A maioria dos jardineiros planta o chamado repolho branco em suas parcelas, mas há muitos que preferem variedades coloridas e couves de Bruxelas incomuns. O que você deve saber sobre os recursos do amadurecimento da última opção e como realizar a colheita adequadamente - isso será discutido mais adiante.
O que determina a maturação e colheita de couve de Bruxelas
Cada residente de verão decide independentemente quando coletar repolho do jardim, mas, em qualquer caso, o repolho deve atingir o estágio de plena maturidade. As variedades de Bruxelas são ligeiramente diferentes das variedades brancas, portanto, na questão da data exata da coleta, é importante levar em consideração as características da variedade cultivada, as características climáticas da região de cultivo e a época do transplante. Considere cada um desses critérios.
Variedades
Se você decidir plantar variedades de couve no início ou no meio da maturação (até 100 dias de maturação) no jardim, há todas as chances de experimentar as frutas no meio do verão. Tais variedades populares e formas híbridas de plantas incluem:
Espécimes maduros e especialmente maduros tardios são distinguidos pelo aumento da qualidade da manutenção de frutas, mas, ao mesmo tempo, terão que colher no final do outono ou mesmo no início do inverno - a colheita precoce de cabeças de repolho do jardim levará ao declínio e diminuição do tempo de manutenção da colheita. As boas variedades intermediárias e tardias de couve de Bruxelas são consideradas Hércules, Safira, Apetite, Onda, que, com propriedades de alto sabor, também são caracterizadas por um bom desempenho de armazenamento.Importante! O processo de amadurecimento da cultura deve sempre ser mantido sob controle, porque os espécimes amadurecidos não são adequados para o consumo e os maduros demais racham rapidamente e começam a apodrecer. Uma cabeça adequada para o corte é sempre densa e range ligeiramente quando espremida.
Clima
As características climáticas de uma área específica são um dos primeiros critérios que afetam o tempo de colheita de qualquer cultura. Obviamente, na parte central da Federação Russa, os frutos amadurecem mais rapidamente do que na Sibéria; portanto, se você quiser cultivar couve de Bruxelas em regiões difíceis, terá que cuidar do abrigo necessário. Em média, a diferença no tempo de colheita entre as diferentes regiões climáticas não passa de 2 meses.
Tempo de pouso
Se as mudas foram plantadas em solo aberto no final de abril ou início de maio, provavelmente você será capaz de coletar cabeças em setembro. Nos casos em que as plantas jovens tiveram que ser transplantadas, elas tiveram que esperar até junho, você pode remover as cabeças de repolho não antes de outubro-novembro. Dado o amadurecimento gradual da couve de Bruxelas, a colheita de frutas no outono pode durar vários meses e, em alguns casos, a colheita termina apenas com o advento do gelo.
Você sabe Na natureza, as couves de Bruxelas não crescem, portanto, há todos os motivos para acreditar que as primeiras amostras foram obtidas artificialmente, com base na variedade de folhas dessa cultura. No entanto, no século VIII-XIV, uma certa planta semelhante cresceu nos jardins da Bélgica, razão pela qual a nova espécie recebeu o nome da capital desse estado.
Os principais sinais de amadurecimento de couve de bruxelas
Com base na data do plantio, é possível calcular o tempo aproximado da colheita, mas, para determinar o horário exato, vale a pena considerar as características externas das plantas. As primeiras frutas já são colhidas quando atingem o tamanho de uma noz e suas duas ou três folhas inferiores mudam de cor para amarelo (é aconselhável arrancar imediatamente essas lâminas). Não vale a pena exagerar o repolho no mato, caso contrário, as cabeças superiores do repolho se formarão muito mais lentamente.
Como coletar couve de bruxelas
Como já foi observado, a colheita do repolho belga terá que ser coletada em várias etapas, à medida que seus frutos amadurecem. Você pode acelerar esse processo introduzindo nutrientes no solo, mas mesmo nesse assunto, você precisa ter muito cuidado para não saturar demais o solo com matéria orgânica e não provocar o corte de cabeças de repolho.Um foco adequado da colheita é de baixo para cima, ou seja, primeiro você precisa cortar os frutos localizados na parte inferior da planta e, em seguida, à medida que o restante amadurece, passa para o topo da colheita. De cada vez, até 15 cabeças pequenas de repolho podem ser coletadas de um arbusto e, após cerca de uma semana, você precisará repetir esse procedimento novamente (escolhendo o momento mais adequado para a colheita, sempre se concentre na cor das placas de cultura: em amostras maduras, as folhas individuais serão amarelas).
Você sabe Na Alemanha, essa variedade de couve foi apelidada de bela palavra "rosenkol" - couve rosa.
Em média, com um outono quente e técnicas adequadas de cultivo, o corte de frutas pode ser feito até novembro, removendo sempre 10 a 15 novas cabeças de couve. Com esse volume de colheita, para uma família pequena, apenas 3-4 plantas serão suficientes, o que garantirá totalmente uma quantidade suficiente de nutrientes que entram no corpo junto com as cabeças de repolho cozidas.
Couves de Bruxelas podem ser colhidas em qualquer clima. Verdadeiro se houver geadas à noite, para preservar as propriedades nutricionais e de sabor naturais de um vegetal, é melhor coletar frutas à tarde ou no final da tarde. Em algumas horas, o repolho congelará gradualmente e levemente seco, o que é importante para um armazenamento bem-sucedido. Quanto ao equipamento usado, você não precisa de nenhum dispositivo especial para cortar as cabeças: elas são muito fáceis de romper com os dedos ou cortadas com uma faca curta e afiada.
Vídeo: Cultivo e colheita de couve de Bruxelas
Regras de armazenamento de colheita
Cabeças coletadas de couve de Bruxelas não têm uma vida útil longa, portanto, nos primeiros dias após a colheita, é necessário usar as frutas como alimento ou processá-las para armazenamento mais longo durante o inverno.
Importante! Com o uso simultâneo de grãos integrais, a couve de Bruxelas pode muito bem substituir a proteína animal necessária ao organismo. Está quase completamente ausente sódio e gordura, mas as vitaminas A, K, C, B6 e B9 são suficientes para normalizar as funções básicas do corpo e até aumentar a potência masculina.
Você pode economizar repolho fresco apenas em salas com temperatura do ar não superior a + 2 ... + 5 ° C, borrifando as partes inferiores dos caules cortados (junto com as cabeças de repolho) com areia limpa e peneirada com antecedência. Dessa forma, as frutas podem permanecer no porão ou na varanda por até dois meses, sem perder suas principais qualidades durante esse período.No caso em que as primeiras geadas de outono cobriram o chão com antecedência e as cabeças formadas de couve de Bruxelas não tiveram tempo para amadurecer, você pode desenterrar a planta inteira e cavar em uma estufa ou estufa. Por isso, amadurece com sucesso mesmo nos meses frios, como evidenciado pela mudança do estado das folhas e frutos do mato. A colheita é realizada da maneira usual: frutas adequadas são cortadas conforme necessário.
O armazenamento de couve de Bruxelas na geladeira é possível por não mais de dez diase, se você não esquecer de colocar as frutas em um buraco em sacos plásticos ou em um recipiente especial com uma válvula projetada para armazenar esses produtos. Se houver um lugar no freezer da geladeira, é ainda melhor, porque as frutas frescas lavadas, secas e congeladas mantêm suas qualidades nutricionais melhores que outras e podem deitar-se com segurança até uma nova safra.
Importante! Os moradores das regiões siberianas não precisam coletar couve de Bruxelas do jardim - os invernos frios e gelados desempenharão o papel do congelador. Você só precisa derramar neve em cada arbusto e verificar a ausência de degelo para cortar calmamente as cabeças restantes de repolho na primavera.
Se você nunca experimentou couve de Bruxelas, certifique-se de plantar essa variedade em sua região. Com a simplicidade comparativa do cultivo e a facilidade de colheita, os arbustos plantados certamente agradarão você com um grande número de frutas saborosas e incomumente saudáveis, que qualquer dona de casa certamente encontrará aplicação.