As plantações de grupo da tulipa Blue Diamond decoram perfeitamente o canteiro de flores do parque e o jardim. Essas flores formam botões incomuns e saturados. As plantas perenes bulbosas herbáceas se adaptam idealmente a qualquer tipo de clima e solo. Sobre como cultivar a tulipa Blue Diamond, cuidar dela, protegê-la de pragas e doenças, quais são as maneiras de colocar essas plantas em composições paisagísticas - mais adiante neste artigo.
Descrição da nota
De acordo com a classificação internacional, as tulipas Blue Diamond da classe Blue Diamond são classificadas como tulipas terry tardias. A classe dupla terry (Double Late) é caracterizada por crescimento médio e alto de plantas, uma flor semelhante a uma peônia, que floresce 21 dias entre maio e junho. A criação de novas variedades foi ativamente realizada no século XX, usando representantes da classe Triumph. Atualmente, a classe Double Late possui 121 variedades cultivadas em 296 hectares, o que representa 4% da área total de plantação de tulipas na Holanda.
Blue Diamond são plantas herbáceas bulbosas criadas por criadores holandeses, seus poderosos pedúnculos atingem uma altura de 25 a 50 cm. Esta é uma planta com poucas folhas carnudas de tamanhos diferentes: grande - inferior e pequeno - superior. As flores abertas são de peônia, suculenta, lilás magnética ou violeta-violeta com um tom branco, sua altura chega a 8 a 12 cm, as pétalas são macias, acetinadas, seu número é de 18 a 20 peças. O diâmetro das flores varia de 4 a 18 cm e as plantas florescem por três semanas, começando em meados de maio. As sementes amadurecem em uma pequena caixa esférica. Essa variedade geralmente é cultivada "cortada". É caracterizada por uma taxa média de crescimento. O tamanho da lâmpada é 11-12 cm.
A planta rejuvenesce a cada ano, apesar de uma curta estação de crescimento. A colocação de uma lâmpada jovem começa imediatamente após a floração e a formação do broto futuro é concluída no final do outono. A vegetação do mato ocorre de duas maneiras: a formação de uma lâmpada filha perto da mãe e as sementes.
Você sabe O botânico alemão Basilius Besler fez uma descrição das tulipas européias em 1613.
Recursos crescentes
Plantas com botões formados devem ser amarradas, você pode até proteger com a ajuda de adereços. Essas medidas são realizadas para evitar possíveis danos aos pedúnculos sob o peso dos gomos em tempo chuvoso e ventoso.
Corte a flor murcha e o pedúnculo no final da floração para evitar a formação de sementes, o que leva a uma diminuição no número de flores como resultado do esgotamento do bulbo. As folhas devem ser podadas quando estiverem amarelas e secas, pois ocorrem processos que contribuem para o rejuvenescimento do material bulboso.
Quando os caules das flores estão completamente secos, eles desenterram os bulbos com as "crianças", separam-nos cuidadosamente, armazenam-nos e secam em um local escuro e quente por um mês. No mês seguinte, são mantidos a uma temperatura de + 20 ° C e depois até o plantio a + 15 ° C
Quando a temperatura é fixada em + 5 ° C, o material de cebola plantada é coberto para o inverno com uma mistura de turfa e areia.
Escavado para armazenamento, material de cebola, é necessário classificar de acordo com o tamanho, remover amostras infectadas e danificadas. Em seguida, os bulbos devem ser tratados com uma solução de manganês, secos, colocados em recipientes e colocados em local fresco, com uma temperatura de + 10 ... + 15 ° C, até a primavera. O tempo de resfriamento da lâmpada é de 15 a 16 semanas.
Importante! O material da lâmpada que é armazenado até o próximo plantio deve ser verificado regularmente para evitar danos.
Regras de desembarque
Conseguir a floração exuberante Blue Diamond ajudará o plantio correto de bulbos em um local ideal. Esse lugar seria uma área ensolarada e sem vento; para o Blue Diamond, a sombra parcial também é considerada aceitável.
Escolha um solo nutritivo, e não muito úmido. O excesso de água contribui para a deterioração do bulbo de tulipa. Solo não azedo, argiloso e solto é adequado.
Para reduzir a acidez do solo, adicione cal ou uma mistura de solo com um copo de cinza, um copo de superfosfato e 3 kg de turfa, preparado na proporção de 1 m²
Plantar bulbos em grupos envolve cavar um buraco de fundo plano a uma profundidade de 12 a 15 cm. O fundo é coberto com uma camada de solo composto de grama, com 1-2 cm de espessura, e uma camada de areia de centímetro é derramada por cima. Lâmpadas com a ponta afiada são colocadas na areia, depois devem ser cobertas com terra previamente removida. As tulipas de inverno são destiladas; lâmpadas grandes e saudáveis são selecionadas para isso. Eles são plantados em recipientes com orifícios de drenagem. O fundo dos recipientes é coberto com uma camada de drenagem. A mistura do solo é preparada a partir do solo do relvado, composto, areia ou turfa.
Você sabe O maior leilão mundial de flores é o holandês Royal Flora Holland, que reúne 5 mil produtores e 2,45 mil compradores através de vendas diretas. A plataforma online Flora Mondo, juntamente com os leilões de Aalsmeer, Naaldvik, Riensburg e Eelde, produz 100 mil transações diárias.
As lâmpadas Blue Diamond são transplantadas para um novo local anualmente. Este processo evita a ocorrência de doenças bacterianas e fúngicas.
O plantio de bulbos começa no final de setembro ou na primeira década de outubroquando a temperatura do solo a 10 cm de profundidade é de + 5 ... + 7 ° C. Mergulhe as lâmpadas em solução de manganês quente por meia hora antes de plantar.
A profundidade do plantio de bulbos de tulipa depende do tamanho das sementes. "Crianças" são plantadas a uma profundidade de 3 cm, bulbos pequenos - 7 cm, médios - 10 cm, grandes - 15 cm.
Um mês e meio antes de plantar, arar o solo e adicionar matéria orgânica. Antes do plantio, a terra não deve ser fertilizada com estrume, pois isso pode levar à deterioração da raiz. Antes do plantio, é melhor introduzir húmus à taxa de 10 kg por 1 m². Em seguida, o local do plantio deve ser derramado com água fervente com manganês, para proteger a lâmpada contra possíveis doenças.
A distância entre os arbustos deve ser de 8 a 20 cm. Esse espaço livre contribui para o crescimento e desenvolvimento normal das flores. O plantio adequado de tulipas garante o aparecimento das primeiras mudas já na próxima primavera. Se o local de pouso estiver na sombra, os primeiros tiros deverão ser esperados um pouco mais tarde. As flores não têm medo das geadas da primavera.
As sutilezas do cuidado
Blue Diamond são despretensiosos em cuidados. No entanto Para que as flores o agradem por um longo tempo com floração magnífica, ausência de doenças e pragas no mato, é necessário observar algumas regras de cuidados:
- Blue Diamond adora umidade, portanto, organize a rega regular do jardim de flores à noite com água morna, aquecida durante todo o dia pelos raios do sol, sendo especialmente responsável por esse processo durante a formação de brotos e flores. O alagamento ameaça lâmpadas apodrecidas. A umidade não deve penetrar nas folhas durante a rega; portanto, use um regador especial com pequenos orifícios no bico, com os quais a água nos orifícios se formou ao redor da planta. No final do período de floração, a rega abundante é continuada por 15 dias, e esse processo é gradualmente reduzido.
- Após umedecer, o solo é afrouxadoeliminar ervas daninhas a cada sete dias.
- Mulching da flor retém a umidade no solo - a planta pode ser menos regada.
- Adubar arbustos 3-4 vezes por ano. Os fertilizantes nitrogenados introduzidos durante o início da primavera ajudam a estimular o crescimento e o desenvolvimento do mato. Não perca o tempo de formação dos brotos, durante esse período você deve fazer um complexo de fertilizantes fósforo-potássio. No final da floração, fertilizantes com fósforo devem ser adicionados para fortalecer os bulbos. Se você não cavou as lâmpadas para armazenamento no verão, aplique fertilizante de potássio no outono, o que aumentará a resistência ao gelo e contribuirá para o rejuvenescimento do material da cebola.
Importante! Ao plantar uma combinação de variedades precoces e tardias em um canteiro, você continuará o processo de floração de abril a junho.
Pragas e doenças
As pragas do Blue Diamond incluem:
- Carrapato aracnídeo branco-amarelo de cebola, que afeta a lâmpada, como resultado, o arbusto desaparece, as folhas ficam amarelas. Para destruí-lo, use qualquer fungicida.
- Caracóis mais finosaparecendo tempo chuvoso prolongado e estragando não apenas folhas, pedúnculos e flores, mas também bulbos.
- Pulgõesalimentando-se do suco de pedúnculos, folhas, flores, bulbos armazenados. Use uma solução de sabão ou manganês para livrar as plantas dos pulgões.
- Ursos, que pode danificar ou comer completamente os bulbos do arbusto, devido aos quais os pedúnculos, folhas e flores dão errado. Destrua o urso com iscas envenenadas.
Muitas doenças se espalham rapidamente de um arbusto para outro; portanto, se você identificar uma planta infectada, ela será tratada e transplantada para outro local.
Entre as doenças que afetam o diamante azul são conhecidas:
- Podridão cinzenta - São manchas amarelas nas folhas, pedúnculo e flores, que acabam mudando de cor para cinza. O motivo das manchas cinzentas é o armazenamento e os cuidados inadequados da planta.
- Oídio manifestado pelo revestimento branco nas folhas, para evitar doenças, os arbustos devem ser tratados com uma solução de sabão e álcool.
- Spreads de aterrissagem incorretos podridão da raiz nos bulbos devido ao solo alagado, como resultado do pedúnculo enfraquece, murcha, o desenvolvimento das flores não ocorre.
- Doença de agosto manifestada por listras marrons nas hastes, bulbos e folhas. Para evitar a propagação da doença, o mato é desenterrado e queimado.
- Em caso de derrota Fusarium pedúnculo enfraquece, torna-se fino, o desenvolvimento de brotos não ocorre. A lâmpada ao cavar é suave com as áreas afetadas. Deve ser queimado, o solo tratado com uma solução de manganês.
- Podridão suave manifestado em folhas amareladas, uma lâmpada coberta com manchas cor de rosa. Os arbustos infectados devem ser queimados.
- Como resultado da derrota tifulose folhas e flores ficam vermelhas e enrolam, a lâmpada fica amarela. A doença é transmitida por ervas daninhas e pragas.
O cuidado e o plantio adequados do Blue Diamond podem impedir a derrota de doenças e insetos.
Tulipa em paisagismo
Em todos os jardins ou parques da primavera, você verá tulipas. Tintas de claras a escuras, diferentes formas de flores, uma variedade de variedades que diferem nos períodos de floração, tais características permitiram que a tulipa se tornasse uma "favorita" das composições da paisagem.
Os arbustos de tulipa adornam:
- mixborders e rabatki;
- canteiros de flores;
- slides alpinos;
- círculos de tronco de árvore.
Um método comum para os paisagistas é plantar tulipas em matrizes que devem ser eliminadas com pequenas perenes de cebola.: narcisos amarelos, jacintos amarelos (são plantadas 7 lâmpadas por 1 metro), muscari azul brilhante. Os “vizinhos” de bulbo podem ser um elemento completo de mixborder ou servir como pano de fundo.
Combine tulipas com uma variedade de miosótis, amores-perfeitos, margaridas, prímula, açafrão de flores pequenas, hionodox. Escolha plantas que florescem no mesmo esquema de cores. Uma combinação multicolorida forma um tapete floral. A tradição dos parques públicos tem sido a organização de grandes festivais de tulipas.
Você sabe Não muito longe de Leiden, na Holanda, há uma exposição de flores Keukenhof em uma área 32 hectares, onde mais de 7 milhões de flores florescem na primavera. Ao longo de 50 anos, a exposição foi visitada por 40 milhões de pessoas, incluindo 60% — estrangeiros.
Uma variante da composição da paisagem das tulipas é a organização da "vernissage" da primavera ao longo dos caminhos.
Plante tulipas quadradas de cada variedade, envolva-as com molduras, de tamanho adequado e pintadas em uma cor semelhante com flores.
Para obter um jardim de primavera no terraço, no outono, você deve plantar os bulbos em vasos, enterrá-los no solo e, na primavera, remover, limpar e colocar em um lindo vaso de flores.
O plantio de tulipas em contêineres usando solo já misturado está se tornando popular., que permite desenterrar recipientes do jardim a qualquer momento conveniente e encher o local com plantas de verão. Este método alivia o canteiro de flores da aparência desagradável das folhas amareladas.
Os arbustos de tulipa são plantados entre plantas perenes de folhas largas, como hospedeiros, samambaias ou entre daylilies, floxes e gerânios. Os arbustos de tulipa são combinados com arbustos ornamentais: spiraea de primavera, amêndoa de estepe, Padonbara magonia, henomelis japonês, forzia, rododendro e weigela. O diamante azul combina bem com os lilases comuns, resultando em uma maravilhosa composição monofônica.
Você sabe A cidade de Liss, perto de Roterdã, é famosa pelo Museu Black Tulip. Ele conta a história do cultivo de tulipas, "tulip mania" 1620–1637, quando o preço da lâmpada excedeu o valor do ouro. Uma história separada diz respeito às tentativas dos cultivadores de flores de desenvolver uma variedade de tulipa negra.
No Oriente Médio - o berço das tulipas, essas plantas eram cultivadas isoladamente ou na forma de "tapetes" - em áreas verdes não pavimentadas do pátio. Os arbustos de tulipa desempenharam o papel do elemento principal da composição. Você pode usar o método do Oriente Médio de plantar o Blue Diamond se tiver estilizado seu jardim na forma de jardins orientais.
Outra maneira é remar. Sua aparência está associada ao período de distribuição de bulbos na Europa, quando o estilo "jardins regulares" apareceu. As flores são plantadas em fileiras, mas é preciso ter cuidado para que o tipo de plantio não seja caracterizado por monotonia e falta de naturalidade, um conflito de composição entre a paisagem geral e as tulipas. Este método é aplicável apenas ao planejamento regular de jardins.. Ao mesmo tempo, uma divisão é feita em setores nos quais os elementos são repetidos. Por exemplo, você pode dividir o território em quadrados, retângulos, triângulos, cercá-los com uma cerca viva, e em cada um deles plantar uma certa variedade de tulipas, que difere das demais em estrutura de cores e flores.
Paisagistas modernos usam a técnica de plantio de bordas de tulipa. Esta técnica é usada, combinando com outras plantas arbustos de tulipa, que após a floração estão em fase adormecida e parecem completamente sem decoração. Ao formar as plantações de borda, lembre-se de que a parte aérea das tulipas após a floração deve secar completamente e depois serão desenterradas. Portanto, as plantas vizinhas devem ter uma aparência feia, por exemplo, uma gypsophila plantada ao lado também retira o excesso de umidade do solo, o que é indesejável para as lâmpadas.
Composições naturais e harmoniosas da paisagem são combinações de grupos de tulipas com gramíneas perenes que florescem mais tarde. Mudas de plantas anuais são preparadas com antecedência e plantadas em vez de tulipas. A composição da fronteira durante o período de verão agrada a florescimento abundante.
Usando o método "natural" de plantar, as tulipas são colocadas em pequenos grupos no meio do gramado ou no círculo de árvores próximas à árvore. Ao mesmo tempo, eles tentam plantar variedades de baixo crescimento nas fileiras próximas do jardim, variedades com estatura média - no meio e altas - ao fundo. Plantado em um grupo de 3-4 bulbos ou várias dúzias, criando ilhas de flores. É utilizado um método de plantio em cacho, no qual 6-10 lâmpadas da mesma variedade são colocadas na vizinhança. Uma variedade passa por todos os períodos de vegetação ao mesmo tempo, portanto, o plantio, o corte e a escavação são realizados simultaneamente. Como resultado, lâmpadas de uma variedade diferente não são danificadas.
Importante! Use esboços coloridos de canteiros para selecionar a combinação apropriada de plantas nas composições da paisagem. Nas encostas e na sombra, não é recomendável plantar tulipas.
Tente criar plantações em grupo de tulipas da mesma variedade - “manchas coloridas”isso adicionará contraste à composição da paisagem ou usará uma transição suave de tons. Muitos representantes solitários de diferentes variedades no jardim não criarão um efeito interessante.
Como resultado da formação de um canteiro de flores de tulipa separado nas profundezas do jardim, na primavera, forma-se uma forma geométrica de cor saturada, que no verão ficará oculta sob as árvores.
Blue Diamond é um ótimo companheiro para outras tulipas de terry mais leves. A continuidade dos canteiros de flores pode ser alcançada selecionando diferentes variedades para que elas floresçam uma após a outra. As primeiras variedades começam a florescer no final de abril. Em meados de maio, as variedades tardias abrem seus brotos. A composição consiste em 8-10 lâmpadas de cada tipo
Ao planejar canteiros, coloque corretamente as futuras flores das plantas, combine suas tonalidadespara que as plantações não se obstruam, e o jardim das flores deve parecer ótimo de diferentes lados do jardim. Considere cortar flores para o buquê, enquanto a aparência do canteiro não deve ser afetada.
Plantar e cuidar de um diamante azul é simples, para que novos jardineiros possam cultivar esse arbusto. As flores com pétalas roxas são consideradas uma das mais bonitas, e certa iluminação pode transformá-las em azul.