Os proprietários da murta sabem em primeira mão o problema da queda de folhas nas plantas. A flor caprichosa reage assim a estímulos externos. Leia sobre por que a murta caiu em folhas, o que fazer neste caso e como evitar o problema.
Principais manifestações
O problema de deixar cair as folhas é determinado por sinais específicos, as folhas neste caso:
- enfraquecido;
- Seco
- fica amarelo;
- cair do porta-malas.
Você sabe Os gregos antigos consideravam a murta um símbolo da deusa do amor Afrodite. O culto à planta foi adotado pelos romanos, que depositaram galhos de murta enquanto adoravam Vênus.
Por que as folhas de murta caem?
Entre as principais causas da queda de folhas da murta estão uma violação do microclima, regime de irrigação, aplicação inadequada de fertilizantes, danos às raízes ou doenças.
Violação de condições de cultivo
Segundo os jardineiros, o motivo mais comum para as folhas caírem em uma murta é a violação das condições de cultivo. Erros brutos de conteúdo:
- temperatura acima de + 10 ° C no inverno e acima de + 20 ° C no verão;
- sol brilhante no verão;
- ar seco
- rascunhos;
- mudanças bruscas de temperatura;
- curtas horas de luz do dia;
- solo com excesso de cal ou estrume;
- falta de drenagem no fundo da panela.
Falta ou excesso de fertilizante
A condição da murta é afetada negativamente pela alimentação inadequada. Entre os principais erros dos jardineiros iniciantes estão:
- alimentar a planta com soluções altamente concentradas;
- o uso de doses menores de recursos;
- adubação de plantas durante a dormência;
- deixando a murta sem cobertura durante a estação de crescimento;
- alimentar a árvore menos de uma vez por semana no verão e uma vez por mês no inverno.
Importante! Mirtu precisa de fertilizantes universais comuns, mas eles precisam ser criados estritamente de acordo com as instruções. O cozimento inadequado está repleto de problemas no desenvolvimento da árvore.
Rega errada
Myrtle é exigente em regar. Os seguintes erros serão prejudiciais para a planta:
- o solo entre as irrigações seca;
- a árvore é regada com muita água;
- a água não é drenada da panela;
- falta de pulverização regular;
- a água não é removida pela drenagem e fica estagnada no chão.
Danos na raiz do transplante
A murta é geralmente transplantada por transbordo. Proprietários inexperientes de plantas de interior removem um pedaço de terra. Tais manipulações podem danificar o rizoma - isso interrompe a atividade vital da flor. As raízes danificadas não podem ser totalmente alimentadas com água e cobertura. Devido ao transplante inadequado, a planta sofre estresse e descarta as folhas.
Pragas e doenças
De doenças para murta é perigoso podridão da raiz. A raiz apodrece frequentemente quando a água estagna. Entre as causas comuns - não há drenagem, o proprietário não drena a água do poço ou rega a planta com muita frequência. Quando a podridão radicular deixa antes de cair, escurece nas extremidades. Você pode determinar com precisão a doença durante um transplante. Pragas também são perigosas para a murta. Os seguintes insetos atacam a planta.
- Pulgões. Pequenos insetos se prendem em grande número ao interior da placa da folha. Se a flor não for tratada, os pulgões sugam sucos de plantas. A planta enfraquece, as folhas ficam manchadas, ficam amarelas e secas.
- Mealybug. Pequenos insetos estão localizados nas folhas e no tronco. Uma característica do mealybug é um revestimento branco, semelhante à farinha polvilhada.
- Escudo. Externamente, o inseto se assemelha a um inseto em uma concha com um diâmetro de até 0,5 cm.O Scutellaria se alimenta da seiva da planta da murta. A praga gruda nas folhas e caules, deixando um revestimento pegajoso.
- Ácaro aranha. A praga é facilmente identificada pela web. Um fino ataque de teia de aranha permanece nas lâminas das folhas e no tronco.
- Tripes. O principal sinal de ataque de tripes são manchas nas lâminas das folhas. Por fora, são brilhantes. A parte interna da folha é coberta com manchas escuras.
- Mosca branca. O inseto tem uma cor branca e pequenas asas translúcidas. A praga se instala no interior da folha. A mosca branca come o suco vegetal de murta. As folhas perdem sua vitalidade, ficam amarelas e caem.
O que fazer e como salvar a planta
A murta descarta folhas em grande parte devido a condições inadequadas de cultivo. Quando o problema é identificado apenas, a situação pode ser corrigida. A primeira medida no tratamento é determinar a razão da queda das folhas e estabelecer cuidados com a planta.
Você sabe O nome "murta" é traduzido do grego como "incenso". A planta contém óleos essenciais aromáticos.
Mirtu precisa das seguintes condições:
- Temperatura De março a setembro, a planta está em fase de crescimento, por isso precisa de uma temperatura de +17 ... + 20 ° C. Com o início do tempo frio, a murta entra em estado de repouso. Para relaxar, a árvore precisa de uma temperatura de +5 ... + 10 ° C.
- Umidade. Mirtu precisa de umidade. A umidade ideal do ar é de 60 a 80%. Quanto mais alta a temperatura, mais umidade a planta precisa. Para manter seu nível diário, pulverize as folhas com água morna de um frasco de spray.
- Iluminação Luz difusa brilhante - condições ideais para uma murta. Para acomodações durante o ano todo, peitoris nas laterais oeste e leste são adequados. No inverno, use biolamps para prolongar o horário de verão. A murta de iluminação precisa de 12 horas por dia.
- Rega. O solo deve sempre estar úmido. Em clima quente, rega diária ideal. Durante a dormência, o substrato seca mais lentamente, portanto, deve ser regado com menos frequência.
- Adubo. Durante o período de crescimento, aplique cobertura de raiz líquida 1 vez por semana. Produtos minerais padrão para culturas internas decorativas e decíduas servirão.
- Transplante As murtas jovens são transplantadas uma vez por ano. Para adultos, o procedimento é necessário uma vez a cada 2-4 anos. O melhor período para transplantes é no início da primavera, antes do início da floração.
O substrato pode ser usado como adquirido. Deve ser solo solto com um pH de 5,5 a 6,5. Para preparar o solo, misture:
- areia - 1 parte;
- húmus - 1 parte;
- relva - 1 parte;
- turfa - 1 parte;
- terra de folha - 1 parte;
- vermiculita - 0,5 partes.
Importante! O sistema radicular da murta é vulnerável e pode ser facilmente danificado. As manipulações de transplantes devem ser realizadas com extrema cautela.
Transplante da seguinte forma:
- Coloque a mistura de drenagem no fundo da panela.
- Encha a panela com o solo.
- Umedeça a murta e remova-a da panela com um pedaço de terra.
- Para um transplante típico, use o método de transbordo. Se as folhas caírem, é aconselhável mergulhar o rizoma e verificar se há danos e apodrecer. Corte as partes danificadas da raiz com uma faca, polvilhe as fatias com carvão picado.
- Coloque a planta em uma panela nova e cubra-a com um substrato sem aprofundar o colo da raiz.
Vídeo: Transplante de murta
Para combater doenças e pragas, você precisa realizar essas ações:
- Um transplante ajuda na podridão da raiz, na qual as seções podres devem ser cortadas.
- Primeiro remova os insetos manualmente usando uma solução de sabão e depois trate a planta com um inseticida. Os produtores experientes são aconselhados a tratar a murta "Actellicum" ou "Actara".
Medidas preventivas
Para que o problema da queda das folhas não afete a planta, o proprietário deve aderir a todas as regras para seu cultivo. Até doenças e pragas se devem principalmente à irrigação, secura ou temperatura inadequada do ar. Proprietários experientes tratam a murta de pragas da Fitoverm: 2 tratamentos por ano são suficientes para protegê-la - na primavera e no outono.
Murta é uma flor doméstica muito caprichosa. Nem um único produtor está a salvo da queda de folhas desta planta caprichosa. O problema pode ser evitado se a murta for cultivada adequadamente. A planta ficará encantada com a exuberante coroa verde por um longo tempo.