As cenouras são geralmente uma cultura despretensiosa e, geralmente, não há problemas especiais em seu cultivo. Mas acontece que um verme aparece nas plantações de raízes, que em pouco tempo consomem ou pelo menos privam uma aparência comercializável de uma parte significativa da colheita. A origem dos vermes nas cenouras e como lidar com eles são descritos em mais detalhes nesta revisão.
Causas de parasitas
A primeira coisa que um fazendeiro precisa descobrir se notou sinais de danos às raízes por pragas é descobrir exatamente quem come a polpa doce. Infelizmente, o círculo de "suspeitos" não se limita a um parasita, pode haver vários, e se alguns vivem diretamente no chão, outros na superfície, respectivamente, os métodos de exposição a esses insetos (os principais comedores de cenoura são insetos, ou melhor, suas larvas). e nem worms no verdadeiro significado desse conceito) nem sempre são os mesmos.
Você sabe Ao contrário do equívoco existente, não há muito açúcar nas cenouras. Assim, em 100 g de culturas de raízes frescas não contém mais de 3,5 g de açúcares simples, todos os outros carboidratos são fibras e amido.
Mosca de cenoura
Este nome se aplica ao inseto díptero da família Sem pelos. O comprimento do corpo de um adulto (adulto) é de cerca de 0,5 cm, as asas são transparentes com veias amarelas, o abdômen é branco, as costas são pretas brilhantes. Depois de hibernar no solo, no início da primavera, a mosca põe ovos em um canteiro de cenouras, mas não no subsolo, mas de cima, na base de brotos verdes.
As larvas que eclodem dos ovos são os mesmos “vermes” que imediatamente entram na cultura das raízes e começam a absorver ativamente sua carne. Estas pequenas lagartas têm um comprimento de aproximadamente 0,5 cm, podem ser reconhecidas por sua cor amarela clara, parte frontal afunilada e dois pequenos processos pretos na parte de trás. Pernas e cabeça estão ausentes na larva.
Tendo atingido a fase de maturidade, as larvas saem novamente da raiz, mas desta vez permanecem no solo, transformando-se em pupas, das quais as moscas adultas dão à luz a segunda geração de parasitas em uma estação. Normalmente, isso acontece mais perto do meio do verão, portanto, depois de comer a polpa das culturas de raízes maduras e tardias, a segunda onda de larvas se reproduz e permanece nesse estado no jardim até a próxima primavera.
As moscas da cenoura preferem parasitar as variedades maiores e sem açúcar de cenoura com uma forma alongada de plantações de raízes; além disso, por falta de alimento adequado, podem atingir nabos.
Os sintomas da infecção de uma cama de cenouras voam:
- cessação do crescimento da cultura;
- partes minguantes;
- vermelhidão das folhas;
- a presença no solo perto da raiz dos processos-raiz separados da parte principal dos processos-raiz com traços de dano;
- podridão de raízes.
Se você cortá-lo, poderá ver claramente as inúmeras passagens estreitas cobertas com um revestimento marrom - estes são produtos residuais das larvas da mosca da cenoura.
Wireworm
A minhoca também é uma larva, um adulto chamado bug de quebra-nozes, um inseto preto saltitante que emite sons característicos de clique durante o movimento. Esses insetos passam a maior parte de suas vidas na fase larval, e são precisamente as larvas que, em contraste com a imagem praticamente inofensiva, representam um sério problema para as culturas, por isso receberam seu próprio nome.
Ao contrário das larvas lisas e pequenas das moscas da cenoura, as minhocas têm uma cobertura externa muito dura, pintadas em uma cor amarela ou laranja mais saturada e divididas em segmentos visíveis. Além disso, esses insetos são muito mais longos, seu corpo pode atingir um comprimento de 25 a 30 cm.
Os besouros quebra-nozes depositam ovos no chão e as larvas chocadas (na embreagem, seu número pode exceder uma centena e meia) imediatamente começam a parasitar no sistema radicular de uma variedade de culturas. Durante o primeiro ano da minhoca, as densas raízes das raízes, como as cenouras para os insetos, são “muito resistentes”, seu principal alimento são as raízes de pequenas plantas, incluindo ervas daninhas.
Você sabe É interessante que em muitas línguas europeias o nome da larva do besouro quebra-nozes tenha aproximadamente a mesma etimologia do russo. Assim, os britânicos chamam a minhoca de “minhoca”, que literalmente pode ser traduzida como “minhoca”, os alemães - “drahtwurm”, ou seja, “minhoca”, “minhoca”.
No entanto, o ciclo de vida dessa praga é em média de 3 a 4 anos, e já no segundo ano, quando a larva cresce o suficiente, ela se muda para o jardim e destrói quase todas as culturas que encontra no caminho. Além de cenouras, as batatas, assim como rabanetes e nabos, sofrem muito com vermes.
Infelizmente, é impossível destruir completamente a wireworm no site, pois a população de besouros de clique é muito grande e eles são encontrados em quase todos os lugares. Portanto, os métodos de controle geralmente visam apenas reduzir o número de parasitas a uma quantidade tal que o dano que causam se torne pouco perceptível.
Importante! A minhoca adora aterrissagens espessadas com umidade máxima. Também um fator favorável para esta praga é o aumento da acidez do solo.
Sintomas típicos de cenoura com vermes:
- a presença de vestígios de podridão nas raízes;
- danos à planta por infecções fúngicas, bacterianas e outras que penetram facilmente na colheita de raízes através do “portão” aberto pelos vermes;
- pontos pretos na polpa, claramente visíveis quando cortados (aparecem como "cicatrizes" dos movimentos feitos pelas larvas jovens das passagens, que subsequentemente crescem demais);
- através de orifícios finos que penetram toda a colheita de raízes ou numerosas passagens de diferentes comprimentos e direções;
- declínio geral no rendimento das culturas.
Cenouras atacadas por vermes não devem ser comidas.
Colher de ponto de exclamação
Outro nome para esta borboleta bastante grande é uma luz noturna de exclamação. A envergadura de um adulto varia entre 32 e 46 mm. Como outros representantes da família Scoop, a exclamação da luz noturna tem uma cor marrom ou cinza indefinida de asas com manchas pretas. A localização e a forma desses pontos se assemelham a um ponto de exclamação, que dava ao inseto um nome específico.
Como no caso da mosca da cenoura e da minhoca, não é a imagem que causa danos às culturas, mas as larvas da concha de exclamação, que são pequenas, mas bastante visíveis às lagartas a olho nu, com 30 a 50 mm de comprimento, de cor amarela ou marrom sujo com uma parte frontal vermelha, característica da luz uma linha ao longo da parte superior das costas, listras pretas em forma de sombra nas laterais e espirais pretas nas costas.
A borboleta fêmea deposita os primeiros ovos no solo no final da primavera, e as lagartas já eclodidas começam a parasitar nas partes aéreas das plantas e também nas folhas inferiores.Dependendo da zona climática, uma a três gerações de pragas podem se formar em uma estação e seu desenvolvimento ocorre paralelamente, ou seja, o mesmo indivíduo pode pôr ovos várias vezes durante o verão. Um inseto na forma de uma pupa hiberna, tendo mergulhado no solo cerca de 10 cm, embora em alguns casos as lagartas partam para o inverno "vivas", sem se transformar em pupas.
Importante! Até 800 ovos podem estar em uma embreagem de uma colher de exclamação!
Além das cenouras, as lagartas da colher de exclamação são perigosas para várias dezenas de plantas cultivadas, e esses parasitas podem não apenas morder a polpa das raízes e danificá-las, mas também roer brotos jovens e comer folhas completamente. Por esse motivo, o parasita, como outras conchas, costuma ser chamado de roer. Lagartas parasitam à noite, por isso é muito difícil vê-las na superfície.
Os sintomas da vida no local da colher de exclamação são uma combinação de dois fatores:
- folhas mordiscadas ou brotos no fundo das plantas;
- movimentos roídos do movimento de lagartas na polpa das raízes.
Uma característica distintiva dos movimentos feitos nas cenouras pelas larvas da concha de exclamação é a sua irregularidade. Uma lagarta, por exemplo, pode roer uma colheita de raiz do lado de fora, roer no meio um buraco redondo na forma de uma espécie de cavidade, comer fragmentos de polpa de lados diferentes, etc.
Você sabe As borboletas podem prejudicar não apenas plantas, mas também animais, incluindo seres humanos. Assim, a borboleta mais venenosa do mundo é chamada de Veleiro Antimachus (Papilio Antimachus), vive na África e praticamente não tem inimigos naturais, porque, em qualquer perigo, espalha substâncias excepcionalmente tóxicas e cáusticas ao seu redor.
Maneiras de combater os parasitas
É necessário lidar com qualquer uma das pragas mencionadas acima muito rapidamente, porque depois que a lagarta começa a roer cenouras por dentro, é quase impossível salvar completamente a colheita. O método tradicional de tratamento é o uso de inseticidas.
A maioria das drogas modernas tem um efeito sistêmico, ou seja, são eficazes contra vários tipos de insetos, mas se a praga é conhecida, é melhor escolher o agente que é mais eficaz para esse parasita em particular.A seguir estão alguns nomes comerciais de inseticidas usados para combater várias pragas de cenoura.
Mosca de cenoura | Wireworm | Colher de ponto de exclamação |
|
|
|
Essas drogas são projetadas para afugentar os adultos do jardim e impedir a postura dos ovos, razão pela qual são usados, em regra, para pulverizar as plantas de cima. No entanto, deve-se ter em mente que esse uso do produto não significa que não afeta a colheita de raízes e torna seu uso perigoso; portanto, antes de prosseguir com o tratamento, você deve estudar cuidadosamente as instruções, prestando atenção especial à questão de quanto Após este procedimento, as cenouras podem ser comidas.
Depois que as larvas de pragas estão no solo, a pulverização deixa de ser eficaz. Nesse caso, é necessário o uso de outras drogas que atuam diretamente no solo. Alguns deles, por exemplo, Bazudin, Provotoks, Mukhoed, etc., são produzidos em grânulos, precisam ser misturados com areia e simplesmente espalhados em uma cama; outros, por exemplo, Bezar, são criados com água e usados para irrigação. Existem também agentes biológicos modernos, que são esporos de fungos carnívoros ou outros orgânicos que destroem os parasitas do solo. Um exemplo desse bioinseticida é um medicamento chamado metarizina.Importante! Como regra geral, pelo menos um mês deve passar desde o momento em que o leito é tratado com um inseticida até a colheita, no entanto, alguns medicamentos são tão tóxicos que não são usados durante a estação de crescimento, mas são usados para tratamento de sementes ou para o solo no inverno.
Como proteger cenouras de pragas
Para não precisar recorrer à ajuda de produtos químicos para salvar os canteiros de cenouras de ataques de pragas, existem várias medidas preventivas que podem reduzir a probabilidade do aparecimento dos parasitas mais perigosos para as culturas de raízes ou minimizar os danos que causam.
Essas medidas incluem:
- Rotação de culturas. Cenouras e wireworms, além de cenouras, afetam outras culturas de raízes, em particular nabos e batatas. Por esse motivo, ao plantar essas raízes no mesmo local por vários anos seguidos, o agricultor multiplica a probabilidade de danos às culturas por pragas, porque, ao sair da hibernação, o inseto se encontra imediatamente próximo de uma fonte de alimento favorita para suas larvas. Salsa, salsinha, aipo e outras ervas com raízes aromáticas densas, que têm os mesmos inimigos das cenouras, também são precursores ruins das cenouras. Porém, depois de legumes, repolho e cenouras solanáceas (exceto batatas) crescem muito bem e são menos danificadas pelos vermes.
- A escolha certa de "vizinhos". Há um número de plantas cujo cheiro é muito odiado pela maioria dos insetos. Em particular, as moscas da cenoura tentam ficar longe da cebola e do alho; portanto, se você plantar essas culturas mais próximas das cenouras, é improvável que uma mosca adulta queira botar ovos em um território tão desfavorável.
- Fornecendo a distância recomendada entre as plantas, evitando o espessamento do plantio.
- Escavação profunda do solo no outono, antes do início da geada. Quase todas as principais pragas de cenoura ficam no inverno, e geralmente não sobem mais do que 10 cm de sua superfície. Isso significa que uma escavação cuidadosa dos leitos até a profundidade da baioneta irá trazer a maioria das larvas pupated para a superfície, onde congelarão ou se tornarão presas de pássaros antes da primavera. Um bom resultado é dado pela escavação de "controle" na primavera. Nesse caso, as larvas que sobreviveram na terra, quando expostas ao ar livre na ausência de alimentos, também têm maior probabilidade de morrer.
- Ajuste da composição do solo. As cenouras preferem o solo com uma reação levemente ácida ou neutra; se esse parâmetro não for observado, a planta estará doente e, pior ainda, resistirá a pragas. Por outro lado, alguns parasitas apenas com muito prazer se instalam em um ambiente ácido.
- Seleção de um bom lugar no site. Você não deve plantar cenouras perto de arbustos ou árvores, assim como em planícies: em áreas sombreadas e inundadas de água, a cultura é desconfortável e seus principais inimigos - da melhor maneira.
- Ajustar o tempo de plantio e colheita, levando em consideração o ciclo de vida das pragas. Por exemplo, em abril, quando os principais parasitas depositam seus ovos, as cenouras, dependendo da zona climática, ainda não devem ser plantadas ou, pelo contrário, devem ser fortes o suficiente e, quando a segunda embreagem é formada, as primeiras variedades já podem ser colhidas. Às vezes, para salvar a colheita, é usado um método ainda mais simples: durante o período proposto de postura dos ovos (geralmente a segunda geração de pragas desempenha essa função por três semanas, da segunda década de julho à primeira década de agosto, a primeira - no meio da primavera) o canteiro de cenoura é coberto com pano, que bloqueia o acesso físico do inseto à planta e força a praga a procurar outro local para se reproduzir.
- Tratamento preventivo de sementes antes da semeadura. Apesar do fato de as larvas do parasita não serem preservadas nas sementes, a imersão do material das sementes em preparações fortificantes ou mesmo inseticidas pode proteger as mudas jovens da primeira geração de pragas.
- Uso de variedades de cenoura com resistência genética às pragas que representam o maior perigo para a região. Por exemplo, invasões de mosca de cenoura não são muito assustadoras para variedades como Olympus, Flacco, Perfeição, Vitamina 5, Nantes 4, Losinoostrovskaya 13, bem como o híbrido Calgeri F1.
- Cuidados com o solo, que inclui principalmente o controle de ervas daninhas, que é a reserva para muitas pragas, em particular, que é alimento para larvas de vermes jovens. Afrouxar o solo após a irrigação, além de reter a umidade, permite destruir um certo número de lagartas ou pupas que vivem no solo.
Evitar que as cenouras sejam derrotadas por vermes não é uma tarefa fácil. Obviamente, ele pode ser resolvido com a ajuda de inseticidas tradicionais, que são altamente eficazes, mas, ao mesmo tempo, a colheita resultante, mantendo sua atratividade externa, não será mais tão útil e segura quanto gostaríamos. Portanto, é melhor lidar com pequenas pragas que comem vegetais de raiz por dentro de outras maneiras, cuja essência é reduzida à estrita observação da tecnologia agrícola do cultivo de hortaliças e da criação de condições no local o mais desconfortável possível para qualquer inseto parasita.Você sabe De cenouras, você pode cozinhar muitos pratos e bebidas interessantes, mas talvez o mais original deles - chá e ... café. O primeiro foi muito amado por nossos ancestrais durante o tempo de Pedro I, e o segundo em um certo estágio da história foi oficialmente incluído na composição das rações de soldados na Alemanha.