Entre uma grande variedade de variedades de ameixa, Bogatyrskaya é reconhecida e amada por muitos consumidores por seu excelente sabor e grande tamanho de fruta. A variedade também é procurada pelos jardineiros devido à sua produtividade, resistência ao gelo e apresentação atraente.
Descrição e características distintivas da variedade de ameixa Bogatyrskaya
O aparecimento dessa variedade no final dos anos 80 do século XX ocorreu durante o trabalho de criação de animais no cruzamento de duas variedades populares - Ispolinskaya e Vengerka. Como resultado, a cultivar Bogatyrskaya é caracterizada por amadurecimento tardio ou muito tardio; o amadurecimento colhido ocorre na segunda década de agosto. As ameixeiras são classificadas como altas até o momento da frutificação, após o que seu crescimento intensivo diminui um pouco e elas adquirem o status de crescimento intermediário. Crohn tem uma densidade média, se espalhando. A casca é de cor cinza na área do caule e dos ramos centrais, possui uma estrutura leve e áspera. Ramos de cor pálida, indiretos, crescem em ângulo agudo ao tronco.As fotos com um grande número de lentilhas são pintadas em cinza. Os botões são pequenos, de forma cônica, de cor marrom e também crescem em ângulo agudo. As folhas de ameixa têm uma cor verde escura na parte superior e um tom mais claro na parte inferior. Eles são obovate em forma com uma base afiada. A árvore de florescência ocorre no início de maio. Flores brancas são de tamanho médio, 2-3 peças em inflorescências são combinadas. A frutificação ocorre de acordo com um tipo misto: os frutos são formados principalmente em ramos de buquê, nos longos crescimentos e nas pontas do ano passado.
Importante! A ameixa de Bogatyrskaya precisa de racionamento, o que permitirá regular a carga na árvore e colher frutos de tamanho grande.
Bogatyrskaya pertence a variedades auto-férteis, ou seja, não precisa de polinizar vizinhos. Os frutos grandes de ameixa, em média 40 g, podem chegar a 50-60 g. São de cor púrpura escura, quase preto quando maduros, ovalados alongados. A costura na pia é claramente visível. Casca grossa e cerosa. A polpa de ameixa tem uma cor verde-amarela, suculenta e macia.A pedra é de tamanho e forma padrão, ocupa 8% da massa do fruto, é bem separada da polpa. Com um excesso de umidade, a pele não racha. Suco de cor transparente. O sabor das frutas é agridoce com um tom de mel. A quantidade de açúcar não excede 13% e o ácido ascórbico nas ameixas é de quase 9,63 mg por 100 g de produto. Bogatyrskaya pode ser usado fresco e para processamento.
Vantagens e desvantagens
- No decorrer da criação, os cientistas tentaram criar uma variedade com o número máximo de características positivas, incluindo a ameixa de Bogatyr:
- alta produtividade, pode ser usado para jardinagem intensiva. A variedade é adequada para um método mecanizado de colheita;
- frutificação anual;
- boa resistência a baixas temperaturas e geadas;
- alta imunidade contra muitas doenças e pragas perigosas para árvores frutíferas;
- auto-fertilidade da variedade, não há necessidade de plantar árvores adicionais para polinização no jardim;
- o osso está bem separado da polpa do feto;
- sabor bom e agradável;
- resistência dos frutos à fissuração durante fortes chuvas;
- excelente transportabilidade de frutas, graças a uma pele densa;
- universalidade de aplicação.
No entanto, uma das principais propriedades positivas - alta produtividade, também é a principal desvantagem da ameixa de Bogatyr, pois a árvore pode sofrer sobrecarga de frutos. Galhos suficientemente fortes podem quebrar sob uma massa muito pesada de drenos. Além disso, uma grande carga na árvore pode levar ao fato de que as colheitas subsequentes serão menores.
Você sabe As flores de ameixa contêm uma grande quantidade de néctar; portanto, em apiários localizados perto de jardins de ameixa, você pode obter até 10 kg de mel a partir de 1 ha de plantações.
Produtividade e frutificação
A variedade não é caracterizada por alta maturidade precoce; começa a produzir colheitas 4-5 anos após o plantio de uma muda aos 1 ano de idade. O heróico é autopolinizado e seu florescimento ocorre no final de maio. A variedade atrasa o amadurecimento e os frutos amadurecem no meio ou no final de agosto.A árvore produz frutos de forma estável a cada ano, e as plantas de 5 a 6 anos já podem produzir de 50 a 70 kg de safra por estação e, em seguida, sua produtividade pode aumentar para 60 a 80 kg em árvores adultas. A ameixa pode dar frutos de 15 a 30 anos, dependendo do estoque e da qualidade dos cuidados.
Resistência a doenças e pragas
A vantagem de reprodução da variedade é a resistência de Bogatyrskaya a um grande número das doenças e infecções fúngicas mais comuns. Ao criar cuidados de qualidade, inspeção regular e prevenção oportuna da planta, você pode fornecer proteção confiável contra outras doenças e pragas.
Características de plantar uma árvore heroica
O processo de preparação para o plantio começa muito antes do plantio imediato de uma muda e inclui as seguintes etapas:
- seleção e preparação da horta ideal;
- aquisição de material de plantio de alta qualidade;
- seu tratamento pré-implante;
- plantando uma muda.
Datas recomendadas
Eles começam a preparar o poço de plantio no outono, se as mudas forem plantadas na primavera e vice-versa, se o plantio de outono estiver planejado. Muitos jardineiros tendem a considerar que plantar mudas em abril antes da brotação é o melhor. No caso de aquisição de mudas de ameixa no outono, elas podem ser preservadas até a chegada da primavera, colocando-as nas trincheiras e cobrindo-as com galhos de abeto. No entanto, é permitido plantar uma ameixa no período de outono, então os procedimentos agrícolas são realizados até meados de outubro.
Você sabe Se você plantar Bogatyrskaya e outra variedade de ameixa em uma das hortas próximas, o rendimento total quase dobrará.
Escolhendo o lugar certo
No estágio de planejamento do plantio de um jardim de ameixas, você deve prestar atenção às áreas:
- com a ocorrência de águas subterrâneas a uma profundidade de 1,5 m ou mais. Uma localização mais próxima da umidade pode levar à estagnação do solo, dificultar a aeração, o acesso do ar às raízes da planta;
- encostas, áreas planas, bem como pequenas colinas bem iluminadas pelo sol;
- escondido do vento ou localizado próximo a cercas, que podem atuar parcialmente como proteção contra correntes de ar e fortes fluxos de massa de ar.
Importante! Se uma árvore for plantada na sombra, ela produzirá uma pequena colheita e suas folhas mudarão de cor, clareando pela falta de luz solar.
Seleção e preparação de material de plantio
As mudas adequadas para o plantio devem ser:
- anual ou bienal;
- crescimento de plântulas - 1–1,4 me tamanho padrão de 40–60 cm;
- ter um rizoma desenvolvido, cujo tamanho deve atingir 25-30 cm;
- ter 3 ou mais processos principais de 15 a 30 cm de comprimento;
- a casca deve ser flexível, sem podridão e brotos secos.
Recomenda-se a compra de material de plantio de fornecedores confiáveis que se preocupam com a qualidade das mudas e cumprem as regras para sua aquisição e processamento. Após a aquisição das mudas, seu rizoma é embrulhado em um pano úmido para evitar que seque, e se a compra de material de plantio foi feita muito antes do plantio, recomenda-se dobrar o rizoma.Mergulhando as raízes das mudas em um barulho de barro Na véspera do plantio, as mudas devem ser processadas. Para isso, é um terceiro imersos em uma solução fraca de permanganato de potássio, após o qual as raízes são tratadas com uma mistura de argila e estrume, tomadas na proporção de 2: 1. Depois de untar as raízes, elas são deixadas para secar por várias horas, depois as mudas estão prontas para o plantio.
Aterragem direta
A preparação do poço de aterrissagem começa com antecedência:
- Primeiro, marque o diâmetro, cujo valor deve ser de 80 a 100 cm.
- Em seguida, remova a camada superior do solo com uma espessura de 20 cm.
- Cavar um buraco com uma profundidade de 50-60 cm.
- Misture a terra desenterrada com superfosfato, sal de potássio, húmus e composto. Se o solo é argila, é introduzida areia no rio e, se arenoso, é aplicada argila em pó.
- Um travesseiro de terra com fertilizantes na forma de uma colina é colocado no poço de aterrissagem.
- Cubra o poço com um filme à prova d'água.
O pouso ocorre de acordo com a seguinte tecnologia:
- Preparação do poço de aterrissagem, descrito em detalhes acima.
- Instalação de um pino de suporte com cerca de 150-170 cm de altura, que apoiará uma árvore em crescimento nos primeiros anos. É escavado a uma distância de 15 a 20 cm do centro do poço.
- Na colina de barro preparada dentro do poço, uma muda é colocada, espalhando cuidadosamente as raízes. Depois disso, o rizoma da árvore é polvilhado com o solo de tal maneira que o colo da raiz fica 3-5 cm acima do nível do solo.
- É necessário compactar a terra e, depois de se afastar cerca de 30 cm do tronco, cavar um buraco raso de cerca de 10 cm em círculo. 40-50 l de água são derramados neste recesso para irrigação imediatamente após o plantio.
- O círculo do tronco é coberto com nutrientes e pode ser usada turfa e húmus orgânicos.
- A árvore é fixada ao pino com barbante macio.
Vídeo: plantio de mudas de ameixa
Cuidados com as plantas
As ameixeiras Bogatyrskaya precisam do mesmo cuidado que a maioria das outras árvores frutíferas:
- eles precisam de poda anual de galhos ou formação - remoção dos processos que partem do tronco em um ângulo agudo e podem quebrar sob o peso da colheita;
- rega e controle oportuno da umidade do solo, especialmente durante a floração e frutificação;
- remoção de ervas daninhas;
- afrouxando o solo;
- poda de galhos secos e coleta de folhas caídas antes do inverno;
- cobertura do solo;
- racionamento de culturas.
Importante! A poda sazonal das árvores ajuda a normalizar as culturas, promove sua frutificação ativa e também serve como uma medida preventiva para proteger doenças, lesões e pragas.
Atenção especial deve ser dada ao racionamento da safra, uma vez que a variedade Bogatyrskaya produz uma colheita de ameixa muito abundante e existe o risco de quebra dos galhos sob o peso pesado da fruta. Para fazer isso, é recomendável remover metade dos ovários que aparecem na árvore. Este procedimento é realizado em duas etapas:
- ¼ parte é removida quando os ovários crescem até o tamanho de uma avelã.
- ¼ parte se rompe quando o ovário cresce duas vezes.
Molhar e afrouxar o solo
Árvores desta variedade gostam muito de solo úmido. A rega deve ser abundante, mas não muito frequente, para evitar o apodrecimento das raízes e o aparecimento de doenças fúngicas. Se você regar a árvore muito ativamente, as folhas começarão a ficar amarelas. A rega deve estar em um sulco anular cavado após o plantio de uma árvore. Após a rega, o solo sob a árvore é fertilizado com húmus e coberto para manter a umidade.O fluxo de umidade que dá vida é especialmente importante durante o período de floração e amadurecimento das ameixas. O volume de irrigação é de 20 a 30 litros por semana para uma árvore jovem e de 50 a 60 litros para uma ameixa em frutificação ativa. Após a irrigação e as chuvas, o solo é afrouxado para melhorar a aeração. Também é necessário remover as ervas daninhas que podem tirar os nutrientes da árvore.
Alimentação de árvores
Como uma quantidade suficientemente grande de nutrientes é introduzida no poço durante o plantio, não há necessidade de fertilizar o solo no primeiro ano de crescimento. A partir de 2 a 3 anos, você pode começar a fertilizar com substâncias minerais:
- fósforo, potássio são adicionados no outono;
- primavera após a floração - fertilizantes nitrogenados.
Assim, a árvore é nutrida de acordo com o seguinte esquema:
- No início e no final de junho, adubo “Ideal” ou solução de uréia é adicionado.
- No início de maio, eles também alimentam o sistema radicular com uma solução de uréia, seguida de rega.
- O começo de junho - uma solução de nitrofosfato.
- Agosto - uma solução aquosa de superfosfato e sulfato de potássio.
Para árvores adultas que produzem uma colheita estável, o fertilizante é aplicado de acordo com o seguinte sistema:
- Antes do início da floração: uma solução de uréia e sulfato de potássio.
- Durante o amadurecimento das frutas: prepare uma solução para a irrigação da uréia e nitrofoska e também despeje um balde de composto ou húmus no círculo do tronco e 1 xícara de giz.
- No final da frutificação: durante a irrigação, uma solução de sulfato de potássio e superfosfato.
Tecnologia de cultivo
O corte de galhos pode ser feito com o objetivo de:
- a formação de uma coroa atraente e descongelada;
- disposição sanitária de galhos e processos secos e danificados.
A formação da coroa de ameixas ocorre na primavera e cai no final de março - início de abril. O ponto principal é o regime de temperatura, já que o ar deve estar suficientemente aquecido, não abaixo de + 10 ° C. A poda envolve a remoção de galhos que estão em um ângulo muito agudo em relação ao tronco e correm o risco de se romper durante o período de frutificação da árvore. Se isso acontecer, a árvore é ferida e precisa de força para se recuperar, o que pode afetar o rendimento.
Importante! Não mais do que todo o número total de galhos pode ser podado para que a planta não receba um forte choque.
Além disso, uma árvore ferida é suscetível a pragas e pode começar a doer. A melhor opção para aparar é uma forma de palangres aprimorada, criada gradualmente à medida que a árvore cresce. É possível realizar a poda de verão quando a coroa é menos espessa. Crescimentos anuais de 30 a 40 cm de comprimento não são removidos cortando os galhos laterais de 50 a 60 cm em um quarto, e os galhos internos espessados e direcionados são removidos.A poda sanitária de primavera é realizada de abril a maio, nos processos danificados pela geada, os galhos secos e quebrados sob o peso da neve são removidos. As fatias devem ser tratadas com var de jardim. Também é apropriado realizar a poda de outono sanitária no final da frutificação da árvore, recomendada para outubro - início de novembro.
Desta vez, ramos e processos doentes, secos e feridos são removidos. No entanto, você deve ter cuidado, pois novos cortes podem não cicatrizar antes do início da geada, o que enfraquecerá significativamente a árvore e poderá sofrer ou até congelar.
Vídeo: poda de poda
Preparações de inverno
As características da variedade indicam que ela é resistente ao gelo, mas o cuidado adequado da árvore e a criação de condições favoráveis para o inverno ajudarão a pia a tolerar com mais facilidade as tolerâncias de frio e as variações de temperatura.
Você sabe Plumkot é um híbrido obtido através do cruzamento de ameixas e damascos, que está ganhando popularidade em muitos países europeus.
Portanto, a preparação para o frio do inverno ocorre da seguinte forma:
- Em meados de outubro, a área ao redor do tronco é limpa de folhas caídas.
- Então é necessário molhar a terra, soltá-la e triturá-la bem para preservar a umidade por um período mais longo. A rega deve ter um volume tal que o solo fique úmido a uma profundidade de pelo menos 1 m. Turfa ou serragem podem ser usadas como cobertura morta, cuja camada deve ter de 5 a 7 cm.
- A superfície do tronco e os galhos principais são inspecionados e as partes mortas da casca, musgo e líquenes são removidas.As áreas danificadas são tratadas com sulfato de ferro ou var.
- O caule da árvore e seus galhos são tratados com uma argamassa de cal, preparada com cal e argila.
- Para evitar o congelamento do rizoma, recomenda-se a criação de um pequeno travesseiro de barro de até 20 cm, para o qual, sob a região do tronco e do tronco próximo, a terra é retirada do local.
- Também para economizar calor, você pode usar ramos de abeto, que também fornecerão proteção contra ratos e lebres.
Vídeo: preparando ameixas para o inverno
Possíveis doenças e pragas
A ameixa de variedade classificada Bogatyrskaya possui uma imunidade bastante boa contra as doenças mais comuns e praticamente não é afetada por pragas, no entanto, você deve estar ciente das maneiras de prevenir e combater alguns deles:
- Holey spotting - fungo, resultando em manchas marrons nas folhas, a formação de buracos nelas. É distribuído em condições úmidas. Prevenção - a coleta e queima de folhas caídas.
- Fungo de fuligem - revestimento preto na folhagem. Prevenção - formação de coroas, desbaste e rega oportuna.
- Ferrugem - um revestimento semelhante a manchas de ferrugem. As folhas afetadas são removidas, impedindo a propagação.
- Podridão de frutas - manchas cinzentas nos frutos, que levam à sua secagem gradual, para as quais os frutos com esses sinais precisam ser removidos imediatamente.
- Doença Marsupial - Uma doença na qual os galhos de uma árvore se tornam ocos por dentro. Ramos com tais sinais devem ser imediatamente removidos e queimados.
Pragas que podem afetar o crescimento e a frutificação das ameixas:
- espinheiro;
- peixinho;
- pulgão de ameixa;
- ácaros de frutas;
- mosca de ameixa amarela;
- mariposa de codling.
Recomendamos que você se familiarize com as mais recentes variedades de ameixas, como:
Colheita e armazenamento
As ameixas de Bogatyrskaya amadurecem em meados de agosto. Depois de coletar uma colheita abundante, os frutos são empilhados em caixas em várias camadas, pois os frutos têm uma pele densa e não são feridos. No processo, é necessário descartar as ameixas danificadas e maduras. Além disso, as caixas podem ser colocadas em uma sala fria, que pode ser usada como porão ou geladeira. A variedade é transportada com sucesso sem perda de qualidade comercial. As condições ideais para armazenamento por várias semanas são:
- temperatura + 5 ° C;
- umidade 80-90%.
Se for necessário um armazenamento mais longo, a fruta deve ser processada com meios especiais. Bogatyrskaya é uma variedade universal com alto rendimento, boas qualidades comerciais e possibilidade de consumo tanto na forma fresca quanto na processada.