A planta tropical de hoya é conhecida entre os jardineiros como hera de cera. O local de nascimento da planta são as florestas da Austrália. Hoya é encontrado na fauna da Polinésia e no sudeste da Ásia. Em condições internas, é cultivada devido a belos ramos floridos e verdes encaracolados. Considere as características detalhadas da flor, as condições microclimáticas necessárias para o seu cultivo, bem como as sutilezas de cuidados, transplante e reprodução do hoya.
Como é uma flor de hoya?
Hoya refere-se a rastejar ou pendurar arbustos e arbustos sempre verdes. Graças aos galhos sinuosos, pode ser moldado em diferentes formas com a ajuda de suportes. No interior da sala, a planta parece maciça e pode ser cultivada em vasos ou ampolas.
Você sabe Hoya recebeu um nome oficial do pesquisador Robert Brown. Ele nomeou a flor em homenagem a seu amigo Thomas Hoy, jardineiro das estufas do duque de Northumberland.
Considere as características da aparência da cera hera:
- A altura das diferentes variedades é de 15 cm a 2 m.
- As raízes são pouco desenvolvidas e crescem lentamente.
- A haste é densa e sinuosa.
- Os galhos são longos e finos, envolvem objetos e suportes, perto dos quais crescem. Seu comprimento pode atingir 10 m.
- Durante um ano, várias variedades de hoya podem aumentar o crescimento de 12 a 45 cm.
- As folhas são de espessura média, coriáceas e densas, com ponta pontiaguda. Sua cor em diferentes variedades pode ser verde escuro ou manchado.
- A forma e o tamanho das folhas variam de oval e longo a pequeno e em forma de coração.
- A floração ocorre no período primavera-verão e dura 5-7 dias. O jovem hoya é fraco. Exuberantes e numerosas inflorescências aparecem apenas em uma planta que conseguiu crescer massa verde.
- As flores têm a forma de uma estrela de cinco pontas com uma pequena estrela contrastante no centro - uma coroa. Eles são coletados em inflorescências pendentes luxuriantes umbelladas ou redondas.
- O tamanho da flor varia de 1,5 cm a 8 cm, dependendo da variedade.
- A cor das flores depende da variedade e pode ser branca, vermelha, amarela ou rosa.
- Cada variedade tem seu próprio aroma específico que a flor exala à noite.
- Pertence a plantas venenosas. O veneno está contido no suco, caule e flores da planta.
Tipos principais
A planta interna de Hoya possui muitas espécies, diferindo entre si na forma e cor das folhas, no aparecimento de inflorescências e nas condições de crescimento.
Importante! Para fornecer o tipo necessário de hera de cera com os cuidados necessários, é necessário estudar as características da variedade e seus requisitos para o microclima.
As variedades mais famosas de cera hera:
- Moya hoya (cera) - Sempre-verde encaracolado. Possui folhas grossas e oblongas, de tamanho médio, pintadas em verde escuro. A superfície da folha é coberta com um revestimento de cera, sobre o qual as marcas de prata são claramente visíveis. As flores são brancas, têm uma coroa rosa e um aroma forte, coletadas em uma roseta.
- Hoya é linda - arbusto subdimensionado ramificado com brotos laterais pendurados. As folhas são pequenas, em forma de ovo, têm uma cor verde ou manchada e cobrem densamente os caules. Inflorescências são guarda-chuvas feitas de pequenas flores brancas com um meio de framboesa.
- Hoya multi-florida (multiflora) - trepadeira com folhas alongadas. Inflorescências são guarda-chuvas de várias flores amarelas com pétalas estreitas e longas e uma coroa.
- Majestoso hoya - arbusto com estacas pubescentes e brotos laterais. Folhas ovais são lisas e longas. Guarda-chuvas de inflorescências exalam um aroma forte. A parte externa das flores é verde-amarela e o interior é vermelho escuro.
- Hoya côncava (lacunose) - consiste em galhos em cascata com densa folhagem verde escura. As folhas são em forma de losango com bordas curvadas para dentro. As flores nos guarda-chuvas têm um centro amarelo e uma corola branca felpuda.
- Hoya Kerry - tem hastes longas com folhas verdes densas em forma de coração. As flores são pubescentes e coletadas em inflorescências volumosas e redondas. As flores têm uma cor clara, mas eventualmente adquirem uma cor marrom-avermelhada como resultado do envelhecimento e do escurecimento do néctar dentro delas.
Condições de cultivo da casa
Hoya enraíza-se perfeitamente no microclima padrão de escritórios, apartamentos residenciais e casas. A flor cresce em uma sala quente e bem iluminada e não requer condições específicas para crescer. Mas, para uma colocação adequada, é necessário analisar as características da variedade selecionada de hoya para criar um microclima adequado para a planta.
Iluminação
A planta precisa ser cultivada em uma sala bem iluminada, para deleitar a floração regular. Mas, dependendo do tipo de folhas e de suas cores, diferentes tipos de hoya requerem uma quantidade diferente de luz solar.
Você sabe De todas as variedades de plantas, as maiores flores são o majestoso Hoya (Imperialis). O diâmetro da flor é 6–8 cm
Considere os requisitos básicos para a iluminação de cera de hera:
- As variedades de Hoya com folhas suculentas ou folhagem pubescente de sombra clara devem ser mantidas sob luz solar intensa e sombreadas apenas no verão (elas são cultivadas nas janelas do sul);
- variedades de hoya com folhas finas ou pubescentes de cor escura precisam de sombra parcial (elas precisam ser cobertas da luz solar direta e cultivadas nas janelas orientais ou ocidentais).
Com a escolha errada do sistema de iluminação hoya, suas folhas podem definhar ou queimar o sol. Portanto, você precisa posicionar a flor no parapeito da janela, levando em consideração os requisitos de cada espécie para iluminação.
Airing
Para manter a umidade do ar confortável para o hoya e tornar a sala menos quente e abafada, você precisa ventilar regularmente. Ao mesmo tempo, os rascunhos não devem ser permitidos.
A flor adora ar fresco, mas não é recomendável levar a hoya para fora no tempo frio. A aeração fornece o fluxo de ar fresco necessário para a hoya e evita a ocorrência de doenças fúngicas.
Modo de temperatura
Hoya pertence a plantas termofílicas. No verão, a temperatura confortável para ela é +20 ... + 25 ° C. No inverno, a flor pode ser cultivada em uma sala mais fresca, com uma temperatura de cerca de + 15 ° C. A temperatura mínima que a planta pode suportar é de + 10 ° C.
Importante! Em uma sala muito fria, a hoya pode adoecer com doenças fúngicas ou começar a soltar folhas.
Humidade do ar
Hoya é resistente à baixa umidade, mas as pragas podem aparecer na flor em uma sala muito seca. O indicador ideal de umidade do ar para uma flor é de 50 a 60%.
Recomenda-se colocar o hoya perto de fontes decorativas internas ou sobre um palete com argila expandida úmida. Na estação quente, você precisa borrifar regularmente a planta com água e limpar as folhas com uma esponja úmida a cada semana. Ao pulverizar, a água não deve cair sobre as inflorescências.
Como cuidar em casa?
Cada uma das variedades acima no ambiente natural cresce em diferentes condições climáticas. Portanto, cada série exige um cuidado diferente, consistindo em rega, fertilização, poda e transplante adequados. Considere as regras para cuidar de vários tipos de hera de cera com mais detalhes.
Rega
Existe uma regra geral para todas as variedades de plantas - você não pode regar a flor em abundância, transformando o solo da panela em uma massa semi-líquida. Como resultado desse excesso de umidade do solo, a podridão radicular se desenvolve na hoya, que pode destruir a planta.
De acordo com a quantidade de água consumida e a frequência da irrigação, diferentes variedades de hoya diferem entre si.
Regras para regar uma flor:
- variedades com folhas suculentas devem ser regadas com moderação, permitindo que a camada superior da terra seque um pouco;
- variedades com folhagem fina e pubescente precisam de rega regular e abundante; respondem mal à secagem do solo em uma panela;
- regado sob a raiz;
- você pode usar apenas água à temperatura ambiente, antes é permitido que ela assente. Chuva ou água fervida também é adequada;
- nos meses de verão e primavera, a flor deve ser regada a cada 3-4 dias. No inverno, uma planta precisa apenas de uma rega de 7 a 10 dias;
- nos meses de primavera e verão, as plantas são pulverizadas regularmente com água.
Banho
Hoya é útil para banhos regulares na primavera e no outono, quando o período de crescimento ativo da planta começa. Uma flor é banhada antes e depois da floração.
Importante! Durante a floração, você não pode banhar uma hoya - isso pode provocar um despejo de botões.
Hera de cera pode ser banhada de uma das seguintes maneiras:
- coloque uma flor sob um banho quente no banheiro, mas você sempre deve cobrir a terra na panela para que ela não se molhe da água;
- abaixe a planta em uma bacia com água morna (cerca de + 40 ° C) junto com a panela por 30-40 minutos;
- exponha brevemente o hoya sob a chuva quente do verão, se não for muito forte e não houver vento nas ruas.
Após o banho, as folhas da flor tornam-se ainda mais atraentes, brilhantes e resistentes.
Aplicação de fertilizantes
A planta precisa de solo nutritivo para florescimento exuberante e crescimento normal. Se você transplantar periodicamente a flor em solo fresco, as substâncias contidas nela serão suficientes. Em outros casos, você precisa usar a cobertura.
Regras de aplicação de fertilizantes:
- para todas as variedades de hoya, você pode usar fertilizantes universais para plantas suculentas;
- durante a fase de rápido crescimento, a planta precisa de fertilizantes nitrogenados;
- no período primavera-verão, a hera de cera gasta muita energia no crescimento e na floração; portanto, os fertilizantes devem ser aplicados a cada 10-14 dias;
- no inverno, a flor diminui o crescimento e, portanto, a cobertura é aplicada com mais freqüência do que a cada 30 a 35 dias;
- em qualquer época do ano, os fertilizantes são aplicados em uma concentração 2 vezes menor do que a indicada na embalagem.
Se no inverno a hoya for mantida em uma sala fresca e desacelerar o crescimento, os fertilizantes poderão ser omitidos.
Poda
Hoya não gosta de poda. Mas folhas e galhos secos, assim como brotos antigos, precisam ser cortados, pois estragam a aparência decorativa da planta. A remoção de galhos e folhas velhos é melhor realizada enquanto banha as plantas no chuveiro. Você pode aparar os brotos laterais nos quais nenhuma flor se formou.
Importante! O corte deve ser feito com luvas para que o suco venenoso não caia na pele das mãos.
Durante o florescimento do hoya, a poda não é realizada e eles tentam não mover a planta para que os brotos não caiam. Os pedúnculos não podem ser podados, mesmo após o término do período de floração. Após um ano, inflorescências podem se formar sobre elas novamente. Este processo pode ser repetido 2-3 vezes.
Transplante
É melhor transplantar hoya para terras frescas na primavera. Para plantas jovens, esse procedimento é necessário todos os anos. Os adultos podem ser transplantados com menos frequência - a cada 2-3 anos.
Para um transplante de flores, use apenas uma panela nova, bem lavada com sabão.
O solo para a hera de cera deve ter as seguintes características:
- alta respirabilidade;
- acidez fraca ou neutra;
- pré-esterilização obrigatória - calcinação do solo no forno;
- a presença de uma camada de drenagem para evitar a estagnação da água.
A composição do solo depende da variedade de flores. Os floristas costumam usar um substrato para orquídeas ou solo de jardim.
Para a hoya, o solo desta composição é adequado:
- substrato de relva argila - 50%;
- terra de folha - 25%;
- húmus - 25%.
Instruções passo a passo para um transplante de flores:
- Esterilize o solo para a planta, prepare uma nova panela.
- No fundo do tanque, havia uma camada de drenagem e polvilhe um pouco de terra.
- Remova com cuidado a hoya do vaso antigo, juntamente com a terra aderindo às raízes.
- Transfira a planta para um novo recipiente. Polvilhe as raízes sobre o solo.
Vídeo: Hoya Transplant
Reprodução
A planta é propagada por três métodos: estratificação, estacas e sementes. Este último é o mais demorado e raramente usado. As flores Hoya requerem plantio e cuidados adequados durante o enraizamento de plantas jovens. Vamos considerar instruções passo a passo para propagar uma flor.
Você sabe No Hoya Kerry, a cor das flores depende da iluminação da sala e pode variar de limão claro a rosa pálido.
Camadas
Este método de reprodução é simples e conveniente. Se o procedimento for realizado corretamente e a planta jovem tiver um bom microclima, ela poderá florescer no ano do plantio.
Instruções passo a passo para a reprodução de hera de cera com camadas de ar:
- Faça uma incisão na parte lateral da planta. Você pode tratá-lo com uma solução de um estimulador de crescimento radicular.
- Encha o local da incisão com musgo de esfagno úmido e cubra com filme plástico ou saco. Mantenha a planta a uma temperatura de cerca de + 22 ° C e com boa luz.
- Após 2-3 semanas, pequenas raízes crescem no local do corte. Nesse ponto, você precisa cortar cuidadosamente o galho da planta mãe e transplantar em um vaso individual.
- Hoya pode ser propagado por camadas de ar de outra maneira. Para fazer isso, fixe a parte lateral em um recipiente separado com musgo umedecido e aguarde o aparecimento das raízes.
- Após o enraizamento, a parte aérea é separada da planta mãe e cultivada em um vaso separado.
Estacas
A propagação do hoya por estacas é simples: elas se enraízam facilmente na água ou em um substrato solto.
Este método de reprodução é usado por cultivadores iniciantes:
- Corte um pedúnculo curto com 2-3 nós e várias folhas da planta-mãe.
- Lave o local de corte com um estimulador de crescimento radicular.
- Para enraizar as mudas no solo, prepare um recipiente e encha-o com terra.
- Mergulhe o corte do corte no chão para que o nó inferior fique no chão.
- Para aumentar a umidade ao redor da alça, é colocada uma sacola plástica. O fundo da bolsa deve deixar o ar passar, para que não fique amarrado.
- O recipiente com a alça é colocado em uma sala quente (cerca de + 22 ° C) com iluminação intensa.
- O solo com as mudas plantadas é regado à medida que a camada superior seca. É impossível encher demais a terra com água.
- A formação das raízes dura 2-3 semanas. Depois disso, o caule começa a crescer visivelmente e a produzir novas folhas.
Você pode enraizar o talo em uma jarra de água. O pescoço, as paredes e o fundo do recipiente são embrulhados com papel alumínio, fazendo pequenos orifícios acima do pescoço. As estacas são abaixadas nelas para que a água cubra seu nó inferior. A parte das estacas localizada acima da folha é levemente coberta com um saco plástico e colocada em um local quente e brilhante. Após 10 a 14 dias, pequenas raízes aparecem nas estacas, depois são transplantadas para o solo.
Importante! O transplante das mudas para um vaso permanente deve ser feito imediatamente após o aparecimento de raízes pequenas. Se for apertado com este procedimento, o pedúnculo ficará muito frágil e poderá quebrar.
Cultivo de sementes
Raramente é usado, pois é difícil encontrar sementes de hoya prontas para venda, assim como obtê-las em casa.
Considere as instruções passo a passo para plantar sementes de flores:
- Semente seca. Use apenas sementes maduras coletadas no mesmo ano em que são plantadas.
- Prepare um recipiente com uma mistura solta de terra e musgo esfagno.
- Aprofundar as sementes e polvilhar levemente com o solo.
- Coloque o recipiente em um local quente e com boa iluminação para a germinação das sementes. Você pode cobrir as mudas com filme ou vidro. As sementes germinam em 5 a 7 dias.
- Após o surgimento dos brotos, remova o abrigo do tanque e forneça mudas com rega regular. O solo deve sempre estar um pouco úmido.
- Pulverize os brotos com preparações contendo cobre, de acordo com as instruções indicadas na embalagem. Isso ajudará a prevenir doenças fúngicas.
- Mantenha o recipiente de mudas em uma sala quente, sem correntes de ar, sob luz difusa.
- Após 3 meses, 3-4 brotos aparecem nos brotos. Neste momento, eles podem ser transplantados em vasos individuais.
Dificuldades crescentes
Hoya não é propenso a doenças sob condições de cuidados adequados.Os problemas com a planta começam quando as condições de iluminação e rega são violadas, a sala está muito fria ou seca e a flor carece de fertilizante.
Possíveis dificuldades no cultivo de hoya:
- Andaime, ácaro, pulgão. Essas pragas infectam as folhas da flor e se multiplicam bem no ar seco. Se houver poucos insetos, basta removê-los da planta com um cotonete embebido em álcool. Quando o número de pragas é grande, elas são pulverizadas com inseticidas de acordo com as instruções indicadas na embalagem do medicamento.Bainha, pulgão e ácaro
- Nematóide raiz. Sinais de derrota por esta praga são manchas atrofiadas e marrom-amareladas nas raízes. A flor deve ser removida da panela, lavar as raízes em água morna a uma temperatura de + 50 ° C e tratar com um inseticida. Depois disso, o hoya é transplantado para um substrato fresco.
- Falta de floração. Os motivos podem ser temperatura e poda inadequadas, fertilizante excessivo ou falta de luz solar. Para admirar como a hoya floresce anualmente, no inverno, ela precisa ser mantida em um local fresco, com pouca rega e sem fertilização. Com o início da primavera, a flor é colocada em um local quente e bem iluminado, alimentada e regada em abundância.
- Folhas amareladas. Ocorre ao cultivar uma planta em uma sala quente ou com pouca luz. O problema é eliminado ajustando a temperatura do ar na sala e movendo a panela com o hoya para um local mais iluminado.
- Queda de folhas. O motivo é a água fria durante a irrigação e o ar muito seco na sala. Para salvar a hoya, o ar da sala é intensamente umedecido e apenas água quente é usada para irrigação.
- Crescimento lento, folhas pequenas. No inverno, esses sintomas não devem ser alarmantes - a hoya simplesmente entra em estado de repouso. Na primavera e no verão, a planta pode crescer mal devido à falta de fertilizantes que contêm nitrogênio. Para corrigir o problema, vista-se bem.
- Oídio Um sinal dessa doença fúngica é um revestimento branco nas folhas, que posteriormente se espalha para os caules e inflorescências. O problema surge como resultado da falta de ventilação e ar seco. Para tratar uma flor, ela é tratada com uma solução de sabão de cobre e a umidade da sala é aumentada.
- Podridão da raiz. Ocorre com rega excessiva, especialmente na estação fria e muitas vezes leva à morte da planta. O hoya é removido da panela velha, as raízes são tratadas com líquido de Bordeaux e a flor é transplantada para um novo substrato, reduzindo a rega. Mas esse procedimento não garante que a planta possa economizar. Portanto, é melhor cortar algumas mudas e enraizá-las para cultivar uma nova flor.
É possível manter em casa: mitos e realidade
Sinais e superstições estão associados à planta hoya. Acredita-se que esta flor expulse todos os homens adultos de casa, pois afeta muito os casais. Há uma opinião oposta, segundo a qual a hera de cera fortalece a família e traz felicidade para a casa.
Você sabe Hoya Locki cresce no Vietnã e é protegida da destruição, e suas inflorescências exalam um doce aroma de chocolate.
- A flor tem essas propriedades úteis:
- limpa o ar de substâncias nocivas;
- reduz emoções negativas como raiva, inveja e ressentimento;
- ajuda a lidar com a depressão e a tensão nervosa;
- folhas são usadas para tratar a acne na pele.
- Os contras de hoya são:
- toxicidade de suco, folhas e flores - o veneno causa irritação na pele, inflamação nos olhos e envenenamento em contato com a mucosa gástrica;
- forte aroma de flores de hoya pode causar dor de cabeça.
Cada pessoa decide por si mesma se deve ou não acreditar em uma ou outra opinião sobre os Hoya. Mas muitas vezes, por causa dessas superstições, uma flor é cultivada apenas nas dependências do escritório.
Hoya pertence a plantas venenosas, mas suas inflorescências brilhantes e poderosos galhos rastejantes irão decorar qualquer interior. Sujeito a precauções de segurança e recomendações simples para o cuidado das flores, ele pode ser cultivado para jardinagem vertical de paredes em residências e escritórios.