A maioria das flores de interior é muito fotofílica e requer atenção especial. Mas existe uma planta que cresce facilmente em ambientes com pouca iluminação e é adequada até para pessoas muito ocupadas. Esta é uma aspidistra, uma bela planta asiática que, devido à sua despretensão, ocupou um lugar especial no coração de muitos amantes de cores. As características desta espécie e métodos de cultivo são descritos abaixo.
Aspidistra high: características das plantas domésticas
Aspidistra - este é o nome do gênero de plantas herbáceas perenes da família Asparagus. Eles não têm caule e as folhas crescem diretamente da raiz. O nome latino, que se traduz como "índice de cobra", a planta recebeu por causa de sua raiz serpentina. E talvez porque na natureza você possa aprender com as folhas balançando sobre uma cobra rastejando no chão. As pessoas chamam a aspidistra de "família amigável" para as folhas que crescem em um monte.
Esta flor vem das florestas subtropicais das montanhas da China e do Japão. O gênero é composto por 98 espécies, mas em casa apenas 1 espécie é cultivada - uma alta aspidistra. Através dos esforços dos criadores, foram criadas várias dezenas de variedades decorativas dessa espécie, que diferem em tamanho, forma e padrão especial de folhas.
Mas não importa a que variedade as plantas pertencem, elas podem ser reconhecidas por características comuns de espécies:
- falta de caule;
- grandes folhas coriáceas crescem da raiz em pecíolos longos, cujo comprimento pode chegar a 35 cm;
- folhas: forma - oval ou lanceolada, comprimento - até 50 cm, largura - 5-15 cm, cor - verde em tons diferentes, pode ter uma variedade de padrões de branco, creme e amarelo;
- o sistema radicular é ramificado, muito desenvolvido, possui uma raiz principal (espessa e carnuda), que está parcialmente localizada na superfície, há processos finos;
- as flores são pequenas, discretas, carnudas, marrons, sentam-se diretamente no chão, raramente florescem em condições ambiente;
- após a polinização artificial, podem formar-se frutos carnudos em forma de pera com uma semente dentro.
Você sabe Aspidistra refere-se a centenários. Ela pode viver até 100 anos, nem mesmo nas condições mais favoráveis..
Plantar e colocar plantas na sala
O Aspidistra é único em sua despretensão, cresce lindamente em quase qualquer lugar da sala. No entanto, existem condições preferidas (iluminação, temperatura, umidade) em que a planta se desenvolve melhor e pode até florescer.
Que tipo de iluminação você precisa
A principal vantagem de uma "família amigável" é sua tolerância à sombra. Um arbusto com folhas verdes planas se sente bem no parapeito do norte, longe da janela, e geralmente pode ficar sem luz natural.
No entanto, as variedades com folhas variadas precisam de mais luz - com falta de iluminação, os padrões de luz ficam verdes e as folhas perdem sua beleza; portanto, é melhor manter a panela no parapeito da janela oriental ou ocidental. Se a sala estiver ao sul, o vaso de flores deve ser removido profundamente na sala, longe da janela.
Importante! Uma condição importante é proteger a flor da luz solar direta, caso contrário as folhas serão queimadas. Portanto, o peitoril da janela sul é contra-indicado.
No verão, um local com sombra ao ar livre é bem-vindo, por exemplo, em uma varanda ou no quintal. E no inverno é aconselhável fornecer boa iluminação artificial.
Requisitos de temperatura e umidade
Aspidistra adora moderação em tudo, mas tolera calmamente altas e baixas temperaturas.
É desejável que o regime de temperatura mude de acordo com a estação do ano:
- no verão, é confortável a + 22 ... + 25 ° С, pode suportar até + 28 ° С; a temperaturas mais altas, as extremidades das folhas secam;
- no inverno, a temperatura ideal é + 10 ° C, mínimo + 5 ° C, máximo + 15 ° C.
O ar na sala deve ser de umidade média. O ar seco é facilmente tolerado apenas se a sala estiver fria.
Em outros casos, seja bem-vindo:
- pulverização regular com água purificada (a cada 2 semanas);
- limpando as folhas com um pano úmido;
- de vez em quando, tome um banho quente (tentando não encharcar a terra em uma panela).
A pulverização é necessária se:
- faz muito calor no verão;
- no inverno, a sala é aquecida.
Qual deve ser o substrato para a planta
O solo deve ser fértil, leve e não ácido.
Opções de mistura:- compre um substrato para palmeiras ou ficus, adicione composto e vermiculita (1/5 de cada);
- terra de folhas (de jardim) misturada com turfa;
- uma mistura de folhas (1 parte) e relva (2 partes), húmus, turfa e areia (1 parte cada).
Como cuidar de um aspidistra
Tendo criado condições adequadas para a flor, você precisa pensar nos cuidados que ela precisa. A planta deve ser regada e fertilizada regularmente e adequadamente. Além disso, deve ser transplantado de tempos em tempos.
Características da rega
A frequência e a abundância da irrigação também dependem da estação: no verão é abundante e frequentemente (2-3 vezes por semana), no inverno - com muito menos frequência. Um sinal de que é hora de regar é a secagem da camada superior da terra.
A água de irrigação deve ser macia, livre de impurezas de cloro; Para fazer isso, a água da torneira deve ser defendida. Derreter a água é perfeita. Deve estar à temperatura ambiente (+ 23 ... + 25 ° C).
Importante! A secagem e o alagamento regulares de um coma de terra são inaceitáveis. Isso pode levar a doenças de plantas.
Nutrição vegetal
Sua saúde e aparência, por exemplo, a cor suculenta das folhas, dependem da nutrição da planta. Aspidistra fertiliza apenas do início da primavera ao início do outono, quando as folhas crescem ativamente. Frequência de cobertura: variedades monofônicas - não mais que 2 vezes por mês, variadas - 1 vez por mês ou menos. É dada preferência a fertilizantes minerais líquidos destinados a plantas de interior decorativas e decíduas.
É impossível alimentar demais o aspidistra, pois isso provocará rachaduras nas folhas.
Poda
De tempos em tempos, a aparência da planta é estragada por folhas ruins: secas, lentas, danificadas. Como eles aparecem, eles devem ser cortados com uma faca afiada no próprio rizoma.
Isso deve ser feito por vários motivos:
- melhorar a estética da flor;
- proteger a saúde das plantas, isto é, folhas doentes pode ser uma fonte de infecção;
- para estimular o crescimento de folhagens jovens.
Transplante
Após a dormência no inverno, geralmente em março ou abril, é hora de a flor ser transplantada para uma nova panela. O rizoma do aspidistra é difícil de tolerar o estresse; portanto, você não deve transplantá-lo com mais frequência do que após 3-4 anos. Mas é necessário fazer isso, porque, juntamente com as folhas, o sistema radicular também cresce - trança rapidamente todo o nódulo de terra. Nesse sentido, o vaso para transplante deve ser muito maior (2 vezes) que o anterior. O solo é tomado da mesma forma que a flor já está crescendo.
Processo de transplante:
- No fundo da panela, despeje uma camada de drenagem (argila expandida).
- Uma pequena camada de terra é derramada por cima.
- A flor é removida do recipiente antigo com um pedaço de terra e cuidadosamente transferida para um novo.
- Nas laterais, adicione a quantidade que falta de solo e aperte um pouco.
- Regado com água morna e assentada.
Métodos de criação
A reprodução de aspidistra em casa é uma questão simples. Existem três maneiras de propagá-lo: dividir um arbusto, enraizar uma folha e semear.
Dividindo o mato
Esta é a opção mais fácil, realizada em conjunto com o transplante de primavera.
Como vai:Você sabe Nos restaurantes japoneses, os cozinheiros usam folhas de aspidistra para servir pratos diferentes, por exemplo, para separar um tipo de sushi de outro.
- O mato é removido da panela e as raízes são levemente liberadas do chão.
- Com uma faca afiada ou tesouras de podar, um segmento de rizoma com 5-6 folhas é separado.
- As raízes fatiadas são tratadas com cinza de madeira para desinfecção.
- Um novo arbusto é plantado como de costume em uma panela pequena, coberta com uma jarra transparente e colocada em um local quente, onde a temperatura não é inferior a + 18 ° C.
- Regada com moderação, caso contrário, a raiz apodrecerá.
- Quando uma nova folha aparece, o frasco precisa ser removido.
Sementes
A propagação por sementes é um trabalho minucioso, ou seja, uma planta bonita e saudável crescerá apenas muitos anos após a semeadura. Portanto, raramente é praticado em casa. Mais frequentemente, os criadores fazem isso para desenvolver uma nova variedade.
A primeira dificuldade é obter sementes. Para fazer isso, você precisa polinizar manualmente duas flores vizinhas que florescem por apenas 1 dia. Então, no lugar da flor, 1 fruta aparece, dentro da qual apenas 1 semente amadurece.
As sementes são semeadas na primavera, quando já está quente. O processo de semeadura é o seguinte:
- O tanque é preenchido com solo macio e solto e hidratado.
- As sementes (1 ou mais) não se aprofundam muito.
- O recipiente é coberto com vidro e colocado em um local quente e escuro.
- Com o advento das mudas, a tampa é removida e o recipiente é colocado em um peitoril da janela leve.
- Quando os brotos ficam mais fortes, eles são plantados em vasos separados.
- Cada muda é coberta com uma jarra de vidro.
Enraizamento de chapas
Um método especial de propagação de folhas também é praticado. A técnica é incomum, mas eficaz.
Tecnologia de Execução:
- Uma folha forte e saudável é cortada com uma faca afiada do pecíolo no local do espessamento logo acima da base.
- Deixe a fatia secar.
- Um pouco de água é derramada em uma jarra de vidro ou em uma garrafa com um pescoço largo e uma folha é colocada nela, cortada na água.
- Os pratos são selados com uma tampa para que o ar não entre.
- O frasco é colocado em um local quente e brilhante.
- Quando as raízes brancas aparecem (após 2 semanas), a folha é retirada da lata e plantada em solo nutritivo frouxo.
- A folha plantada é coberta com uma tampa de vidro até que novos brotos apareçam.
Doenças e pragas
Aspidistra tem boa imunidade contra doenças virais. Mas, às vezes, a aparência doentia das folhas testemunha o estado doloroso: elas ficam amarelas, mancham, secam, racham. Tudo isso é resultado de erros no atendimento: descumprimento do regime de irrigação e cobertura, iluminação inadequada, má qualidade da água de irrigação, etc. Para melhorar o mato, é necessário remover as folhas doentes e estabelecer a técnica agrícola correta.
De pragas, aspidistra gosta especialmente de bainha e ácaro. Com um pequeno número de insetos, lavar as folhas com uma solução com sabão ajudará. Antes disso, o escudo deve ser montado com as mãos. Mais eficaz é a pulverização com inseticidas especiais, por exemplo, Actellic.
Aspidistra de altura é uma planta despretensiosa, mas bonita. É o suficiente para aderir a regras simples de cuidados, e esta flor irá decorar qualquer ambiente por muitos anos.