Os tomates Kumato se distinguem por uma cor escura incomum e sabor doce. Este produto do trabalho dos criadores atrai muitos jardineiros ao redor do mundo. Para aumentar essa variedade, você precisa conhecer todas as sutilezas associadas a ela.
Descrição da nota
Variedade incomum "Kumato" tem uma lista de características distintivas. Isso inclui o seguinte:
- ter uma cor marrom escura ou quase preta rica;
- os arbustos de tomate desta variedade crescem de 1,5 a 2,2 m;
- Os tomates Kumato são indeterminados;
- os frutos têm uma forma esférica ou semelhante à ameixa;
- a variedade é meia estação, a colheita pode ser colhida 120 dias após o plantio;
- a pele dos tomates é densa e fosca;
- a carne tem uma cor vermelha escura com uma mistura de verde;
- o diâmetro do tomate Kumato é em média de 5-6 cm;
- o peso de um tomate é de aproximadamente 80-120 g;
- até 15 kg de colheita podem ser colhidos em 1 m² de plantações;
- Essa variedade possui uma imunidade estável a quase todas as doenças conhecidas como "tomate".
Vantagens e desvantagens
- As vantagens desta variedade incluem:
- bom gosto;
- baixo teor calórico (20 kcal / 100 g);
- um grande número de nutrientes na composição;
- condições simples de pouso;
- despretensão em partir;
- resistência ao clima quente;
- altos rendimentos;
- imunidade da maioria das infecções por "tomate";
- O produto é fácil de transportar.
- As desvantagens são mais frequentemente identificadas pelos compradores do produto acabado e, entre elas, você pode encontrar:
- a casca da fruta é muito forte, o que nem sempre é conveniente ao cozinhar;
- a cor incomum dos tomates não inspira confiança em todos;
- modificação genética, que causa dúvidas entre os defensores da nutrição "limpa".
Mudas de crescimento próprio
Os tomates Kumato, incomuns para o cultivo doméstico de vegetais, podem ser cultivados independentemente. Para o cultivo bem-sucedido da variedade, é necessário determinar corretamente o momento da semeadura, preparar tanques, solo e sementes, bem como entender as nuances da semeadura e o cuidado das mudas.
Você sabe O criador que criou essa variedade é Luis Ortego da Espanha. A patente deste produto pertence à empresa suíça Syngenta. Na terminologia profissional, é chamado Olmeca F1.
Momento ideal para a semeadura
A semeadura é melhor realizada no início e meados de março. Este período é ideal para uma colheita melhor.
Solo
A mistura do solo para o cultivo de tomates desse tipo pode ser comprada pronta. Além disso, não será difícil cozinhar você mesmo se tiver os componentes necessários. Para fazer isso, misture:
- 60% de turfa;
- Húmus a 30%;
- 10% de areia.
Capacidade de crescimento
As sementes são melhores para germinar em copos separados. Você também pode usar caixas oblongas. Quando as mudas começam a crescer, elas são transplantadas para recipientes maiores, onde permanecem até serem transferidas para um local permanente em solo aberto.
Veja também tomates indeterminados, como:
Preparação de sementes
O material da sementeira deve ser treinado em várias etapas:
- Para começar, todas as sementes são imersas em um copo de água. Aqueles que flutuam para a superfície são jogados fora devido à inadequação da semeadura, e os afundados no fundo são secos.
- Em seguida, eles são preparados para a próxima etapa do processamento, que consiste em desinfetar o material com uma solução de permanganato de potássio. Para uma desinfecção eficaz, eles são mantidos nesse ambiente por não mais de meia hora e depois são secos novamente.
- O próximo passo é imersão em um estimulador de crescimento. As sementes são deixadas nele pelo período indicado nas instruções. Na maioria das vezes, são cerca de 10 horas.
- Se desejado, é possível fazer borbulhar o material para semear usando um borbulhador - um dispositivo especial que atua sobre sementes embebidas em água com bolhas saturadas de oxigênio por várias horas.
- Além disso, as sementes também são endurecidas na geladeira na prateleira inferior.
Semeando sementes
As sementes são plantadas em recipientes separados ou caixas gerais cheias de mistura do solo. A profundidade de plantio deve ser de 0,8 a 2 cm. Se um recipiente comum for usado para a semeadura, a distância entre as sementes deverá ser de pelo menos 2 cm, aspergida com o solo por cima e umedecida. Os recipientes devem ser cobertos com filme plástico, que deve ser removido após 5 dias. Depois de um tempo, quando os brotos aparecem 2 folhas, as mudas mergulham em recipientes separados.
Cuidados com mudas
Os tanques devem ser armazenados em um local onde a temperatura constante esteja em torno de +25 ° C. A umidade deve ser suficiente e não cair abaixo de 60 a 80%. A sala deve estar bem iluminada. Se não houver luz suficiente, você pode comprar uma lâmpada que ajudará a continuar o horário de verão.
Importante! Lâmpadas incandescentes para iluminar mudas não podem ser usadas.
A rega deve ser realizada conforme necessário, enquanto a rega frequente é melhor evitar. Umedeça apenas o solo. Fertilize a planta após um mergulho. Você precisa alimentar as mudas 2 vezes com um intervalo de 14 dias.
Endurecimento de mudas
As mudas temperadas podem começar 2 semanas antes de serem transferidas para um local permanente. Recipientes com mudas são retirados para a rua, aumentando gradualmente a duração de sua estadia ao ar livre.De acordo com outro esquema, o endurecimento deve ser iniciado imediatamente 2-3 dias antes do plantio.
Plantio de mudas em local permanente
1,5 meses após a semeadura, as mudas tornam-se suficientemente desenvolvidas para transplantá-las em campo aberto. Para a confiabilidade da decisão de transplantar, é necessário inspecionar os arbustos. Se eles têm esses sinais, estão prontos para ir para o jardim ou para a estufa:
- altura é de 35 cm;
- 8-10 folhas;
- talo grosso;
- rizoma desenvolvido;
- aparência saudável.
Como regra, as mudas começam a ser plantadas em maio. Você precisa fazer isso de acordo com o esquema a seguir.
- Os buracos de escavação no solo cambaleavam a uma distância de 0,5-0,6 m um do outro.
- Despeje-os com bastante água.
- Remova cuidadosamente os tomates, juntamente com o rizoma e o solo do recipiente.
- Plante as mudas a uma profundidade de cerca de 3 cm.
- De cima para cima, encha o rizoma com terra.
- Umedeça o solo novamente.
Cuidado ao ar livre
Após o plantio em campo aberto, os arbustos precisam de cuidados adequados. Para isso, é importante organizar adequadamente a rega e a cobertura, além de cuidar do mato e do solo.
Rega
Molhe os arbustos enquanto o solo seca. Para umedecer o solo, use o tipo de irrigação da raiz, evitando a entrada de água na parte verde.
Importante! Molhar as partes superiores pode causar queimaduras nas folhas e caules.
Aplicação de fertilizantes
A fertilização do Kumato é recomendada uma vez a cada 1,5 semanas. Para esta variedade, fertilizantes minerais e minerais complexos são adequados.
Moldar e amarrar arbustos
O arbusto não precisa ser formado. Você pode remover os enteados nas hastes inferiores e laterais.É aconselhável amarrar os arbustos do tipo vertical. Para fazer isso, mergulhe a vara no chão e prenda a planta a ela usando matéria sintética.
Cuidado do solo
Para o cuidado do solo, as ervas daninhas devem primeiro ser removidas à medida que aparecerem. Afrouxar o solo também é apropriado, o que deve ser feito imediatamente após a irrigação.
Você sabe Como parte do Kumato» Existem antocianinas, ácido ascórbico e afrodisíacos.
A primeira cobertura deve ocorrer imediatamente após o plantio, a turfa é usada para isso. No futuro, para preservar a umidade, também é necessário cobrir os tomates com substâncias orgânicas. Se necessário, eles também realizam o abate.
Colheita
A colheita pode ser colhida 120 dias após o aparecimento das primeiras mudas. A partir de 1 m², você pode coletar até 15 kg de tomate. Os tomates Kumato toleram bem o transporte e podem ser armazenados por um longo período de tempo (até 2 meses).Kumato é um vegetal saboroso e saudável que impressiona com sua cor extraordinária. Essa variedade de tomate é fácil de semear e crescer em nossos espaços abertos, o que a torna ainda mais atraente.