Os amantes de plantas de interior estão frequentemente em busca de novas flores que são dotadas de uma vegetação luxuriante e, ao mesmo tempo, florescem de maneira bela e contínua. Uma dessas plantas, chamada eskhinantus, está ganhando popularidade hoje. Oferecemos a conhecê-lo melhor.
Descrição botânica da planta
Aeschinantus é uma planta perene perene da família Gesnerius. Os trópicos do sul da Ásia são considerados sua terra natal, onde cresce nos troncos de grandes árvores e obstáculos, enquanto cresce bem em ambientes fechados. Graças ao seu exotismo, a flor se tornará um adorno para qualquer interior.
O comprimento das hastes varia, chegando a 90 cm, e processos finos têm galhos, nos nós são cobertos com folhas localizadas em frente a pecíolos pequenos. As folhas são de forma oval, com uma borda lisa e pontas pontiagudas. Pintado de verde. Seu comprimento é de aproximadamente 10 cm.
Durante a floração, pedúnculos longos aparecem nas bordas dos brotos, que formam pincéis soltos. Os botões crescem na forma de tubos alongados, pintados na cor vermelho escuro. Em forma, eles se parecem com batom. Um tubo branco sai do centro. Graças aos brotos flexíveis, pode ser dada de duas formas: fixação na forma de um arbusto ou disposição livre em um pote de cache.
Condições de cultivo da casa
Vamos considerar com mais detalhes que condições devem ser criadas para o eskhinantus.
Localização e Iluminação
O vaso é colocado em um local com muita luz, mas ao mesmo tempo deve ser espalhado. Como em outras plantas, os raios diretos do sol são prejudiciais para as folhas do eschinanthus - eles podem queimar através de uma pele fina e formar queimaduras. Com base nisso, é melhor escolher o local do pote no leste ou oeste.
Você sabe Traduzido do grego eskhinantus significa "flor distorcida". Isto é devido à forma curva da corola.
Temperatura e umidade
Eschinanthus é uma flor termofílica, cujos botões são colocados no inverno. Na estação fria, a temperatura deve estar na faixa de + 16 ... + 18 ° C. Estes são os indicadores que criarão um tempo de dormente para um conjunto de forças. No verão, a temperatura é aumentada para + 23 ... + 25 ° C. Os vasos devem estar localizados longe de correntes de ar e saltos agudos de temperatura, que afetam negativamente a condição da flor.
O próximo indicador importante é a umidade. O ar seco leva à queda de folhas e brotos, o que afeta a beleza da flor. Para manter a umidade no nível correto, recomenda-se pulverizar a planta, você pode colocar um recipiente de água ao lado da panela.
Como cuidar em casa?
Para o crescimento e a floração, o conteúdo de flores na sala deve estar próximo ao ambiente natural. Considere quais ações são executadas.
Rega
As condições favoráveis criadas permitem que o solo não seque. Basta regar uma vez por semana. Use apenas água purificada ou sedimentada, cujos restos serão removidos da panela depois que o pedaço de terra estiver completamente molhado. No calor, a quantidade de água é aumentada para dois por semana. É importante que a água não caia nos brotos. Recomenda-se limpar a folhagem com uma esponja úmida do pó.
Importante! Durante o inverno em local fresco, a pulverização não é realizada e, se a panela estiver próxima ao radiador, isso é necessário.
Aplicação de fertilizantes
Entre o final da primavera e o início do outono, a fertilização é recomendada 2 vezes por mês. Para fazer isso, pegue uma solução preparada a partir de fertilizantes para flores. É importante garantir que a cobertura não caia nas hastes, pois pode queimá-las. Recomenda-se que a dosagem indicada pelo fabricante seja reduzida à metade e diluída com água. Contribua apenas após a rega. É possível realizar curativos foliares. Para a pulverização, a dosagem é ainda mais reduzida. A panela é removida da luz até as folhas secarem completamente.
Poda
Quando na estação fria, a planta é mantida em uma sala muito quente e seca e, ao mesmo tempo em que não possui luz suficiente, os brotos descartam a folhagem e são muito extensos. Portanto, a poda é recomendada na próxima primavera. É melhor fazer isso no final da floração. Você precisa remover até 2/3 das hastes, todas as folhas secas e remover brotos secos. Para estimular a ramificação, aperte as partes superiores se elas ainda não formaram botões. A cada 5 anos, a flor é completamente rejuvenescida.
Você sabe As flores da noite para o dia fecham seus botões para impedir que os órgãos reprodutivos esfriem ou sejam danificados pelo orvalho frio.
Transplante
O primeiro transplante é realizado imediatamente após a aquisição. Eles fazem isso transferindo-os para uma panela rasa de tamanho médio que possui orifícios de drenagem. Na primeira vez após o transplante, recomenda-se sombrear ligeiramente a planta e aumentar a umidade.
Os transplantes subsequentes são realizados na primavera. Faça isso uma vez por ano, quando as raízes enchem completamente a panela. O novo tanque deve ser 3 cm mais largo que o anterior. O solo é comprado em uma loja, deve ser leve, com uma acidez normal. O solo é desinfetado, a drenagem é colocada no fundo da panela, coberta com terra e colocada uma planta.
Como propagar?
Você pode aumentar o número de plantas sem adquirir novas por reprodução. Faça isso com sementes ou estacas.
O primeiro método requer esforço, portanto raramente é usado. Para a germinação das sementes, elas são plantadas em areia úmida e turfa e cobertas com um filme. A estufa é colocada em um local quente e deixada até a germinação. Todo esse tempo, a rega é realizada apenas através da panela. Após o surgimento dos brotos, a aeração é realizada. A estufa é limpa somente após um mês. As mudas são transplantadas para outro local a uma distância de 5 cm uma da outra.
Além disso, a reprodução é realizada vegetativamente. Durante a estação quente, é realizado o corte dos topos das hastes. Pelo menos dois nós devem estar presentes neles. De baixo, a fatia é tratada com um meio de estimular o crescimento e colocada em um recipiente com uma composição de esfagno, turfa e areia. Cubra a parte superior com polietileno e contenha a uma temperatura de + 25 ° C. Deixe até que as raízes apareçam e, em seguida, remova o abrigo e transplante para uma panela com solo para uma planta adulta.Importante! A reprodução pode ser realizada separando as folhas, no entanto, enquanto o crescimento de uma nova planta será lento.
Vídeo: criação de eshinanthus
Dificuldades crescentes
A criação de condições adversas e erros no atendimento levam ao aparecimento de doenças e pragas:
- Podridão cinzenta. A aparência do molde é eliminada reduzindo a rega e a pulverização com "Fundazole".
- Ácaro aranha. A detecção de pequenos insetos requer tratamento com inseticidas.
- Tripes. Os pontos de luz nas folhas são removidos por tratamento com Fitoverm ou Actellik.
- Folhagem caindo. O motivo pode ser a falta de umidade ou ar frio.
- Manchas marrons claras nas folhas. A rega é realizada com água muito fria.
- Falta de flores. É importante deixar a planta ganhar força nos meses de inverno ou compensar a falta de luz.
- Manchas marrons nas flores e sua queda. Atenção ao regar, aumentando a umidade do ar.