O abeto é uma árvore bastante grande e é exatamente isso que se torna a principal razão pela qual muitos não estão prontos para cultivá-lo em suas áreas. Ao mesmo tempo, o controle artificial do crescimento e a escolha de plantar formas anãs podem simplificar a tarefa, como resultado das quais as "coníferas" serão um excelente complemento para a vegetação decorativa existente. Como exatamente o abeto é usado no paisagismo ao decorar jardins domésticos e com quais plantas ele será melhor combinado - leia este artigo.
O uso do abeto no projeto paisagístico
É possível plantar abetos para fins decorativos devido a vários "papéis" bem-sucedidos da árvore. Assim, ele pode ser usado como uma tênia, plantada na borda do local na forma de uma cerca viva, e até combinada com outras árvores em composições volumosas de plantas. Obviamente, para alcançar o resultado mais positivo, em cada um desses casos, vale a pena aderir a certas regras para o design do local usando árvores de abeto.
Alguns jardineiros o cultivam com sucesso no escorregador alpino, enquanto outros até constroem riachos secos com a sua participação.
Como uma tênia
As tênias são chamadas de árvores independentes, arbustos ou gramíneas altas em um local com uma aparência especialmente boa no contexto de espaço aberto ou canteiros de flores localizados separadamente.
As tênias de coníferas (incluindo o abeto) são melhor plantadas próximas às paredes gerais dos edifícios, cercas ou caminhos decorativos, embora neste último caso, vale a pena dar preferência às variedades anãs que não cobrem muito os edifícios. Depois de pousar vários paciência em uma fileira ao mesmo tempo, você pode obter um belo beco verde, apropriado mesmo em pequenas áreas.
Importante! Para não estragar a aparência do território e não criar uma sensação de negligência no local, é necessário deixar um pouco de espaço livre entre as plantas vizinhas, e não necessariamente o mesmo. A principal tarefa é alcançar a máxima decoratividade e fornecer cuidados sem complicações para as plantas plantadas.
Hedge
Um hedge de abeto ficará bem na fronteira com um local vizinho ou nos casos em que você precise dividir seu próprio território em várias zonas separadas. Para esses fins, mudas de quatro anos ou árvores maduras, mas necessariamente variedades anãs, são perfeitas para o papel do material de plantio. Geralmente, é melhor planejar o desembarque no outono, enquanto estiver usando um local com solo úmido e solto.
Além disso, você primeiro precisa puxar um fio forte para referência e já marcar os locais para organizar os furos de aterrissagem nele. Para tornar a cerca “viva” bastante espessa e bonita, é melhor deixar de 1 a 1,5 m entre as plantas vizinhas e, no final do plantio, as mudas devem ser polvilhadas com turfa e composto, enquanto a dobra é bem superficial.
Músicas
As composições de coníferas são outra adição geralmente bem-sucedida ao território da propriedade, o principal é escolher vizinhos adequados para o abeto. Na maioria dos casos, serão outros representantes da vegetação de coníferas, em particular abeto e pinheiro. Ao mesmo tempo, não é necessário plantá-las em solo aberto: árvores jovens ficam bem em vasos dispostos em uma determinada sequência. Nesse caso, vale sempre a pena considerar o tamanho das plantas, porque para abetos de crescimento rápido o espaço fechado logo se tornará insuficiente e ainda precisará ser transplantado para uma área aberta.
Alguns jardineiros preferem combinar pequenas árvores de Natal com arranjos de flores, mas, para obter a máxima decoratividade, é aconselhável escolher flores de campo ou montanha que correspondam visualmente às coníferas por tipo.
Você sabe O costume de celebrar o Ano Novo perto do abeto decorado foi introduzido pelo czar do Império Russo Pedro, o Grande, que viveu em 1672-1725.
Colina alpina
Ao organizar colinas alpinas, são usadas ativamente variedades anãs de abeto, o que também será apropriado para o design das margens de riachos artificiais e jardins ornamentais. As lâminas que combinam plantas com diferentes tonalidades de agulhas ou variedades plantadas ao lado de plantas perenes decíduas ou sempre-verdes ficam ótimas. Por exemplo, slides que combinam o abeto vermelho Glauka Globosa, o pinheiro da montanha e o zimbro horizontal ficam bem.
Riacho seco
Os córregos secos são uma das adições originais mais impressionantes de qualquer território, por isso são frequentemente usados no projeto paisagístico. A organização desses lugares exige muito pouco tempo e dinheiro, porque, na verdade, você só precisa criar uma aparência de riacho real a partir de pedras e seixos. As árvores coníferas são plantadas ao longo de suas margens sinuosas, embora, como em muitos outros casos, seja melhor escolher pinheiros anões e abetos vermelhos que não cobrem o próprio riacho.
Importante! Ao organizar um fluxo seco, as pedras devem ser deslocadas uma em relação à outra, escolhendo amostras planas e largas, bem como amostras menores. Sua combinação um com o outro ajuda a criar o efeito do movimento, como é o caso de um fluxo real.
O uso desse design é considerável: ele não apenas servirá como um complemento atraente para a cabana de verão (embora pequena), mas também aumentará visualmente sua área, ocultando defeitos de alívio. Como e onde colocar árvores de abeto em tais condições - cada jardineiro decide por si próprio, da mesma maneira que determina a distância entre as plantas vizinhas.
Que plantas são combinadas com abeto
Variedades anãs e comuns de abetos podem ser usadas no paisagismo, juntamente com uma variedade de plantas, variando de arbustos a ervas ou até flores. Alguns deles são mais adequados para plantar junto com coníferas, enquanto outros não parecerão tão atraentes, mas, em qualquer caso, antes de realizar o trabalho de plantio, vale a pena considerar a possibilidade de uma variedade de opções para combinar vegetação.
Arbustos
Juntamente com os pinheiros dourados, as formas arbustivas, como um bordo vermelho de fogo, ficam melhores, rododendros verdes, euonymus variado, outras plantas arbustivas brilhantes ou pequenas árvores.
Importante! Perto de árvores coníferas, não será muito «convenientemente»portanto, é melhor colocar macieiras, cerejas e outras cabanas de verão populares longe de abetos e pinheiros (isso evitará violações no desenvolvimento de cada espécie).
Ao criar um grupo, vale a pena escolhê-los para que pelo menos uma das variedades seja caracterizada por uma excelente floração sazonal, além de cuidar da alternância de culturas. Os arbustos de frutas raramente são usados no projeto paisagístico, mas, se necessário, você pode plantar um abeto próximo à groselha.
Flores
Hortênsias, callas, samambaias, daylilies, lilases, forsítia e anafalis, que durante a floração ficam ótimas no contexto de ricas plantações verdes de abetos, serão um bom complemento para abetos em jardins floridos ou apenas em arranjos florais separados. Isso também se aplica à florescência de rosas espinhosas, mas somente se você concordar em controlar artificialmente a acidez do solo sob as flores (as árvores coníferas oxidam significativamente o solo, o que pode afetar indesejadamente as culturas de flores individuais).
Para que o arranjo floral com a participação do abeto fique bonito e harmonioso, vale a pena seguir algumas recomendações básicas para o plantio:
- Se a composição contiver apenas três componentes principais, vale a pena focar apenas duas cores principais.
- Arranjos de flores de cinco elementos permitem a presença de três plantas monocromáticas.
- No caso de projetar uma composição com 25 elementos ou até mais componentes, você pode combiná-los em grupos de 3 cópias, selecionando culturas de flores em um grupo de acordo com um atributo de cor única.
Em qualquer uma dessas situações, o abeto será usado como planta de fundo, mas será possível suplementar sua rica cor verde devido às cores vivas das plantações de flores.
Plantas herbáceas
Ao criar uma base de plantas para canteiros e jardins ornamentais, as plantas gramíneas são frequentemente usadas; portanto, ao plantar abetos no local, elas podem ser combinadas com cereais e samambaias. Entre as plantas de cobertura do solo, neste caso, flox, tomilho, briozoário, tenacidade rasteira e sedum seriam adequados. Alternativamente, as formas de abeto comum podem ser colocadas no terreno, enxertadas em um caule muito baixo ou no colo da raiz da forma mais comum dessa árvore.
O abeto vermelho e o zimbro se misturam bem, portanto, este último também é frequentemente usado como base de fundo para arranjos florais. O arranjo de canteiros de flores usando coníferas geralmente oferece até 12 opções de design; portanto, outros tipos de ervas também podem ser plantados; o principal é que as plantas selecionadas se dão bem com coníferas e alocam favoravelmente abetos no local.
Seja como for, mas quase qualquer tipo de abeto pode ser uma excelente decoração para uma cabana de verão ou um grande território adjacente. O principal requisito é escolher os "vizinhos" certos e colocar as plantas na sequência mais favorável para eles. Paisagistas profissionais podem ajudar com isso.