Devido à sua alta resistência ao inverno, o thuja é frequentemente usado em nossas latitudes para decorar uma casa de verão. Para que a decoratividade da planta se manifeste o máximo possível, ela deve ser cuidada adequadamente.
Após o pouso
O desenvolvimento saudável do thuja depende de cuidados adequados imediatamente após o plantio, quando a fundação é lançada. Aqui está o primeiro segredo: os procedimentos para plantas jovens e espécimes adultos são diferentes.
Importante! Se as raízes estiverem dobradas, existe o risco de infecção putrefativa. A podridão das raízes é mal tratada, na maioria das vezes a árvore morre.
A rega é realizada com água morna uma vez por semana, gastando 10 litros sob a planta. Em calor intenso, o solo é irrigado com mais frequência, dependendo da temperatura 2-3 vezes por semana, a quantidade de líquido é de 15 a 20 litros. As agulhas macias tendem a evaporar ativamente a umidade, por isso precisam ser pulverizadas a cada 7 dias ou diariamente no calor.
O procedimento é realizado à noite, quando o sol é menos agressivo. As mudas de outono precisam da mesma quantidade de rega, mas, dada a chuva natural nessa época do ano, a quantidade de água é reduzida.
Ao plantar uma muda no buraco, os fertilizantes são aplicados, para que você não precise alimentar o thuja nos primeiros 2 anos, basta colocar em um buraco. A única coisa que pode ser feita é nutrir o estimulador da formação radicular, por exemplo, o zircão.
Para a pulverização, basta 4 gotas por 1 litro de água. A droga também tem um efeito protetor e antifúngico.
No inverno, em uma casa de verão, uma árvore com menos de 3 anos precisa de abrigo. Os galhos são cuidadosamente pressionados contra o tronco na direção do crescimento, puxados juntos pelo cordão. Depois disso, você precisa envolver a coroa e o tronco com material não tecido. O círculo do tronco é necessariamente coberto por uma camada de cobertura vegetal de 15 cm, em cima do abeto.
Essa medida é necessária porque as raízes ainda estão próximas da superfície e podem congelar.
Cuidados com a primavera
Os cuidados após o inverno consistem em rega oportuna, limpeza do solo das ervas daninhas e afrouxamento da camada superior do solo do jardim. O esquema de irrigação é o mesmo que para amostras jovens, apenas a quantidade dependendo da idade é aumentada para 40-60 litros.
Você sabe O óleo essencial de Thuja tem um aroma agradável, por isso é frequentemente usado em perfumaria e cosmetologia. E na homeopatia, sua composição curativa é usada no tratamento de doenças de pele e no sistema vascular.
No início da primavera, os brotos e o tronco são inspecionados. Todas as peças secas são removidas. Ao menor sinal de doença - escurecimento, presença de crescimentos ou úlceras - precisam ser tratados com Bordeaux 3% líquido. A pulverização é realizada em um dia nublado. Para prevenção, use uma solução a 1%.
Vídeo: Thuja Spring Care
Abrigo do sol
Para proteger as agulhas macias do sol brilhante da primavera, em fevereiro, eles precisam fornecer sombra. Para abrigo, são usados tecidos translúcidos do tipo gaze. O material denso atrai calor e os galhos disparam. Você precisa jogar algumas camadas para se esconder da radiação ultravioleta e, ao mesmo tempo, não bloquear o acesso ao oxigênio.
Poda
Na primavera, você precisa livrar o thuja de quebrado, danificado por insetos ou galhos de doenças. Após a inspeção, o jardineiro corta os rebentos que saíram do contorno geral do formulário para o comprimento desejado. Também é aconselhável remover áreas com agulhas amareladas, o que estimulará o crescimento de novas agulhas. Você também precisa aparar os galhos que crescem para dentro, para não engrossar a coroa. Folhagem densa são condições ideais para ataques de pragas ou doenças.
Top vestir
Toda primavera, são aplicados fertilizantes que estimulam o crescimento ativo das mudas. Os fertilizantes também nutrem os tecidos das plantas e fortalecem as propriedades protetoras. Na primavera, você pode usar produtos orgânicos, por exemplo, composto apodrecido ou húmus.
0,5 kg de agente é espalhado em cada m² do círculo do tronco e incorporado no solo. Complexos minerais para coníferas, como Osmokot, também são populares.
Os pellets estão espalhados no círculo próximo ao tronco de 15 g por árvore.
Como cuidar no verão
O cultivo de thuja é um trabalho minucioso, porque o ano todo precisa da participação de um jardineiro. No verão, o trabalho não é menor do que antes de plantar uma muda. Para cultivar uma árvore decorativa, você precisa cumprir todas as condições sazonais de atendimento.
Características da rega
De meados de julho a agosto, o calor se põe, não há muita chuva nesses meses, portanto, você deve prestar atenção especial à rega. O número de procedimentos dependerá do clima: calor - 2-3 vezes por semana, tempo normal - uma vez a cada 7 dias.
Importante! Não devemos esquecer a irrigação da vegetação, no calor que seca e fica amarela, o que afeta o efeito decorativo.
Prevenção de Doenças e Pragas
No verão, os curativos para thuja geralmente não são usados, mas às vezes são usados para fortalecer a imunidade em sentido horário, por exemplo, "Kemira station wagon" plantio de 100 g / m². Como profilaxia contra insetos, o plantio no jardim é polvilhado com pó de tabaco. Entre as árvores, você pode plantar plantas repelentes que repelem pragas com um odor pungente.
Entre eles estão:
- tansy;
- absinto;
- malmequeres;
- o alho.
Em agosto, você pode repetir a pulverização preventiva com uma mistura de Bordeaux, a droga protege perfeitamente contra fungos e até mesmo contra alguns insetos.
Vídeo: Cuidados com Thuja no verão e outono
Cuidado de outono
O outono é a hora de preparar a planta para o período de inverno.
A gama de atividades inclui corte de coroa:
- os rebentos crescidos da temporada atual são encurtados em 1/3;
- galhos quebrados pelo vento ou secos são cortados em um anel;
- remova brotos velhos com agulhas amareladas.
Certifique-se de cortar todas as fatias com uma var de jardim ou um anti-séptico adquirido. Somente as partes da planta que a enfraquecem precisam ser cortadas. A poda radical no inverno pode se transformar em uma doença para o thuja.
Rega
A rega do outono, em princípio, corresponde aos esquemas acima, mas neste período mais próximo do inverno, as raízes precisam ser fortalecidas. A droga "Zircão" (40 gotas / 10 l de água) é pulverizada em uma árvore em tempo nublado ou à noite. Após alguns dias, a irrigação com carregamento de água é realizada com 30-50 l de água sob uma planta. O procedimento nutre as raízes e impede que esfriem em solo congelado.
Você sabe A madeira de Thuja se presta bem ao processamento; os índios norte-americanos foram os primeiros a usá-la. A madeira serviu de material para canoas leves e totens.
Afrouxamento e cobertura do solo
A peculiaridade do sistema radicular do thuja está próxima da superfície do solo, portanto, ao afrouxar, não mergulhe a ferramenta muito fundo. Basta arrastar a terra a uma profundidade de 12 cm, fazê-lo com cuidado e devagar. O cultivo do outono saturará as raízes com oxigênio, o que permitirá que a planta absorva a umidade o máximo possível e transfira calmamente o inverno.
A cobertura morta como proteção das camadas superiores do solo contra congelamento é vital, especialmente para espécimes jovens. Antes do inverno, protege contra superaquecimento, inibe o crescimento de ervas daninhas. No inverno, uma camada de 7 a 10 cm serve como isolamento térmico.
Preparações de inverno
A partir de setembro, eles não recebem cobertura para a planta, é necessário desacelerar o crescimento das mudas para o inverno normal. Antes do aquecimento, é necessário umedecer adequadamente o solo a uma profundidade de 30 cm da superfície. Após a rega, uma camada de folhagem seca, casca de madeira ou palha com até 10 cm de espessura é varrida ao redor do tronco.
Em cima disso é colocado um ramo de abeto. Os galhos precisam ser amarrados, caso contrário, a camada de neve pode quebrá-los com o peso. Se for possível visitar o local no inverno, é aconselhável remover a neve dos brotos e, no contrário, no círculo de troncos.
Mesmo um iniciante pode cultivar uma beleza sempre-verde, conhecimentos ou habilidades especiais não são necessários aqui. Você só precisa aprender as regras de irrigação em diferentes condições climáticas, a frequência de fertilização e medidas preventivas.