Os pinhões têm muitas propriedades úteis que foram usadas com sucesso na medicina popular por muitos anos. Um remédio bastante popular é a infusão alcoólica. Como fazê-lo corretamente e com quais sintomas aplicar, leia abaixo.
A composição da tintura
A tintura pode variar de cor dependendo das matérias-primas utilizadas. No núcleo, existem 2 ingredientes principais. O primeiro é o álcool. Em vez disso, pode-se usar vodka ou aguardente de qualidade. O segundo ingrediente é o material vegetal. É dele que a cor do produto final dependerá.Você pode usar nozes descascadas inteiras e, em seguida, obter uma infusão com uma tonalidade marrom clara. Se você tomar nozes com casca, a sombra ficará mais saturada - marrom avermelhado. Às vezes, também são adicionadas partições de nozes à tintura. Com este tratamento, uma grande quantidade de substâncias úteis das frutas passa para a base de álcool.
Você sabe Os siberianos produzem creme vegetal a partir de pinhões, que são três vezes superiores ao valor nutricional das vacas. A noz contém 79% de gordura, o que a torna uma matéria-prima adequada para esse produto.
A tintura incluirá os seguintes elementos:
- Vitaminas do complexo B;
- alfa tocoferol;
- beta-caroteno;
- Vitamina C
- ferro
- manganês;
- selênio;
- zinco;
- cálcio
- fósforo;
- flúor;
- ácidos gordos;
- flavonóides e outros compostos.
Receita de tintura
A preparação do agente em questão não é difícil. Você pode usar a receita mais simples para isso. O primeiro passo é escolher uma base de álcool. Você pode comprá-lo em uma farmácia (álcool), em um supermercado comum (vodka purificada de alta qualidade sem aditivos) ou, como já descrito acima, tomar luar. É necessário um total de 0,5 litros de álcool base.Quando o primeiro ingrediente é selecionado, você pode começar a preparar materiais vegetais. São necessários 250 g de cedro com casca. Para remover o excesso de resina, as nozes devem ser fervidas 3 vezes. Deixe de molho por 20 minutos.
Importante! Se não houver desejo, tempo ou as matérias-primas necessárias para a preparação de tinturas de álcool à base de pinhões, você poderá comprá-las prontas em uma farmácia ou loja online. É chamado de cedro da Sibéria.
Instruções de cozimento passo a passo:
- Coloque as nozes em uma tigela de vidro transparente.
- Despeje em matérias-primas 0,5 litros de álcool base.
- Agite o líquido.
- Reserve por 2 semanas em um ambiente fresco e escuro. A temperatura ideal está na faixa de 0 ... + 10 ° C.
- Após o tempo designado, coe a infusão. Guarde na geladeira por no máximo 12 meses.
As propriedades curativas da tintura
A bebida em questão é usada para tratamento, prevenção e como adjuvante no tratamento de muitas doenças. O efeito terapêutico é alcançado devido ao fato de que a base de álcool preserva todas as substâncias benéficas contidas nas nozes. Uma bebida curativa é usada interna e externamente - tudo depende do tipo de doença.
Para tratamento conjunto
Para várias doenças articulares, a tintura é usada interna e externamente na forma de compressas. É utilizado principalmente como ferramenta auxiliar na principal terapia de doenças adquiridas no processo de atividade vital. Patologias congênitas são tratadas de maneiras completamente diferentes. As indicações para o uso são dores nas articulações com hematomas e após doenças infecciosas (amigdalite, gripe, SARS).
De miomas e mastopatia
O curso do tratamento para essas patologias é projetado por seis meses e se adapta claramente aos ciclos das mulheres. A dosagem correta é selecionada pelo médico. Também é importante notar que tal ferramenta é usada apenas nos estágios iniciais do tratamento ou no pós-operatório (após 2 meses), quando o corpo está em recuperação.
Importante! Ao prescrever a tintura de cedro como tratamento adicional para miomas e mastopatia, a terapia é realizada sob a estrita supervisão de um médico. Além disso, a condição do paciente é monitorada por ultrassom regular.
A tintura ajuda muito bem a restaurar a imunidade e os níveis hormonais, além de enriquecer o corpo com vitaminas e minerais. Essa ação é especialmente boa para quem deseja engravidar após o tratamento dessas patologias. Em casos avançados, uma solução para o problema é possível apenas através de intervenção cirúrgica.
Com hemorróidas
Com hemorróidas, tintura só ajudará na fase inicial. É usado principalmente para aumentar a imunidade. A base de álcool tem uma propriedade antibacteriana, que é aprimorada pela conservação de nutrientes dos frutos do cedro.
Em combinação com a medicação, esse tratamento permite remover sintomas desagradáveis, mas possui vários recursos, sobre os quais o médico pode lhe falar mais. O fato é que, com essas doenças, existem várias contra-indicações que impedem o uso de drogas que contêm álcool.
Com radiculite
No tratamento da radiculite, a tintura é usada como um agente de aquecimento. Principalmente esfrega na região lombar. Essa abordagem melhora a circulação sanguínea nos tecidos. Em combinação com a toma dos medicamentos certos, você pode parar rapidamente a exacerbação da doença.
Na bronquite crônica
Na bronquite crônica, é muito importante ajudar o corpo a restaurar a imunidade. A bebida em questão ajudará a manter a doença em remissão por um longo tempo.
Também será eficaz em caso de exacerbações acompanhadas por:
- tosse seca ou úmida grave;
- coriza.
Na presença de temperatura, o produto não é utilizado. Além disso, não é utilizado em combinação com antibióticos.
Com leucemia
Há evidências de que a tintura de pinhão é usada mesmo no tratamento da leucemia. Obviamente, isso é feito juntamente com o uso de medicamentos especiais. Além disso, os pacientes recebem quimioterapia e uma transfusão de sangue. Ao tratar essa doença, eles devem consultar um médico e realizar recepções, seguindo estritamente as dosagens, dada a compatibilidade das tinturas com outras drogas.
Outras indicações
A tintura nos pinhões pode ser usada se houver problemas com as gengivas (sangramento, dor). É utilizado como enxaguatório bucal, diluído em água na proporção de 1: 0,25. Essa abordagem ajuda a fortalecer os tecidos, restaurar sua estrutura e reduzir o número de bactérias nocivas.
- Além disso, a tintura será eficaz em:
- pressão reduzida;
- doenças gastrointestinais, acompanhadas de baixa acidez e má digestão;
- estresse freqüente e excesso de trabalho, levando a uma diminuição das funções protetoras do corpo;
- corta como desinfetante.
Propriedades úteis
Antes de tomar a tintura de cedro, você deve entender como ela irá agir no corpo. Essas informações ajudarão a entender se vale a pena usar o medicamento ou se é melhor recusá-lo, dependendo das características individuais da pessoa.
Pressão alta
Dado que o álcool faz parte da tintura, a bebida, em qualquer caso, aumentará a pressão sanguínea. As vitaminas B, ácido ascórbico, beta-caroteno e alfa-tocoferol incluídos na composição também contribuirão para isso.Devido ao aumento do fluxo sanguíneo, é possível obter uma melhora significativa no bem-estar durante o trabalho físico ou mental. Além disso, esse efeito afetará positivamente a saúde de pacientes hipotensos e pessoas com temperatura corporal reduzida (pode ser observado após colapsos nervosos, infecções virais, etc.).
Melhoria da imunidade
Devido ao grande número de nutrientes, que em sua maioria são ácidos graxos e antioxidantes, um efeito imunomodulador é alcançado. As vitaminas B estão envolvidas na construção e regeneração de todos os tecidos.
Devido à recuperação acelerada das células e ao efeito desinfetante do álcool, é possível aumentar significativamente a resistência do corpo a fatores adversos externos. E, graças à melhoria do sistema imunológico, os riscos de recaída de doenças crônicas são eliminados.
Outras propriedades
A infusão útil de cedro tem muitas propriedades diferentes.
- Os principais são:
- desinfecção;
- analgésico;
- expectorante;
- aquecimento;
- tônico;
- antibacteriano;
- restaurador.
Regras de aplicação
As indicações para o tratamento com essa ferramenta são determinadas pelo médico. O mesmo se aplica às dosagens exatas, que são selecionadas com base na história do paciente.
A seguir, são apresentados parâmetros aproximados de ingestão para várias doenças:
- ARVI - 3 vezes ao dia por 1 colher de chá. meia hora antes das refeições. O tratamento é continuado até que os sintomas desapareçam, o que é aproximadamente 7 a 14 dias.
- Bronquite - esfregue as costas e o peito com tintura 2 vezes ao dia durante uma semana. Em seguida, são tomadas mais 2 semanas por via oral, de acordo com o esquema do ARVI.
- Com doenças ginecológicas o curso do tratamento é continuado por seis meses e geralmente prescrito 30 gotas 3 vezes ao dia. Nos dias da menstruação, o medicamento não é tomado, pois isso pode causar sangramento grave.
- Para artrite - 1 hora de medicamento é derramada sobre um cotonete e aplicada à articulação afetada, fixada com um curativo. Segure por 15 minutos. A manipulação é realizada 2 ou 3 vezes ao dia. Depois disso, a área afetada é lubrificada com um creme nutritivo para não queimar. O curso dura cerca de 7 a 10 dias.
- Sob pressão reduzida - Durante um mês, tome 30 gotas 10 minutos antes das refeições, três vezes ao dia. Depois, fazem uma pausa de 21 dias e repetem a recepção de acordo com o esquema acima. Tais eventos são realizados 4 vezes por ano.
Como a tintura afeta o corpo
Os benefícios do agente em questão para o corpo são óbvios. Se você seguir as regras de uso, poderá obter melhorias significativas na saúde reduzindo a frequência de ocorrência de resfriados. Freqüentemente, ARVIs frequentes causam problemas adicionais com as articulações, o sistema cardiovascular, o trato gástrico, a formação de tumores benignos e malignos e o desenvolvimento de reações alérgicas.
Você sabe Um cedro adulto dá cerca de 50 kg de nozes por ano, o que é bastante, dado o tamanho pequeno da fruta.
Contra-indicações
O medicamento em questão tem suas contra-indicações.
- Antes de tudo, o tratamento com infusão deve ser excluído nas pessoas:
- sofrendo de intolerância ao álcool;
- sendo tratado por dependência de álcool;
- ter histórico de alergia a quaisquer nozes ou coníferas;
- tendo uma concussão.
Além disso, a tintura é completamente contra-indicada para hipertensão, exacerbações de doenças do trato gastrointestinal, diabetes, doenças do fígado e rins. As mulheres grávidas podem usar esse medicamento, mas com cautela, se não houver contra-indicações. Se você exceder a dose ou não souber sobre certas características do seu corpo, nas quais não pode usar o medicamento, poderá prejudicar sua saúde.Não dê a crianças menores de 16 anos!
Nesses casos, podem ocorrer as seguintes manifestações desagradáveis:
- náusea
- Tonturas
- azia;
- asfixia;
- dores de cabeça
- hemorragias nasais (com aumento significativo da pressão arterial);
- vômito
- diarréia
- recaída de exacerbação de doenças crônicas.
O uso de tintura em pinhões ajuda a aumentar a imunidade. Esse remédio pode substituir remédios homeopáticos. O principal é escolher a dosagem certa e estudar as contra-indicações primeiro.