A ponte no jardim é um design caracterizado por design e funcionalidade atraentes. Com sua ajuda, você pode decorar a paisagem de qualquer site, por exemplo, jardim ou país. Para obter o design mais pitoresco, vale a pena se familiarizar com o princípio da criação, com os possíveis materiais e com a colocação dessas pontes.
Destino no paisagismo
Para a maioria das pessoas, uma ponte está associada a um rio. Acredita-se que seja necessário apenas conectar as duas costas. Mas nem sempre é esse o caso. O produto pode atuar como uma transição para reservatórios artificiais e até mesmo para a beleza. No entanto, o design mais bonito ficará ao lado da água.
Às vezes, as pontes são criadas especialmente para admirar belas pequenas cachoeiras, lagoas, escorregadores alpinos ou canteiros de flores, relaxando sua alma do barulho cotidiano.
Com a ajuda de desenhos, você pode alterar a percepção da área circundante, para obter uma paisagem pitoresca. Os produtos são frequentemente usados para se concentrar nos méritos do site, por exemplo, para construir uma estrutura espacial clara do site ou aumentá-la visualmente.
Se a decisão de que a ponte esteja no site já foi tomada, você precisa decidir onde exatamente instalar a estrutura. Na presença de um reservatório, o produto é colocado nele. Uma alternativa é colocar a estrutura em locais que impliquem ou exijam degraus ou desvios. A última opção possível são os locais que exigem ênfase no cenário geral da paisagem.
Importante! Forjada ou qualquer outra ponte através do reservatório é instalada no local onde o canal tem a menor largura. Isso permite obter uma composição durável e compacta.
Por exemplo: a ponte olhará organicamente através das artérias "secas", especialmente se houver um alívio nas áreas pitorescas. Não menos interessante, você pode superar o design instalando-o sobre os canteiros de flores. Em geral, é importante garantir que a imagem geral seja orgânica. Se você deseja obter uma área de recreação completa e bastante original, você pode colocar a ponte para que ela leve ao mirante.
Seleção de recursos e materiais
Hoje, muitos tipos diferentes de pontes de jardim são conhecidos, mas a classificação mais popular de duas categorias: estruturas funcionais e decorativas. A primeira opção é uma estrutura conectando 2 margens do reservatório. E os decorativos podem ser colocados em qualquer lugar, não é necessário vincular-se a um lugar ou objeto e tudo é determinado pelo desejo do proprietário.
A principal característica distintiva dos desenhos decorativos é um tamanho menor (comparado ao funcional). Eles desempenham o papel de decoração, e geralmente você não pode andar neles. No entanto, em termos de sua capacidade de melhorar o design do território, os designs decorativos não são inferiores aos funcionais.
Importante! Se você planeja tornar a ponte não apenas atraente na aparência, mas também funcional, você deve prestar atenção às características operacionais. A segurança das pessoas que caminharão diretamente na estrutura depende disso.
A variedade de projetos de pontes é incrível. Os desenhos podem ser altos e baixos, ter trilhos ou ficar sem eles. A configuração pode ser reta, arqueada, arqueada, em zigue-zague, na forma de piso, suspensa ou outra.
O principal na escolha é levar em consideração o estilo do site, para que tudo pareça harmonioso. A atenção é sempre atraída pela forma da ponte; portanto, se você planeja fazer isso sozinho, precisa avaliar racionalmente sua força e descobrir o que realmente pode fazer com suas próprias mãos.
Pontes de madeira
A madeira é o material mais simples para erguer uma estrutura com suas próprias mãos. É multifacetado e fácil de processar, portanto, criar um verdadeiro milagre não será difícil.
- As principais vantagens são as seguintes:
- facilidade de processamento;
- facilidade de construção;
- respeito pelo meio ambiente;
- durabilidade
- estética.
Ao mesmo tempo, uma ponte de madeira não precisa de fundição de “touros”. Pedras fortes o suficiente na entrada e saída a uma distância de 1 m ou mais do riacho. Também é aconselhável apoiar o corrimão para que você não caia acidentalmente com eles. É muito simples: os troncos nos quais serão apoiados precisam ser aumentados em média de 30 a 40 cm e uma pequena depressão deve ser cortada para dar ênfase.
Importante! O piso deve ser feito de tábuas com espessura igual ou superior a 30 mm, com folga de 3 mm (para drenagem de água após a chuva) ou estaca prensada em cola. Isso é especialmente importante para placas dispostas horizontalmente.
É melhor usar madeira para criar uma ponte.por exemplo, carvalho, pinho, cedro ou cinza. Eles são fortes e duráveis. Outra vantagem é a capacidade de empilhar logs horizontalmente e convexamente. Você pode decorar a ponte com luzes movidas a energia solar. Durante o dia, eles serão cobrados e, no escuro, iluminarão lindamente o território adjacente.
- Há também desvantagens:
- menor resistência à umidade em comparação com outros materiais, por exemplo, pedra ou concreto;
- perda de cor ao longo do tempo.
Mas os contras são insignificantes. Você pode escolher com segurança uma árvore para fazer uma ponte com suas próprias mãos.
De metal
O metal é considerado um dos materiais mais avançados utilizados na construção de estruturas de edifícios. Eles o usam desde os tempos antigos, inclusive para criar pontes.
- As principais vantagens desse material são:
- a possibilidade de instalação em alta velocidade, se os elementos estiverem prontos;
- não há necessidade de monopolização;
- preço baixo;
- facilidade de construção (especialmente em comparação com pedra e concreto);
- força específica alta.
- Contras de pontes metálicas:
- alta sensibilidade a efeitos dinâmicos;
- baixa resistência às intempéries, o resultado é a probabilidade de corrosão;
- hipersensibilidade ao aumento do peso da carga temporária.
O Metal permite criar uma ponte de absolutamente qualquer configuração e tamanho. É suficiente fazer suportes fortes, por exemplo, de concreto, e o design pode suportar facilmente qualquer carga. Com os devidos cuidados (em particular, tratamento contra a corrosão), o produto durará muitos anos.
Importante! Gerenciar a si mesmo terá sucesso na presença de uma máquina de dobrar tubos e uma máquina de solda. Além disso, você pode usar tubos de aço laminado e elementos decorativos, adquiridos na forma acabada.
Betão
Pontes de concreto são feitas principalmente monolíticas. Além disso, o bloco, também em demanda, é alocado como uma subespécie. Na maioria das vezes, a base é fundida com a adição de reforço de metal entre os dois "bancos". Nesse caso, os orifícios para inserir corrimãos a céu aberto permanecem. As pontes suportam qualquer peso, até pequenos equipamentos de jardim, para que você possa caminhar com segurança.
- Vantagens do modelo:
- alta resistência ao mofo, fungos e umidade;
- a possibilidade de obter um design homogêneo devido a cargas de alta qualidade;
- preço razoável do material;
- excelentes parâmetros de isolamento acústico;
- excelente resistência a quaisquer mudanças climáticas;
- durabilidade (em média 50 anos ou mais);
- resistência à deterioração;
- aumento da resistência à umidade (em grande parte devido à presença de elementos repelentes à água e de vedação);
- excelente durabilidade.
Em geral, a construção de pontes de concreto não é muito popular devido à considerável complexidade do trabalho. Mais frequentemente eles constroem metal ou madeira.
- Contras:
- a complexidade da construção (embora o trabalho consuma menos tempo em comparação com estruturas de pedra);
- suscetibilidade ao encolhimento, que muitas vezes leva a rachaduras na alvenaria;
- massa alta;
- baixa resistência a ácidos e álcalis;
- em carga constante, o efeito de "fluência" é observado.
Pedra
A pedra é um dos materiais mais duráveis, se não apenas eternos. Cabe perfeitamente na área do jardim, decorada em estilo europeu. Para uma moldura mais atraente, vale a pena colocar vários blocos de pedra de tamanho impressionante. Eles podem ser naturais ou feitos artificialmente de areia e cimento. Você receberá uma combinação brilhante.
- As principais vantagens das pontes de pedra:
- baixos custos operacionais;
- durabilidade
- estética;
- a possibilidade de montagem de pedra local;
- lastro;
- capacidade de suportar grandes compressões (portanto, elas são construídas principalmente na forma de um arco para trabalhos de compressão);
- baixa sensibilidade ao aumento do peso da carga temporária.
- As desvantagens incluem:
- baixa resistência à flexão;
- sensibilidade à precipitação de suportes;
- laboriosa significativa do trabalho;
- alto custo de construção devido à complexidade do processamento de pedra;
- baixa resistência à tração.
Com suas próprias mãos para construir uma ponte de pedra é possível, mas mais difícil do que de outros materiais. O principal problema é o processamento de pedra para criar espaços em branco. Além disso, é necessário criar a cofragem com a forma desejada.
Você sabe Hamburgo, na Alemanha, é considerada a cidade recorde para o número de pontes. Aqui existem mais de 2300 peças, que no total excedem o número de estruturas combinadas em Amsterdã, Veneza e Londres.
Construções em bloco
Pontes de blocos são consideradas estruturas bastante simples. Estruturas de extensão - vigas. Eles também são usados para cobrir a distância entre os suportes. As vigas podem ser de seção transversal ou sólida. Os suportes também trabalham na flexão, pois percebem exclusivamente cargas verticais dos elementos de amplitude. Essa ponte parece interessante e extraordinária.
- As principais vantagens:
- sem retração do concreto (diferentemente das estruturas monolíticas);
- os termos de construção são pequenos;
- alta resistência;
- apelo aparência;
- resistência à umidade, decadência, umidade, insetos;
- excelentes características de isolamento térmico;
- resistência à compressão;
- ótimo para criar estruturas com um pequeno número de vãos.
- Contras também estão disponíveis:
- preço bastante alto (a razão é a necessidade de usar aço);
- a dificuldade de auto-implementação.
Projetos podem ser dividir (cada extensão tem uma sobreposição de feixe) ou contínuo (existe uma sobreposição geral de vigas) temperatura contínua (a carga horizontal é percebida como vista contínua e vertical - como no tipo dividido) e cantilever (os suportes de console e suspensão são usados na criação). Cada espécie é interessante à sua maneira. Os modelos split e contínuos mais populares.
Importante! Somente um pedreiro profissional lidará com esse trabalho. Isso exigirá o uso de blocos de cimento e tijolos, e o design será monumental e espetacular.
Como construir uma ponte com suas próprias mãos
Depois que o material desejado é selecionado, a forma e o estilo são selecionados, você pode começar a fabricar a ponte. Para fazer isso, você deve agir de acordo com um algoritmo simples. Primeiro, é feito um desenho, as ferramentas e os materiais necessários são selecionados. Em seguida, é realizada a instalação da ponte.
Desenho ponte
Qualquer trabalho de design começa necessariamente com a criação de um desenho do produto. A melhor opção é desenvolver um projeto completo, especialmente para opções pesadas (pedra, concreto e especialmente bloco). A maneira mais fácil de construir estruturas de madeira, em grande parte devido ao fato de que elas não precisam fazer uma fundação separada.
Desenhar um desenho não é o trabalho mais difícil, e você pode lidar facilmente com você mesmo. Também é permitido contratar um assistente ou encontrar uma opção pronta na Internet. Se você confia no mestre, ele pode refletir o desenho no programa 3D. Ou você mesmo pode desenhar tudo no papel. Lembre-se de que a ponte deve ser refletida em dois planos para poder afixar dimensões.
Na fase de criação do desenho, vale a pena considerar a presença / ausência de cercas para a ponte. Se este for um projeto funcional, ainda será necessário um corrimão. Isso aumentará a segurança. A forma da ponte pode ser qualquer, mas o produto jubarte é o mais fácil de montar. A construção mais leve: espetos e piso resistente. Produtos mais complexos exigem a adição de corrimãos e balaústres.
As ferramentas certas
Com a construção independente da ponte, independentemente de seu material e forma, você definitivamente precisará de um conjunto de certas ferramentas, manuais e elétricas.
Entre os mais importantes:
- Ferramenta de corte. Pode ser um quebra-cabeça elétrico, uma serra circular, uma máquina de serra, uma serra para madeira. Além disso, você deve se preocupar com a disponibilidade de um espessador.
- Furadeira elétrica e furadeira para ele ou uma chave de fenda. Necessário para criar furos para fixadores.
- Equipamento de moagem e plaina. Necessário para moagem e processamento de madeira. Você pode escolher uma ferramenta manual, mas isso levará mais tempo e esforço do mestre.
- Ferramenta de marcação. Este é um lápis, régua e quadrado.
- Um martelo e uma chave de fenda serão úteis para a instalação de fixadores. Produtos adicionais - bicos para cabeças e brocas.
Este é o kit padrão para criar uma ponte de madeira - a opção mais fácil para construção de casas. Se você planeja erguer uma estrutura feita de outros materiais, a lista de ferramentas necessárias pode ser expandida.
Vídeo: reunindo uma ponte de jardim
Instruções passo a passo
Dependendo do material, a construção da ponte pode variar. Algoritmo geral: criação de fundações, desenvolvimento de pisos, instalação de grades e elementos decorativos. Para tornar o design bonito e confiável, você precisa seguir as instruções passo a passo.
A criação de uma ponte de madeira começa com a preparação do material necessário. Placas grossas ou um feixe poderoso serão necessárias para o kosour. Além disso, a seção transversal das placas deve ser superior a 50 × 200 mm.
Você sabe Existem pontes para atravessar o transporte terrestre e o transporte de água. O representante mais famoso deste último é Magdeburg, atravessando o rio Elba e alcançando 918 m de comprimento.
A construção adicional é realizada da seguinte maneira:
- Serrar uma viga para obter um kosour curvo e colar partes da forma desejada. A marcação é feita primeiro. De uma borda da prancha, com 2,4 m de comprimento, 120 cm devem ser colocados de lado para encontrar o meio. A seguir, são colocados 40 cm das bordas.
- Os rótulos são conectados por linhas para formar um triângulo. Pode ser ligeiramente arredondado para conveniência posterior.
- Em seguida é o meio de cada linha e os arcos são desenhados com um lápis. Tudo é feito no "olho", mas você pode usar o modelo de papel.
- Uma serra especial com uma lâmina estreita (uma alternativa é um quebra-cabeças), a placa é colocada em uma linha.
- A parte cortada deve ser removida e colocada por outro lado. Agora a placa plana ficou curvada. Posteriormente, os detalhes precisarão ser fixados juntos, mas a parte arqueada anteriormente deve ser usada como modelo para o próximo kosour.
- A conexão das peças é realizada por meio de 4 parafusos (diâmetro - 10 mm). Eles são parafusados em incrementos de 15 a 20 cm na parte inclinada. Para isso, as peças são conectadas por meio de braçadeiras, o kosour é colocado na nervura e a broca do tipo helicoidal é perfurada de acordo com as marcas criadas. Lembre-se de que a broca deve estar ligeiramente inclinada. Isso fornecerá força posteriormente.
- O topo do arco deve ser perfurado, enquanto o fundo não.
- Agora você pode desmontar o design, perfurar tudo o que precisa. A direção já foi definida - e será fácil.
- Para maior resistência, PVA ou cola de madeira deve ser usada. O material selecionado é aplicado à nervura do elemento inferior e depois na parte superior. Além disso, tudo é preso com uma pinça no topo do arco. Resta apertar as peças com parafusos e deixar secar por um dia.
- Kosoures são adicionalmente polidos para estética.Então tudo é conectado e reforçado por meio de hastes roscadas, sob as quais os furos são perfurados, combinando as peças. Os pinos são posicionados de modo que a borda inferior seja de 5 cm e para o lado - 10 cm.
- Todas as peças são totalmente conectadas usando pregos após ajustar o design em largura.
- Em seguida, o piso é executado - cobrindo a ponte com tábuas. Para criar uma construção de corcunda, são adequadas ripas de 5 cm de largura e 3 cm de espessura.A fixação deve ser realizada com parafusos autorroscantes. E os espaçadores de distância ajudarão a alcançar uma saliência bem equilibrada entre os elementos.
- A ponte está pronta. Resta instalá-lo. Isso pode ser feito tanto na fundação quanto sem ela.
Vídeo: ponte de madeira decorativa faça você mesmo
A montagem de uma estrutura metálica é realizada de acordo com este algoritmo:
- Compra de espaços em branco e soldagem das partes laterais. Para isso, as peças são dispostas em um suporte e a uniformidade é verificada pelo nível do laser.
- A construção das paredes laterais no design geral. A soldagem de lenços e os elementos básicos do piso nas paredes laterais é feita no local. Também é importante preparar todos os vazios onde (mesmo teoricamente) a água pode chegar.
- Instalação de uma ponte com concretagem de suportes. Primeiro você precisa perfurar poços com profundidade de cerca de 1 M. Em seguida, os suportes são inseridos nos furos e verificados por um medidor vertical.
- Em seguida, os poços são vazados com concreto e os suportes são instalados.
- Soldagem de arcos e balaústres internos. Primeiro, os primeiros elementos são soldados. Os balaústres estão localizados entre eles a uma distância igual.
- Decoração com elementos prontos ou em casa.
- Reforçar as margens de um riacho ou outro corpo de água através de tábuas e canos.
- Puttying dentes profundos e pintá-los para a estética da ponte.
- O dispositivo de piso de madeira usando placas de largura igual.
- Uma ponte metálica com piso de madeira está pronta.
Vídeo: ponte do jardim de metal
O desenvolvimento da ponte de concreto, pedra e bloco é uma prerrogativa dos profissionais. Sem uma preparação adequada, criar um design de alta qualidade por conta própria não terá êxito.
No entanto, se você ainda quiser tentar, precisará agir de acordo com este algoritmo:Importante! Não poupe eletrodos, pois a segurança da operação subsequente da ponte depende da qualidade da soldagem. As costuras não serão visíveis, portanto você pode fazer isso sem as retirar.
- Criando uma base confiável. Pode ser suportes de concreto ou pedra montados em diferentes lados do córrego. Entre eles, deve haver uma distância de 0,5 m ou mais.
- A extensão do suporte é montada em suportes de maneira a alcançar a localização das duas extremidades no mesmo nível.
- Em seguida, o quadro é montado com piso de pedra, concreto ou bloco. Se desejado, pode ser substituído por um isqueiro de madeira ou metal.
- Instalação de trilhos e degraus.
- Instalação de fontes de luz e decoração (opcional).
É difícil superestimar o papel das pontes no projeto paisagístico. Os projetos funcionais e decorativos são igualmente procurados. Se você deseja instalar o modelo em seu jardim ou no país, vale a pena descobrir qual modelo é mais adequado, refletir sobre sua forma, material e elementos decorativos. De qualquer forma, é improvável que a ponte seja supérflua no projeto da paisagem. Ele adicionará um território de jardim ou casa com uma atmosfera fabulosa na qual será realmente agradável relaxar.