Em 2018, em todas as zonas climáticas do solo da Ucrânia, foi observada uma ampla disseminação do pico de trigo de inverno de Fusarium, que ameaça as colheitas de inverno este ano.
Como os cientistas da Universidade Nacional de Ciências da Vida e do Meio Ambiente da Ucrânia prevêem que, em 2019, os funcionários da universidade chegaram a essa conclusão com base nos dados sobre o estoque inicial de infecções acumuladas nos últimos 2-3 anos nos campos de rotação de culturas e nas características bioecológicas dos patógenos.
Os cientistas esperam os maiores danos às safras de trigo de inverno nas zonas de Polesie e Lesostepi, desde que haja clima quente (13-24 ° C) e úmido (80-100%), com precipitação frequente sob a forma de chuva e orvalho forte.Na fase de amadurecimento do leite com flores, é possível causar danos médios e graves ao ouvido. Em algumas partes da zona estepe da Ucrânia, está prevista uma ligeira infecção do trigo de inverno com Fusarium.
A contaminação por picos com o fungo ocorrerá durante a maturação do leite, desde que haja uma quantidade significativa de precipitação e alta umidade, além de radiação solar total de 475-727 mJ / sq. m