Se aparecerem buracos nas frutas e folhas do pimentão, cultivadas em um canteiro aberto ou em uma estufa, as pragas acabam no local. Quem come pimenta e como se livrar dessa praga, leia abaixo.
Por que os buracos aparecem nas folhas de pimenta e quem os come
Pequenos furos passantes e uma alteração na forma da folha na pimenta podem ocorrer devido a violações dos regulamentos agrícolas. Nesse caso, basta ajustar o regime de irrigação, aplicar fertilizantes e as plantas se recuperam rapidamente. Mas quando os buracos aparecem nas folhas e nos frutos, e as bordas são exatamente viradas, como se fossem cortadas com uma tesoura encaracolada - esse é um sinal claro da presença de pragas.
Existem 3 tipos de pragas que deixam esses vestígios depois de si mesmos:
- pulgões;
- lesma;
- Besouro de batata do Colorado.
Pulgões
Esta praga é a mais comum e pode afetar os arbustos de pimenta, não apenas no solo aberto / fechado, mas também destinada ao cultivo interno. Pulgões pretos e verdes geralmente se depositam na pimenta. Os insetos colocam suas colônias no interior da folha. Alimentam-se dos frutos, folhas e caules das plantas.Os principais sinais de pulgões na área:
- deformação e murcha de chapas;
- o aparecimento de manchas arredondadas e secas nas folhas e frutas;
- a aparência de orifícios nas folhas;
- derramamento de folhagem;
- a presença nas folhas de um revestimento pegajoso e doce;
- o aparecimento de grãos pretos, o que indica o desenvolvimento de fungos de fuligem.
Você sabe Muitas espécies de pulgões já nascem grávidas. Isso significa que o ovo dentro do inseto começa a se desenvolver muito mais cedo do que nasce.
Os pulgões em processo de vida emitem uma extensão pegajosa e doce, cobrindo-a com folhas, o que torna a fotossíntese impossível. Além disso, essa substância atrai formigas, que também não se importariam em comer frutas de pimentão, principalmente se já tiverem buracos.
As formigas que entram na simbiose com os pulgões transferem-nas para outros lugares, o que contribui para a disseminação de pragas em grandes áreas e, durante o inverno, escondem as fêmeas nos formigueiros.
A razão para o aparecimento de pulgões reside na não observância das regras da tecnologia agrícola, nomeadamente na preparação inadequada do solo no outono e na primavera. Ovos de insetos podem passar o inverno livremente na casca de árvores e sob camadas de folhas caídas.
Na primavera, uma geração de fêmeas com asas eclode de ovos que, passando de planta em planta, põem ovos. Cada indivíduo põe 50 ovos. O pico do ataque de pulgões geralmente cai em junho, quando a segunda geração de insetos eclode. Se o outono acabou quente e se prolongou por muito tempo, em setembro-outubro a terceira geração de parasitas aparece.
Slug
Lesmas pertencem a moluscos terrestres. Eles são semelhantes em estrutura aos caracóis, mas não possuem conchas. Na natureza, eles desempenham o papel de um regulador natural do ecossistema de florestas e campos. Principalmente, eles chegam às parcelas com novas plantas e já conseguiram adorar 150 variedades culturais, incluindo pimenta.Na cavidade oral da lesma existe uma grande quantidade de quitina (dentes), com a ajuda da qual ela tritura alimentos. Se até buracos arredondados aparecerem nas folhas da pimenta e as bordas estiverem unidas uniformemente, como se estivessem alinhadas com uma régua, esse é um sinal claro da presença de lesmas na área. A lesma também pode comer frutas, deixando traços característicos nelas.
Importante! As lesmas podem ser proprietários intermediários de vermes, por isso é melhor removê-las manualmente com luvas descartáveis.
O molusco terrestre prefere levar um estilo de vida noturno e, durante o dia, se esconde em folhas grossas ou no solo a uma profundidade de 3 cm e, na mesma profundidade, a praga deposita seus ovos. Outro sinal de infecção por lesmas é a presença de caminhos esbranquiçados nas folhas.
O lodo, em movimento, secretam uma grande quantidade de muco, que, quando seco, deixa essa marca. Em locais onde as pragas se acumulam, onde esperam a hora escura do dia, resta muito muco, o que leva ao aparecimento de doenças fúngicas e à podridão.
Se não houver condições no local para o desenvolvimento da prole, os indivíduos levados junto com outras plantas simplesmente morrerão.
A reprodução bem-sucedida de lesmas contribui para:
- aumento da umidade do solo;
- temperatura do ar até + 25 ° C;
- pouso muito denso.
Besouro de batata do Colorado
As folhas de pimenta não são escondidas pelo próprio besouro da batata do Colorado, mas por suas larvas. O inseto deposita um grande número de ovos alaranjados brilhantes por dentro e por fora das folhas. Na temporada, a fêmea pode colocar até mil ovos. Até o momento, mais de 100 ferramentas foram desenvolvidas com a ajuda das quais tratam o besouro da batata do Colorado.A dificuldade com esta praga é que ela se adapta rapidamente aos produtos químicos e se torna insensível a eles.
Você sabe Ao contrário do nome, o berço do besouro da batata do Colorado é o México.
As larvas do besouro da batata do Colorado e os adultos são enterrados no solo a uma profundidade de 10 cm e no inverno lá. O ciclo de vida de um adulto pode durar de 1 a 3 anos, dependendo das condições ambientais.
Nos estágios iniciais, a larva do besouro roe orifícios nas partes centrais da folha e depois come nas bordas. Por fim, pecíolos nus permanecem nos arbustos.
O que fazer e como processar pimentas
Se as folhas dos arbustos de pimenta são comidas, a primeira coisa a fazer é descobrir qual praga se instalou no local e, dependendo disso, decidir como lidar com ela.
Os pulgões de plantio podem ser protegidos usando agentes biológicos e químicos. Os primeiros são completamente seguros para o ecossistema, mas nem sempre são eficazes se o número de insetos for muito grande. Os segundos apresentam bons resultados, mas seu uso é perigoso na fase de frutificação ativa.
As preparações biológicas incluem:
- Fitoverm - criado com base no fungo do solo. 8 ml da substância são dissolvidos em 1 litro de água e as plantas são pulverizadas 2 vezes com um intervalo de 15 dias.
- Akarin - substância ativa - extrato de fungos no solo. A dosagem para 1 litro de água é semelhante à acima.
- Actellik - é um medicamento de contato sistêmico. Atua instantaneamente. Dosagem: 500 g / l de água. Consumo de acordo com as instruções.
- "Fufanon" - não é perigoso para insetos benéficos. Eficaz contra a maioria das pragas. 10 ml do medicamento são dissolvidos em 1 litro de água e, em seguida, são adicionados outros 9 litros de água.
Importante! Usando produtos químicos e biológicos para proteger as plantas de pragas, use traje de proteção, máscara, luvas e óculos. E esses e outros, a pulverização, afetam igualmente negativamente as membranas mucosas.
Para lidar com a lesma que atormenta os pimentões, as pimentas em pó ajudarão. Ele deve estar espalhado entre as linhas. Além disso, você pode polvilhar os arbustos e o solo sob eles com cinzas. Se houver processos de putrefação nos arbustos, as cinzas devem ser misturadas 1: 1 com o Fundazol.
O consumo de pó por 1 arbusto é, em média, de 50 g. Os fármacos com metaldeído na composição - "Lesma", "Tempestade" são eficazes contra lesmas. O primeiro envolve um único e abundante cultivo de terra à taxa de 30 g / 10 m². O segundo é usado como uma planta de pulverização de arbustos e solo na taxa de 15 g / 5 m².
Com o besouro da batata do Colorado, "Fufanon" ajudará. É produzido na mesma dosagem dos pulgões. É muito eficaz na presença de um grande número de pragas. 20 dias após o uso do "Fufanon" gastam o processamento do produto biológico "Colorado".
150 g da droga são diluídos em 10 l de água e pulverizados em uma folha. O Colorado torna possível evitar recaídas e aumentar a imunidade de plantas enfraquecidas.
Além de processar drogas, é necessário fazer tecnologia agrícola.Se alguma das três pragas listadas acima aparecer:
- Remova as partes afetadas das plantas. Isso evitará a propagação da doença. Trabalhe todas as seções com cinza de madeira.
- Realizar o afrouxamento do solo a uma profundidade de 5 cm perto dos arbustos e 10 cm entre as fileiras.
- Ajuste o modo de rega.
- Após o afrouxamento, o solo deve ser coberto com palha: turfa misturada com areia e cinza, quando lesmas aparecem, adubo na presença de besouros e pulgões da batata do Colorado.
- Colete pragas manualmente, usando luvas antes e após o tratamento medicamentoso.
Medidas preventivas
A principal medida preventiva que permite que você se proteja das pragas é a preparação do solo de alta qualidade no período de outono-primavera. Após a colheita no local, é necessário remover as folhas caídas, as ervas daninhas e suas raízes. Cultive o solo a uma profundidade de 20 a 30 cm e irrigue com solução a 3% de sulfato de cobre.
Após 10 dias, aplique 10 kg de estrume por m² + 500 g de superfosfato e cava novamente o solo a uma profundidade de 20 cm Na primavera, são realizadas manipulações semelhantes.Outras medidas preventivas:
- remoção de folhas e galhos inferiores dos arbustos, a fim de evitar o contato com o solo;
- tratamento químico em regiões desfavoráveis onde surtos de pragas são freqüentemente observados;
- adubação de acordo com o cronograma de acordo com os períodos de vegetação das plantas;
- rega moderada;
- afrouxando o solo e cobrindo-o após cada umedecimento - natural ou artificial.
Se as plantas receberem ajuda oportuna, a colheita da pimenta poderá ser salva em 60 a 80% dos casos, dependendo do grau de dano. Mas é melhor não permitir a disseminação de parasitas, para os quais é necessário seguir as regras da tecnologia agrícola.