As tulipas são as flores simples mais populares, do gênero Liliaceae, das quais há um grande número de espécies e variedades. Eles são um dos primeiros a florescer na primavera, por isso costumam ser usados em projetos paisagísticos, em canteiros de flores, slides alpinos, mixborders, descontos, plantados em caixas decorativas, etc. Mas para cultivar tubérculos e flores saudáveis e de alta qualidade, você precisa anexar um pouco esforço, atenção especial deve ser dada durante o plantio. Como preparar adequadamente os bulbos antes do plantio de outono e como cultivar o solo pode ser encontrado no artigo abaixo.
Por que é útil processar bulbos de tulipa antes de plantar
Muitos jardineiros recomendam a classificação, classificação e processamento de tulipas antes do plantio.
Afinal, essa ação tem várias vantagens e ajudará a proteger os tubérculos de problemas, como:
- proteção contra insetos e roedores;
- prevenção e tratamento de doenças;
- lâmpadas tratadas aumentam a energia de crescimento;
- no próximo ano, as flores ficam mais bonitas e fortes, e as hastes e folhas são elásticas, ajudando a manter a forma das flores durante o transporte a longo prazo;
- Tubérculos jovens são bem desenvolvidos.
Maneiras de lidar com tulipas antes de plantar
A maioria das plantas bulbosas é plantada no outono, porque é considerada a mais bem-sucedida para o plantio. Durante o inverno, eles se adaptam às condições climáticas da região e, posteriormente, produzem uma boa colheita.
Você sabe A história do cultivo de tulipas começou no século XI, no Oriente Médio; no Império Otomano, eles eram considerados um símbolo de paz, tranquilidade, renovação natural e experiência espiritual mística. Sua imagem foi pintada em afrescos, azulejos de cerâmica, reproduzida em relevos.
Quanto às tulipas, os primeiros brotos aparecem imediatamente após a neve derreter e o sol da primavera começar a esquentar, e o crescimento das folhas é muito rápido. Durante o plantio da primavera, nem sempre é possível plantar bulbos a tempo para várias situações (falta de tempo, falta de material de plantio, etc.) )O material de plantio é melhor comprado em lojas especializadas e somente de vendedores confiáveis que, a seu pedido, podem fornecer um certificado de qualidade e uma foto de uma planta adulta.
A fim de preservar e cultivar flores bonitas e saudáveis em sua horta, jardineiros experientes aconselham a tratar os tubérculos antes do plantio (muitas doenças fúngicas e pragas podem estar na casca ou sob ela) das seguintes maneiras e preparações:
- Fundazol - fungicida e protetor de um amplo espectro de ação sistêmica antifúngica. Para a solução, você precisa de 10 g de pó, dilua-o com 2 litros de água, mexa e mergulhe as lâmpadas por 1 hora.
- Vitaros - uma ferramenta altamente eficaz, inibe o desenvolvimento de patógenos que estão localizados na superfície e no interior dos tubérculos. Para combater doenças, tome 2 ml da suspensão, dissolva em 1 litro de líquido, abaixe as tulipas para que fiquem completamente cobertas com a solução por 30 minutos.
- Epin - literalmente, adicione uma gota do medicamento a 2 litros de água, misture e deixe de molho as raízes por 1 dia.
Após o tempo de imersão especificado, os bulbos são removidos, secos e plantados no chão. Lave-os da droga não é necessário. Além disso, recomenda-se que todo o trabalho seja realizado com luvas de borracha.
Como processar bulbos de tulipa com permanganato de potássio
Outra das maneiras mais populares e mais fáceis de processar bulbos de tulipa é uma solução de permanganato de potássio.
Você sabe Acredita-se que as pétalas das tulipas sejam comestíveis e possam substituir facilmente as cebolas em muitos pratos.
Para obter um bom resultado de desinfecção de tubérculos, você deve seguir esse esquema e regras:
- Retire a casca das tulipas pré-classificadas, em sua superfície e por baixo dela pode haver poros fúngicos de doenças e pragas, além disso, isso ajudará a uma melhor absorção de nutrientes. As camadas devem ser removidas com cuidado para não danificar a superfície da lâmpada.
- Se houver um pequeno dano na superfície do tubérculo, eles podem ser cortados com uma faca afiada. Nesse caso, remova as peças danificadas com uma camada muito fina para não danificar a lâmpada em profundidade.
- Despeje água no recipiente, despeje uma pequena quantidade de permanganato de potássio (permanganato de potássio), a solução deve ser de cor rosa claro, mergulhe todo o material preparado e deixe em infusão por cerca de 1 hora.
- Após a drenagem do líquido, despeje o conteúdo do recipiente, nivele-o com uma camada uniforme e deixe secar.
Como preparar a terra para o plantio de tulipas
Um fator importante é a preparação do solo para o plantio de tulipas, pois pode conter várias doenças fúngicas e insetos que permaneceram de outras culturas.
Importante! As tulipas não gostam de solos arenosos, porque a areia não retém a umidade e é muito seca. Além disso, o estrume fresco não pode ser usado para fertilizar o solo.
Para "proteger" o local de desembarque, é necessário realizar várias atividades, como:
- Escolha um terreno para um jardim de flores você precisa de um local bem iluminado, protegido de correntes de ar e ventos fortes, com umidade moderada do solo, sem águas subterrâneas próximas. De fato, a alta umidade é prejudicial para o sistema radicular, as raízes podem apodrecer e isso pode afetar significativamente a viabilidade e o desenvolvimento das plantas. Além disso, grande umidade contribui para o desenvolvimento de vários organismos patogênicos.
- Bulbous preferem solte o solo com uma reação neutra ou levemente alcalina.
- Cavar o chão em uma pá de baioneta, certifique-se de remover todas as ervas daninhas e grama junto com as raízes, além disso, você pode adicionar fertilizantes orgânicos (composto apodrecido, húmus, turfa), deixe repousar por vários dias (1-2) para que assente. Se você plantar tulipas imediatamente no dia da escavação, o solo, assentando, puxará as lâmpadas para mais fundo, aumentará o tempo de germinação da planta, para o qual gastará muita energia.
- Você pode tratar o local de desembarque com uma solução Preparação máxima, para a sua preparação é necessário diluir 20 ml de fungicida por 10 litros de água (essa quantidade é suficiente para tratar 5 m² de área), misturar, derramar completamente, cobrir com uma película preta por 3-4 dias para aumentar o efeito na microflora patogênica. Após o filme, remova e fertilize a área tratada com preparações de Baikal, Fitosporin ou Trichodermin. E só então você pode começar a plantar material de plantio.
O trabalho preventivo oportuno realizado no processamento de tubérculos e solo de tulipas antes do plantio de outono ajudará significativamente a cultivar flores saudáveis e de alta qualidade, que na primavera agradarão não apenas sua beleza, mas se você as vender, elas o ajudarão a obter um bom lucro financeiro.