Pepinos para o cidadão comum do nosso país são alimentos quase todos os dias, sejam frescos ou enlatados. Mas nem todo mundo quer comprá-los nas prateleiras das lojas, preferindo cultivar pepinos por conta própria, tanto em estufa quanto em campo aberto. Vamos falar com mais detalhes sobre a escolha da variedade, tecnologia de plantio e cuidados, as regras para combater doenças e pragas.
As regras básicas do cultivo de pepinos
Para obter uma boa colheita de pepinos em sua área, use as dicas e regras abaixo:
- O rendimento e o sabor dos vegetais dependerão da seleção correta das variedades de pepino. Escolha uma variedade, dependendo da região de residência, do tipo de solo e de suas preferências de gosto.
- O plantio deve ser realizado após a preparação das sementes em solo previamente preparado. Ao mesmo tempo, o microclima na estufa deve ser o mais ideal e, ao plantar em campo aberto, é necessário aguardar as condições climáticas adequadas.
- É importante não esquecer de cuidar das plantas. A rega, a remoção de ervas daninhas, a remoção de ervas daninhas, o curativo e a liga (para certas variedades) devem ser realizados regularmente.
- O controle de pragas também é um dos estágios do cultivo de pepinos. É necessário tentar superar as pragas por métodos populares, sem o uso de produtos químicos. Portanto, sua colheita permanecerá ecologicamente correta.
- Colheita. Não importa o quão banal possa parecer, mas você precisa saber como colher adequadamente. É necessário coletar pequenos pepinos com antecedência, caso contrário, eles começarão a ficar amarelos. Além disso, a colheita regular permitirá que os arbustos dêem frutos no futuro sem uma forte perda de rendimento.
Que variedades escolher
Variedades de pepinos que podem ser cultivadas no país em campo aberto não são adequadas para o cultivo em estufa. Os criadores levam em consideração mais de uma dúzia de parâmetros ao criar novas variedades, portanto são radicalmente diferentes. A diferença está nas regiões de cultivo, microclima, tipo de solo, características climáticas, etc.
Para a estufa
Os pepinos para a estufa podem ser divididos em quatro categorias, de acordo com as datas de maturação: super-precoce, precoce, intermediária e tardia.
A seguir, é apresentada uma lista de pepinos adequados para estufas, agrupados precisamente por maturidade:
- Super cedo - Bettina, Capricórnio, Aristocrata, Vocal. Todos eles são universais, resistentes a muitas doenças, caracterizam-se por aumento ou produtividade normal e bom gosto.
- Cedo - arrepio, dinamite, Emelya, sogra. O comprimento dos frutos de todos os representantes, exceto Emelya, chega a 12 cm, e diferem em comprimento de até 15 cm, por isso ganhou fama como uma variedade de pepinos para salada. As variedades precoces amadurecem 40 a 45 dias após o plantio e são diferenciadas por um grande número de culturas por metro quadrado de plantio.
- Época média - Annushka, Sunny, Wisconsin, Rodnichok, Rafael. Demora cerca de 50 dias para amadurecer esses representantes da família das abóboras. Apenas Rafael é radicalmente diferente de seus irmãos, cujo comprimento de fruto chega a 25 cm, o que equivale a quase o dobro do comprimento de outras variedades de meia estação.
- Amadurecimento tardio - Nezhensky, Crunch, Ob. Os frutos após o amadurecimento permanecem pequenos, com aproximadamente 8 a 10 cm de comprimento e pesando não mais que 100 G. As variedades de amadurecimento tardio são adequadas para armazenamento e preservação a longo prazo.
Para terreno aberto
As variedades para terreno aberto são condicionalmente divididas em dois grandes grupos: autopolinizados e polinizados por abelhas. A principal diferença que você precisa saber é que os frutos das variedades polinizadas pelas abelhas são mais saborosos, mais perfumados. Aqueles que são polinizados sem a participação de abelhas produzem grandes colheitas, são despretensiosos às condições climáticas e são resistentes a muitas doenças.
Você sabe Pepino consiste em mais de 95% de água. É por isso que esta cultura de jardim precisa de rega frequente para uma boa produtividade.
As variedades de polinização das abelhas mais populares são: Amigos fiéis F1, Lord F1, Farmer F1, Nezhinsky F1. A primeira variedade produz pequenos frutos crocantes com pequenas listras brancas quase imperceptíveis. Amigos fiéis F1 são resistentes a muitas doenças e pragas, amadurecem em cerca de 40 dias e são adequados para salgar.
As demais variedades também são resistentes a condições climáticas adversas e se distinguem pela ausência de amargura. Nezhinsky F1 é um pepino tardio, mas muitas pessoas gostam de seu sabor extraordinário.
Entre as variedades autopolinizadoras do território de nosso país, Claudia F1, Ant F1, Zozulya F1 são muito populares. A primeira série é madura tardia, as outras duas são maduras precoces, portanto são mais adequadas para o consumo fresco ou para a preparação de saladas.
Características do plantio de mudas e cuidados adicionais
Você precisa cultivar pepinos corretamente. Preparação de sementes, plantio de mudas e cuidados adicionais - tudo isso afetará significativamente a quantidade e a qualidade da colheita.
O momento
Numa estufa, os pepinos podem ser plantados durante todo o ano se o microclima ideal para isso for mantido lá e as massas do solo forem aquecidas por um sistema de termorregulação a uma profundidade de cerca de um metro.
Em uma estufa, esses vegetais podem ser cultivados mesmo no inverno, se você mantiver a temperatura interna pelo menos + 18 ° C durante o plantio e nos primeiros 10 dias após ela e pelo menos + 13 ° C no futuro. Deve-se lembrar que quanto mais frio dentro da estufa, mais os pepinos amadurecem.
Em campo aberto, você pode plantar sementes e mudas, mas o tempo de plantio varia. As sementes podem ser plantadas sob o filme no final de abril e em algumas regiões, mesmo no início ou no meio do mês. O principal é garantir que a probabilidade de geadas noturnas retornando no momento do pouso seja zero.
Importante! O plantio de pepinos em campo aberto é limitado no tempo. O plantio após 5 de junho é repleto de uma pequena quantidade de rendimento.
Você pode plantar mudas em campo aberto de maio a junho. Tudo depende da região e de suas condições climáticas. Os agrônomos recomendam o plantio somente quando a terra aquece bem e a temperatura média diária é ajustada em pelo menos + 18 ° C.
Requisitos do solo
Os pepinos preferem que haja muitos nutrientes no solo; portanto, a escolha de um local de plantio deve ser levada muito a sério. Os solos argilosos e argilosos são os mais adequados, com um nível médio de acidez e uma rica composição mineral.
Se o seu site é dominado por solo pesado, no início da primavera, ele deve ser lavrado a uma profundidade de pelo menos 8 cm.Os melhores antecessores de pepino são considerados batatas, cebola, repolho e tomate. Não é recomendável plantar pepinos no local em que os representantes da família das abóboras cresceram nos três anos anteriores: abóbora, melancia e abóbora.
Plantar mudas no chão
Você precisa se preparar para o plantio de mudas com antecedência. Você precisa cozinhar não apenas mudas, mas também um terreno para plantar. Ervas daninhas e detritos devem ser removidos do outono e, no início da primavera, a terra será arada.
No dia do desembarque, um punhado de estrume ou composto apodrecido é introduzido em cada cova de plantio. A distância entre os caroços deve ser de pelo menos 20 cm, entre as fileiras - 50-60 cm. Os brotos precisam ser plantados juntamente com pedaços de solo, para não danificar o sistema radicular dos pepinos jovens.
É necessário derramar um litro de água limpa em cada buraco, preenchê-lo com terra e bater um pouco.
É importante evitar a evaporação excessiva da umidade sob o sistema radicular das plantas jovens. Para esse plantio, você precisa fazer uma cobertura com grama seca ou palha. Se suas variedades de pepinos são altas, você não pode ficar sem uma liga. É melhor fazer isso imediatamente durante o plantio.
Como plantar imediatamente sementes no jardim
Se você pretende plantar pepinos com sementes, prepare o local para o plantio no outono. Antes de tudo, a cama deve ser desenterrada e o nível de acidez verificado. Para estabilizá-lo, você pode usar carvão ou cal hidratada. Depois disso, fertilizantes orgânicos são aplicados: estrume apodrecido, composto, verbasco, turfa.O sulfato de potássio é um composto químico importante para os pepinos, pois sem ele eles crescem menos intensamente e o rendimento geral é significativamente reduzido. O sulfato de potássio deve ser adicionado à taxa de 60 g por 10 m². No início da primavera, mais uma vez, você precisa cavar a cama, fazer fertilizantes minerais e cobrir com um filme. O abrigo ajuda a acelerar o aquecimento do solo.
Importante! Em 1 m² a área deve ser aplicada não mais que 15 kg de estrume. Um excesso desse fertilizante orgânico pode afetar adversamente o sistema radicular das plantas jovens.
O processo de pouso em fases é o seguinte:
- Poucos dias antes da semeadura, a água fervente é despejada no solo, o que normaliza o nível de bactérias benéficas no solo, apoiando a termorregulação adequada.
- As sementes são plantadas em buracos de 4 a 5 cm de profundidade, a distância entre as sementes deve ser de cerca de 20 cm.Você pode reduzir a distância várias vezes e, após a germinação, arrancar brotos fracos e deixar fortes para crescer mais. 3-4 sementes devem ser jogadas no buraco, pois algumas podem morrer e brotar.
- Despeje as sementes plantadas com água em temperatura ambiente.
- Cubra a cama com filme para evitar o congelamento das culturas à noite.
Como cuidar de pepinos
Nos cuidados com os pepinos, tanto sob o filme quanto em campo aberto, deve-se prestar atenção à cobertura adequada, à remoção de ervas daninhas e à rega.
Logo após o pouso
Depois de terminar o plantio, a fase de cuidados com a planta começa. Nas primeiras semanas, consistirá nos seguintes procedimentos:
- impedir a formação de uma crosta na superfície do solo, impedindo a entrada de ar no sistema radicular da planta;
- remoção periódica de ervas daninhas do jardim (para fazer isso melhor com as mãos, sem usar uma bota, caso contrário, existe o risco de danificar o sistema radicular);
- liga de variedades altas de pepinos, assim que atingem uma altura de 20 cm;
- após cada enriquecimento das plantações com água, afrouxamento preciso do solo;
- a introdução nas 3 primeiras semanas de fertilizantes complexos 1 vez em 10 dias.
Durante a floração
Uma das etapas importantes dos cuidados durante a floração é a rega. Deve ser feito a cada 6-8 dias, com água morna, por aspersão ou irrigação sob cada arbusto. A frequência da irrigação pode ser aumentada ou reduzida em alguns dias, dependendo das condições climáticas. Na estufa, a esse respeito, tudo é mais estável e regular.
Após a rega, o solo deve ser afrouxado, caso contrário uma crosta fina se formará. Juntamente com o afrouxamento, a remoção de ervas daninhas deve ser realizada regularmente e as ervas daninhas removidas.
Você sabe 100 g de pepino contêm apenas 15 kcal. Para quem monitora seu peso, o pepino definitivamente não trará quilos extras.
Assim que as primeiras flores aparecerem nos pepinos, as plantas devem ser alimentadas com fertilizantes complexos com um teor máximo de compostos nitrogenados.O fertilizante complexo pode ser preparado por você mesmo, para isso, eles tomam os seguintes componentes:
- nitrato de amônio - 30 g;
- superfosfato - 40 g;
- sal de potássio - 10 g;
- água - 10 l.
Todos esses componentes são misturados e introduzidos em poços especialmente preparados, localizados a uma distância de 20 cm dos arbustos (a uma taxa de 1 litro de fertilizante por 1 arbusto). No início e no final da floração, os pepinos devem ser pulverizados com uma solução de ácido bórico, que é preparada à taxa de um quarto de colher de chá de ácido por balde de água.
Durante a frutificação
Durante esse período, a rega deve ser feita pelo menos duas vezes, pois os arbustos começam a absorver a umidade abundantemente e a dar à fruta. A água deve estar limpa, livre de impurezas, caso contrário, pode afetar o sabor dos vegetais.
A cobertura durante esse período é extremamente importante. Frutas saudáveis e doces só podem ocorrer no caso da técnica correta de fertilizante. A primeira alimentação é feita imediatamente após a coleta da primeira colheita.
Importante! A quantidade de fertilizantes nitrogenados durante o período de frutificação deve ser minimizada, pois sua adição excessiva pode afetar adversamente o sabor da fruta. Pepinos serão grandes, mas aquosos e sem gosto.
Para isso, 30 g de nitrato de potássio e 1 colher de sopa. eu os nitrofoscos devem ser dissolvidos em um balde de água e despejar arbustos de pepino à taxa de 1 balde por 4 m² de plantações com fertilizante líquido. Esta tecnologia de alimentação é adequada para pepinos com efeito de estufa e para jardim.
Tempo de amadurecimento
Muitos jardineiros dizem que os pepinos mais deliciosos são os primeiros, e não importa onde eles cresçam - na estufa ou em campo aberto. O momento do amadurecimento dos frutos é afetado não apenas pela afiliação varietal, mas também pelos cuidados adequados e pela zona climática.
Quanto tempo e quão rápido os pepinos crescem
Muitos jardineiros iniciantes estão interessados em: quantos dias e até que mês os pepinos crescem. Geralmente após a floração, os ovários se formam, a partir dos quais os frutos são formados. O crescimento dos pepinos em si dura de 7 a 13 dias, dependendo da variedade. A frutificação pode durar muito tempo, até agosto, se estivermos falando de variedades tardias corretamente plantadas.
O período de maturação desde o início das mudas é um importante indicador da variedade, é ele quem caracteriza as variedades precoce, média e tardia. O primeiro tipo de pepino dá os primeiros frutos após a germinação em 35 a 45 dias. As variedades no meio da temporada começam a dar frutos em 45 a 55 dias. Pepinos tardios dão as primeiras frutas no 60º dia, e algumas variedades mesmo depois de 65 a 70 dias.
Quando crescem melhor: dia ou noite
Vamos ver se os pepinos crescem à noite e por que uma certa temperatura e umidade são necessárias para isso. O fato é que durante a noite as frutas podem realmente acelerar o crescimento se a temperatura do ar estiver dentro de +18 ... + 21 ° C e umidade - 60%. No verão, essa temperatura só pode ser de noite, então o crescimento acelera precisamente após o pôr do sol.
Se o verão em sua região for árido, quente e sem nuvens, durante o dia seu plantio poderá ser salvo por uma sombra. Mas lembre-se de que os pepinos são plantas inerentemente fotófilas e adoram a luz do sol e a rega abundante.
Controle de Pragas e Doenças
As pragas mais comuns de pepinos em nossa faixa são pulgões, ácaros, moscas de broto e moscas-brancas. O último afeta freqüentemente pepinos em estufas e estufas.
Para combater as pragas acima, você pode usar os seguintes métodos:
- Para combater os pulgões e os ácaros, é usada uma infusão aquosa à base de capsicum e pó de tabaco. 200 g de pó e 30 g de pimenta devem ser diluídos em um balde de água quente e insistidos durante o dia. Então você precisa forçar a infusão e adicionar 2 colheres de sopa. sabão em pó ralado e tanta cinza de madeira picada. Com esta solução, você precisa pulverizar generosamente os pepinos e repetir a ação em uma semana.
- Na luta contra a mosca branca, o método mais eficaz é mecânico. Construa armadilhas adesivas: pegue pedaços de madeira compensada, pinte-os de branco e aplique óleo de mamona ou resina. É conveniente coletar insetos com essas armadilhas.
- Um método eficaz de controle da mosca brotada é a introdução de inseticidas granulares no solo.
A doença mais comum dos pepinos é a podridão das raízes, à qual as plantas fracas são particularmente suscetíveis. Uma doença aparece devido à umidade excessiva do ar e do solo e causa amarelecimento e murcha da folhagem. Para combater a podridão radicular, use uma solução de "Previkura" (20 ml por 10 l de água), que molhou os arbustos.Para alcançar alto rendimento de pepinos, tanto em casa de vegetação quanto em campo aberto, é necessário aderir às regras para cuidar dessa cultura, bem como combater doenças e pragas em tempo hábil.