Zamiokulkas (“árvore do dólar”, ou “flor do celibato”) é conhecida entre os cultivadores de flores por sua despretensiosidade e também por sua aparência exótica e memorável. No entanto, muitas vezes essa combinação benéfica é estragada por pragas e infecções perigosas que reduzem o valor decorativo da flor. O artigo considera qual é o principal motivo do aparecimento de patologias em uma planta e também descreve maneiras de combatê-las.
Quais doenças afetam a planta?
Patologias fúngicas perigosas são o primeiro problema que a florista encontra, e muitas vezes é difícil eliminá-las. No caso de Zamioculcas, isso não é menos relevante; portanto, se você encontrar sinais de uma doença fúngica na flor, comece imediatamente a eliminá-la, caso contrário uma infecção adicional se juntará à doença subjacente.
Antracnose
Infecção fúngica causada por ascomicetes microscópicos. A doença é encontrada em toda parte, afetando tanto as plantas ornamentais quanto as frutíferas. A infecção é alta, esporos de fungos estão se espalhando ativamente. A infecção é considerada uma das mais perigosas, pois durante o seu desenvolvimento, são observados danos a toda a parte aérea da planta, o que leva à morte da última.
Entre as causas da derrota da "árvore do dólar" pela antracnose, as mais comuns são:
- imunidade reduzida das flores devido a outras infecções e doenças;
- danos mecânicos nas folhas e caule;
- acidez aumentada do substrato;
- combinação de alta temperatura (+22 ... + 27 ° C) e umidade (cerca de 90%);
- deficiência de potássio e fósforo no solo;
- o uso de substratos, vasos e equipamentos contaminados para os cuidados.
Não é difícil identificar os primeiros sinais de antracnose - as folhas das amostras afetadas são cobertas com manchas escuras de tom marrom, com uma borda marrom-marrom mais escura. Gradualmente, eles também aparecem no caule, o que reduz o fluxo de nutrientes para as células. O tom da borda muda para marrom violeta. No calor do verão, as folhas afetadas podem rachar, causando grandes focos podres.Você sabe Zamioculcas é conhecida como a "flor do celibato" devido à sua semelhança com spathiphyllum, que é popularmente associado à separação há décadas.
Para combater a antracnose, é usada a pulverização com preparações fungicidas altamente ativas.
Os mais populares são:
- Líquido de Bordeaux;
- 1% de sulfato de cobre;
- enxofre coloidal.
A pulverização é realizada duas vezes, com um intervalo de 1-2 semanas. Se necessário, o procedimento é realizado adicionalmente, mas não mais de uma vez em 14 dias.
Oídio
Chamado por um fungo parasitário microscópico da ordem de erisif. A infecção provoca um lento declínio das plantas, o que reduz sua decoratividade. Partes danificadas da flor deixam de crescer e morrem. A infecção mais comum é devido ao inventário infectado.
Um microorganismo existe em toda parte da natureza; no entanto, sua ocorrência em um vaso com uma flor é causada devido a uma combinação das seguintes condições:
- imunidade a flores reduzida;
- alta umidade;
- diferença acentuada de temperatura;
- aumento da concentração de nitrogênio no substrato;
- poda com uma ferramenta previamente infectada.
Para determinar a derrota do oídio é simples - você precisa examinar cuidadosamente as zamioculcas. O principal sinal de infecção é um revestimento branco característico que aparece na folhagem e no caule. Com o tempo, ele engrossa e muda de cor para uma cor marrom profunda, pequenas bolinhas marrons aparecem em sua superfície - esporos do microorganismo.
Para lidar com a infecção, a árvore do dólar infectada é pulverizada duas vezes (com um intervalo de 14 dias) com Topaz ou Skor. Também é possível superar a doença com a ajuda de métodos populares.
Para fazer isso, use uma solução a 1% de permanganato de potássio ou infusões naturais, sendo as mais eficazes:
- Líquido de leite - 3 litros de soro e 1 colher de chá são dissolvidos em 7 l de água. sulfato de cobre. Aplique 1 vez por semana até a infecção desaparecer completamente.
- Caldo de cebola - 100 g de casca de cebola despejam 5 l de água, a mistura é insistida por 2 dias, após os quais são usados para irrigar as partes afetadas da flor. Use 1 vez por semana, até a destruição do fungo.
Fungos fuliginosos (pretos)
Os fungos fuliginosos são denominados linhagens de microrganismos parasitas do gênero Aspergillus. A principal fonte da doença é o solo com detritos vegetais. No entanto, a infecção entra no vaso com zamioculcas por meio de insetos, incluindo parasitas. Eles carregam esporos de fungos e secretam substâncias viscosas que lhes permitem crescer na superfície da flor.
O aparecimento de fungos fuliginosos também provoca:
- espessamento do parapeito da janela;
- alta umidade combinada com calor;
- falta de ventilação da sala;
- baixa imunidade da flor.
Não é fácil identificar fungos fuliginosos, a derrota da planta pelo microorganismo é embaçada, cujos sintomas são semelhantes a muitas doenças. No entanto, pequenas manchas pretas ou cinza escuras são consideradas um sinal claro de infecção. Com o tempo, eles se combinam, criando grandes focos. Se não forem tomadas medidas corretivas durante esse período, a flor será completamente coberta com um filme preto, as folhas cairão e o caule secará.
Para lidar com a infecção, a placa resultante é removida com algodão úmido embebido em uma solução saturada de refrigerante. As folhas mais afetadas são removidas, pois é impossível curá-las. Depois que a flor é pulverizada com qualquer fungicida à base de cobre. Os medicamentos mais comumente usados são Ditan, Strobi, Horus ou Skor. O procedimento é realizado 2 vezes com um intervalo de 2 semanas, mas, se necessário, é estendido.
Você pode substituir medicamentos por remédios populares - é popular o uso de uma mistura de 1 litro de água, 5 g de sulfato de cobre e 150 g de sabão moído. A flor é tratada com esta mistura uma vez por semana, até que os traços de infecção desapareçam completamente.
Podridão
A podridão é uma das doenças infecciosas mais comuns. A patologia se manifesta por focos de cárie no caule, folhas e raízes. Aparece de repente e após algumas semanas pode levar à destruição completa da "árvore do dólar". Os fungos microscópicos causam a doença, que cai em um pote de água contaminada, do solo, através do inventário ou do ar.
Causas da podridão:
- ar e solo excessivamente úmidos;
- baixa imunidade às plantas;
- cobertura irregular.
Eles combatem a podridão ajustando a umidade do substrato e do ar. Ao mesmo tempo, poderosos agentes fungicidas são usados, entre os quais os medicamentos "Topsin", "Ronilan" e "Sumileks" podem ser considerados particularmente eficazes. Os fungicidas são tratados 2 vezes, com uma frequência de 14 dias.
Importante! As infecções parasitárias das plantas não são perigosas para seres humanos e animais domésticos; portanto, seu tratamento não requer mudança para quarentena. Uma medida é necessária quando outras plantas são cultivadas no peitoril da janela para evitar sua infecção.
Pragas que infectam uma planta
Os insetos não são menos perigosos que os fungos. Seu parasitismo reduz o valor decorativo das plantas e também afeta negativamente a imunidade. A este respeito, danos adicionais por infecções bacterianas, virais e fungos são frequentemente observados.
Mealybug
Cochonilha em pó é um nome coletivo para pequenos insetos sugadores da família de asas semi-rígidas, variando em tamanho de 0,3 a 0,5 a 3 a 6 mm. Eles receberam esse nome devido ao revestimento viscoso branco característico que cobre o corpo do parasita. Quase todo o ciclo de vida do inseto passa pela superfície das plantas, que servem de base alimentar para ele. O suco de caules e folhagens alimenta ativamente larvas e adultos.
O corpo dos vermes é alongado, oval, a parte superior é coberta por formações escamosas de cor esbranquiçada. A espécie é caracterizada por demorfismo sexual, o que significa que os indivíduos são divididos em formas femininas e masculinas.
O número de pernas do verme não é um número constante, dependendo da subespécie, elas podem estar ausentes ou podem haver várias. O inseto é caracterizado pelo aumento da fecundidade; uma fêmea sexualmente madura é capaz de produzir até 4 gerações de filhotes por ano. O aparelho oral de uma praga sugadora, existem pequenas antenas próximas à cavidade oral.
Uma praga aparece instantaneamente, geralmente isso provoca:
- aumento da temperatura do ar até + 25 ° C e mais;
- alta umidade atmosférica;
- excesso de umidade no solo.
Para determinar os danos à "árvore do dólar" por insetos, você pode, graças aos seguintes sintomas:
- focos de placa branca em pó aparecem nas folhas e no caule;
- manchas pegajosas aparecem por toda a planta - os resíduos do parasita;
- a massa verde adquire pequenas marcas marrons - marcas de mordida;
- a flor desaparece lentamente, o turgor da massa foliar diminui.
Para superar o parasita, uma planta doente deve ser cuidadosamente tratada com um inseticida antococida. Os medicamentos mais comumente usados são Actellic, Calypso e Fitoverm.
Antes do procedimento, toda a massa verde é completamente limpa com um algodão úmido embebido em água e sabão. Dependendo da atividade de reprodução do parasita, as zamioculcas são tratadas de 1 a 3 vezes, com um intervalo de 10 dias. Uma solução de sabão e álcool pode ser usada como uma alternativa menos tóxica. Prepare a partir de 1 litro de água, 2 g de sabão e 10 ml de álcool desnaturado.
Tripes
Tripes incluem pequenos insetos com três pares de pernas. Em cada uma delas existem ventosas ou garras especiais com as quais se agarram à planta. O corpo do parasita é alongado, com cerca de 3 mm de comprimento. A cor do inseto é diversa, existem espécies de tons de verde, marrom, preto e vermelho. A barriga dos tripes é dividida em vários segmentos; nas costas, nos adultos, há um par de asas; nas larvas, elas estão ausentes.
Os tripes são uma espécie onívora, em busca de alimentos que são capazes de parasitar em quase todas as plantas. No entanto, muitas vezes o parasita tem uma certa especialização em relação ao suprimento de alimentos, portanto, este ou aquele tipo de tripes pode ser encontrado em um círculo estreito de plantas. O inseto é capaz de parasitar por um longo tempo sem causar manifestações externas, portanto, não é possível detectá-lo nem por vários anos.
Você sabe Tripes são caracterizados pelo comportamento social. Em cada planta afetada, surge uma família separada, na qual os insetos são divididos em grupos (insetos que trabalham, guardas).
A principal razão para o aparecimento do inseto pode ser chamada de criação de um microclima favorável ao seu desenvolvimento e reprodução. Na maioria das vezes, ocorrem em verões secos e quentes, com uma temperatura de pelo menos + 25 ° C, bem como com aquecimento excessivamente intenso no inverno. Além disso, o uso de solo ou equipamento infectado provoca o aparecimento de um inseto.
Com desenvolvimento maciço, tripes provocam sinais característicos de dano:
- uma massa transparente pegajosa aparece - secreções de insetos;
- pequenas manchas aparecem na massa verde, que aumentam com o tempo;
- o crescimento das plantas é inibido, assim como o crescimento da massa verde;
- focos espontâneos de lesões infecciosas ocorrem como resultado da imunidade reduzida.
Você pode lidar com um inseto com a ajuda de inseticidas industriais ativos (Actellik, Vermitek, Fitoverm). Após o primeiro tratamento, quase todos os insetos morrem, no entanto, as drogas são impotentes contra os óvulos do parasita. Nesse sentido, o procedimento é repetido pelo menos 3-4 vezes, com um intervalo de 7 a 10 dias.
Você também pode se livrar de tripes com a ajuda de infusões folclóricas, por exemplo, poeira de tabaco. Para prepará-lo, 100 g de pó de tabaco são despejados em 1 litro de água morna. A mistura é insistida por um dia, após o qual é filtrada e usada para pulverizar a massa verde. O procedimento é realizado uma vez por semana, até o desaparecimento do parasita.
Carrapatos
O chamado ácaro da aranha vive no planeta em todos os lugares, por isso é considerado um dos parasitas mais comuns. É um inseto pequeno, com cerca de 0,5 mm de comprimento. As larvas são frequentemente rosa brilhante, a cor dos adultos varia em tons de verde, marrom e vermelho escuro. Os indivíduos jovens têm 3 pares de pernas, adultos - 4. O inseto se multiplica rapidamente, o desenvolvimento completo do embrião não leva mais de 15 dias.
O principal perigo do carrapato é que ele se manifeste vários meses após a infecção.Ele pode ser detectado apenas durante a reprodução em massa, no momento:
- uma flor joga folhagem;
- os brotos desaparecem lentamente, a ponta seca;
- o crescimento da massa verde é inibido;
- o verso das folhas é coberto com pequenos pontos brilhantes;
- um leve revestimento de teia de aranha aparece na parte inferior das folhas.
Você pode remover o inseto do vaso de flores usando os preparativos “Actellik” e “Aktara”. As soluções de trabalho pulverizam a planta duas vezes, após 14 dias. Antes da pulverização, a flor deve ser bem limpa dos restos da rede. Para fazer isso, use um cotonete molhado ou um cotonete.
Drogas alternativas podem substituir drogas. Como alternativa, use uma infusão de folhas de dente de leão. Prepare a partir de 500 g de folhas de plantas e 10 l de água quente. A mistura é insistida por 2-3 dias e depois filtrada. Também é eficaz uma decocção de folhas de amieiro: 2 kg de folhas são misturados com 10 litros de água morna e, em seguida, a mistura é insistida por cerca de um dia. A infusão é fervida e depois mantida por mais um dia e filtrada. Use remédios populares 1 vez em 7-14 dias.
Shields
A sarna está entre as pragas mais perigosas da família Equine. Eles tendem a parasitar quase todas as plantas cultivadas, e especialmente as espécies decorativas. Os andaimes são pequenos, um indivíduo maduro não excede 3 mm de comprimento. A forma do corpo do inseto é arredondada, coberta com um poderoso escudo de cera. Existem muitas pernas finas no corpo com as quais o parasita se move ativamente.
Os indivíduos jovens são caracterizados pelo movimento ativo ao longo da superfície das plantas. As fêmeas adultas levam um estilo de vida em anexo. Uma carapaça densa se forma em seu corpo, protegendo o corpo contra danos. Os machos sempre levam uma vida móvel, um par de asas também os ajuda nisso.
Existem muitas razões para o aparecimento do parasita nas plantas domésticas, mas a sarna costuma surgir devido à combinação de vários fatores favoráveis ao mesmo tempo. Em primeiro lugar, trata-se de uma alta temperatura e secura, além de baixa imunidade da planta.
Não é difícil detectar os primeiros sinais do desenvolvimento de insetos escamados:
- a planta afetada começa a ficar para trás no crescimento, desaparecendo lentamente;
- pequenas placas arredondadas de cor verde ou marrom aparecem na massa verde, geralmente localizadas ao longo das veias;
- as folhas ficam pegajosas devido ao segredo especial dos insetos.
É difícil se livrar dos escudos - uma poderosa concha de fêmeas protege perfeitamente seu corpo, assim como os filhos de inseticidas. A primeira medida para o tratamento de uma flor é a remoção de placas. Para fazer isso, use um cotonete ou um algodão embebido em água e sabão.
Importante! Cada nova planta da casa deve ser tratada profilaticamente com inseticidas e fungicidas.
As zamioculcas purificadas devem então ser tratadas com um inseticida (Actellik, Bankol e Mospilan).O procedimento é realizado 2 vezes, com um intervalo de 2 semanas. O vidro da janela, o peitoril da janela e todos os objetos em contato com a flor também devem ser processados. Eles podem carregar na superfície larvas ou ovos de insetos.
Problemas com folhas de Zamioculcus
Às vezes, a principal razão para a diminuição do valor decorativo das zamioculcas são erros no seu conteúdo, o que leva a manifestações externas (amarelecimento, secura). Tais condições não são menos perigosas, pois muitas vezes provocam consequências terríveis.
Fica amarelo
A manifestação mais marcante das alterações fisiológicas da planta é considerada o amarelecimento da massa verde. Ocorre por uma série de razões desfavoráveis que levam à decomposição das clorofilas e à deterioração adicional das folhas. Frequentemente, isso indica não conformidade com o regime de irrigação. Nesse caso, folhas amarelas pálidas e manchas escuras nos pecíolos aparecem, o que indica um estouro. Provoca danos ao sistema radicular com focos purulentos.
Além disso, a folhagem pode ficar amarela devido a um regime de temperatura desequilibrado; nesse caso, as manchas adquirem um contorno "irregular" característico. Tais patologias geralmente surgem devido a queimaduras solares, mas também podem ocorrer quando a flor é hipotérmica no inverno.
Vídeo: As folhas de Zamioculcas ficam amarelas, o que fazer
Wilt
Na maioria dos casos, as folhas desbotam devido ao envelhecimento natural. Nesse momento, as células param de se dividir, o que leva à morte gradual da lâmina da folha. No entanto, essas folhas são fáceis de identificar, pois aparecem apenas no nível inferior da planta. A derrota das folhas jovens indica sérios problemas nos cuidados causados por rega irregular.
A secagem das folhas é frequentemente provocada por rega insuficiente, enquanto também é observada a inibição do crescimento das flores. Manchas pútridas, acompanhadas de murchidão, indicam um transbordamento do vaso ou hipotermia radicular com água fria. Nesse caso, a podridão do sistema radicular é frequentemente observada.
Manchas
As plantas spotting podem ser divididas em vários grupos, dependendo da cor.
Detectado:
- castanho escuro - A primeira evidência de rega inadequada (transbordamento) de uma flor. Aparecem após lesões putrefativas do sistema radicular como resposta a uma violação da capacidade de absorção das raízes;
- marron, manchado - aparecem como resposta das células à hipotermia, caso em que diminuem o metabolismo e morrem lentamente;
- grandes manchas pretas no pecíolo - indica que parte das raízes da flor morreu devido ao alagamento do solo.
Você sabe Na cultura chinesa, Zamioculcas é o símbolo oficial do Ano Novo. Sem ele, nenhum evento comemorativo é realizado.
Manchas pegajosas nas folhas
Líquido pegajoso e incomum na massa verde ocorre devido a danos à flor por pragas. Esta substância é um produto da vida dos insetos e se acumula apenas no caso de desenvolvimento em massa de parasitas. A substância é perigosa, contém muitos subprodutos, que se tornam o melhor meio nutritivo para o desenvolvimento de fungos. Nesse caso, se a infestação de fungos e parasitas for detectada prematuramente, ela poderá arruinar Zamioculcas em apenas 15 a 20 dias.
Problemas de raiz
Os danos ao sistema radicular são a principal causa de problemas em todas as plantas, portanto, essas alterações não podem ser ignoradas. Mesmo sem manifestação externa, eles provocam muitos processos patológicos que, sem interrupção oportuna, podem levar a uma morte aguda da planta.
Estão secos
Se o sistema radicular da "árvore do dólar" começar a secar e murchar - esta é a principal evidência do escasso umedecimento do vaso de flores. A patologia raramente ocorre, uma vez que o sistema radicular da espécie é capaz de acumular umidade e usá-lo em condições adversas. Não é difícil resolver o problema, basta ajustar o sistema de irrigação. O substrato precisa ser regado regularmente, no entanto, o solo deve secar bem.
Podridão
A podridão provoca a saturação do substrato com a umidade. O problema geralmente surge, uma vez que apenas alguns cultivadores de flores estudam minuciosamente todos os requisitos para cuidar da planta. Para salvar zamioculcas, ele deve ser transplantado para um novo substrato, enquanto as partes afetadas das raízes devem ser removidas. Antes do plantio, as raízes são tratadas com solução de Fitosporina ou permanganato de potássio a 2%.
Além disso, a podridão provoca um substrato inadequado para o crescimento das flores. Para o transplante, chernozem nutritivo, misturas de turfa, etc. são frequentemente usados, no entanto, apenas solo argiloso com baixa capacidade de umidade é adequado para a flor. Somente neste caso é possível obter uma remoção instantânea de umidade prejudicial.
Enegrecer
Se o escurecimento das raízes não é acompanhado por outras manifestações, e o regime de regar a flor é observado, nesse caso, o fenômeno não tem natureza patológica. Todas as raízes estão sujeitas a esses processos, o que indica seu crescimento. Além disso, a aparência no topo das raízes enegrecidas da luz, pontas crescentes, também indica isso.
Manchas nas raízes
Manchas na massa da raiz ocorrem em caso de não conformidade com os requisitos da planta para irrigação. Além da saturação do solo com a umidade, essa reação é frequentemente observada quando se utiliza água fria, o que provoca super-resfriamento das raízes e a morte de suas células. Para salvar a "árvore do dólar", basta substituir a água fria pela aquecida ao meio ambiente e bem defendida. Ao mesmo tempo, para melhorar rapidamente a condição da flor e normalizar o microclima do solo, a taxa de irrigação é reduzida pela metade em 2 semanas.
Medidas preventivas
Doenças e pragas de flores em ambientes fechados não são incomuns; portanto, você precisa lidar com elas minuciosamente, mesmo antes dos primeiros sinais da derrota de uma flor. Isso eliminará problemas desnecessários, bem como a deterioração da decoratividade da sua flor favorita. Para isso, a planta deve ser tratada periodicamente com preparações inseticidas e fungicidas. Tais procedimentos são realizados a cada 2 meses ou pelo menos 2 vezes por ano, no final e no início da estação de crescimento ativo.
Muitas vezes, infecções perigosas são causadas por derrapagens artificiais. Para evitá-lo, o solo deve ser esterilizado durante o transplante; todo o inventário também é submetido a esse procedimento.
Importante! Com o aumento do jardim de flores em casa, todas as novas plantas são enviadas para quarentena de duas semanas, já que potencialmente a maioria delas é portadora de doenças perigosas.
Além disso, as seguintes medidas ajudarão a proteger a árvore do dólar contra doenças:
- adesão estrita ao regime de irrigação;
- alimentação regular, no verão são realizadas a cada rega, no inverno e no outono - todas as outras vezes;
- Uma vez por mês, uma flor deve criar um banho quente;
- a espécie cresce melhor em vasos apertados, grandes recipientes muitas vezes inibem sua resistência a infecções;
- a planta tolera bem a iluminação brilhante, mas é melhor fornecer luz suave e difusa.
Erros comuns de processamento
Erros em plantas de processamento não são incomuns; no entanto, eles causam menos danos do que as doenças; portanto, antes de começar a tratar uma flor, é necessário levar em consideração a experiência negativa de outros jardineiros.
Os principais erros no processamento de plantas, medidas para sua eliminação e prevenção:
Descrição do produto | Remédios |
Incumprimento da concentração de substâncias (provoca queimaduras nas flores) | Antes de processar as plantas, faça a medição de óculos e pipetas. |
Misturando duas drogas | Antes de cada tratamento, limpe todos os recipientes volumétricos e equipamentos auxiliares. |
Negligenciar o tempo entre sprays | Durante o tratamento da flor, crie um calendário especial para adicionar o tempo de processamento, quantidade e tipo de medicamento utilizado. |
Escolha errada de medicamentos | Cada doença é tratada com uma gama restrita de medicamentos; portanto, antes da pulverização, você precisa estudar suas instruções e determinar com precisão a doença. |
O uso anual dos mesmos medicamentos (devido ao qual sua eficácia diminui) | Os medicamentos devem ser substituídos pelo menos 1 vez por ano, para criar um cronograma especial para o uso de equipamentos de proteção para monitoramento. |
Armazenamento de soluções a longo prazo | Armazene os fluidos de trabalho não mais de 24 horas após a preparação; posteriormente, sua eficácia diminui. |
Doenças e pragas freqüentemente afetam as zamioculcas, uma vez que um vaso doméstico não é o melhor lugar para o funcionamento da imunidade natural de uma flor. Zamioculcas precisa de cuidados regulares, exames e medidas preventivas.