A lista das plantas mais bonitas e despretensiosas inclui hortênsias que crescem em jardins domésticos. Sua delicada floração e variedade de variedades não podem deixar indiferente nenhum cultivador. E, apesar de a flor parecer suficientemente poderosa, na verdade é frágil e macia. Portanto, a poda oportuna e correta da hortênsia é uma etapa importante que deve ser seguida no processo de cuidar da planta.
Por que podar hortênsia, quando e como fazê-lo corretamente
O procedimento de poda para hortênsias é realizado de modo que as inflorescências sejam grandes no futuro, e o arbusto satisfeito com a floração exuberante. Se você não cortar inflorescências desnecessárias, o arbusto ficará bastante espesso, o que levará à formação de pequenas flores. Além disso, é usado para que o florista tenha a oportunidade de formar um arbusto da forma desejada. Para formar, você precisa remover apenas todas as inflorescências muito pequenas. Como resultado, o jardineiro cresce apenas brotos poderosos e exuberantes, ou apenas 1 shtamb.
Outras nuances que indicam a necessidade de poda regular incluem:
- dando ao arbusto uma bela aparência decorativa;
- a formação da forma correta;
- obtenção de flores grandes e grandes;
- a capacidade de transformar um arbusto regular em uma planta padrão.
Você sabe Ajustando a alcalinidade e a acidez do solo, cada jardineiro pode controlar independentemente a saturação da cor da hortênsia.
Além da questão do porquê cortar hortênsias, as pessoas frequentemente perguntam quando, ou seja, em que período esse procedimento será implementado corretamente.
A peculiaridade de uma planta é que ela é cortada em tais períodos:
- no outono;
- na primavera;
- no verão
Dependendo da finalidade do corte, é selecionado um determinado período no qual essa ação será realizada. O outono é o melhor período para a poda de hortênsias de árvores e panículas. Isso pode ser feito mesmo quando as primeiras geadas passam. Isso se deve ao fato de que, com um forte início de tempo frio, as folhas da planta caem rapidamente e apenas permanecem as inflorescências secas de bronze. Assim, você pode determinar rapidamente quais sessões devem ser descartadas e quais devem ser deixadas.
Vídeo: Poda de hortênsias no outono
Portanto, no outono, o melhor período é o final de outubro ou o início de novembro. Quanto a uma estação como a primavera, durante esse período também é possível aparar hortênsias semelhantes a árvores e em panículas. Mas é melhor que essa ação seja executada em várias etapas: uma parte é cortada no outono e a segunda na primavera. Somente a poda de primavera deve ser feita para hortênsias de folhas grandes.
Importante! Após a poda das inflorescências no outono, é muito importante preparar o arbusto de hortênsia para o futuro inverno.
Verão é considerado um período pouco usado, mas nesta temporada essas manipulações são realizadas se o jardineiro quiser cuidar constantemente da aparência da planta e, assim, rejuvenescê-la. O inverno é a estação em que você deve se recusar a aparar qualquer tipo de hortênsia. Antes de cortar as plantas em uma planta como a hortênsia, você precisa determinar quais espécies crescem no seu site, pois depende não apenas do período do ano em que você precisa executar esta ação, mas também das regras pelas quais você deve seguir essas manipulações.
Entre todas as espécies, pode-se distinguir o seguinte:
- folhas grandes;
- cobertura do solo;
- em pânico;
- como uma árvore.
As espécies de folhas grandes realizam sua floração nos rebentos do ano passado; portanto, desde o início do outono, eles vêm implementando o processo de colocação dos rebentos. Portanto, na hortênsia de folhas grandes, a poda ocorre frequentemente para fins sanitários. Nesse caso, os arbustos muito grossos são afinados, a eliminação dos brotos danificados e as inflorescências que murcharam ou secaram. A cobertura do solo também não está sujeita a podas profundas.. Para que seu desenvolvimento ocorra de modo normal, todos os anos você precisa cuidar apenas de reduzir as sessões muito longas.
Você sabe O berço da hortênsia é o Japão, ou seja, as regiões montanhosas localizadas na área das ilhas japonesas.
Uma espécie de hortênsia em forma de árvore e em panículas é mais frequentemente encontrada; portanto, o principal processo de apará-las é realizado na primavera. Ao mesmo tempo, vale a pena prestar atenção ao fato de que quanto mais vezes esse procedimento for realizado, mais bem-sucedido será o florescimento da planta. Dependendo das condições climáticas, o período que pode começar do início de março ao início de abril depende.
Tipos de aparar
Ao cuidar de hortênsias, uma variedade de enfeites pode ser usada, que deve ser considerada em detalhes:
- Formativo - realizado nos primeiros anos de vida da planta. Durante os primeiros três anos após o plantio da hortênsia, a poda deve ser realizada, formando um elemento como uma coroa. Atenção especial deve ser dada aos ramos esqueléticos que servem de suporte.
- Regulatório - Esta espécie também é chamada de estimulante, pois possibilita a criação de um belo e exuberante arbusto com probabilidade de floração máxima. Idealmente, esse tipo de poda se combina com o desbaste, pois a hortênsia tende a engrossar.
- Anti-envelhecimento - uma espécie obrigatória que ajuda a lidar com galhos velhos e secos que podem interferir no crescimento de brotos jovens.
- Sanitária - poda, que ocorre no outono, quando a planta já está desbotando. Esse cuidado anual permitirá que você se livre de galhos velhos, doentes, danificados e quebrados. A poda sanitária radical é necessária nos casos em que a hortênsia está gravemente doente.
Poda após a floração
Assim que a hortênsia começar a desaparecer, é preciso pensar em sua poda futura. Muitos jardineiros estão confiantes de que quanto mais vezes esse processo for realizado, mais espessa e magnífica a planta florescerá. Mas, ao mesmo tempo, vale a pena prestar atenção ao fato de que isso não é bom para cada espécie, pois as árvores de folhas grandes não podem ser cortadas muito e a variedade em forma de árvore e em panículas precisa de um procedimento semelhante.
Importante! Colheita (não formando) hortênsia, que não tem 2-3 anos, não é estritamente recomendada.
Preciso cortar
Fazendo a questão de cortar hortênsias, podemos responder inequivocamente a esse processo é necessário, dependendo do tipo e variedade que o produtor encontrou. O florescimento da hortênsia de folhas grandes ocorre nos brotos do ano passado; portanto, os novos galhos que cresceram no verão devem necessariamente ser invernados, para que a floração possa ser observada no próximo ano.
Se considerarmos a hortênsia de panículas e árvores, elas florescem apenas em caules anuais. E se, depois da floração, cortá-las, no próximo ano você poderá obter muitos brotos novos com um grande número de flores.
Vídeo: Como podar hortênsias
Como cortar
Uma nuance muito importante a ser respeitada é a conformidade com as regras de poda das hortênsias. O melhor momento para isso é a primavera, mas, neste caso, você precisa ser extremamente cuidadoso, pois o suco ainda pode fermentar nos brotos. Nesse sentido, os jardineiros acreditam que é melhor fazer esse procedimento ao contrário no outono.
Você sabe Curiosamente, em 5 de janeiro (fora de temporada) é um dia internacional de hortênsias.
A poda após a floração da hortênsia de folhas grandes só pode ser cosmética, quando é necessário livrar-se das inflorescências do ano passado ou de galhos muito antigos. Antes do início da estação de crescimento na primavera, é necessário podar hortênsias de panículas e árvores. Além disso, a última espécie pode ser submetida a esse procedimento apenas se a planta já tiver 4 anos. No caso oposto, ele morre, pois simplesmente expira com o suco. Se essa ação for realizada no outono, esse problema poderá ser evitado.
Para rejuvenescer um adulto ou uma planta velha, restam apenas 10 cm ao podar os brotos. Se o arbusto for grande o suficiente, é aconselhável dividir esse procedimento após a floração em vários estágios. O corte da hortênsia em panículas deve ser o mais moderado possível, sem afetar os ramos considerados esqueléticos. Se vários brotos crescerem do mesmo ponto ao mesmo tempo, é necessário deixar o que cresce para fora.
Tempo de corte ideal
O plantio, o cumprimento das condições sob as quais a hortênsia cresce e cuida dela, não são os fatores principais que contribuirão para o fato de que no próximo ano o arbusto ornamental crescerá e florescerá bem. Esse processo também é facilitado não apenas pela poda correta, mas também oportuna. Sabe-se que os mais populares são o método de outono e primavera.
Importante! A poda sanitária da planta é preferencialmente realizada antes da abertura dos brotos, pois no caso oposto ela pode estar muito doente.
E se a poda no outono é realizada principalmente para se livrar das inflorescências antigas, podemos dizer com confiança que o melhor momento para esta ação será considerado no início da primavera. Isso deve ser feito quando ainda houver neve no solo e os rins já estiverem levemente inchados. Muitas vezes, isso ocorre em março ou no início de abril. Se a rua estiver fria o suficiente, você pode demorar um pouco, até o final de abril, mas não depois.
O tipo de flor também é um fator igualmente importante do qual o período depende. Para hortênsia de árvore O melhor horário será o início de março. Em abril, você precisa começar a podar hortênsias da panícula. E aqui para espécies de folhas grandes esse procedimento deve ser realizado anteriormente em uma ordem de magnitude, sujeito a um esquema especial.
Poda de primavera
Assim que a hortênsia iniciar o processo de inchaço dos rins, você poderá proceder com segurança à poda. Isso se deve ao fato de que é durante esse período que se pode ver claramente em que direção os brotos jovens crescerão. No futuro, isso protegerá contra a poda inadequada da planta. Até esse momento, até que os rins sejam claramente distinguíveis um do outro, você não deve iniciar este procedimento. Ao mesmo tempo, vale a pena prestar atenção ao fato de que, se a poda da primavera for muito longa, isso levará a um processo quando o arbusto não florescer a tempo e, no futuro, nem sequer terá tempo para se preparar para o inverno.
As hortênsias semelhantes a árvores devem ser podadas primeiro na primavera e depois entradas em pânico, pois são mais resistentes e pacientes. Para as folhas grandes, que florescem nos brotos do ano passado, elas devem ser realizadas o mais cedo possível, mas de uma maneira completamente diferente.
Você sabe Apesar de a hortênsia ter um nome latino, ela consiste em duas palavras gregas, que significam "vaso" e "água", o que indica a higiene da planta.
Poda no outono
Para hortênsias adultas, a poda de outono é um processo obrigatório realizado anualmente.. Isso deve ser feito somente quando todas as folhas amarelas caírem completamente e as flores secarem completamente. Primeiro, inicie-o com os ramos mais pequenos que penetram fundo na coroa ou que não dão flores grandes. Depois disso, as inflorescências são cortadas e os ramos esqueléticos são encurtados para o comprimento necessário.
Nesse caso se o jardineiro executar corretamente a poda de outono, no início da primavera não haverá necessidade de formar um arbusto. Você só precisa cortar as pontas dos brotos que foram levemente danificadas pelo gelo.
Poda no verão
Quanto à poda no verão, então nesse período, apenas a forma reguladora e formativa pode ser implementada na prática. Isso é necessário para que o processo de cultivo adicional das hortênsias permita obter um arbusto verdadeiramente bonito, florido e exuberante.
Características da poda de diferentes tipos de hortênsias
Para preservar a bela forma do arbusto e o florescimento constante, é necessário que para cada tipo de planta sejam observadas certas características. Portanto, vale a pena se familiarizar com as nuances de cortar hortênsias de folhas grandes, paniculadas e semelhantes a árvores.
Importante! Ao realizar a poda completa no outono, na primavera, recomenda-se realizar a poda sanitária, além de eliminar galhos quebrados e extintos.
Árvore
A melhor época para podar a hortênsia é a primavera. No outono, é necessário eliminar as inflorescências que já desapareceram.
Para esta espécie, um procedimento que consiste nas seguintes etapas deve ser realizado anualmente:
- sanitário - consiste em eliminar galhos quebrados e brotos do ano passado;
- antienvelhecimento - há um corte dos galhos cuja idade atingiu 3-4 anos até a própria base da planta;
- desbaste - cortar os pequenos brotos que não podem florescer, os que crescem no centro ou engrossam demais a sarça;
- na floração - os crescimentos foram encurtados desde o ano passado, enquanto cerca de 2 a 4 botões vivos devem permanecer neles, a partir dos quais brotos podem aparecer no futuro.
Panícula
Hortênsia em panículas ocupa um lugar especial entre as culturas de jardim mais populares. Tudo o que é supérfluo na planta é necessariamente removido, já que os brotos do ano passado formam novos galhos. Se existem galhos que vêm diretamente do chão, mas são muito fracos, eles também são cortados. O período mais ideal é a primavera e, no outono, você pode se livrar das inflorescências que floresceram.
Você sabe No Japão, hortênsia é chamada de adzisai, que traduz «flor roxa ensolarada».
Para hortênsias em panículas, pode ser o seguinte:
- sanitário - eliminação dos galhos com brotos quebrados ou mortos e secos;
- antienvelhecimento - ocorre mais próximo da poda de uma árvore, mantendo os troncos principais e esqueléticos, cortando apenas os galhos antigos e cujo crescimento está diminuindo gradualmente;
- desbaste - recorte de pequenos galhos que crescem na parte interna da hortênsia, o que não permite a formação de grandes inflorescências. Se três brotos absolutamente jovens crescem a partir de um ponto, restam apenas 1-2 ramos que realizam o crescimento;
- na floração - O processo de encurtar todos os brotos que permaneceram desde o ano passado, nos quais existem aproximadamente 1-3 brotos. No futuro, isso permitirá a formação de novos brotos com belas e grandes inflorescências.
Folha grande
A hortênsia de floração grande é um arbusto típico, que é único porque são formados nulos brotos anualmente.. Depois disso, os brotos, com 4-6 anos de idade, podem ser considerados velhos e cortados. No inverno, é muito importante para essa espécie preservar brotos não floridos e jovens, juntamente com os topos, o que proporcionará uma floração violenta no próximo ano.
Uma característica fundamental desta espécie é que não há necessidade de encurtar os brotos. Isso só deve ser feito se estiverem congelados. Se um encurtamento for suficientemente forte, poderá ocorrer uma situação em que a hortênsia simplesmente não florescerá no próximo ano.
Cuidados após o corte
Após a poda, é muito importante observar as características dos cuidados adequados para que os brotos cresçam o mais poderoso possível. Antes de tudo, vale a pena cuidar da rega sistemática e da cobertura da planta. Deve ser regada periodicamente e não deve deixar o solo secar. Ao mesmo tempo, é muito importante que a terra esteja sempre um pouco molhada. Isso contribuirá para uma restauração bastante rápida da hortênsia.
Importante! A especificidade do método de poda usado e a necessidade de abrigar as plantas para o inverno depende do tipo e variedade de hortênsias que crescem no jardim.
A alimentação também deve ser feita apenas em solo úmido. Para isso, são utilizados fertilizantes minerais especiais, que contêm potássio, nitrogênio, fósforo e muitos outros oligoelementos. Mulching do círculo do tambor É realizada por estrume, composto e turfa, cuja camada deve ter cerca de 5 cm, o que ajudará a proteger contra a formação de uma camada superficial superficial no solo e reter a umidade dentro dele o maior tempo possível.
Fazendo a pergunta, existe a necessidade de aparar hortênsias, podemos responder inequivocamente que o procedimento apresentado é extremamente necessário. Além disso, é muito importante não apenas escolher a estação em que esse processo será implementado, mas também decidir em qual nota será realizada. De fato, dependendo de você estar lidando com hortênsias de folhas grandes, paniculadas ou semelhantes a árvores, os recursos do procedimento para esta planta também dependem.