A zamia é uma planta de relíquia perene que cresceu no planeta há mais de 200 milhões de anos e ainda pode ser encontrada na natureza. Na floricultura de interior, a zamia também é bastante popular, das 26 espécies conhecidas, apenas algumas criam raízes em casa. Neste artigo, consideraremos uma descrição detalhada de uma planta única, características de cuidados, condições de crescimento e reprodução.
Descrição botânica da planta
O gênero dessas plantas pertence à família Zamiev, que se estabeleceu nos trópicos e subtrópicos da América. Dependendo do tipo de zamia, é caracterizada pela presença de um tronco tuberoso baixo, subterrâneo, coberto de cicatrizes de folhas mortas. Não há muitas folhas na planta, elas possuem uma estrutura de penas soltas.
Pecíolos podem ser lisos ou conter um pequeno número de espinhos. As folhas são bastante densas, podem ser ovais ou lanceoladas, na base têm um lobo largo e estreito, a borda é sólida ou serrilhada. Algumas espécies têm folhas com veias paralelas sólidas, densas e proeminentes.
Em casa, a zamia quase nunca floresce. Você pode observar a floração na natureza, embora a flor na representação usual dessa palavra, Zamia, seja muito peculiar e pareça uma casca de milho com grãos (vazios) não amadurecidos.Você sabe A palavra zamiya é traduzida do latim como perda ou dano. Nos tempos antigos, cones vazios ou danificados de coníferas eram chamados de zamia.
Com o tempo, a inflorescência escurece e se torna como um cone no qual as sementes são formadas. A flor é amarela leitosa, eventualmente se transforma em uma fruta e adquire uma cor cinza acastanhado. Floração cai no meio do verão.
Sistema raiz | Poderoso, longo |
Caule | O caule principal é espesso e pequeno, com uma superfície áspera, da qual partem brotos finos com folhas. |
Forma de folha | Oval ou Lanceolate |
Cor da folha | Verde brilhante |
Forma da flor | Lembra uma espiga de milho |
Cor da flor | Amarelo |
Forma de frutas | Lembra um longo solavanco |
Cor da fruta | Marrom acinzentado |
Sabor a fruta | Não comestível |
Tipos principais
Existem 26 tipos de substituição, alguns são cultivados em casa.
Considere os principais:
- parasita falso - distribuído nos trópicos da América do Sul, possui uma haste muito longa, que pode atingir 3 m de altura. As plantas adultas têm brotos de 2 metros, cujos pecíolos são cobertos com um pequeno número de espinhos. Em cada broto, folhas lineares de 40 cm de comprimento e 3 cm de largura, de cor verde brilhante, com bordas serrilhadas;
- em pó - generalizada no México. É o tipo mais popular para cultivo interno, distribuído em todos os cantos do mundo. A planta não tem caule, as folhas são plantadas em um tronco repetitivo, a maioria das quais é subterrânea. As folhas são colhidas em uma roseta, têm uma cor verde com um tom acinzentado-azulado. Eles podem atingir 50-100 cm de comprimento. Cada broto tem 12 pares de folhas, que diferem em uma estrutura densa e veias paralelas pronunciadas no verso. Existem escamas leves nas folhas, na zamia jovem - nos dois lados da folha, na idade antiga - apenas nas costas;
- folha larga - uma planta curta que possui um subsolo espesso semelhante a um clube ou se elevando acima do tronco do solo. Distribuído em Honduras. As folhas são plantadas em cima de brotos, cujo comprimento pode atingir 1 m, têm uma forma oval oblonga, com 15 cm de comprimento;
- anão - na natureza cresce em Cuba, o tronco é subterrâneo, pelo que parece que várias plantas crescem nas proximidades, à medida que os brotos se afastam do tronco em diferentes direções. Os brotos atingem um comprimento de 0,5 m, cada broto tem de 6 a 8 pares de folhas;
- florida - difundido na Flórida. É a única espécie capaz de despejar a parte da folha durante o inverno. A altura da planta em si não excede 30 cm, enquanto os brotos são bastante longos - 1 m. Cada broto é coberto com 50 pares de folhas com bordas pontiagudas e irregulares.
Microclima
O principal estimulador do bom crescimento e a ausência de problemas no processo de obtenção de um empréstimo é o microclima interno.
Localização e Iluminação
A Zamia é muito exigente em iluminação, adora a luz do sol e não responde bem ao cultivo em plena sombra. A planta também tolera a luz solar direta, se você a acostumar gradualmente ao sol (a partir da sombra parcial, às vezes a expõe ao sol brilhante, aumentando gradualmente a quantidade de tempo).
Quanto ao local de colocação do deputado - este deve ser o peitoril da janela sul, oeste ou leste também é adequado. A veiculação deve estar livre de rascunhos.Importante! A planta tem uma tendência ao desenvolvimento desigual de placas folhosas, devido ao fato de que algumas delas podem sentir falta de luz solar; portanto, às vezes é recomendável desdobrar a panela para que todas as folhas fiquem acesas uniformemente.
Temperatura e umidade
No período primavera-verão, a temperatura do ar na sala com a substituição deve ser +25 ... + 28 graus, no outono você deve abaixar ligeiramente a temperatura para +20 e no inverno - para +18 graus. Fortes diferenças de temperatura não podem ser permitidas dia e noite; apenas 2-3 graus de oscilação são permitidos.
A zamia vai se sentir mal se a temperatura ambiente cair abaixo de +16 ° C, quando cai para +12 ° C - a planta desenvolve um estresse severo, começa a doer, se você não ajustar o regime de temperatura - a zamia morrerá.
Não é necessário manter a umidade alta no apartamento para cultivar um deputado, cresce bem mesmo com a umidade média. No período quente do verão, a umidade pode aumentar para 75-80%, o resto do tempo - 50-60% é suficiente.
Home Care
A zamia cresce muito lentamente; portanto, para estimular o crescimento da parte do solo, é necessário seguir certos procedimentos de cuidados.
Rega
Durante o período de crescimento ativo do empréstimo, da primavera ao outono, ele é regado regularmente e com abundância. Recomenda-se regar 2-3 vezes por semana, quando a camada superior do solo seca bem. Para irrigação, use água com temperatura ambiente. Você pode regá-lo sob a raiz ou instalar o vaso em um recipiente com água para que as raízes absorvam a quantidade necessária de líquido.
Não é recomendável pulverizar o engate; no verão, para umedecer as folhas, é melhor limpá-las com uma esponja úmida. No inverno, a rega é bastante reduzida e regada 1-2 vezes por mês, quando o solo está quase completamente seco. Tal medida é necessária para evitar a deterioração das raízes, uma vez que a zamia é muito suscetível à podridão das raízes.
Aplicação de fertilizantes
Durante o verão e a primavera, a zamia deve ser alimentada com qualquer fertilizante complexo para plantas de folhagem, de acordo com as instruções da embalagem. Os fertilizantes são aplicados uma vez por mês, produzindo uma solução nutritiva e substituindo uma rega por água comum.
Os fertilizantes são geralmente aplicados no solo levemente úmido para não queimar as raízes. No outono e inverno, a planta para de crescer, chega um período de "descanso", portanto, não é necessário alimentar a zamia neste momento.
Poda
Não é recomendável cortar zamia, pois os brotos com folhas não crescem de maneira uniforme e lenta o suficiente. Se você deseja alcançar o "esplendor" do arbusto cortando os brotos, nada dará certo, o zamiya pode sofrer muito com esse impacto e até morrer. A única razão para aparar alguns brotos é seu dano, doença, pragas ou morte natural.
Transplante
A planta jovem precisa de um transplante anual. Quando a substituição tem 5 anos, eles começam a transplantar a planta com menos frequência - uma vez a cada 3 anos. O transplante é realizado no início da primavera, para que, no início do crescimento ativo da planta, o sistema radicular esteja "acostumado" à composição alterada do solo.
Como recipiente para transplante, é melhor escolher panelas de barro não vidradas que passem bem pelo ar. O vaso é escolhido com profundidade média, 2-3 cm maior em diâmetro que o anterior. Para o transplante, uma mistura de terra é preparada com base em folhas, terra encharcada, húmus e areia (todos os componentes são tomados em quantidades iguais).
Processo de transplante:
- No fundo da panela nova (que tem orifícios suficientes na parte inferior), a drenagem é derramada - argila expandida com uma camada de 5 cm.
- Uma planta é cuidadosamente removida da panela velha com um pedaço de terra.
- Sem destruir o pedaço de terra, a planta é baixada em uma panela de barro.
- Os vazios entre o vaso e a planta são preenchidos com misturas de terra preparadas, agitando periodicamente o vaso para compactar o solo.
- A planta transplantada é regada com uma pequena quantidade de água.
Reprodução
Geralmente, a criação é propagada de duas maneiras: por estacas e por sementes. Vamos considerar com mais detalhes todo o processo de reprodução de cada método separadamente.
Estacas
Para estacas em uma planta, um broto jovem é selecionado e cuidadosamente separado com uma faca afiada da mãe. Os talheres devem ser colocados na água e esperar até que as raízes apareçam. Depois que as raízes aparecem, as mudas são plantadas no solo com base em turfa e areia (1 a 1), para que o zamiya construa um sistema radicular forte.
Vaso para plantio escolher 6 cm de diâmetro, altura média. Após um ano, a planta pode ser transplantada para o solo com a adição de terra frondosa e úmida (todas em partes iguais), uma camada de argila expandida é derramada no fundo da panela.
Cultivo de sementes
Para cultivar sementes, você precisa comprar material de sementes em uma loja especializada. As sementes devem ser semeadas em uma mistura de turfa e areia (1 a 1) em recipientes largos e longos ou em copos plásticos separados.
Esquema de semeadura:
- 1 cm de profundidade, 4-5 cm - entre cada semente, 5 cm - entre linhas.
- Depois de aprofundar as sementes no solo, o solo é pulverizado sobre a pistola e coberto com uma película plástica transparente para criar um efeito estufa.
- Todos os dias, as mudas são ao ar, removendo o filme por 1 hora.
- Após a emergência, o filme é removido e as plantas continuam a crescer até 5 cm de altura.
Depois que o zamya fica mais forte, pode ser transplantado para vasos permanentes, o solo usado é o mesmo que no caso de propagação por estacas.
Importante! Para que as sementes germinem, a temperatura do ar na sala é mantida em +25 graus, os recipientes são colocados em um peitoril da janela bem iluminado.
Dificuldades crescentes
No processo de criação de um substituto, algumas dificuldades podem surgir:
- amarelecimento das chapas - ocorre quando as raízes são lesionadas, por exemplo, após um transplante. Para restaurar o sistema radicular, recomenda-se adicionar um pouco de “Kornevin” ao solo durante a rega, o que estimulará o crescimento de novas raízes;
- amarelecimento e queda de folhas - a planta foi afetada por uma variedade fúngica de podridão. Você pode salvar a batalha transplantando para um novo solo, depois de remover as raízes afetadas. Antes de plantar em um novo solo, as raízes da planta são embebidas por 20 minutos em Fitosporin;
- descoloração, aparecimento de manchas escuras, queda - Está ligado à infecção por uma crosta. É necessário combater o “Actellicus” de acordo com as instruções;
- o aparecimento de teias de aranha na planta, folhas murchas - infecção por um ácaro. Você pode superar a praga processando "Agravertin" de acordo com as instruções.
Zamia na filosofia do Feng Shui
A filosofia oriental do Feng Shui diz que o zamiya é capaz de atrair riqueza e felicidade para a casa. Para obter um efeito positivo e atrair dinheiro, você precisa colocar moedas chinesas especiais nos brotos da planta e regar a água com água em abundância na piscina.
Além disso, de acordo com o ensino, a localização da flor no apartamento afeta o destino dos proprietários de maneiras diferentes. Ao colocar a panela na sala de estar ou na cozinha, a planta trará boa sorte. Se você instalar o vaso em seu escritório, a flor ajudará no crescimento da carreira.Você sabe Nos tempos antigos, a zamia era usada como matéria-prima para a fabricação de roupas pelos índios americanos.
Assim, não é difícil cultivar uma zamia em casa, o principal é seguir as recomendações de cuidados para garantir que a flor tenha um crescimento normal para manter uma aparência decorativa.