Entre um grande número de variedades de hortênsias, atenção especial é dada à nova variedade de folhas grandes, Leuhfeyer (Hydrangea macrophylla Leuchtfeuer). Tem um alto efeito decorativo e fica ótimo em diferentes composições ou pousos solos. Porém, antes de iniciar o cultivo da planta, recomenda-se o estudo de suas características, pois é exigente quanto ao cuidado.
Descrição da variedade Leuchfeier
A hortênsia da variedade Leuchfeier (esse nome incomum para nós às vezes é pronunciado Lichtfaer ou Lichtfire) é um arbusto perene e lindamente florido. No clima subtropical, sua altura chega a 4 m, nas latitudes norte, não excede 1-2 m Os rebentos da planta estão na vertical. O ano passado foi lignificado, este ano - gramado, verde, lignificado apenas um ano depois. As folhas são simples, em forma de ovo, pintadas de verde.
A floração ocorre em julho-agosto. As flores são formadas no final das sessões anuais. São muito grandes, com até 3,5 cm de diâmetro e coletadas em inflorescências esféricas, de 20 a 25 cm de tamanho.As flores estéreis são rosadas com traços de carmim, as frutíferas são lilás, azuis ou brancas. A planta é exigente em umidade e qualidade do solo. Amante do calor, sem abrigo, pode tolerar temperaturas não inferiores a -18 ° C. Desenvolve-se bem em áreas ensolaradas e com um leve sombreamento. Resistente a doenças e pragas.
Aterragem
O plantio adequadamente realizado é a chave para a rápida adaptação da planta a um novo local. É a partir deste evento que a imunidade da vegetação também depende. Anteriormente, você deve determinar o momento da manipulação. Em seguida, escolha uma área para cultivar hortênsias, prepare o solo e pegue o material de plantio.
Você sabe Em latim, o nome hortênsia hortênsia (hortênsia) é traduzido como "um vaso com água". Assim, a flor foi nomeada por causa de seu amor pela umidade.
Tempo de pouso
O período de desembarque deve ser selecionado com cuidado. Passe apenas na primavera, mas você precisa navegar no clima. Você pode manipular apenas quando o solo aquece até + 10 ° C e passa completamente pelo risco de geadas de retorno.
Seleção de Assento e Mudas
Coloque no site que você precisa selecionar os mais brilhantes e mais protegidos contra rascunhos. Hortênsias podem ser plantadas ao lado de árvores anãs que projetam uma sombra muito pequena. O solo deve estar solto, não denso. Hortênsias não toleram solos calcários. O melhor solo para o cultivo é a floresta de coníferas.
O nível de localização das águas subterrâneas e o risco de inundações na primavera e no outono também são de grande importância no cultivo desta planta. Embora a hortênsia seja uma cultura que ama a umidade, a estagnação do líquido não tolera nada. Se a água subterrânea estiver a menos de 1,5 m do nível do solo, e a área for inundada no final do inverno e outono, não vale a pena cultivar hortênsias. A planta não criará raízes nessas condições e o jardineiro estará desperdiçando seu tempo e dinheiro comprando material de plantio, tratando plantas etc. Em tais casos, é melhor dar preferência a outra cultura de horta.
Importante! As hortênsias mudam a cor das flores, dependendo da acidez do solo. Inflorescências de tons rosados são formadas em plantas cultivadas em um ambiente levemente ácido, e azul ou azul são características daquelas que crescem no solo com um pH alto.
Se um local para cultivar hortênsias for encontrado, você poderá prosseguir com a busca de material de plantio de alta qualidade. É melhor fazer a compra pessoalmente, em um viveiro especializado. Venda mudas com um sistema radicular fechado. A opção mais correta é comprar hortênsia da variedade em questão no outono. Em primeiro lugar, neste momento, há mais opções de vegetação diferente e, em segundo lugar, será possível organizar todo o processo de maneira mais correta. O fato é que as variedades de folhas grandes são melhores para resistir por algum tempo em casa, fazendo preparativos graduais para o transplante em campo aberto, variando o regime de temperatura.
É melhor dar preferência a plantas com dois anos de idade - elas têm as maiores taxas de sobrevivência. Uma muda saudável possui 2 ou 3 brotações lignificadas e aproximadamente a mesma quantidade de gramíneas, com até 0,5 m de altura. A folhagem deve parecer saudável, ter uma estrutura densa e cor uniforme. O sistema radicular da planta não deve sair do vaso.
As mudas compradas são mantidas em casa o tempo todo até a primavera. No outono, é regada e a temperatura do ar é gradualmente reduzida para 0 ° C, reduzindo-a diariamente em 1-2 ° C. No inverno, mantenha em local fresco. Na primavera, com o início do primeiro calor, a vegetação é gradualmente removida da hibernação, começando a aumentar gradualmente a temperatura. Assim que a rua aquecer para + 10 ° C, você pode tentar colocar as mudas na varanda ou no jardim, por várias horas por dia.
A manipulação acima com o endurecimento e a manutenção da flor em casa é realizada se você planeja cultivar hortênsia na faixa do meio. Para as regiões sul, essa preparação não é necessária - as plantas podem ser compradas na primavera e plantadas imediatamente no solo quando aquecer até + 10 ° C.
Preparação do solo
No outono, o solo começa a se preparar para o plantio. Primeiro, é escavado até 30 cm de profundidade e depois desinfetado com uma solução a 3% de sulfato de cobre ou líquido de Bordeaux. 300 g de pó são dissolvidos em 10 l de água. Isso será suficiente para pulverizar 10 m² de área. Cerca de 7 a 10 dias após a desinfecção, outro cultivo é realizado em profundidade semelhante, após a aplicação prévia de 20 kg de solo da floresta de coníferas, 10 kg de areia e turfa a cada 1 m².
Instrução de pouso
Uma variedade de hortênsias de folhas grandes é plantada de acordo com um certo princípio. Se você precisar colocar várias plantas ao mesmo tempo em um local, então uma distância de pelo menos 1 m ficará entre os orifícios.
Processo de aterrissagem passo a passo:
- Na noite anterior à manipulação, as mudas devem ser abundantemente regadas.
- Cavar um buraco que é 3 vezes o tamanho da panela.
- Coloque a drenagem no fundo do furo (argila expandida é melhor) - a altura da camada é de 15 cm.
- No topo da drenagem, espalhe 5 cm de solo misturado com 1 colher de sopa. superfosfato e 30 g de sulfato de potássio e amônio.
- Retire as mudas da panela sem destruir o pedaço de terra.
- Coloque a planta no poço preparado. Veja onde o pescoço da raiz está localizado: se estiver enterrado no chão, você precisará remover as mudas do poço e adicionar mais terra. Após o alinhamento, é necessário preencher os vazios com terra.
- Regue a planta com 5 litros de água.
- Cobrir o círculo do tronco com adubo.
Hydrangea Care
Para cultivar um arbusto de hortênsias realmente bonito em sua área, você precisa abordar cuidadosamente a questão da organização de atividades agrícolas destinadas a cuidar da planta. Isso não é grande coisa se você seguir todas as instruções e seguir os horários.
Principais atividades a serem consideradas:
- rega;
- cobertura superior;
- afrouxamento e cobertura do solo;
- poda
- prevenção e eliminação (se necessário) de doenças, pragas.
Rega
O solo sob os arbustos deve permanecer constantemente úmido, quebradiço, mas não pantanoso. Com uma quantidade suficiente de precipitação, a hortênsia é umedecida uma vez por mês, no período seco - uma vez por semana. Em um arbusto, gaste 20 litros de água. No outono, a hidratação não é interrompida. A última rega é realizada 2 semanas antes do frio. Se houver muitos arbustos de hortênsia, é aconselhável fazer um sistema de irrigação por gotejamento que direcione a dosagem de líquido para o rizoma.
Top vestir
Nos primeiros 2 anos após o plantio, a cobertura não é realizada porque, durante esse evento, muitos nutrientes são depositados, o que será suficiente para o tempo especificado.
Em seguida, eles começam a seguir esse cronograma:
Na primavera, antes do início da dilatação renal, 20 g de nitrofosfato são dissolvidos em 10 l de água ou a mesma quantidade de fertilizante seco é plantada no solo a uma profundidade de 5 cm. na embalagem) e 20 g de superfosfato Após 2 semanas após o curativo anterior, uma solução levemente rosada de manganês. Esta substância também servirá como proteção contra parasitas.
Para facilitar sua tarefa, você pode usar medicamentos complexos de ação prolongada. Isso significa que você precisará aplicar nutrição adicional apenas uma vez - na primavera, antes do inchaço dos rins. Esta opção é mais conveniente e será especialmente relevante para pessoas ocupadas. Formulações prontas, como Hydrangea e Rhododendrons da Pocon ou ASB Greenworld para hortênsias, são usadas como cobertura. Dilua-os de acordo com as instruções na embalagem.
Importante! Como fertilizante para hortênsias, você não pode usar cinza de madeira e farinha de dolomita. Essas substâncias desoxidam o solo, o que afeta adversamente o crescimento, desenvolvimento e floração.
Mulching
A cobertura é realizada quando a camada depositada no momento do plantio se deposita - basta adicionar a quantidade que falta. Para a manipulação, você pode usar turfa, serragem ou composto. Há também a opção de combinar todos os elementos em proporções iguais - será ainda melhor. Uma vez por semana, a cobertura é completamente solta, possivelmente agarrando uma camada de solo (aproximadamente 5 cm).
Poda
Durante 3 anos após o plantio, apenas restos sanitários são realizados. Eles sugerem a eliminação de brotos quebrados, congelados e crescendo dentro do mato. Todo o trabalho é realizado com tesouras afiadas desinfetadas em sulfato de cobre com concentração de 1% ou em álcool. Imediatamente após o final de todo o procedimento, as seções foram pulverizadas com pó de Fundazol. A poda sanitária é necessária no início e no final da estação durante todo o ciclo de vida da planta.
3 anos após o plantio, eles começam a realizar a primeira poda, estimulando o crescimento da parte aérea, a poda. Para fazer isso, os galhos são reduzidos a 2 ou 3 gomos - como resultado, 2 pedúnculos aparecerão em um galho ao mesmo tempo. Faça isso na primavera, antes do inchaço dos rins. 6 anos após o plantio, é realizado um procedimento rejuvenescedor. É necessário remover gradualmente os 3 brotos mais antigos e sem flores. Remova-os completamente, cortando na raiz. Essa manipulação é realizada no outono.
Cuidado de inverno
Esta planta é termofílica, portanto, precisa de abrigo de alta qualidade para o inverno e preparação completa para o frio.
A lista de trabalhos a serem realizados com um cronograma para sua implementação:
- Em meados de setembro, a parte inferior dos brotos deve ser exposta em um terço, removendo as folhas. 2 semanas antes da temperatura da noite começar a cair abaixo de 0 ° C, outros 2/3 da folhagem são removidos.
- Uma semana antes do início de um resfriamento severo, os arbustos devem ser batidos. Para fazer isso, use turfa em combinação com composto (1: 1). A altura da tampa é de pelo menos 10 cm.
- Quando a temperatura cai abaixo de 0 ° C, galhos de abeto são colocados ao redor dos arbustos. Os brotos são inclinados para o abrigo e fixados com suportes.
- Após 3 dias, você precisa cobrir os arbustos com o lutrasil.
- Após mais 3 dias, a folha seca ou o feno devem ser depositados na superfície do material.
Se as geadas forem muito fortes, é melhor colocar um material de cobertura ou um palete de madeira sobre a última camada. Na primavera, o abrigo é removido em camadas, removendo uma vez a cada 3 dias.
Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
No outono do corrente ano após o plantio, as plantações são irrigadas com o Fundazol. 1 g de pó é dissolvido em 1 litro de água. No próximo ano, no outono, em vez dos fundos indicados, a “Fitosporin” é usada. 1 colher de chá é dissolvida em 2 l de água. substâncias. Portanto, os desinfetantes alternam sazonalmente. Isso, combinado com o cumprimento de todos os requisitos da tecnologia agrícola descritos acima, pode impedir completamente o risco de desenvolver doenças fúngicas e a multiplicação de insetos parasitas.
Ao cultivar hortênsias dessa variedade, um jardineiro ainda pode encontrar algumas dificuldades. Como eliminá-los é descrito na tabela:
O problema | Solução |
Clorose | Ocorre devido à falta de nutrição e em solos alcalinos. É eliminado pela fertilização com sais de ferro, irrigação com água mole e manipulações para aumentar a acidez do solo (mais turfa e solo devem ser adicionados da floresta de coníferas). Se a situação é complicada e as folhas não apenas perdem a cor, mas também começam a cair, agem de acordo com um esquema diferente: irrigam uma solução com uma concentração de 1% de nitrato de potássio e, após 3 dias na mesma concentração, adicionam uma solução de sulfato de ferro à raiz. |
Septoria | Primeiro, é realizada uma remoção completa de todas as partes afetadas da planta. Depois - pulverizar com uma solução a 1% da mistura da Borgonha. |
Ferrugem | Como na versão anterior, todos os brotos infectados são removidos imediatamente, seguidos de pulverização com sulfato de cobre na concentração de 1%. |
Míldio fofo | O caminho de eliminação é completamente análogo ao controle de ferrugem. |
Ácaro aranha | Primeiro, remova todos os brotos danificados. Então eles espanam as plantas e o solo ao redor deles com pó de tabaco. |
Ratos | Pode danificar as raízes das plantas no inverno. Para evitar isso, no outono, antes da construção de um abrigo em torno dos arbustos, é necessário colocar veneno de roedores. |
Reprodução
Dado que o preço das hortênsias varietais é bastante alto, é aconselhável pensar em sua propagação se vários arbustos já se enraizaram e estão florescendo com sucesso em sua área. Você pode obter novas plantas a partir de sementes. Você também pode implementar a ideia usando estacas ou camadas. Todos os métodos dão bons resultados.
Sementes
Esse estoque de plantio não precisa de preparação prévia. Pode ser imediatamente colocado em recipientes para mudas.
Instruções de trabalho:
- Para o plantio, é feito um substrato nutritivo, constituído por solo de uma floresta de pinheiros, turfa e composto. Todos os elementos são misturados em proporções iguais.
- O solo é derramado com água fervente na qual uma pequena quantidade de manganês é dissolvida (a cor da água deve ser levemente rosada). Isso é necessário para a desinfecção.
- As sementes são semeadas em um substrato úmido. Eles são colocados diretamente na superfície, não enterrados no solo.
- Imediatamente após isso, a caixa é coberta com polietileno ou vidro. Eles mantêm o tanque a uma temperatura de +25 ... + 27 ° C em um local escuro.
- A cobertura diária é removida por uma hora para ventilar o pouso.
- Após cerca de 20 dias, os primeiros tiros aparecerão. Depois disso, o tanque pode ser reorganizado em um peitoril da janela aberta.
À medida que a hortênsia cresce, elas são plantadas em vasos diferentes e cuidam delas, como plantas de interior, por 2 anos. No inverno, eles proporcionam um período de descanso, reorganizando a vegetação em uma sala fresca, preparando-se para o plantio em campo aberto.
Estacas
Este método é o mais comum entre jardineiros. É mais fácil de executar do que o anterior. O corte de estacas é melhor quando os brotos começam a se formar na planta, por volta de meados de julho. Tome crescimentos com 2 ou 3 rins poderosos. Aqueles que cresceram nas filmagens do ano passado têm raízes melhores.
Sequência de trabalho:
- A parte cortada é dividida em partes com cerca de 10 a 15 cm de comprimento e, por baixo, as estacas são expostas, removendo completamente as folhas e, no topo, são encurtadas para a metade.
- Em seguida, os processos são colocados em uma solução do acelerador de crescimento. Você pode usar "Zircon" ou "Kornevin". Medicamentos produzidos, seguindo rigorosamente as diretrizes do fabricante. Mergulhe as mudas na raiz por 2 horas.
- Em seguida, as matérias-primas de plantio são transferidas para uma mistura de solo previamente preparada, em recipientes separados. Faça um substrato em uma proporção de 2: 1 de turfa e areia. Antes de colocar estacas, é necessário hidratar.
- Tanques com vegetação são colocados no jardim. Umedeça periodicamente o solo e as mudas.
- Após cerca de um mês, os primeiros rudimentos de folhas aparecerão neles. Isso significa que o evento foi realizado com sucesso.
Para o inverno, os brotos não são colhidos. Eles são cobertos com várias camadas de folhas, cobertos com ramos de abeto, e uma moldura é construída em cima. Lutrasil é puxado nele. Na primavera, as mudas podem ser transplantadas para uma cama para o cultivo. E somente depois de mais um ano será possível mergulhar em um local permanente.
Camadas
É melhor propagar esta planta por meio de estratificação no início da primavera, quando os botões ainda não começaram a inchar.
Sequência de trabalho:
- Anteriormente, o solo ao redor do arbusto é afrouxado. Depois disso, são organizados sulcos de 2 cm de profundidade.
- Os galhos que crescem no fundo do arbusto, dobram-se no chão e são colocados nos recessos. Impedindo o endireitamento dos brotos, eles são fixados com suportes.
- Polvilhe os galhos com o solo.
- No final de agosto, vários novos crescimentos serão formados em cada camada. Quando atingem uma altura de 15 cm, o abate é realizado. A manipulação é realizada semanalmente até a altura da colina ser de 20 cm.
- Em outubro, os galhos são desenterrados e divididos em partes, de acordo com o número de brotos. A última escavação para o inverno.
- Na primavera, em camadas na cama para crescer.
- Um ano depois, as mudas são transferidas para um local permanente.
Você sabe A flor mais popular da Holanda não é uma tulipa, como você pode pensar, mas uma hortênsia. Ao longo de um ano, mais de 40 milhões de suas hastes são vendidas em leilões no país.
O arbusto decorativo de hortênsia da variedade Leuchfeier se tornará um ornamento para qualquer jardim. No entanto, vale a pena se familiarizar antecipadamente com as regras de seu cultivo, porque a planta é bastante caprichosa e requer muita atenção. Mas, ao ver as primeiras flores, ficará imediatamente claro que tempo e esforço foram bem gastos.