O tomate de Fátima atrai tanto os cultivadores profissionais quanto os iniciantes. A variedade ganhou popularidade devido às suas características positivas. Sobre como cultivar tomates dessa variedade e como cuidar deles, continue lendo.
Descrição da nota
A variedade de tomate de Fátima é fruto do trabalho de criadores russos.
Suas características varietais:
- amadurecimento precoce, dentro de 85 a 90 dias;
- adequado para cultivo em áreas abertas;
- os arbustos crescem até 0,6 m, a planta é determinante;
- a variedade é resistente a doenças, em particular a praga tardia;
- de um arbusto geralmente remova até 5 kg da colheita.
Os agrônomos dizem o seguinte sobre os frutos do tomate Fátima:
- tomate maduro pesa 300-400 g;
- os frutos são grandes, a forma é em forma de coração;
- cor vermelho-rosa;
- carne carnuda;
- existem poucas câmaras de sementes na seção;
- gosto mais perto de doce;
- aplicação universal.
Vantagens e desvantagens
- Das características da variedade, as vantagens são chamadas:
- tamanho da fruta;
- colheita grande;
- resistência a doenças;
- a capacidade de cultivar culturas em todas as regiões;
- despretensão em partir;
- mantendo a qualidade.
- Fátima tem apenas duas desvantagens:
- sob o peso da fruta, os galhos se quebram e precisam ser amarrados;
- existem poucas sementes nos frutos.
Características das mudas de crescimento próprio
As cultivares de Fátima são cultivadas em mudas. A semeadura e o cultivo de mudas devem ser feitos com a tecnologia correta. Caso contrário, o jardineiro não receberá uma colheita saudável e abundante.
Momento ideal para a semeadura
Jardineiros experientes aconselham a semear sementes de tomate da variedade Fátima de 1 a 15 de março.
Você sabe Os astecas usavam tomates não apenas como alimento, mas também como ferramenta médica. O suco de tomate era usado no tratamento de coriza, dor nos olhos e outras doenças.
Solo
Para a preparação independente do solo, são misturadas 2 partes de solo de jardim, 1 parte de húmus e 1 parte de areia. Como um suplemento nutricional, a cinza pode ser usada.
O solo antes da semeadura é desinfetado. A maneira mais acessível é vaporizar o substrato com água fervente. Você também pode calcinar a mistura no forno. Após esse processamento, nenhum microorganismo prejudicial permanecerá nele.
Capacidade de crescimento
Caixas largas (madeira ou plástico) são adequadas para a semeadura. As mudas cultivadas a partir da capacidade total mergulham em outras separadas.
Preparação de sementes
Antes da semeadura, as sementes são desinfetadas. Para a desinfecção, as sementes devem ser colocadas em uma solução de permanganato de potássio a 1% por 30 minutos.
Se as sementes foram obtidas de uma colheita anterior ou compradas de outro jardineiro, mergulhe-as em água a uma temperatura de + 40 ° C por 2-3 horas. As sementes compradas não são processadas dessa maneira.
Além disso, as sementes podem ser embebidas em um promotor de crescimento. Mas esta etapa é opcional. Se você ainda decidir contribuir para o crescimento de maneira semelhante, siga as instruções do medicamento selecionado.
Você sabe Os primeiros países europeus a aprender sobre tomates foram Portugal e Espanha. Os navegantes os trouxeram da América do Sul para lá no século XVI.
Semeando sementes
As sementes são aprofundadas no solo em 1,5 cm. Entre os grãos, é observada uma distância de 1,5 a 2,5 cm. Em um recipiente, é melhor semear o material em apenas um sulco.
Cuidados com mudas
Depois de semear as sementes, umedeça o solo do atomizador e feche o recipiente com uma placa ou filme de vidro. As culturas são colocadas em um local escuro. A temperatura do ar deve estar em + 25 ° C. De tempos em tempos pulverize o substrato.
Quando brotos aparecerem, remova o abrigo. Agora a caixa com mudas pode ser transferida para a luz. Um ótimo lugar será o peitoril da janela. A temperatura pode ser reduzida para + 22 ° C. Hidrate o solo diariamente, impedindo-o de secar, mas deve-se tomar cuidado para garantir que a mistura do solo não seja inundada com água.
Quando existem 3 folhas nos brotos, elas são mergulhadas em copos individuais. Após 10 dias, um fertilizante complexo é aplicado ao solo. Depois disso, os tomates são alimentados 1 vez em 14 dias antes do transplante para um local permanente e umedecem periodicamente o solo.2 semanas antes do transplante para o jardim de mudas, é necessário um endurecimento. Assim, as mudas se adaptarão rapidamente a novas condições. Para endurecer, os copos com tomates são levados para fora. Comece com uma estadia de uma hora ao ar livre e aumente o período todos os dias em 1-1,5 horas. Ao final do endurecimento, as mudas devem ficar na rua por pelo menos 10 horas.
2 dias antes do plantio, as mudas são tratadas com Epin. Após este tratamento, o crescimento das mudas será acelerado.
Plantio de mudas em local permanente
Mudas com 60 dias de idade podem ser transplantadas para um local permanente. As mudas podem ser transferidas para a estufa no início de maio. Para mudar para o jardim, aguarde o final do mês.
Tecnologia de aterrissagem passo a passo:Importante! Recomenda-se plantar mudas de tomate em um ângulo de 90 °.
- Fertilize o solo com adubo composto ou fertilizante com potássio e fósforo.
- Afrouxe a área a uma profundidade de 4-7 cm.
- Cavar buracos com 13 a 18 cm de profundidade. Mantenha uma distância de 50 cm entre as camas e 40 cm entre as camas.
- Umedeça o substrato em recipientes com mudas.
- Pegue as mudas e coloque-as nos caroços.
- Encha os poços com o solo.
- Molhe as camas.
Cuidado ao ar livre
Após o transplante para um local permanente atrás dos arbustos, você precisa continuar o tratamento. O desenvolvimento do tomate depende de rega competente, cobertura oportuna, amarração e cuidados com o solo.
Rega
Regue as camas regularmente para que a terra não tenha tempo para secar muito. Evite umidade excessiva. No calor, umedeça o solo a cada 3 dias. Se o tempo estiver frio e chuvoso, regue moderadamente até 1 vez por semana.
Os tomates hidratam por irrigação. A água é derramada diretamente sob o arbusto - a aspersão é inaceitável.
Top vestir
10 dias após o transplante das mudas para um local permanente, adicione o adubo mineral. Antes da floração, use produtos nitrogenados. Quando os arbustos florescem, desista da fertilização nitrogenada. Durante a estação de crescimento, alimente os arbustos a cada 2 semanas.
Cuidado do solo
Após o plantio, não se esqueça dos cuidados com o solo. Após cada irrigação ou precipitação, certifique-se de afrouxar o solo. Caso contrário, terá uma crosta e não permitirá a passagem do oxigênio. Junto com isso, remova regularmente as ervas daninhas.
Para preservar a umidade, as camas podem ser cobertas. Como cobertura morta, fazendeiros experientes são aconselhados a usar folhas ou palha.
Após 1,5 semanas após o plantio, realize o abate. Após mais 3 semanas, repita o procedimento. Hilling promove o crescimento das raízes e as enriquece com oxigênio.
Moldar e amarrar um arbusto
Arbustos de tomate desta variedade não requerem formação e beliscão.
Para que as hastes suportem o peso da fruta, elas devem ser amarradas. Para fazer isso, faça estacas de 1 a 1,5 m de altura perto de cada arbusto e amarre os brotos à medida que crescem.
Importante! Amarre as hastes com tecido sintético. Em materiais naturais, é muito provável que um fungo comece.
Colheita e armazenamento
Com os devidos cuidados, os primeiros tomates já são cantados até o final de julho. Na primeira quinzena de agosto, começa o amadurecimento em massa.
Frutos maduros ficam por muito tempo e não racham. Jardineiros experientes aconselham armazenar a colheita em recipientes separados à temperatura ambiente. Ao contrário da crença popular, é melhor não guardar tomates na geladeira.
Mesmo um novato sem experiência pode lidar com os cuidados da variedade de tomate Fátima. Os arbustos são fáceis de cuidar e o rendimento é incrível. A regra básica é seguir todas as recomendações para o cultivo. Somente neste caso, o jardineiro receberá uma colheita rica.