O par cruzado de microbiota (microbiota) pertence à família dos ciprestes. Esta planta de relíquia incomum tem várias vantagens que a tornam indispensável em cenas decorativas. O artigo discute os recursos do plantio e cultivo dessa planta.
Microbiota em paisagismo
No projeto paisagístico, este arbusto de coníferas sempre-verde é indispensável devido ao baixo crescimento e natureza da cobertura do solo da coroa a céu aberto. Seus galhos são cobertos com agulhas escamosas firmemente pressionadas. A biota pequena, como também chamam os jardineiros, é frequentemente plantada em primeiro plano na base de arbustos mais altos.Ele ocupa um lugar digno em grupos onde formas e cores contrastantes são combinadas (por exemplo, ao lado de thuja, vários tipos de zimbro e pinheiros de tamanho menor). Vantajosamente desencadeia outros arbustos lindamente floridos nas composições, por exemplo, marmelo japonês ou mesmo espécies decíduas, como a bérberis. Compatibilidade natural ideal em biota com pedras e rochas.
Importante! A microbiota de pares cruzados preserva por muito tempo a forma determinada, porque em um ano não acrescenta mais de 2 cm, mas em largura pode crescer até 5 m.
Juntos, eles criam uma história completa sem a proximidade de outras plantas em qualquer jardim de rochas:
- numa encosta artificial;
- em uma colina alpina;
- em vários jardins ornamentais (pequenos jardins de pedra).
Esta raça rochosa de coníferas é usada com sucesso no paisagismo e fortalecimento de encostas no local. Você pode plantar uma microbiota e como planta de fronteira. A microbiota também tem a vantagem de se sentir bem ao sol aberto e à sombra de plantas altas, onde representantes de outras coníferas criam raízes com grande dificuldade.
Regras e instruções de pouso passo a passo
Devido à sua despretensão, a planta é capaz de criar raízes em qualquer solo moderadamente fértil - barro arenoso ou argiloso. O solo deve estar solto. A microbiota tolera facilmente fortes geadas, secas e cresce bem tanto na sombra quanto no sol - você pode escolher praticamente qualquer local no jardim. No entanto, deve-se notar que, sob a influência da luz solar direta, o crescimento do mato diminui significativamente.
Para desembarques jovens, a proteção contra ventos fortes é importante. É importante observar a distância dos vizinhos mais próximos - pelo menos 1 m, para que o arbusto espesso se sinta confortável e não obscureça outras plantas. Se você precisar de um plantio denso, a distância pode ser reduzida para 50 cm.O melhor material de plantio são mudas cultivadas e compradas em recipientes.
Você sabe A microbiota é listada de forma cruzada no Livro Vermelho da Rússia devido ao fato de ser cada vez menos encontrada na natureza (cresce no Extremo Oriente).
Sua vantagem é que eles são alimentados com fertilizantes de ação prolongada e não são escavados, o que significa que não há risco de danos ao rizoma. Os arbustos são plantados na primavera. No local selecionado, prepare os boxes da profundidade desejada. Para o tamanho do sistema radicular, adicione 20 cm à camada de drenagem. Como drenagem, é usada a migalha de pedra ou a pedra britada de uma pequena fração.
Depois de preparar o local, você pode iniciar o processo de desembarque:
- O solo escavado é misturado com areia e composto de turfa na proporção de 3: 1: 1.
- O pescoço da raiz é aprofundado em 1-2 cm.
- Coloque as raízes para que elas não se entrelaçam.
- Encha suavemente as raízes e bata levemente no chão (espessura da camada de pelo menos 10 cm).
- O local de pouso é abundantemente regado e coberto com lascas de madeira ou turfa.
Cuidados adicionais
Sujeita às regras de plantio em campo aberto, a planta se desenvolverá sem problemas. Partir não requer muito tempo e esforço.
Rega e fertilizantes
Talvez a única condição para o crescimento e desenvolvimento ativo da microbiota seja a prevenção do alagamento do solo e a estagnação da água. No entanto, esta planta requer rega abundante e pulverização regular. A rega é necessária após a secagem completa da camada superior da raiz do solo. Cada arbusto requer cerca de 5 litros de água. Com a seca, a rega é realizada 2 vezes por semana até a retomada das chuvas naturais. É melhor usar o método de aspersão em vez de colocá-lo sob a raiz.
Para economizar umidade, é útil cobrir o espaço do tronco dos arbustos:
- turfa;
- serragem em combinação com composto;
- húmus;
- casca triturada;
- folhas e agulhas.
Durante a irrigação e as chuvas, uma camada de cobertura de 6 a 8 cm acumula umidade e depois a distribui gradualmente. Eles praticam a pulverização de arbustos, T. Este procedimento tem um efeito benéfico no estado da coroa. No verão, é aconselhável conduzi-lo diariamente à noite. A cobertura deve ser realizada na primavera. Na primeira vez após o plantio, os fertilizantes são despejados no círculo próximo ao tronco para não cavar o solo e não danificar as raízes.
Pode ser qualquer matéria orgânica podre:
- húmus de estrume;
- compostagem
2-3 anos após o plantio, é aconselhável alimentar a planta com fertilizantes complexos - preparações solúveis em água ou granulares. Reaplique os nutrientes a cada 2 anos.
Aparar e modelar
A microbiota possui galhos horizontais abertos, formando camadas claramente expressas. Crohn é assimétrico. A princípio, o crescimento é muito lento. A poda de arbustos é realizada apenas se necessário, removendo galhos danificados. Com o tempo, com a ajuda da poda, elas começam a formar uma coroa e regular o crescimento, embora uma planta adulta cresça não mais do que 1 m de altura. O Biota tolera bem esse procedimento, sujeito a prazos. O tempo de poda ideal é o final de abril ou o início de maio (antes do início da estação de crescimento).
Capina e cultivo
Para plantações jovens, a remoção de ervas daninhas é obrigatória. É necessário um afrouxamento a uma profundidade de cerca de 6 cm. É importante remover as ervas daninhas da parte inferior da coroa em tempo hábil.
Importante! Em um plantio em grupo de microbiota, o afrouxamento é contra-indicado devido ao risco de danos ao sistema radicular.
Como transplantar
Uma pequena biota responde sem dor a um transplante mesmo na idade adulta, ou seja, não possui raízes profundas e muito ramificadas. No entanto, ao preparar a planta para uma mudança de residência, é necessário cortar o sistema radicular antecipadamente e gradualmente para torná-lo ainda mais compacto. Se você transplantar uma planta sem coma de terra, será muito mais difícil criar raízes.
Preparações de inverno
A Microbiota recomenda cobrir mudas muito jovens para o inverno com ramos de abeto ou folhagem seca, para que as geadas da primavera não danifiquem brotos frágeis. A coroa de agachamento da biota com um diâmetro várias vezes maior que a altura, portanto, é capaz de suportar a poderosa carga de neve sem consequências negativas.
Métodos de criação
Métodos de reprodução da microbiota - semente e vegetativa:
- Você pode cultivar uma microbiota a partir de semente, mas é difícil e exigirá conhecimentos e habilidades específicas do jardineiro: coletar sementes dos cones, plantar e cultivar mudas, transplantar em campo aberto - tudo isso é um processo problemático e demorado.
- Propagação é possível estacas. Para esse fim, no final da primavera ou no início do verão, galhos laterais fortes, mas não muito ativos, do tamanho do ano anterior ou atual são cortados em até 15 cm de tamanho. Seu enraizamento no substrato ocorre no final do verão e eles passam o inverno em campo aberto.
- Ativado estratificação use brotos que possam ser facilmente pressionados no chão. Após o enraizamento, eles são separados da planta mãe, cortando sua conexão não uma vez, mas várias vezes. Muitas vezes, os brotos que entram em contato com o solo se enraízam.
Doenças e seu tratamento
Microbiota resistente a pragas e doenças, graças à imunidade natural. Não desaparece ao sol e não está sujeito a podridão. Ao observar as regras de atendimento, você pode evitar problemas com a saúde da planta.
Você sabe A microbiota recebeu o apelido de "travesseiro de pedra" devido ao fato de sua coroa ser surpreendentemente macia, flexível, mas ao mesmo tempo tão forte que pode suportar o peso de um adulto.
Na descrição das espécies em consideração, observou-se uma peculiaridade: no verão, as agulhas macias do arbusto, agradáveis ao toque, têm uma cor verde escura e, com a aproximação do outono, tornam-se marrons, adquirindo um tom de cobre envelhecido. Este é um processo natural.
Pragas e a luta contra eles
Todos os tipos de pragas evitam o contato com este arbusto, que é outra vantagem tangível da microbiota. A biota cruzada pode ser merecidamente considerada uma aquisição bem-sucedida para qualquer jardim.Decorará e complementará a composição decorativa, mas ao mesmo tempo não causará muitos problemas no cultivo e cuidado.