O cogumelo ostra é um cogumelo comestível comum que eles aprenderam a crescer com sucesso em casa sem muito investimento financeiro. O artigo descreve a aparência dos cogumelos ostra, propriedades úteis para o corpo, quanto custa o produto nos pontos de venda e como coletar adequadamente o cogumelo na natureza.
Descrição e tipos
Cogumelo ostra, ou cogumelo ostra pertence ao gênero de cogumelos ostra dos cogumelos família ostra. É uma família de muitos cogumelos de tamanhos diferentes, dependendo da idade. Os espécimes adultos têm um diâmetro de 15 cm, mas geralmente são encontrados 30. O chapéu é muito carnudo, na forma de um círculo com uma borda fina.
Os cogumelos jovens de ostra são curvos, com as bordas viradas para dentro, os velhos são planos ou em forma de funil, com bordas onduladas ou lobadas. A superfície é brilhante, geralmente ondulada e lisa. Se o fungo cresce em condições de alta umidade, o chapéu tem um revestimento micelial na superfície. A idade do fungo pode ser determinada pela cor: o espécime jovem tem uma superfície cinza escura com uma tonalidade marrom, o antigo tem uma violeta cinza.
As placas sob o chapéu raramente são localizadas, têm uma largura de 3 a 15 mm e uma posição descendente em relação à perna. A cor é branca nos espécimes jovens e cinza-amarelado nos antigos. As placas contêm um pó de esporos branco-rosa, representado por esporos lisos cilíndricos.
Importante! As características das características dos cogumelos ostra devem ser lembradas para não confundir um cogumelo comestível com dobras não comestíveis na floresta.
A perna do cogumelo é pequena, na forma de um cilindro irregular, que se afunila em direção à base, possui uma estrutura densa, um arranjo excêntrico ou lateral. O comprimento não é superior a 5 cm, a espessura é de até 3 cm, a cor é branca na parte superior com uma tonalidade marrom na base, a superfície é lisa. Nos cogumelos velhos, a perna parecerá murcha, áspera e difícil de tocar.
Existem vários tipos comuns de cogumelos ostra, entre os quais:
Comestibilidade e bom gosto
Cogumelos ostra são cogumelos completamente comestíveis, eles não só têm bom gosto, mas também têm um efeito benéfico no corpo humano. A polpa do cogumelo tem um sabor bom, sem um cheiro pronunciado, mas após o cozimento lembra o aroma do anis, devido ao conteúdo de uma pequena quantidade de benzaldeído (substância aromática). Cogumelos jovens são mais saborosos e são recomendados para serem comidos. Durante o crescimento do fungo, a carne se torna fibrosa e áspera, o que estraga o sabor do produto.
Você sabe O cogumelo ostra pertence a fungos predadores, é capaz de paralisar e digerir nemátodos, devido ao conteúdo de uma substância tóxica - desse modo, o fungo produz nitrogênio.
Onde e a que horas eles crescem?
Cogumelos ostra são comuns em climas temperados, preferem bosques. Eles podem ser encontrados na natureza na Europa, América do Sul e Ásia.O período de crescimento ativo dos fungos cai no outono; o máximo de colheitas é colhido de setembro a outubroNo entanto, em um clima quente, pode dar frutos até novembro - início de dezembro. Se as condições de crescimento forem favoráveis, pode aparecer de maio a junho.
O cogumelo pertence aos saprófitos, portanto, como local de crescimento, seleciona tocos, árvores caídas, madeira morta, árvores doentes enfraquecidas: carvalho, freixo, salgueiro, bétula, álamo. É raramente visto em uma floresta mista em espécies de plantas coníferas. Se ele se instalar em um tronco de árvore, será difícil notar um cogumelo-ostra para um coletor de cogumelos - a altura de crescimento geralmente excede 2 m.
Quando e como cobrar?
Os cogumelos são colhidos durante seu crescimento ativo nos meses de outono.. Se o tempo estiver frio e chuvoso, você pode ir para a floresta decídua para uma "caçada silenciosa". Ao coletar cogumelos ostra, preste atenção ao tamanho, não corte famílias com chapéus grandes, eles já estão maduros e tornam-se inutilizáveis. É necessário cortar toda a família de uma só vez, sem deixar pequenos cogumelos - eles ainda vão morrer sem grandes parentes. É melhor manejar com uma faca grande e afiada, que permitirá cortar toda a família de uma vez, sem danificar a camada micelial.
É necessário colocar a colheita em recipientes largos, é melhor em cestas de vimeisso preservará a integridade dos cogumelos e permitirá que eles sejam transportados por longas distâncias sem perda de qualidade comercial.
Você sabe Os primeiros a cultivar cogumelos ostra em escala industrial começaram na Hungria nos anos 60. Século XX
O custo dos cogumelos ostra
Um quilograma de cogumelo fresco custa em média US $ 2, o que equivale a 130 rublos. Independentemente da estação, o preço do cogumelo ostra é estável, pois não depende das condições climáticas. O cogumelo-ostra, vendido em uma loja, não é coletado na floresta; é cultivado em fazendas especiais de cogumelos..
Na Europa, há muito tempo o cultivo artificial de cogumelos é notável por seu baixo custo. Os cogumelos ostra não requerem condições específicas para o cultivo ou seleção de um substrato único, pois crescem bem com serragem, palha, casca, casca de girassol, resíduos de processamento de cana-de-açúcar.
Devido ao fato de o cogumelo ostra crescer em famílias numerosas, é possível cultivar até 420 kg / m² por ano em uma pequena área
Propriedades e Aplicação
Os cogumelos frescos contêm 38 kcal por 100 g, mas durante o tratamento térmico, o conteúdo calórico cai para 23 kcal por 100 g. Os cogumelos ostra são de baixa caloria, mas ao mesmo tempo muito nutritivos, portanto, são recomendados para uso como um produto dietético que permite manter o peso em um estado estável.
O fungo contém a quantidade máxima de proteínas e aminoácidos, por isso é frequentemente comparado com as hortaliças e é mais rico em conteúdo de gorduras e carboidratos.
O cogumelo ostra possui uma rica composição vitamínica, representada pelas vitaminas dos grupos B, C, E, D. A quantidade de vitamina PP entre todos os cogumelos comestíveis no cogumelo ostra é máxima. Com o consumo regular do produto, o corpo é enriquecido com enzimas que decompõem gorduras e glicogênio, o que ajuda a reduzir o colesterol no sangue.
As substâncias minerais ocupam cerca de 8% da composição, são representadas por ferro, potássio, iodo e cálcio.
- A rica composição química dos cogumelos ostra permite:
- tem um efeito bactericida;
- remover radionuclídeos do corpo;
- aumentar a resistência do corpo a vírus e infecções;
- reduzir o efeito da radioterapia.
Os cogumelos ostra são geralmente usados como produto alimentar: são cozidos, fritos, assados, salgados, em conserva, enlatados, feitos com pasta de cogumelos. Além disso, os cogumelos ostra, devido à sua rica composição química, são usados na medicina popular para a preparação de decocções e tinturas medicinais que permitem tratar feridas purulentas, aliviar o sistema nervoso e aumentar a imunidade. Medicamentos preparados com base em cogumelos ostra têm um efeito positivo no corpo com aterosclerose, hipertensão.
Contra-indicações e possíveis danos
Os cogumelos ostra são um produto dietético útil, no entanto, com consumo excessivo regular, eles podem ter um efeito negativo no corpo. Os cogumelos são ricos em quitina, que é muito mal digerida pelo organismo. Para minimizar o risco de problemas gastrointestinais, o produto deve ser submetido a tratamento térmico antes de comer. Assim, a quantidade de quitina é significativamente reduzida e a digestibilidade aumenta para 70%.
- Contra-indicações para o uso de cogumelos ostra incluem:
- doença hepática
- período de exacerbação de doenças gastrointestinais;
- problemas da vesícula biliar.
Importante! Não é recomendável que mulheres grávidas e crianças com menos de 12 anos comam cogumelos ostra nos alimentos para evitar problemas digestivos.
Os cogumelos ostra são cogumelos saborosos e saudáveis, comuns não apenas na natureza, mas também cultivados em fazendas de cogumelos em um ambiente artificialmente criado. Para coletar uma grande colheita na floresta, você deve ser capaz de distinguir cogumelos ostra de duplos não comestíveis, além de saber onde e quando o cogumelo cresce.