As coníferas hoje ganharam grande popularidade entre os proprietários de hortas. Além disso, as culturas de baixo crescimento são as mais procuradas, que podem ser encontradas mesmo em uma pequena área. Se você está procurando uma planta assim, preste atenção ao zimbro Andorra Variegata, familiaridade com a qual certamente não o deixará indiferente.
Descrição botânica
O Juniper Andorra Variegata é um arbusto de coníferas sempre verde e compacto. Apesar de sua pequena altura, raramente superior a 50 cm, a planta pode se tornar um elemento brilhante do design da paisagem devido às cores coloridas e coloridas das agulhas. A coroa do arbusto é do tipo roseta, e brotos marrom-esverdeados crescem do centro na direção horizontal, formando uma forma de travesseiro com um diâmetro de até 1,5 m.
As agulhas decorativas espessas são caracterizadas por uma rica cor verde, que é diluída com sucesso com manchas brancas cremosas. No inverno, a planta muda de cor, adquirindo uma cor violeta-púrpura. De agosto a setembro, pequenos frutos esféricos são formados nos brotos - cones que lembram bagas. No início, são verdes, mas com o tempo adquirem uma tonalidade cinza-azulada com um revestimento de alcatrão.
A variedade descrita tem outra variedade - Andorra Compact. Também é um arbusto rastejante baixo com uma coroa em forma de travesseiro, mas seu diâmetro não excede 1 metro. As agulhas são saturadas de verde na estação quente, e o outono muda de cor para lilás-púrpura.
Você sabe No século 16, um cientista austríaco Franciscus Silvius inventou o primeiro medicamento à base de zimbro, que hoje conhecemos como gin.
Aterragem
O plantio de zimbro é recomendado no final de abril ou maio. Plantada neste momento, a planta terá raízes bem, consumindo calor e umidade suficientes. Antes do pouso, é importante escolher um bom site. É aconselhável pensar imediatamente se será um único plantio, sebe ou arranjo de um canteiro para posicionar adequadamente a planta, porque transfere o transplante de maneira dolorosa.
Preparação de mudas
Recomenda-se a compra de material de plantio em viveiros ou centros de jardinagem especializados, escolhendo exemplares de 3 a 4 anos. Inspecione cuidadosamente as mudas - os galhos da planta devem ter uma aparência saudável, sem sinais de murcha e podridão.
Um pedaço de terra deve ser preservado - isso servirá como garantia de boa sobrevivência do mato. O acesso de ar fresco às raízes nuas pode levar à morte da planta.
Seleção e preparação do local
Agulhas decorativas de zimbro requerem boa iluminação, portanto, o local precisa ser selecionado de maneira apropriada. Uma pequena sombra parcial também é permitida. Em áreas densas, os arbustos costumam doer. Preste atenção à umidade do solo - ela não deve ser pantanosa, pois isso também levará a consequências negativas.
O Juniper Andorra Variegata requer preparação do solo - deve ser respirável e fértil. Para fazer isso, misture turfa, solo do jardim e areia em uma proporção de 2: 1: 1.
Importante! O zimbro não deve ser plantado próximo a frutas de caroço, pois elas podem ficar enferrujadas a partir de uma planta de coníferas.
Processo de pouso
O processo de aterrissagem passo a passo terá a seguinte aparência:
- Cavar um buraco de pouso. Sua profundidade deve ser de cerca de 70 cm e sua largura deve ser cerca de 2 vezes maior que o tamanho do rizoma com um pedaço de terra. Se você planeja plantar vários arbustos, mantenha uma distância de 1,5 a 2 m entre eles e mantenha uma distância mais curta na cerca viva - aproximadamente 0,5 a 1 m.
- Despeje a drenagem de serragem ou cascalho com cerca de 15 cm de espessura no fundo.
- Encha a cova com um terço da mistura de solo preparada.
- Fertilizar. É melhor usar a composição universal do Nitroammofoski. Para um pouso, adicione 200-300 g.
- Posicione a muda de forma que o colo da raiz fique acima do solo.
- Encha a cova com o restante solo nutriente.
- Regue abundantemente a plantação, gastando 10 a 15 litros de água (de preferência assentada).
- Cobrir o solo com areia, serragem ou lascas de madeira.
Juniper Care
Embora a planta não seja particularmente exigente, é melhor fornecer as condições mais adequadas para que o arbusto seja decorativo. As regras da tecnologia agrícola são bastante simples e se resumem a rega regular, cobertura, afrouxamento e poda de brotos inadequados.
Rega
Durante a primeira semana após o plantio, o zimbro deve ser regado diariamente, gastando até 10 litros de água em um procedimento. Além disso, a rega é reduzida e, em tempo chuvoso, é completamente interrompida. A cultura é tolerante à seca, mas não tolera o ar seco. Em clima quente, é necessário umedecer por aspersão, que deve ser realizada à noite.
Top vestir
A cobertura começa a ser aplicada no próximo ano após o plantio. Na primavera, os fertilizantes são aplicados em abril e maio, quando os botões começam a inchar. Durante esse período, é útil alimentar os arbustos com superfosfato, nitrato de amônio ou você pode usar compostos minerais complexos, como Agrekol (30 g por 1 arbusto).
Os fertilizantes são introduzidos no círculo próximo ao caule a uma profundidade de cerca de 10 cm, recuando 15 cm do próprio tronco e regando as plantas com água.
No verão, são necessários fertilizantes que afetem favoravelmente as agulhas decorativas e aumentem sua resistência às mudanças climáticas. Você pode usar fertilizante líquido "Agulhas magníficas", que é usado não apenas para curar as raízes, mas também para pulverizar a coroa.
- A universalidade da droga reside no fato de desempenhar várias funções ao mesmo tempo:
- cria condições favoráveis para o desenvolvimento e nutrição do sistema radicular;
- melhora as agulhas decorativas;
- combate microorganismos fitopatogênicos.
Importante! Não use esterco fresco como fertilizante de zimbro — ele pode queimar as raízes da planta.
Com tratamento foliar, 30 ml em 1,5 l de água são diluídos em um arbusto e a planta é pulverizada com uma solução. Para o tratamento das raízes, 100 ml da droga são diluídos em 5 l de água. Na preparação para o inverno, o fertilizante é recomendado "Outono" para coníferas. Um arbusto consome até 20 g do produto. Pode ser aplicado uniformemente no solo e vertido com água, ou uma solução (18 g por 5 l) pode ser pré-tratada e o solo tratado.
Afrouxamento e cobertura do solo
O afrouxamento deve ser realizado regularmente, combinando-o com a rega. No entanto, você precisa cavar o solo com cuidado, sem ir além dos 10 cm, pois o sistema radicular do zimbro é superficial. O afrouxamento é especialmente útil para plantas jovens. Após o procedimento, o solo fica mais solto, resultando em bom acesso às raízes da umidade e do ar.
A cobertura do solo é um procedimento igualmente importante. O Mulch é uma camada protetora que protege as raízes do ressecamento, congelamento e, ao mesmo tempo, preserva um nível suficiente de umidade do solo no círculo do tronco. O melhor material para proteger o solo conífero são lascas de madeira, agulhas caídas ou lascas de turfa. No paisagismo, às vezes, use pedras decorativas multicoloridas.
Poda
Como a variedade Andorra Variegata é representada por arbustos em forma de travesseiro, eles precisam de poda de moldagem somente se forem plantadas como sebes. O procedimento geralmente é realizado no início da primavera. Mas durante a estação de crescimento, o zimbro precisa de poda sanitária.
Na primavera, você precisa se certificar de que todas as fotos tenham passado bem. Se houver galhos quebrados, secos ou congelados - eles serão removidos. Além disso, os arbustos são áreas periodicamente inspecionadas e podadas com sinais de doenças e secagem. Os locais dos cortes devem ser processados com permanganato de potássio ou var.
Preparações de inverno
A preparação do zimbro para o inverno se resume a procedimentos simples: é realizada a poda de brotos encolhidos e danificados, a remoção de ervas daninhas e o afrouxamento do solo no círculo do tronco. Durante esses procedimentos, o curativo de outono é introduzido.
Deve-se tomar cuidado para remover todos os detritos de plantas do local e queimá-lo, pois patógenos e larvas de pragas de insetos podem permanecer no inverno. Você também deve realizar tratamento para doenças.
O zimbro é uma planta resistente ao gelo que pode suportar temperaturas de até -34 ° C. Para plantas adultas, basta cobrir o solo com uma camada de mulching de 10 a 15 cm de espessura.As mudas jovens são cobertas com galhos de abeto ou qualquer material não tecido.
Possíveis doenças e pragas
Um arbusto tão resistente às intempéries, como o zimbro, também pode ficar doente. Na maioria das vezes, é assombrado por doenças fúngicas. É importante ser capaz de detectar a doença a tempo e tomar as medidas necessárias.
Importante! Os arbustos devem ser tratados à noite ou com tempo nublado, para que gotas de produtos químicos não causem queimaduras nas agulhas ao sol.
As mais perigosas são as seguintes doenças:
- Ferrugem. A lesão é caracterizada pela formação de inchaço nos ramos - conseqüências de uma cor laranja brilhante. A doença pode progredir por vários anos, acompanhada pelo derramamento de agulhas. Para se livrar da doença, você deve cortar todas as áreas danificadas visíveis e tratar o arbusto com preparações Skor ou Vectra.
- Traqueomicose - Uma doença generalizada entre coníferas. A infecção geralmente progride com a estagnação da compactação de água e do solo. A infecção ocorre através do sistema radicular, que sofre principalmente, coberto de esporos acinzentados. Gradualmente, o fungo passa para o tronco e os ramos da planta. A morte dos brotos começa do topo e é acompanhada pelo avermelhamento das agulhas. As áreas afetadas devem ser cortadas, o próprio arbusto e o solo sob ele devem ser tratados com os fungicidas Fitosporin ou Maxim.
- Schütte brown. A doença se manifesta gradualmente - os primeiros corpos de frutos pretos aparecem nas agulhas (até 1,5 mm), depois as agulhas adquirem uma cor marrom-marrom e desintegram-se (“schutten” é traduzido do alemão como “desintegração”). Se você encontrar sinais dessa doença, precisará cortar imediatamente os galhos secos e tratar a planta com o medicamento "Quadris", que efetivamente lida com esporos de fungos.
As pragas mais perigosas do zimbro incluem: pulgões, insetos à escala européia, traças de zimbro e cebolinha de mármore. Uma dessas espécies de insetos costuma ser um sinal de população de arbustos, torção e secagem de agulhas. Eles são combatidos com a ajuda de pesticidas, que processam a coroa, brotam e o círculo próximo ao tronco, 2-3 vezes, com um intervalo de 2 semanas. Para esses fins, os meios de "Aktar", "Bombardier" etc.
Você sabe Agulhas de zimbro liberam fitonídeos na atmosfera circundante — substâncias que matam bactérias nocivas.
Para proteger o zimbro da invasão de pragas e infecções por fungos, é necessário realizar tratamentos periódicos com fungicidas e inseticidas. Os primeiros procedimentos são realizados no início da primavera, antes da brotação, e repetem periodicamente. A última vez que os arbustos e o solo sob eles são cultivados no outono, em preparação para o período de inverno. A droga combinada "Ridomil Gold MC" ajuda bem contra doenças e "Actellic" contra pragas de insetos.
Métodos de criação
A reprodução do zimbro Andorra Variegata pode ser realizada de várias maneiras, a saber:
- Obtendo mudas de sementes. Arbustos crescentes desta maneira - não é a melhor maneira de criar. Em primeiro lugar, esse processo é bastante complexo e demorado; em segundo lugar, uma muda cultivada a partir de sementes varietais não assume suas propriedades, tanto em termos estéticos quanto em outras características, incluindo dureza no inverno, resistência à seca, etc.
- Estacas. Esta é a maneira mais confiável de cultivar um arbusto idêntico à mãe. O material é coletado de abril a maio. Para fazer isso, quebre galhos de até 15 cm de comprimento para que cada um deles tenha um pedaço de casca - os chamados cinco. O fundo das estacas deve ser de 5-6 cm descascado das agulhas, processado em um estimulador de crescimento durante o dia. As estacas são plantadas em um solo preparado a partir de areia e turfa, com 2 cm de profundidade, coberto com uma película no topo. Após 1,5 a 2 meses, a cobertura pode ser removida e as mudas precisam ser cultivadas em um recipiente à temperatura ambiente por mais 2 a 3 anos, após o que podem ser transplantadas para o campo aberto.
- Propagação por camadas. Como os galhos do arbusto estão muito próximos do solo, às vezes entram em contato com ele, criam raízes e começam a brotar (após cerca de um ano). Essas camadas podem ser usadas para aterrissar em um novo local. O jardineiro pode inclinar os galhos de forma independente e fixá-los com pregos no chão. O local da fixação deve ser regado e batido regularmente.
Uso em paisagismo
Juniper é uma das plantas favoritas de paisagistas. É usado com sucesso para criar gramados - camas de coníferas e cordas mistas, e também serve como uma decoração digna de jardins de pedra e jardins rochosos. Do grupo de plantas, você pode organizar uma cobertura limpa e baixa, que separará uma determinada área ou acompanhará os caminhos do jardim.
O zimbro rastejador horizontal Andorra Variegata é ideal para o conceito de jardim rochoso. Cercado por pedras expostas e plantas com flores baixas, como saxifrage ou arabis, uma amostra de coníferas se destacará favoravelmente, e a cor incomum de sua coroa adicionará variedade à paisagem.
Arbustos de zimbro em mixborders não parecerão menos impressionantes. Como vizinhos, você pode escolher várias coníferas mais altas, como Silberlok fir ou Pug pine, colocando-as em segundo plano. Para o primeiro plano, é melhor tomar várias plantas perenes. Você precisa selecionar plantas baixas que não cobrem zimbro anão. Uma boa opção é clematis, feitiços, malmequeres.
Juniper Andorra Variegata - uma das melhores coníferas para plantar em uma parcela pessoal. Seu caráter exigente, resistência e excelentes qualidades estéticas merecem um lugar digno em qualquer composição da paisagem.