Pepper Tsitsak está se tornando cada vez mais popular entre os agricultores modernos. Para cultivar essa variedade, você precisa conhecer as regras para cultivar e cuidar dessa cultura. Você aprenderá mais sobre as características e sutilezas básicas da tecnologia agrícola da Tsitsak em nosso artigo.
Descrição e características da variedade
A variedade de pimenta Tsitsak apareceu devido à seleção folclórica. Na maioria das vezes, é usado na Geórgia e na Armênia: nesses países é fermentado e salgado. Esta é uma planta termofílica - nas regiões do norte, com baixa temperatura, requer cultivo em estufas. Tsitsak deve ser colocado no lado ensolarado do local para que o resto das plantas não crie sombras para ele.
As principais características dessa variedade são:
- 95% mantendo o tempo;
- alta produtividade;
- resistência a doenças fúngicas;
- suporta geadas até –20 ° C;
- os frutos contêm muitas substâncias benéficas.
Você sabe "Tsitsak" em georgiano significa "pimenta".
Descrição dos arbustos
Os arbustos da cultivar em consideração são de folhas medianas, com um caule robusto de 60 a 70 cm de altura, cujas folhas são verdes, oblongas, alongadas e apontadas para as bordas. A altura do arbusto é de 80 cm a 1 m.
Descrição do feto
Na aparência, as frutas de Tsitsak lembram chili peppers. A variedade descrita é caracterizada por uma forma cônica, a fruta tem paredes e carne carnudas. O peso da fruta varia de 30 a 50 G. Os pimentões atingem um comprimento de 15 a 20 cm.
Prós e contras do crescimento
- Como qualquer cultura, a pimenta Tsitsak tem certas vantagens:
- não exigente em atendimento;
- resistente a doenças fúngicas;
- tem um alto rendimento.
Regras para o cultivo de pimenta
Para obter a rica colheita de Tsitsak, você deve seguir as regras básicas de cultivo. Antes de tudo, você precisa se familiarizar com as recomendações sobre a seleção de sementes e seu processamento, o momento da semeadura, além de preparar o solo para as mudas, aprender a cuidar do arbusto após a semeadura. Você aprenderá sobre esses detalhes abaixo.
Você sabe Na Europa, a pimenta apareceu mais de 600 anos atrás.
Seleção e processamento de sementes
Antes de semear as sementes, elas devem ser selecionadas e processadas corretamente.Para determinar amostras adequadas, você pode executar o seguinte procedimento: coloque-as na água e depois as sementes vazias aparecerão. Para o tratamento de sementes, você precisará de cinzas, água e gaze. Dos dois primeiros componentes, você precisa fazer uma solução - insista 2 gramas de cinza de madeira em um litro de água por 24 horas, mexa ocasionalmente.
Em seguida, coloque as sementes na gaze e deixe por 3 horas em solução. Quando o tempo especificado tiver passado, eles precisam ser removidos, lavados e secos. Você também pode colocar as sementes em uma solução de permanganato de potássio a 2%. Para fazer isso, dilua 10 g de permanganato de potássio em 1,5 litros de água. Em seguida, o material é mergulhado em gaze em uma solução por 20 minutos, depois as sementes devem ser removidas, lavadas e secas.
Preparando a terra para mudas
O solo para o cultivo da pimenta Tsitsak pode ser comprado em lojas especializadas ou preparado de forma independente.
Existem várias maneiras de fazer solo para mudas:
- Areia, turfa, húmus, terra tomada na proporção de 1: 1: 1: 1.
- Areia, húmus, relva e terra estão conectados a uma parte de cada componente. Para 10 kg desta mistura, são necessários 500 g de cinza. Depois disso, o solo nutriente é misturado com a drenagem na proporção de 1: 2. Em seguida, turfa fresca e composto apodrecido são adicionados à mistura.
- Turfa e húmus são misturados em quantidades iguais com a adição de sulfato de potássio e superfosfato.
Importante! Após a fertilização, você precisa regar o arbusto para lavar a fertilização restante. Isso é necessário porque as substâncias presentes nos fertilizantes podem causar queimaduras químicas em brotos jovens.
Datas e características das sementes de sementeira
A semeadura das sementes é realizada em fevereiro - março. A caixa é preenchida com solo pré-preparado e, em seguida, são feitos recuos de 0,5 cm - as sementes são colocadas nelas e depois polvilhadas com o solo por cima. Para acelerar a germinação das sementes, é necessário cobrir o recipiente com agrofabricação ou filme, além de proporcionar um regime de temperatura adequado. Durante o dia, a temperatura deve ser de +23 ... + 25 ° C, e à noite - +13 ... + 15 ° C.
Cuidados com mudas
O procedimento de cuidados com as mudas inclui vários pontos importantes, que consideraremos em detalhes. Quando as primeiras fotos aparecem, o processo de mergulho é realizado. Os pimentões precisam ser mergulhados com muito cuidado para não afetar o frágil sistema radicular não formado. Em seguida, os espécimes são colocados em xícaras misturadas com turfa e solo.
O solo em que as mudas estão localizadas deve estar úmido. A rega deve ser feita uma vez a cada 2-3 dias. Quando as mudas brotam, o procedimento é realizado diariamente. A temperatura da água para irrigação deve ser +20 ... + 25 ° C. Após a rega, o solo deve ser coberto com areia seca. Para evitar o aparecimento de doenças fúngicas, você precisa regar as plantas uma vez a cada 14 dias sob a raiz de biofungicidas.
O plantio de mudas ocorre em duas etapas. A primeira etapa é realizada quando a planta já possui duas ou três folhas. Para isso, são utilizados fertilizantes minerais, que devem consistir dos seguintes componentes: superfosfato granular (50 g), amônia (30 g) e potássio sem cloro (20 g). A quantidade indicada é calculada por 1 m² na forma seca ou dissolvida (10 l de água).
Plantio de mudas no solo
A parcela em que você cultivará mudas deve ser preparada. É melhor preparar as camas no outono, após a colheita. Para fazer isso, espalhe húmus podre nele e cave o solo.
Regras para cuidados após o plantio no solo
O plantio de mudas em local permanente é realizado 2 a 2,5 meses após a semeadura. 14 dias antes do plantio, as mudas precisam ser endurecidas. Para fazer isso, a rega é reduzida, a secagem do solo é permitida até que apareça uma crosta. Em seguida, a temperatura das mudas é reduzida para o nível do ar externo - primeiro é colocada em um ambiente assim por 4-6 horas, depois gradualmente o tempo aumenta até que esteja constantemente no ambiente natural. Cavar buracos com profundidade e largura de 5 cm na cama.As plantas jovens são transplantadas para o buraco por transbordo, juntamente com um pedaço de terra, depois aspergidas com o solo e regadas.
A pimenta Tsitsak pode ser plantada de duas maneiras:
- padrão de aterrissagem quadrado-aninhado - 50 × 50 cm;
- esquema de aterrissagem comum - 25 × 50 cm.
Vídeo: plantio de mudas de pimenta
Rega e alimentação
A rega deve ser realizada regularmente, dadas as condições climáticas. O solo não deve estar muito úmido ou seco. As pimentas devem ser regadas 2-3 vezes por semana: 0,7 litros de água por 1 m². O melhor procedimento é de manhã ou à noite. Nesse caso, você precisa alimentar a planta com fertilizantes nitrogenados.
Quando três folhas aparecem nas hastes, é necessário introduzir fertilizantes de fósforo e potássio e, para o crescimento ativo da pimenta, ela é alimentada com fertilizantes orgânicos usando uma solução de cinza de madeira. Tal cobertura deve ser realizada 1-2 vezes em 7 dias.
Hilling e afrouxando o solo
Não importa onde você cultiva a planta, é necessário afrouxar o solo. O procedimento é realizado junto com o hilling. Durante o período de crescimento ativo, é necessário afrouxar o solo cerca de 5 vezes.
Nesse caso, você deve seguir algumas regras:
- durante a floração, a profundidade do cultivo deve ser de 10 a 12 cm;
- quando os ovários se formam, a profundidade aumenta em 3 cm;
- durante a frutificação, a profundidade é de 20 a 25 cm;
Importante! Se as plantas são plantadas próximas umas das outras, durante a floração, o solo não precisa ser afrouxado.
As regras da formação do mato
Para obter uma colheita rica, você precisa formar adequadamente um arbusto. Se você vai cultivar pimenta a partir de mudas, poderá formar a aparência do arbusto depois que ele crescer entre 15 e 20 cm. Observe que plantas dessa altura são divididas em galhos separados. Se um botão aparecer no garfo desses galhos antes mesmo do transplante, ele deverá ser removido, caso contrário, impedirá a planta de desenvolver novos galhos. A ramificação resulta em um alto rendimento, à medida que os vegetais crescem em cada caule individual.
Doenças e Pragas
Tsitsak é resistente a certas doenças, mas se a planta não for tratada adequadamente, problemas como fusarium e coluna.
Também pode ser afetado pelas seguintes pragas:
- Pulgões - Este é um inseto que se alimenta do suco da planta, enquanto as folhas perdem a cor, secam e depois ficam amarelas. Na maioria das vezes, na presença de pulgões, Tsitsak morre. Para se livrar desse parasita, é necessário fazer uma solução de 30 g de cinza de madeira e 15 l de água e, em seguida, 100 g de sabão líquido são adicionados a esta mistura. Esta solução processa as folhas e o caule da pimenta.
- Ácaro aranha - desenvolve-se no lado errado da folha. Uma teia de aranha branca aparece nas folhas. Você pode se livrar da praga com a ajuda de inseticidas.
- Slug - As pragas mais comuns que afetam não apenas os pimentões, mas também outras culturas. Alimentam-se de folhas, após o que se formam furos nelas. Além disso, essas pragas afetam os frutos. Para se livrar deles, use drogas como Keltan e Karbofos.
Colheita e colheita
A colheita é feita assim que os frutos amadurecem. Você pode coletar pimentões verdes, amarelos e vermelhos. Em seguida, eles podem ser salgados, fermentados, secos e depois esmagados até um estado de especiarias, bem como enlatados. Tsitsak também é usado para cozinhar carne, uma vez que é moderadamente afiada, o que combina bem com o sabor de pratos de carne saudáveis.
Ao saber como cultivar pimenta Tsitsak e cuidar dela, você pode obter uma colheita rica e, familiarizando-se com possíveis doenças e métodos para lidar com elas, evitará a perda de frutas.