Cereais decorativos têm a capacidade de se adaptar a qualquer design. Graças a eles, você pode criar composições verdadeiramente únicas e originais. E em termos de beleza e atratividade, eles não são inferiores a flores exuberantes ou coníferas. Para fazer uma decoração incomum em sua horta com cereais decorativos, você precisa conhecer seus tipos, descrição e características de design.
As vantagens e desvantagens dos cereais no paisagismo
Os cereais são uma opção original para uso em paisagismo.
- Além da facilidade de atendimento e apelo visual, há várias vantagens:
- são despretensiosos às condições do habitat - podem suportar facilmente o calor, o sol, o frio, a seca;
- eles podem ser plantados em canteiros perto de lagoas;
- mantenha decorativo tanto no verão quanto no inverno;
- vai bem com outras culturas;
- Não precisa de cuidados viáveis;
- resistente a doenças e pragas.
- Como qualquer planta, os cereais também têm desvantagens, que incluem:
- devido ao intenso alagamento, as raízes da planta podem apodrecer;
- em algumas culturas, o sistema radicular se desenvolve rapidamente e se comporta agressivamente em relação a outras plantas.
Plantas de cereais em paisagismo, tipos e variedades
Há um grande número de culturas que são usadas no paisagismo. Todos os cereais decorativos podem ser divididos em dois grupos: plantas perenes e anuais. A escolha de um ou outro grupo depende do objetivo perseguido na estilização do jardim. As plantas anuais são boas para suas inflorescências exuberantes, e as plantas perenes são valorizadas por uma folhagem incomum, que pode agradar aos olhos por um longo tempo. Existem também variedades subdimensionadas - plantas pequenas com até 50 cm de altura, adequadas para decorar jardins rochosos, bordas e canteiros de flores.
Você sabe Cereais de cores claras refletem os raios do sol, poupando a si mesmos e às plantas vizinhas do superaquecimento.
Estes incluem:
- talão;
- crina de cevada;
- cauda de lebre.
A altura das culturas de tamanho médio atinge 1 metro, adequado para a estilização de canteiros de várias camadas. Lindamente combinado com flores silvestres. Este grupo inclui:
- grama de penas;
- aveia;
- Canário de Fallaris.
Alto - plantas com altura de 1 me acima. Eles são usados para criar a fundação em canteiros de vários níveis. Estes incluem:
- cevadinha;
- pennisetum.
Cereais tolerantes à seca
Se o terreno para a transformação é árido o suficiente, é melhor usar culturas que não toleram umidade:
Plantas para áreas molhadas e lagoas
As culturas de cereais podem ser usadas não apenas como decoração do jardim, mas também para o projeto de reservatórios, lagos. Os cereais mais populares para áreas úmidas são cálamo, junco, taboa, junça. Esta lista também é reabastecida com uma grande grama herbácea perene mannik. Atinge 2 m de comprimento, nas hastes retas e grossas há panículas com cerca de 25 cm de comprimento e despretensioso ao sair.
Importante! Para que algumas variedades de plantas ornamentais não interfiram no crescimento de outras plantas, elas são cercadas com divisórias.
É combinado com essas culturas:
- canas;
- íris de água;
- chintnik;
- Marsh Marigold.
Cereais tolerantes à sombra
Algumas culturas ornamentais crescem bem em áreas sombreadas. Entre eles estão:
- junça caída;
- pique encharcado;
- queimaduras.
Para o cultivo, solo úmido com alto teor de húmus é adequado. É melhor plantar cereais tolerantes à sombra, longe da luz solar direta, sob frutas ou árvores coníferas. Eles vão bem com plantas perenes de folhas grandes.
Os cereais perenes mais espetaculares para o jardim
A principal condição para o projeto da paisagem pelas plantas é a despretensão em manutenção, porque poucas pessoas querem gastar uma quantidade enorme de tempo todos os dias para cuidar do jardim.
Para decorar sites, os seguintes cereais são os mais fáceis de cultivar:
- Festuca cinza - O mais popular entre as culturas atrofiadas. Esta planta fofa com folhas azuladas, semelhante a agulhas, tolera geada e chuva. Parece bonito no inverno sob neve em pó.
- Foxtail alpino - possui folhas estreitas de cor dourada. Suas inflorescências são semelhantes às espiguetas macias. Resistente ao gelo.
- Celeria Sizaya - cereais perenes que preferem terrenos secos; portanto, ao plantar, deve-se fazer uma drenagem para evitar um excesso de umidade nas águas subterrâneas. Despretensioso ao sair, tolera bem as geadas.
Cereais ricos para o jardim
As grandes plantas de cereais são mais frequentemente usadas em composições com coníferas. Na concepção do jardim, eles também são combinados com dálias, peônias e trevos. Mas algumas culturas se distinguem por uma cor especial e é bastante difícil encontrar uma empresa para elas. Por exemplo, a folhagem escura do ophiopogon é visível apenas em um fundo branco e a chintel ao lado das flores é perdida. Para efeito especial, a composição pode ser complementada com pedras.
Importante! Todas as informações sobre os requisitos de cultivo e solo estão indicadas na embalagem com sementes. Portanto, antes de plantar, você deve ler atentamente a descrição.
Na maioria das vezes, esses cereais altos são escolhidos para o jardim:
- homem barbudo Gerard;
- azul relâmpago;
- pente spartina.
Cereais populares para design
Ervas ornamentais são usadas não apenas para modelar canteiros de flores. Graças a eles, você pode criar composições de massa inteiras. Os paisagistas escolhem cuidadosamente as plantas para um estilo específico. Para fazer uma composição duradoura e elegante, é necessário levar em consideração o tipo de solo no local, especialmente cereais, sua combinação e combinação com outras plantas..
Mixborders
Cereais adicionam volume e dinâmica a qualquer composição. Para grandes mixborders, você precisa escolher exuberantes colheitas de cereais. Adequado para esta finalidade:
- miscanthus;
- grelha arenosa;
- azul relâmpago;
- junco.
Você sabe Ao projetar a composição, é necessário levar em consideração as cores, altura e esplendor das plantas. As culturas altas devem estar por trás das culturas de baixo crescimento.
Eles são combinados com:
- arco decorativo;
- sábio;
- peônias;
- echinacea.
Rosários
Na concepção do rosário moderno, deve-se ter em mente que, nesse estilo, os cereais enfatizam bem a elegância das rosas.
Uma excelente opção seria:
- ovelha;
- crina de cevada;
- festuca de panícula.
Com cereais, as rosas do parque ficam bem. Perto deles, você pode plantar ervas baixas - cecelria azul, junça.
Estilo minimalista
Graças a alguns tipos de cereais, você pode projetar um jardim em um estilo minimalista., com linhas e volume claros. Um bom elemento para isso seria miscanthus. Se à frente dele para colocar daylily híbrido, a composição será volumosa e consistirá em dois níveis. Para fazer um canteiro retangular, você pode tomar como base junco e largá-lo cambaleando junto com sábio. Ele resultará em uma composição bonita e rica.
Rockeries
Os cereais trazem uma nota de leveza e, no inverno, criam um volume extra. As ervas complementam efetivamente as pedras, criando transições suaves. Para enfatizar o canteiro, você pode usar ovelhas que vivem ao vivo. Plantas brilhantes não são usadas para decorar canteiros de pedras, mas, por exemplo, a Imperatriz é cilíndrica para criar contraste.
Estilo natural
As gramíneas ornamentais são a melhor opção para criar um jardim em estilo natural, porque podem facilmente dar ao seu site a aparência de uma floresta ou prado. Para fazer esse design, você pode usar junco, milho, pique sod, junça. Em um estilo natural, você precisa aderir ao enchimento de plantas com flores grandes. Poderia ser echinacea, sálvia, trevo.
Como escolher cereais
As plantas de cereais precisam de uma grande área. A escolha das culturas vizinhas deve ser abordada com menos cuidado. É necessário limitar a agressividade de certas espécies, caso contrário elas não permitirão o desenvolvimento de plantas vizinhas. As gramíneas se dão bem com as coníferas, portanto elas podem ser vistas em combinação quando combinadas em vários estilos.. Ovelhas com vida e festuca azul combinam bem com tons de vermelho. Estas ervas são melhor plantadas perto de casas à sombra das árvores.
Comparado a outras culturas decorativas, os cereais não precisam de cuidados especiais, o que significa que eles não precisam gastar muito tempo. Eles complementam composições únicas de paisagens, criam volume e enfatizam o charme de outras plantas. Além disso, espécies de longo prazo podem agradar sua beleza por um longo tempo, sem exigir atenção especial.