retornar à sua cor original, tornando-se cada vez mais desbotados e invisíveis com a idade. O motivo da ocorrência de um carrapato é geralmente a falta de rega oportuna, uma vez que a praga se reproduz mais ativamente em um ambiente seco. A luta contra os insetos ocorre com a ajuda de inseticidas - medicamentos como Actellik, Sunmayt e Nissoran são adequados para isso.
- Mealybug. Também conhecido como "pulgões peludos". Afeta principalmente o caule da planta. É fácil reconhecer a praga pelas secreções brancas na parte inferior do caule, que servem às fêmeas para pôr ovos. Geralmente esses pequenos pedaços são colocados onde a umidade não é capaz de penetrar. O resultado da vida do inseto pode ser um atraso significativo no crescimento e desenvolvimento da flor. Ao atingir os órgãos vegetativos da suculenta, a cochonilha no menor tempo possível pode levar à sua morte. A inspeção regular da planta quanto à sua presença, mantendo a planta em condições adequadas e removendo as folhas secas são consideradas medidas preventivas. Entre os inseticidas, os medicamentos mais eficazes são Tsvetofos, Decis e Intavir.
- Shield. Esta praga não é generalizada entre as suculentas, mas a partir disso não é menos prejudicial. É quase impossível detectar um inseto a olho nu - mesmo após uma inspeção mais detalhada, parece uma mancha marrom ligeiramente convexa. Este local é o escudo sob o qual os adultos estão se escondendo. A praga é caracterizada pela derrota de todos os órgãos terrestres da planta - roendo os túneis neles, a bainha enfraquece rapidamente a flor, o que, como resultado, perde sua cor brilhante e diminui no desenvolvimento e no crescimento. Se você não tiver a sorte de encontrar um inseto em sua suculenta, prepare-se para uma longa luta - a planta terá que ser repetidamente tratada com inseticidas em intervalos de cerca de uma semana para destruir não apenas os adultos, mas também as larvas. Devido à rápida reprodução, a bainha é extremamente resistente à maioria dos medicamentos, portanto, eles devem ser alternados periodicamente entre si.