Todos os anos, os criadores oferecem novas variedades de plantas que diferem em um tom mais interessante de inflorescências, resistência a doenças ou outras propriedades. Uma delas é a hortênsia de folhas grandes So Long Ebony Montmar. A planta é caracterizada por hastes quase pretas, a capacidade de alterar o tom das flores e a resistência ao gelo. Leia mais sobre o que é essa variedade e como cultivá-la, continue lendo.
Descrição da nota
Vale a pena começar com os recursos da própria exibição. Todas as variedades de hortênsias de folhas grandes (Hydrangea macrophylla) diferem de outras variedades, pois suas flores reagem alterando a tonalidade para a acidez do solo. Quanto mais ácido, mais azuis são as inflorescências e, se o solo é alcalino, o que não é muito bom para a hortênsia, as flores adquirem uma cor rosa.
Você sabe A hortênsia pode ser plantada em solo argiloso e ácido. Geralmente é rico em sais de alumínio que entram na planta e dão um tom lilás às inflorescências.
As hastes da variedade So Long Ebony Montmar são distinguidas pela cor preta - não cinza, mas precisamente preta, o que torna o arbusto ainda mais decorativo. Devido a isso, também permanece eficaz mesmo no inverno, quando o restante das plantas decíduas parece opaco e desbotado.Outra característica positiva da variedade é que a floração ocorre nos caules do novo ano de desenvolvimento e nos que floresceram na temporada anterior. Portanto, o jardineiro terá a oportunidade de admirar a floração 2 vezes por ano - desde o início do verão e, em seguida, a próxima onda virá no início do outono. Além disso, os botões da Long Ebony Monmar não têm medo de geadas e toleram bem geadas severas.
Principais Funcionalidades
A altura da planta depende das condições em que é cultivada. Quanto mais rico o solo e melhores as condições climáticas, maior será o mato. Além disso, pode atingir a mesma altura e largura. Portanto, os jardineiros dão a forma de um hemisfério. Graças às folhas grandes e um grande número de brotos, o arbusto se mostra bastante denso. Se você acha que é muito grosso por dentro, remova parte das hastes para garantir uma iluminação uniforme. A maioria das hastes são estreitas e não ramificadas. As folhas são bastante espaçadas ao longo de seu comprimento e combinam perfeitamente em cor, textura e geometria.
Você sabe Buquês de hortênsias secos podem ser usados para fazer buquês de inverno. Suas flores são fortes o suficiente para serem pintadas sem derramar pétalas.
Descrição botânica da planta:
- Nome: Macrophylla de hortênsia Tão longo ébano Monmar;
- tipo: arbusto, decíduo;
- coroa: redonda;
- altura: 1,2-1,5 m;
- crescimento: médio ou rápido;
- floração: de junho a setembro;
- forma da folha: elíptica;
- cor da folhagem: verde no verão e amarelo claro no outono;
- formato da inflorescência: hemisfério achatado;
- diâmetro: 15 cm;
- a inflorescência consiste em: flores estéreis;
- diâmetro da flor: 2,5-4 cm;
- cor: azul, em solo alcalino - rosa, quando murcha - verde, às vezes branco-amarelado;
- solo: úmido, bem drenado, rico em húmus;
- Iluminação: sol ou sombra parcial;
- resistência ao gelo: -20 ° C (zona 5b do USDA).
Características do plantio e cuidados com as flores
Hortênsia de folhas grandes é um dos arbustos mais populares. Basicamente, porque pode florescer durante todo o verão sem a necessidade de cuidados especiais.
Você sabe Um sinal de que a acidez do solo está correta é a saturação da cor das inflorescências. Nesse caso, eles serão o mais brilhantes possível, mas se a acidez for insuficiente, as tonalidades se tornarão opacas.
Para o pouso, você precisará de:
- Escolha uma área ensolarada ou parcialmente ensolarada, com solo rico e bem drenado.
- Remova as ervas daninhas e desenterre o solo a uma profundidade de 30 a 40 cm.
- Verifique o nível de acidez. Para fazer isso, você pode usar o testador na loja de jardinagem. Para hortênsia, a acidez deve ser pH 5,5 ou inferior. As flores rosa já estão com pH 6,5. Se o solo não for ácido o suficiente, a aplicação de húmus, composto ou agulhas no substrato para o plantio proporcionará a acidez necessária.
- Cavar um buraco de pouso. Deve ser duas vezes mais larga que a raiz da hortênsia, mas não muito profunda.
- Coloque o recipiente com a planta de lado e, batendo levemente, remova-o de lá.
- Solte e endireite todas as raízes dobradas. Alguns jardineiros recomendam cortá-los 2 cm para estimular o crescimento ativo. Se o sistema radicular é fraco, ele deve ser absorvido por um estimulador de crescimento. Por exemplo, em Kornevin (1 g da droga por 1 litro de água). O tempo mínimo de imersão é de 1 a 4 horas.
- Coloque a drenagem de argila expandida ou tijolo quebrado no fundo do poço. Espessura da camada - 20 cm.
- Em cima, coloque a mistura de solo preparada a partir da terra apreendida, juntamente com composto ou húmus e areia, tomados em proporções iguais.
- Coloque a planta no poço.
- Encha-o com o solo.
- Despeje 1-2 baldes de água.
- O solo restante pode ser usado para construir um tanque redondo ao redor da planta para irrigação.
- Irrigue 2 vezes por semana durante todo o primeiro ano de crescimento.
Hortênsia cresce bem em uma área ensolarada. Mas se esta é a parte sul do território, pode sofrer um excesso de sol. Nesse caso, instale uma tela de madeira compensada para cobrir o arbusto da luz do sol à tarde. O solo deve permanecer estavelmente úmido. O nome da planta em latim reflete com precisão sua necessidade de umidade - hortênsia - "vaso com água". Se for visualmente visível que o solo está seco - despeje-o a uma profundidade de 30 cm. A essa distância, a massa principal da raiz está localizada. Após cada rega, o solo no círculo próximo ao tronco é afrouxado e as ervas daninhas são removidas.
Se não houver como regar com mais frequência - coloque uma camada de cobertura morta na zona das raízes. Pode ser palha, casca de árvore, lascas de madeira, agulhas. Sua espessura é de 7 cm, impedindo a secagem do solo e o crescimento de ervas daninhas. Os fertilizantes precisarão ser aplicados várias vezes por estação. O primeiro - no início da primavera antes de brotar. Para o desenvolvimento de brotos e folhas, é necessária uma nutrição complexa. Pode ser composto, húmus ou outra matéria orgânica na quantidade de 5 a 10 kg, feita sob um arbusto. Em seguida, na fase de brotamento, são adicionados de 50 a 70 g de superfosfato e sulfato de potássio.
Eles também são introduzidos em agosto, depois que o mato termina a estação de crescimento, mas ainda resta a ele formar e colocar os botões para a nova estação de desenvolvimento. A planta raramente é incomodada por doenças. Mas se você notar manchas nas folhas, pulverize com fungicidas à base de cobre - uma solução de sulfato de cobre a 0,5%, líquido de Bordeaux a 1% ou outro medicamento. Eles neutralizam os fitopatógenos e contribuem para a cura do mato.Se a planta se tornar muito grande, pode ser podada e rejuvenescida ou dividida em 2 arbustos. A poda é feita no final do inverno. Neste momento, o risco de infecção por fitopatógenos é mínimo. Antes de iniciar o trabalho, limpe as arestas de corte da ferramenta com álcool e repita este procedimento antes de prosseguir para aparar a próxima planta. No processo, todos os galhos secos ou danificados são removidos. E uma vez a cada 3-5 anos, realizam o rejuvenescimento, removendo brotos antigos para estimular o crescimento de novos. Também é aceitável reduzir o comprimento dos brotos pela metade para manter a forma do arbusto.Se você decidir dividir um arbusto grande, faça-o no início da primavera. A planta é cavada e removida do solo. Dividido delicadamente para que em cada parte haja aproximadamente o mesmo número de brotos. Poços separados estão sendo preparados para eles em um novo local. O plantio no antigo não é recomendado, uma vez que os microrganismos patogênicos já estão presentes neles, e o próprio solo é esgotado pelo cultivo a longo prazo de um arbusto florido nele.
Importante! Qualquer corte — estresse para a planta. Para reduzi-lo, é recomendável fertilizar com fertilizantes balanceados depois e regar abundantemente o mato.
Resistência ao gelo e preparação para o inverno
No outono, a folhagem caída é varrida e destruída no jardim, são cortadas inflorescências secas. Para as 5 zonas de resistência do inverno, elas necessariamente criam um abrigo de inverno. Para isso, uma malha de metal é colocada ao redor do arbusto e preenchida com folhagem. Ou hortênsia é envolvida em estopa em várias camadas. Isso a protegerá do vento e das baixas temperaturas. Um arbusto jovem ou enfraquecido pode ser adicionalmente coberto com ramos de abeto.
O Long Ebony Monmar é resistente a temperaturas de -20 ° C e seus rins não são danificados nesse caso. Mas jardineiros experientes recomendam ainda fornecer proteção às plantas, já que geralmente as hortênsias de folhas grandes florescem apenas 3 em 5 anos precisamente por causa dos danos nos rins.A zona raiz é necessariamente coberta com cobertura morta. Para fazer isso, primeiro nível do site, se na primavera eles fizeram um buraco para irrigação. Isso não permitirá que a água se acumule perto do tronco. Então, quando a temperatura do ar cair abaixo de 0 ° C, coloque a cobertura morta. A espessura da camada é de 20 a 30 cm, protegendo as raízes das mudanças nas temperaturas e dos danos do solo.
Importante! Aplicação no verão de fertilizantes com fósforo à taxa de 25 g de superfosfato duplo por 1 m² o solo ajudará os brotos a serem mais rápidos e a se prepararem para o inverno.
Plantar hortênsias é uma das melhores opções para quem gosta de arbustos floridos. Eles se distinguem pela beleza, inflorescências elegantes e dão a todos muitas emoções positivas. Mesmo se for um arbusto, ainda parecerá elegante. E a variedade So Long Ebony Monmar, além disso, tem muitas vantagens que a distinguem de outras plantas no local.