O cirrus asparagus, muitas vezes chamado de "frio" ou "teia de aranha", conquistou por muito tempo o amor dos cultivadores de flores pela beleza e graça de delicadas folhas verdes, a aparência macia e arejada do arbusto e os baixos requisitos de manutenção.
Descrição botânica da planta
Arbusto perene nativo da África do Sul. Cresce em forma de ampola ou se enrola como uma videira, se encontrar apoio. Phyllocladies Landim - ramos que agem como folhas, têm a forma de uma pena ou espinha de peixe e dão a semelhança perene a uma samambaia. Uma teia de aranha floresce muito em breve, com idade superior a 10 anos. As flores são pequenas, brancas, formam bagas pretas com várias sementes.
Importante! As bagas dos espargos são venenosas, portanto, é necessário limitar o acesso a elas para crianças e animais de estimação ou removê-las do mato em tempo hábil.
Uma breve descrição da planta na tabela abaixo:
Forma de vida | Arbusto perene |
Raízes | Rizomas em crescimento horizontal |
Atirar forma | Filocladia longa, fina, encaracolada |
Cor da filmagem | Verde |
Forma de folha | Subdesenvolvido, escamoso |
Cor da folha | Castanho |
Forma da flor | Solteiro, pequeno |
Cor da flor | Branco |
Forma de frutas | Baga redonda com 1-3 sementes |
Cor da fruta | Preto |
Condições de cultivo da casa
Não é difícil criar condições para uma vida confortável de uma pessoa perene, qualquer cultivador iniciante lidará com isso.
Localização
Vizinhança com outras plantas de interior é indesejável, os caules da teia de aranha se agarram e envolvem tudo o que chegam. A iluminação pouco exigente é uma vantagem que permite colocar um vaso de flores no saguão ou no lado da sala oposto à janela. A luz brilhante e intensa do sul é mal tolerada; a janela leste, oeste e norte será ideal. Iluminação adicional no inverno não é necessária.
Você sabe O espargo é popular não apenas na floricultura de interior, é usado para decorar buquês, criar arranjos de flores em jardins e pátios e no design de escritórios.
Temperatura
A temperatura confortável no verão é mantida em +22 ... + 25 graus, uma temperatura mais alta é mal tolerada. Da luz solar direta, a planta é sombreada. No inverno, é aconselhável baixar a temperatura para +12 ... + 15 graus, para que as hastes não morram.
Humidade do ar
Os espargos se desenvolvem bem com umidade suficiente e adoram borrifar, especialmente durante a estação quente e durante o aquecimento central. Ele enfraquecerá se estiver muito seco e quente e se tornará mais propenso a ataques de pragas.
Home Care
O frio deve sua popularidade na floricultura de interior, não apenas à sua decoratividade refinada, mas também à sua despretensão no conteúdo. Um produtor iniciante pode adquiri-lo com segurança e não ter medo de cometer um erro irreparável.
Importante! A escolha de uma panela de plástico não é recomendada. Rizomas poderosos podem crescer tanto que o plástico vai estourar.
Rega
A água para irrigação do arbusto é colhida à temperatura ambiente. É regada abundantemente no verão, 2-3 vezes por semana, com menos frequência no inverno, à medida que a superfície da Terra seca em uma panela. Você pode usar a rega na panela. A secagem do solo não deve ser permitida, caso contrário as folhas cairão, mas não deve estar muito úmida.
Top vestir
Os espargos precisam de cobertura regular na primavera e no verão, quando jovens brotos crescem. Juntamente com a rega, os fertilizantes minerais complexos líquidos são aplicados semanalmente, alternando com os orgânicos. No inverno, eles se alimentam não mais que uma vez por mês.
Poda
Os arbustos não devem ser podados. Os brotos cortados deixarão de crescer e se ramificar, perdendo a decoratividade, e o rizoma começará a gastar energia na colocação de novos brotos. Recomenda-se que apenas os galhos antigos sejam removidos após a perda de folhas.
Você sabe Os espargos, cujo nome é traduzido do latim como “aspargos”, têm um parente comestível - é cultivado manualmente, apenas brotos jovens são consumidos. Outros tipos de aspargos têm propriedades curativas e são amplamente utilizados na medicina.
Transplante
O aspargo do cirro é transplantado imediatamente após a aquisição e, depois, à medida que as raízes crescem, quando não há espaço suficiente no vaso. Em seguida, uma planta adulta precisa de um transplante na primavera a cada três anos. O recipiente para transplante é retirado amplo, espaçoso, maior em tamanho do que o anterior. Solo universal universal adequado para plantas de interior. Você pode fazer com que o solo se misture a partir de partes iguais de folhas, terra turfa e areia. Antes de adormecer, uma camada de drenagem é colocada no fundo.
Depois de remover o arbusto da panela velha, é necessário inspecionar o rizoma e garantir que não haja pragas. Em seguida, remova todas as raízes deterioradas e encolhidas, que cresceram muito - cortadas. Galhos nus velhos também aparados. Em seguida, coloque o caroço da raiz em um vaso novo, cubra-o com um substrato, tampe um pouco e despeje moderadamente a água assentada em temperatura ambiente. A alimentação pode ser feita após uma ou duas semanas, quando os locais de cortes nas raízes cicatrizam.
Vídeo: Transplante de espargos
Reprodução
Existem várias maneiras de propagar os aspargos cirros:
- estacas;
- por sementes;
- dividindo o mato.
Estacas
As estacas são realizadas em fevereiro-março. Vários galhos do ano passado com até 15 cm de comprimento são cortados, que são cavados na areia molhada e cobertos com um filme para manter a umidade do ar necessária. Após o enraizamento, após cerca de um mês e meio, eles são mergulhados (transplantados) da estufa em pequenos vasos. Este método de reprodução é raramente usado devido à morte frequente de brotos jovens.
Sementes
Será muito mais bem-sucedido cultivar aspargos de cirro a partir de sementes do que da maneira anterior:
- As sementes são pré-limpas da polpa da baga. Se forem comprados em uma loja, deixe de molho por um dia em uma solução rosa pálida de permanganato de potássio.
- As sementes preparadas são rasas e colocadas em um substrato constituído por uma mistura de turfa e areia.
- O tanque de germinação é coberto com um filme e garante que a superfície não seque.
- A rega é feita com a pistola de pintura, para não corroer o chão. A temperatura é mantida em cerca de 22 graus com ventilação regular.
- Os brotos aparecem em um mês, podem ser mergulhados a 10 cm e no verão já podem ser transplantados para vasos permanentes.
Vídeo: propagação de sementes de aspargos
Dividindo o mato
A divisão é o método mais popular de propagação, no qual várias plantas prontas com raízes e folhas são rapidamente obtidas.
Para isso, um arbusto coberto de vegetação que precisa de um transplante é adequado:
- O frio é removido, o pedaço de terra com rizomas é cuidadosamente dividido em várias partes, para que cada uma tenha vários ramos.
- Em seguida, os arbustos são plantados em vasos individuais, moderadamente regados e sombreados.
- Após 1-2 semanas, os vasos são colocados em um local permanente.
Dificuldades crescentes
Apesar de toda a sua despretensão, a planta pode se sentir desconfortável, relatando sua condição com folhas amareladas. Na maioria das vezes isso acontece com o cuidado inadequado da flor. As razões pelas quais os aspargos emplumados ficam amarelos podem ser várias:
- rega insuficiente ou excessiva;
- umidade insuficiente;
- iluminação excessiva;
- falta de nutrientes no solo;
- a necessidade de um transplante.
Uma situação muito mais complicada é quando o ataque das seguintes pragas leva à morte de um arbusto:
- ácaro;
- pulgões;
- escudo de escala;
- tripes;
- cochonilha.