Com a ajuda de cortinas ou plantas, você pode fechar a varanda do verão do sol. Mas se você pretende usar a casa no inverno, é melhor esmaltar e aquecer a sala. Leia mais sobre como e como fechar a varanda da chuva e do vento, leia o artigo.
Maneiras de abrigar uma varanda externa de verão
A escolha de um método de envidraçamento adequado e viável ou abrigar a varanda de uma casa de campo depende de muitos fatores:
- horário em que as instalações serão utilizadas - durante todo o ano ou apenas no verão;
- as razões pelas quais foi necessário fazer isso - o sol, ar frio, barulho, vizinhos, etc;
- tamanho da vidraça necessária;
- a quantia que você está disposto a investir em vidros;
- preferências estéticas pessoais.
As respostas a essas perguntas determinarão a escolha final. Abaixo estão algumas das maneiras mais comuns de resolver o problema e ilustrá-lo.
Entre eles estão:
- vidros com vidros duplos, vidro comum ou policarbonato;
- colocação de cortinas de tecido ou cloreto de polivinila;
- paisagismo com trepadeiras ou sebes verdes;
- instalação de elementos estruturais - toldos verticais.
Plantando plantas
As instalações são um espaço separado de todo o ambiente externo por paredes. Para uma varanda aberta de verão, isso pode ser uma parede de plantas. Uma grande influência na popularização dessa direção foi feita pelo jardim do Castelo Sissinghurst. Ele usa sebes geometricamente regulares que se tornaram o protótipo de paredes de plantas para um mirante, pátio ou varanda.
Para criação pode estar envolvido:
- videiras;
- variedades encaracoladas de rosas;
- uvas bravas (parthenocissus);
- clematite;
- glicínias (glicínias);
- lúpulo
- madressilva;
- outras plantas trepadeiras.
Folhas grandes de uvas bravas formam um leve sombreamento. No verão, são verdes e, no outono, ficam amarelos e alaranjados. Em combinação com bagas escuras, esse arbusto parece muito decorativo. As glicínias delicadas são uma decoração maravilhosa para estruturas em arco. Cachos de flores roxas ou brancas penduradas invariavelmente despertam admiração.
Você sabe A madressilva tem uma madeira tão forte que, nas unhas da antiguidade para sapatos e prendedores de implementos agrícolas, eram feitos dela.
Você pode criar um hedge "transparente" em:
- ervas altas;
- legumes;
- hortênsias;
- viburno;
- outros arbustos.
Esse design criará um espaço parcialmente fechado. Se a parede for sólida, os designers usam coníferas e arbustos, como thuja e abeto. A vantagem adicional é que eles mantêm sua aparência espetacular o ano todo.
Este método de criação de uma parede não apresenta desvantagens. Afinal, as plantas precisam de cuidados. Além disso, eles não protegem a sala contra poeira, insetos e não protegem da chuva se você decidir se sentar na varanda com tempo chuvoso. Crescendo, as plantas podem criar uma sombra muito espessa, o que o impedirá de desfrutar de recreação ao ar livre e da vista da janela.
Cortinas
As cortinas são outra maneira fácil de criar sombreamento e limitar a presença de insetos.
Mas esse conceito implica há muito tempo não apenas painéis de tecido retangular, mas também materiais modernos:
- acrílico;
- bambu;
- PVC
- lona;
- rolo macio.
Antes de comprar, você precisa medir com precisão o espaço no qual eles serão colocados. Depois, decida o material e o estilo.
Tipo de cortinas | Recursos, Benefícios |
Tecido | Tecidos leves e arejados criam uma sensação de barreira sem peso. Proteger dos insetos, decorar o espaço, manter acesso total às massas de ar na varanda.Cortinas de miçangas e fios decorativos possuem as mesmas características. Mais denso criará o efeito de privacidade. |
Roll | Eles são feitos de materiais densos, devido aos quais mantêm sua aparência original por um longo tempo e podem durar muitos anos. Excelente transmissão de luz, criando um leve sombreamento. Uma enorme variedade de cores permite que você escolha a opção mais adequada. |
Acrílico | Eles estão ganhando cada vez mais popularidade devido ao fato de protegerem o interior da chuva e terem a função de auto-limpeza - as gotas não são absorvidas pelo material, mas deslizam pela superfície, “recolhendo” a poeira depositada. Outra vantagem é a capacidade de reter o calor em ambientes fechados, o que é especialmente agradável em clima frio. Na aparência, as cortinas acrílicas não são diferentes das cortinas de tecido. |
Produtos de bambu | Mais denso e custa mais do que outras opções. Eles são perfeitos se o seu jardim estiver decorado em estilo oriental. |
Rafshtora | Eles são projetados para proteger o interior do sol. Eles são feitos de alumínio e têm o efeito de isolamento acústico, mas não retêm tanto o calor em um dia frio quanto os acrílicos. Eles são montados do lado de fora da varanda e movidos, assim como persianas comuns. |
Chegando à escolha, concentre-se em quais tarefas práticas a cortina resolverá. Assim como combina com o estilo de jardim escolhido. Quanto à cor, os designers aconselham a optar por tons naturais. Eles se misturam melhor com o ambiente e criam uma atmosfera mais relaxada. Mas modelos brilhantes são mais adequados para um interior festivo.
PVC
Uma cortina feita de cloreto de polivinila (PVC) é um produto feito de um filme transparente denso.
- Este item interior tem muitas vantagens:
- transmite perfeitamente a luz solar e retém o calor dentro de casa;
- é facilmente montado e desmontado;
- precisa de cuidados mínimos;
- não passa poeira;
- não reage com ácidos e outros líquidos quimicamente ativos;
- tolera temperaturas na faixa de -40 ° C a + 70 ° C;
- repele a água;
- protege a sala do vento;
- Não cede ou deforma.
Mas essas cortinas também têm desvantagens. No clima quente, há um efeito estufa dentro da varanda, e eles precisam ser abertos para ventilação. Portanto, é melhor escolher as cortinas de fita de PVC - elas consistem em tiras separadas fixadas na cornija. Existem também modelos de rolo. Para a exibição, eles são enrolados.
Tecido
Os modelos de linho costumam ser comprados para uma varanda envidraçada e colocados no interior da sala.
Você sabe Primeiras cortinas — pedaços de pano úmidos nas janelas, os romanos aplicavam. Então, eles protegeram a sala do pó e detritos que caíam da casa pela rua através das janelas.
Material de produção:
- algodão
- linho;
- seda;
- organza;
- tule.
Como suportes, anéis, mosquetões ou laços de tecido com dobradiças que cobrem a baguete são usados.
- Entre as vantagens dos produtos de pano, destacam-se:
- eles transmitem bem a luz e podem criar sombra parcial leve;
- tem boas qualidades decorativas.
Apesar de serem mais familiares do que qualquer outro modelo, também apresentam desvantagens.
- Então, cortinas de tecido:
- Não proteja o interior do vento ou da chuva;
- Não retenha calor por dentro se estiver frio lá fora.
Marquises verticais
Os toldos são chamados de estruturas articuladas que são instaladas do lado de fora acima da janela.
Importante! Recomenda-se que a lubrificação das peças deslizantes dos toldos seja feita 2 vezes ao ano para mantê-los em condições de trabalho por um longo período de tempo.
Eles vêm em várias configurações:
- Se a cortina de fechamento cair de cima para baixo, esses são os toldos verticais.
- Nos cafés de verão, você pode assistir ao tipo de cesta marquise.
- Se o tecido for esticado como um telhado, este é um modelo de terraço.
Os toldos são projetados para proteger as instalações do sol brilhante e criar uma pequena sombra parcial. O produto deve esse nome ao veneziano Francisco Borgia, que criou esse design como um abrigo para a área de descanso de sua amada.
- O elemento de design tem muitas vantagens:
- fácil de instalar;
- move-se com comandos através do controle remoto;
- não precisa de cuidados;
- não rasgado;
- quando dobrado, ocupa um espaço mínimo.
O material a partir do qual o revestimento é feito pode ser acrílico, cloreto de polivinil, poliéster. Para o inverno, a estrutura é removida e embalada para armazenamento.
Toldo da construção
O principal objetivo do toldo de construção é criar um abrigo contra a precipitação de materiais que não devem absorver a umidade (por exemplo, tábuas, madeira, toras).
O toldo é feito de:
- lonas;
- PVC
- densas variedades de polietileno.
Você pode usá-lo como cortina, mas não é muito esteticamente agradável. Além disso, geralmente é opaco, portanto não deixa entrar a luz do sol. Mas será uma ótima solução se você a comprar para esconder da neve um terraço aberto ou uma varanda no inverno, desde que eles não usem a sala. O toldo suporta temperaturas de -40 ° C a + 75 ° C.
Vidros
Envidraçar a varanda ajuda a resolver vários problemas:
- mantenha quente por dentro;
- reduzir o barulho da rua;
- reduza a umidade interna se chover ou nevar;
- proteger o interior e as pessoas de poeira, insetos, fatores climáticos adversos.
Você sabe Os vitrais eram amplamente utilizados nas igrejas medievais da Europa. Era uma maneira peculiar de contar histórias da Bíblia a camponeses que não sabiam ler e não podiam ler a Bíblia por conta própria.
O tipo mais simples de vidraça é tradicional, com a ajuda de molduras e vidros. As molduras das janelas são instaladas nas aberturas e o vidro é montado nelas, as quais são presas com contas de vidro. Os entalhes fecham-se com massa de vidraceiro. Elementos de madeira são pintados ou envernizados. Hoje não é a maneira mais eficaz de envidraçar. O vidro simples protege efetivamente a varanda somente quando é verão no exterior.
Mas se o quarto for usado no inverno, é melhor pensar em janelas com vidros duplos.
As janelas com vidros duplos modernos diferem:
- qualidade de plástico;
- material de vedação;
- acessórios;
- número de câmeras.
O custo depende se a seção será aberta. É aconselhável fornecer uma ou mais dessas janelas, pois no verão você provavelmente desejará ventilar o terraço. O próximo método de envidraçamento é com policarbonato. É instalado em vez de paredes, bem como na montagem de estufas. As vantagens do material são transparência, aparência atraente, custo acessível.
A maneira mais cara de vidraça é o vitral. São pinturas formadas a partir de pedaços de vidro colorido. Essa estrutura ficará ótima, mas é cara. Os vitrais não são mais fortes que o vidro comum, portanto, é necessário cuidar das viseiras próximas às janelas para que não sejam danificadas por um golpe acidental de galhos, etc.
Janelas comuns com vidros duplos
Os elementos estruturais modernos consistem em:
- janela com vidros duplos de vários copos - 2 ou mais;
- Molduras de alumínio, plástico, madeira ou outros materiais;
- faixa;
- acessórios;
- peitoril da janela;
- encostas.
Entre os óculos, há ar ou gás inerte que conduz mal o calor, o que significa que ajuda a mantê-lo em ambientes fechados.
As lacunas entre os óculos são chamadas de câmeras, respectivamente, de acordo com o número, os modelos são diferenciados:
- câmara única;
- duas câmaras;
- três câmaras.
A espessura do vidro é de 4-6 mm. A largura das câmaras é de cerca de 16 mm. Portanto, a fórmula para uma janela de vidro duplo de câmara única será de 4 a 16 a 4 mm. Você pode vê-lo na marcação.
Mas isso não significa que comprar uma janela com vidros duplos mais larga aumenta a quantidade de calor armazenada. Portanto, é preciso prestar atenção às propriedades dos próprios óculos, que foram usados para criar a estrutura. Janelas com vidros duplos têm muitas vantagens óbvias. Eles retêm o calor no interior, não deixam entrar barulho na rua, não precisam de cuidados intensivos e parecem muito atraentes.
A instalação é realizada por especialistas qualificados. Para começar, um especialista chega ao local da instalação e faz medições. Em seguida, o cliente seleciona um modelo com base em seus requisitos. A equipe de instalação extrai os quadros anteriores da abertura da parede, se houver, e monta a janela com vidro duplo.
Importante! Se você notar que a condensação apareceu entre os óculos — isso significa que o vidro está com defeito. Você deve entrar em contato com o instalador e, se a garantia não tiver expirado, ele deverá substituir o produto por um novo.
Janelas com vidro duplo sem moldura
A vidraça sem moldura parece espetacular. Sua essência é que o vidro é fixado diretamente na estrutura da estrutura usando trilhos de alumínio e não possui uma estrutura. Para não danificar a superfície por um ramo acidentalmente derrubado, é aconselhável instalar vidro temperado.
Em vez de vidro, você pode usar:
- policarbonato;
- Filme de PVC.
Eles são apresentados não apenas de forma transparente, mas também em cores. E isso tornará a varanda mais atraente. O policarbonato é conveniente, pois é resistente a danos mecânicos, possui baixa condutividade térmica, captura os raios ultravioletas e transmite bem a luz.
Além disso, é leve e muito fácil de montar. Você pode fazer isso mesmo sem desenvolver habilidades.
Como embainhar e isolar uma varanda para o inverno
Na maioria dos casos, percebemos a varanda como um lugar para relaxar no verão. Mas se for isolado, a sala ficará agradável no outono, especialmente se a fonte do fogo estiver instalada no interior. Então a extensão se tornará algo como uma sala isolada ao ar livre.
As principais fontes de aquecimento da varanda:
- aquecimento infravermelho elétrico;
- um fogão ou outra fonte de fogo.
Aquecedores infravermelhos podem distribuir calor na varanda, sem criar emissões de monóxido de carbono, ao contrário de um fogão. O aquecedor suspenso será uma excelente solução para uma varanda estacionária com janelas de vidro. Afinal, ele aquecerá o espaço em um raio de 5,5 m.
Também vale lembrar que o revestimento do isolamento ajuda a bloquear a saída de calor para a rua através das paredes.
Para fazer isso, use:
- poliestireno;
- lã mineral;
- espuma de poliestireno.
O poliestireno é um plástico versátil usado para produzir uma ampla gama de produtos de consumo. Ele é convertido em uma espuma chamada espuma de poliestireno (EPS) ou poliestireno extrudado (XPS), que é valorizado por suas propriedades isolantes e de amortecimento. Ele contém mais de 95% de ar e isso permite que seja usado para isolamento térmico de paredes. Este material é inerte ao meio ambiente, durável e resistente a danos causados pela água.
Polyfoam é um poliestireno espumado. Consiste em grânulos celulares, dentro dos quais há ar, e sabe-se que ele conduz mal o calor. Portanto, as placas de espuma também são um excelente isolamento para o ambiente. Use este material para revestimento de paredes em ambientes fechados. Mas ele tem uma desvantagem significativa - os roedores o “amam”.
A espuma de poliestireno extrudado (também conhecida como "espuma") é uma versão aprimorada da espuma, que não é consumida por pragas. Devido à sua maior resistência, tolera melhor as cargas e tem melhor impermeabilidade ao vapor.
Importante! Uma camada de espuma de 20 mm é igual em propriedades a uma camada de lã mineral com 37 mm de espessura ou poliestireno com 30 mm de espessura. O material é adequado para isolamento de pisos, paredes e telhados.
A lã mineral é usada na construção há muito tempo.
Possui as seguintes características:
- possui propriedades de isolamento térmico e absorção de som;
- resistente à umidade e ao vapor;
- não sujeito aos efeitos destrutivos de roedores.
Devido ao fato de ser um material flexível, é conveniente trabalhar com ele, mesmo em locais de difícil acesso e em superfícies redondas ou poligonais. O revestimento da varanda é realizado externamente ou internamente.O isolamento das paredes é fixado usando trilhos.
Nos dois casos, para manter as paredes atraentes, elas precisam ser revestidas em cima do isolamento com um material de placa ou ladrilho. Por exemplo, placas OSB. Este é um novo tipo de material de construção. As placas são criadas a partir de serragem colada com compostos especiais.
Ao mesmo tempo, a massa adesiva não apenas conectava os elementos, como também era polimerizada, resultando em repelente à água e resistente a todos os tipos de características de influências climáticas. Ao comprar placas OSB, é preciso lembrar que elas têm diferentes classes de força. O OSB-1 é adequado para salas secas e o OSB-3 ou 4 pode ser usado em condições úmidas.
- Outras vantagens do material são:
- leveza;
- resistência a fungos e danos causados por insetos ou roedores;
- boas propriedades decorativas.
Aperte a placa com parafusos. E então preencha as lacunas com espuma. Se o revestimento foi realizado do lado de fora, a árvore deve ser tratada com mástique de betume para dar propriedades de impermeabilização às paredes. Você também precisa prestar atenção nas janelas. Se não houver vidros, mas vidros comuns, pode haver espaços entre o vidro e a moldura da janela. Para resolver o problema, é costume usar massa de vidraceiro.
Importante! As vedações auto-adesivas devem ser montadas a uma temperatura de + 1 ° C a + 40 ° C em uma superfície limpa e desengordurada.
Mas você pode usar materiais modernos. Por exemplo, plástico poliuretano (líquido) pode ser usado para aquecer janelas. Várias esculturas são derramadas, mas com o mesmo sucesso, elas podem fechar as rachaduras. Um selo de janela também é feito de poliuretano. É capaz de eliminar qualquer vazamento de calor que ocorra devido ao ajuste solto da vidraça.
Alguns trabalhos de envidraçamento ou aquecimento da varanda podem ser feitos de forma independente. Mas se você não estiver confiante em suas habilidades, consulte um especialista. Isso economizará nervos e tempo. E você pode apreciar o resultado em alguns dias.