Esta flor com um nome complicado é tão bonita e sofisticada quanto fácil de cuidar. Sobre os métodos de propagação de spathiphyllum em casa serão descritos abaixo.
As regras básicas para o cultivo de spathiphyllum
Apesar de toda a sua despretensiosidade e esforço excessivo para cuidar dela, essa planta não tolera negligência completa de suas necessidades e não crescerá ativamente e florescerá exuberantemente se você não seguir algumas regras para seu cultivo.
Em primeiro lugar, refere-se à umidade do ar circundante, cujas altas taxas são o único requisito obrigatório para a existência confortável de spathiphyllum. Para fazer isso, em um período quente, a flor deve ser pulverizada diariamente, ou mesmo duas vezes por dia, com água à temperatura ambiente.
Esta planta, preferindo luz difusa brilhante, sente-se bem à sombra parcial, mas não tolera luz solar direta. O melhor lugar para organizar a flor é o peitoril da janela voltada para o norte. Nesse caso, a ausência de rascunhos é muito desejável.
A temperatura ideal em que a planta se sente mais confortável fica na faixa de + 22 ° C ... + 23 ° C. É permitido abaixar a temperatura para + 16 ° C, abaixo do qual o crescimento do mato é inibido e existe uma ameaça de doenças das plantas.
Nas fases de crescimento ativo da massa verde e da floração, o spathiphyllum deve ser regado abundantemente e com frequência, e no período outono-inverno - com menos frequência e com moderação, evitando a estagnação da água no tanque para evitar o apodrecimento das raízes.
Você sabe O Spathiphyllum é capaz não apenas de decorar o lar humano com flores exuberantes, mas também de limpar efetivamente o ar do lar a partir de formaldeído, benzeno, acetona, monóxido de carbono, amônia e até mesmo combater o mofo.
A melhor composição do solo para o cultivo de uma planta é obtida a partir de uma mistura de húmus, solo foliar e turfa, tomadas em proporções iguais, e grama, que é adicionada em quantidade dupla em comparação com outros ingredientes. Também é útil enriquecer o substrato com pequenas doses de areia e esfagno do rio.
Durante os períodos de crescimento da massa verde e floração, a cada 2 semanas, o spathiphyllum deve ser alimentado com fertilizantes adquiridos preparados profissionalmente para plantas com flores. A flor responde bem à matéria orgânica contendo nitrogênio na forma de fezes de pássaros. Na estação fria, a cobertura deve ser reduzida para 1 vez por mês.
Condições ideais e tempos de reprodução
Para a propagação dividindo um sistema de arbusto ou raiz, o melhor momento chega no início da primavera. Ao se propagar por estacas, é necessário que a planta tenha rosetas foliares que tenham raízes germinadas. Isso geralmente ocorre no final da primavera ou início do verão.
Se uma planta se propagar por sementes, a condição principal deve ser respeitada, que consiste na necessidade de plantar o máximo de sementes frescas possível no solo. Ou seja, eles devem ser plantados imediatamente após o amadurecimento e a colheita, o que geralmente acontece no outono. Se as sementes forem compradas na rede de distribuição, certificando-se de que a data de validade não expirou, você precisará plantá-las imediatamente no solo.
Preparação para reprodução
Como tornar o substrato mais útil para spathiphyllum já foi descrito acima. Deve-se enfatizar apenas que o solo é preferível com baixa acidez. Além disso, é útil adicionar pinho picado ou casca de abeto, carvão, lascas de tijolo ao solo para a flor, que juntas formam uma parte junto com outros ingredientes. O substrato resultante é tratado com uma solução de manganês de baixa porcentagem. As operações de pouso subsequentes são realizadas a uma temperatura que não deve ser inferior a + 21 ° C.
Durante a propagação vegetativa, é importante o tamanho do vaso no qual as mudas são colocadas. A capacidade não deve ser muito espaçosa, pois o spathiphyllum tem a propriedade de não florescer até que seu sistema radicular encha todo o vaso. No fundo da panela, é necessário organizar uma camada de drenagem eficaz de argila expandida ou seixos finos.
Como propagar spathiphyllum em casa
À disposição de um cultivador doméstico, existem várias maneiras de propagar esta flor:
- semente;
- vegetativo.
Você sabe De acordo com crenças populares, spathiphyllum tem a capacidade de influenciar positivamente o destino de suas amantes, pelo qual ele foi apelidado de "felicidade feminina".
Divisão
Este um dos métodos vegetativos de propagação de plantas inclui 2 métodos de divisão:
- arbusto;
- sistema radicular.
Bush
Este método é o mais simples e ao mesmo tempo extremamente eficaz. Além disso, beneficia a flor, permitindo que ela se liberte de muitas rosetas jovens que inibem o desenvolvimento da planta mãe.
A separação do mato é melhor feita no início da primavera, antes do início da estação de crescimento. Adequado para plantio adicional, o divisor deve ter pelo menos três rosetas de folhas e raízes desenvolvidas. É uma planta totalmente desenvolvida e, quando plantada em uma panela pequena, pode florescer em breve. O colo da raiz da divisão deve estar na mesma posição em relação ao solo ao plantar e na planta mãe.
Vídeo: a propagação de spathiphyllum dividindo o mato
Rizomas
A separação do sistema radicular também é melhor feita antes do início da estação de crescimento no início da primavera. No entanto, como esse método de reprodução geralmente é combinado com transplantes planejados ou não, a reprodução em si pode ser realizada em diferentes épocas do ano.
Antes de remover o caroço de terra da panela, ele deve ser abundantemente umedecido para facilitar a remoção do recipiente e ao mesmo tempo permitir que o sistema radicular seja saturado com água, reduzindo sua fragilidade. As raízes extraídas da panela são lavadas com água e cuidadosamente desembaraçadas para facilitar sua posterior separação. Se as raízes tiverem que ser cortadas, os locais dos cortes deverão ser tratados com carvão moído até o estado de pó.Importante! Como o spathiphyllum é uma planta venenosa, é útil usar luvas de borracha ao podar o rizoma e, para evitar fortes reações alérgicas, evite com cuidado o suco da planta nas membranas mucosas.
Ao plantar em uma panela pequena, as raízes precisam ser espalhadas na superfície da parte do solo derramada e polvilhadas suavemente com o restante, compactando o substrato de cima. Se todas as ações forem realizadas com cuidado, a taxa de sobrevivência da flor com esse método de reprodução é de quase cem por cento.
Estacas
As estacas representando rosetas de folhas destinadas à propagação de plantas devem ter raízes pequenas. Caso contrário, você pode colocar os soquetes em um recipiente de água enriquecido com carvão ativado, onde as raízes se desenvolverão com o tempo.
Esse processo pode ser acelerado significativamente se a tomada estiver localizada em:
- perlita;
- esfagno;
- turfa;
- areia do rio.
Vídeo: propagação de spathiphyllum por estacas
Sementes
Spatiphyllum raramente reproduz sementes em casa, pois esse processo não é apenas confiável, mas também desvantajoso devido ao fato de que as plantas cultivadas a partir de sementes começam a florescer somente após 3 anos. A germinação mesmo de sementes frescas não excede 50%.
O processo de semeadura é o seguinte:
- Semear em recipientes planos cheios de uma mistura de areia e turfa do rio, colhidas em proporções iguais.
- As sementes em forma de ervilha são aprofundadas em um substrato úmido por 3-5 mm, e o recipiente com elas é coberto por cima com vidro ou filme transparente e colocado em um local onde é mantida uma temperatura constante de +22 ... + 24 ° C.
- Todos os dias, as sementes semeadas são pulverizadas com água morna e, ao mesmo tempo, a estufa improvisada é ventilada e o vidro ou filme é liberado da condensação. Caso contrário, o molde pode aparecer no recipiente, o que levará à morte do material de plantio.
- O revestimento do tanque é removido somente após o aparecimento da primeira folha.
- E quando 3 folhas crescem e o broto em si atinge uma altura de 5 cm, a planta pode ser plantada em um vaso separado.
Folha
Ao contrário de muitas outras plantas, o spathiphyllum não pode ser propagado por folhas. Se for colocado na água, simplesmente apodrecerá. O mesmo acontece se você colar uma folha no substrato da mais alta qualidade.
Cuidados com as plantas
Como a propagação vegetativa já produz plantas quase completas, seus cuidados adicionais não diferem da criação de condições para a planta mãe, que foram discutidas acima. A menos que a princípio os divisores precisem de rega mais abundante e frequente, bem como de pulverização ativa.
Os brotos derivados das sementes requerem pouco mais atenção. Além do regime de umidade ideal, eles também precisam de parâmetros especiais de temperatura, associados à permanência anterior de brotos em casa de vegetação. Antes de finalmente remover o revestimento de vidro ou filme acima deles, as mudas devem ser temperadas, aumentando gradualmente o tempo para arejar a estufa improvisada. Quando o revestimento é finalmente removido, próximo aos vasos com mudas, em nenhum caso deve ser permitido o uso de correntes de ar, das quais até os espathifilos adultos têm medo.
Que problemas podem surgir
Sendo suficientemente resistente a muitas doenças das flores, a planta descrita, violando as regras agro-técnicas elementares, pode enfraquecer tanto que não pode suportar o ataque de pragas ou o aparecimento de infecções.
Na maioria das vezes, os produtores domésticos encontram esses problemas:
- amarelecimento da massa verde, provocado por uma deficiência de umidade no solo e na atmosfera;
- secagem das pontas das chapascausada por umidade insuficiente;
- escurecimento da superfície da chapao que resulta em uma deficiência de fósforo ou nitrogênio, além de rega excessiva;
- torção das folhas e perda de corcausado por iluminação excessiva;
- falta de floração, provocada por alagamentos, baixa umidade, deficiência de nutrientes no solo.
No contexto desses problemas agrotécnicos, as pragas podem aparecer na planta na forma de:
- pulgões-escudo;
- ácaro;
- cochonilha.
Importante! Se um arbusto jovem de spathiphyllum é recomendado para ser replantado anualmente, uma planta com cinco anos ou mais deve ser replantada somente quando uma raiz aparecer do orifício de drenagem.
Uma das plantas mais populares, spathiphyllum., ele pode ser propagado sem problemas especiais em casa de várias maneiras e, com um cuidado muito simples, é capaz de agradar literalmente a todos com sua deliciosa floração.