Sabe-se que a beterraba possui uma ampla gama de componentes úteis que podem melhorar a saúde humana e prevenir muitas doenças. No entanto, nem todo mundo decide comer um produto cru - na maioria das vezes esse vegetal é consumido cozido. Descubra qual é o uso de beterraba cozida e como cozinhá-lo para manter o valor nutricional.
Teor de calorias e composição química
As beterrabas são dotadas de uma composição química rica.
Contém:
- vitaminas: grupos B, P e PP;
- micro e macro elementos: iodo, cálcio, magnésio, flúor, potássio, enxofre, magnésio, cobre, manganês, ferro, boro, níquel;
- complexo de aminoácidos: histidina, betanina, arginina;
- mono- e dissacarídeos;
- fibra alimentar;
- amido;
- ácidos orgânicos.
Importante! A beterraba contém muita arginina, um aminoácido que pode combater vírus e bactérias. A arginina também tem um efeito anticâncer e é capaz de parar o desenvolvimento de células cancerígenas. É usado como parte de medicamentos amplamente utilizados no tratamento da AIDS.
A proporção de BZHU no produto e o teor calórico de vegetais cozidos são apresentados pelos seguintes indicadores:
Conteúdo calórico e BJU por 100 g de produto | |
Conteúdo calórico | 49 kcal |
Esquilos | 1,5 g |
Gorduras | 0,1 g |
Carboidratos | 8,8 g |
Os vegetais de raiz cozidos são considerados um produto alimentar completo, aprovado para uso por crianças, idosos e pessoas que sofrem de doenças do sistema digestivo.
Por que beterraba cozida é útil
A rica composição química do vegetal fornece uma ampla gama de propriedades medicinais que têm um efeito benéfico em todos os sistemas corporais de mulheres e homens.
Para mulheres
Os médicos recomendam prestar atenção especial às beterrabas cozidas para o belo sexo. A colheita de raízes contém quantidades significativas de ácido fólico e do aminoácido valina, responsáveis pelo background hormonal do corpo feminino e normalizá-lo.
Devido à presença de ferro, durante a menstruação, este vegetal:
- ajuda a aliviar a dor;
- torna possível evitar anemia;
- promove uma boa formação sanguínea.
O complexo de substâncias biológicas ativas contidas nas culturas de raízes afeta positivamente o sistema imunológico, fortalece a saúde e aumenta a resistência do organismo a fatores ambientais prejudiciais.
Além disso, beterraba cozida tem efeito restaurador anti-inflamatório, antienvelhecimento.
- Ela ajuda:
- normalizar a pressão sanguínea;
- acalme os nervos;
- aliviar a insônia e normalizar o descanso noturno;
- normalizar o trabalho do sistema cardiovascular;
- remover substâncias e toxinas nocivas do corpo;
- melhorar o sistema digestivo, aliviar a constipação.
Nenhum vegetal menos valioso é para a beleza feminina.Você sabe Beterraba é um vegetal universal no crescimento. Cresce em todos os continentes, exceto na Antártica.
Zinco na sua composição:
- fortalece o cabelo, torna-o espesso e radiante;
- rejuvenesce a pele, restaura sua firmeza e elasticidade;
- melhora a regeneração das células epidérmicas;
- Elimina acne, inflamação e vermelhidão.
Beterraba cozida é considerada um produto de baixa caloria, o que é ótimo para perder peso. O consumo regular de vegetais de raiz reduz o apetite, mantém uma sensação de saciedade por muito tempo, ativa processos metabólicos e acelera o metabolismo. Substituindo uma refeição pela porção dele, você pode perder até quatro quilos em apenas um mês.
Outra vantagem da colheita de raízes é sua capacidade de limpeza. Beterraba cozida traz grandes benefícios para o fígado, pois remove toxinas, resíduos, substâncias nocivas, melhora o funcionamento do corpo e o restaura, enquanto quase nunca causa danos.
Para homens
Poucas pessoas sabem por que os homens precisam desse vegetal. Acontece que ele ajuda a melhorar a vida sexual deles. Este produto ajuda a resolver problemas como falta de ereção, impotência sexual.
- Beterraba cozida é especialmente útil para homens depois de 40 anos, quando as disfunções do sistema reprodutivo começam a aparecer, porque:
- aumenta o desejo sexual;
- normaliza o funcionamento do sistema reprodutivo;
- contribui para a ereção melhorada.
O benefício inestimável da colheita de raízes para os homens reside no fato de que limpa bem os intestinos, ajuda a eliminar toxinas e substâncias nocivas. Esse "desperdício" afeta negativamente o funcionamento de todo o organismo, incluindo o trabalho da próstata.
Você sabe Beterraba cozida ajuda a melhorar a condição do corpo depois de beber álcool. Contém ingredientes especiais que combatem ativamente uma ressaca, reduzem náuseas e dores de cabeça.
Um vegetal cozido será uma verdadeira salvação para problemas com digestão, gastrite, pressão alta e aterosclerose. Seu consumo regular torna possível fortalecer a imunidade, aumentar a resistência do corpo a vírus e bactérias e restaurar a força após o treinamento físico.
Para crianças
A rica composição vitamínica e mineral das beterrabas fornece ao corpo das crianças em crescimento todos os componentes necessários. O vegetal é especialmente útil para o sistema digestivo: desencadeia a motilidade gástrica, normaliza a microflora e promove fezes regulares.
Muitos pais estão preocupados com a questão de saber se é possível envenenar beterraba cozida. Tais casos não foram observados na prática médica, no entanto, é melhor começar a tomar o vegetal com pequenas porções, observando cuidadosamente as reações do corpo da criança.
A colheita da raiz vermelha se tornará indispensável no inverno - quando a maioria dos vegetais e frutas perde seu valor nutricional, continua sendo um fornecedor de nutrientes e serve como uma excelente prevenção da hipovitaminose.Importante! A introdução de culturas de raízes cozidas na dieta dos bebês é permitida depois que a criança atinge a idade de cinco meses.
Contra-indicações e danos
Mesmo as muitas propriedades benéficas das beterrabas não podem garantir sua segurança para determinadas categorias de pessoas.
- Em particular, pode prejudicar o corpo:
- com maior acidez do estômago, pois pode agravar o problema;
- com deficiência de cálcio no organismo: o consumo excessivo de beterraba cozida afeta negativamente a digestibilidade do cálcio; portanto, pode levar ao desenvolvimento de problemas no tecido ósseo e muscular, incluindo osteoporose;
- com urolitíase, pois pode provocar o movimento de pedras nos rins;
- com tendência a diarréia e indigestão. A colheita de raízes tem um efeito laxante, por isso não pode ser usada para diarréia crônica e diarréia no estágio agudo.
Beterrabas cozidas danificadas não são excluídas para quem tem intolerância individual ao produto. Também vale lembrar que, como qualquer alimento, esse vegetal deve ser consumido com moderação.
Como cozinhar beterraba
Para obter o máximo benefício da beterraba cozida, ela deve ser cozida adequadamente. Existem várias sutilezas e regras, cuja conformidade permite obter um produto com bom gosto sem um cheiro específico.
Dependendo do tamanho da colheita de raízes e sua idade, o tempo de cozimento varia de 20 minutos a 2-3 horas.
Durante o processo de cozimento, você deve ser guiado pelas seguintes recomendações:
- Antes de colocar a colheita de raízes na panela, ela deve ser bem lavada e limpa com uma escova macia;
- você não pode remover a casca e a cauda, pois uma violação da integridade do vegetal levará a uma perda de suco e, como resultado, a cor do produto e componentes valiosos;
- a água na qual as beterrabas são cozidas não pode ser salgada, pois o sal dificultará o vegetal e aumentará o tempo de cozimento. O sal deve ser colocado em um prato já preparado;
- se for necessário preservar a cor vermelha escarlate e saturada da polpa, é recomendável adicionar ½ colher de chá de água à água, depois de fervê-la. vinagre, 1 colher de chá de suco de limão fresco ou 1 colher de chá de açúcar;
- Você pode neutralizar o cheiro específico de vegetais cozidos colocando uma crosta de pão integral no recipiente;
- recomenda-se verificar a prontidão da beterraba com uma faca: se entrar suavemente e sem atrasos, o produto estará pronto para uso.
Ao escolher um vegetal para cozinhar, preste atenção às plantas de tamanho médio, com uma cor saturada brilhante, uma forma cilíndrica e alongada. Em uma pequena colheita de raízes, você precisa preparar pelo menos 0,5 litros de água. Depois que o vegetal é cozido, ele deve ser retirado da água fervente e resfriado em água fria.Importante! Este vegetal tem a capacidade de se acumular no solo, além de ser útil, mas também de componentes tóxicos. Portanto, se a beterraba foi cultivada em regiões desfavoráveis ou quando se utiliza um grande número de produtos químicos, é indesejável e às vezes perigoso para o consumo.
Vídeo: Como cozinhar beterraba
O que posso cozinhar
Geralmente, beterraba cozida é associada exclusivamente a uma salada tradicional familiar desde a infância, uma salada vinagrete. No entanto, este vegetal pode ser usado para cozinhar vários tipos de sabores e texturas, pratos originais e refinados.
A colheita das raízes vai bem:
- com maçãs;
- cenouras;
- ameixas secas
- alho
- nozes
- carne.
Além do notório "arenque sob um casaco de pele" e salada com ameixas, os especialistas em culinária sugerem o uso de beterraba na culinária:Você sabe Nos séculos I a II aC e beterraba nos países do Mediterrâneo foram cultivadas exclusivamente como uma planta medicinal, ajudando a lidar com um grande número de doenças. Apenas as folhas da planta foram consumidas, mas as raízes foram usadas para a preparação de medicamentos.
- Molhos e molhos para salada;
- beterraba fria;
- verrinas com arenque;
- caviar de beterraba;
- Pudim
- panquecas;
- pastas;
- pão de ló e muffins.
Você pode diversificar o sabor das saladas de vegetais cozidas usando:
- creme azedo;
- maionese caseira;
- mostarda;
- suco de limão;
- azeite de oliva;
- iogurte natural;
- vinagre balsâmico.
Com um pouco de imaginação culinária, você pode obter um prato de beterraba verdadeiramente refinado, saboroso, saudável e sempre novo.
Beterraba cozida é um produto único que traz benefícios inestimáveis para o corpo humano. Surpreendentemente, após o tratamento térmico, essa colheita de raízes apenas agrega valor e não a perde. Portanto, o consumo regular de vegetais cozidos permitirá resolver uma série de problemas de saúde, perder quilos extras, restaurar a juventude e a vitalidade.