A abóbora noz-moscada é um dos vegetais mais populares e comuns do mundo. Esta cultura é notável por seu bom rendimento e capacidade de dar frutos, mesmo em condições difíceis. Além disso, os frutos desta abóbora têm uma enorme concentração de nutrientes que proporcionam um efeito curativo no corpo. A seguir, consideramos em detalhes as variedades mais populares de abóbora noz-moscada e também listamos as regras básicas para o seu cultivo.
Variedades de abóbora noz-moscada
Várias variedades de abóboras de noz-moscada tornam possível o cultivo dessa cultura útil em qualquer região climática. Mas, apesar disso, poucas variedades são consideradas populares entre os produtores de vegetais. Abaixo, descrevemos os híbridos mais produtivos, que ajudarão você a escolher a variedade mais rentável e produtiva.
Você sabe A abóbora moscatel ganhou esse nome por um motivo: os frutos frescos da planta no corte emitem um cheiro persistente e rico de noz-moscada, idêntico aos aromas das culturas de uvas.
Arabat
A planta pertence a variedades de amadurecimento tardio, com um período de vegetação ativa de cerca de 120 a 130 dias. Os frutos do vegetal são cilíndricos, ligeiramente espessados no ápice, com casca alaranjada densa. Na forma madura, os frutos da variedade atingem um peso de 9 a 10 kg. A polpa de uma abóbora é grossa, suculenta e com tons de laranja saturados. A variedade é distinguida pela alta qualidade de manutenção e transportabilidade, bem como pela resistência a uma variedade de infecções.
Butternut
Essa variedade pertence às culturas que amadurecem cedo, a duração de sua vegetação geralmente não excede 90 dias. Frutos de laranja brilhante, alongados e em forma de pêra amadurecem nesta abóbora, pesando de 8 a 9 kg, com pele média-densa. Os frutos são bastante densos, mas polpa suculenta, com uma cor laranja brilhante e sabor a nozes. A cultura é caracterizada por um alto teor de vitaminas e minerais e também é capaz de ser armazenada em temperatura ambiente por até 3 meses.
Vitamin
A abóbora com vitaminas pertence a culturas de amadurecimento tardio, a duração de sua vegetação é em média de 130 a 135 dias. Difere em pequenas frutas ovais, pesando até 6 kg, de cor verde escuro. A casca da fruta é fina, a polpa é densa e crocante, vermelho alaranjado. A principal vantagem da colheita pode ser chamada de aumento do teor de caroteno, além de uma boa qualidade de conservação da fruta.
Gilea
A planta é conhecida como uma colheita no meio do início, que dá frutos 95 a 100 dias após a semeadura. Esta planta produz frutos arredondados, levemente achatados na direção horizontal. Seu peso médio é de 7 a 8 kg. Eles são caracterizados por uma pele densa de cor laranja, com um revestimento de cera leve, bem como uma polpa densa com um sabor adocicado pronunciado, de um tom laranja claro. Este vegetal tem as melhores propriedades alimentares e também é resistente a infecções por fungos.
A pérola
Esta variedade tem um período médio de maturação, sua estação de crescimento não é superior a 110 dias. A abóbora madura tem uma massa de até 7 kg, cor laranja ou laranja pálido e pele solta. A carne cortada é densa e suculenta, de cor laranja brilhante. As abóboras têm uma forma oval, levemente achatada, mas às vezes podem ser modificadas para cilíndricas. A variedade é caracterizada pela resistência ao frio, além de alto teor de carotenos e açúcares.
Violão espanhol
Variedade guitarra espanhola pertence às variedades de período de maturação médio, a estação de crescimento é de cerca de 110 dias. O vegetal maduro é em forma de taco, com um círculo característico na borda. A cor da fruta é geralmente laranja pálido, a pele está solta, a polpa é suculenta, densa, com um leve aroma de damasco, cenoura ou damasco. O peso médio de um vegetal é de 5 kg. Os frutos se distinguem pelo alto prazo de validade (até 100 dias) e pelo aumento do coeficiente de polpa (até 95% do volume total).
Princesa querida
Esta planta possui um período de maturação intermediário, a primeira colheita aparece 115 dias após a semeadura. Os frutos são arredondados, oblatos na direção horizontal, divididos em segmentos característicos. O peso médio de uma abóbora é de 3,5 kg. A pele é alaranjada, densa média, a polpa é densa, moderadamente aquosa, muito doce, laranja pálida. O híbrido é bem resistente a uma variedade de doenças de abóbora, bem como a mudanças repentinas nas condições climáticas.
Muscat de Provence
É um híbrido de amadurecimento tardio, a duração de sua estação de crescimento é de cerca de 130 dias. Os frutos são grandes, ovais, divididos em segmentos, o peso de um fruto chega a 10 kg. Eles são caracterizados por uma casca densa e uma cor laranja pálida, bem como uma carne densa de cor de cenoura com sabor a mel. Uma característica distintiva da cultivar é a alta manutenção da qualidade e transportabilidade da cultura, bem como a resistência do híbrido a fungos e outros patógenos de doenças infecciosas.
Paris Gold
O Paris Gold é um híbrido de frutos grandes com maturidade precoce. A estação de crescimento da planta dura até 3 meses. Os frutos são esféricos, com casca solta de cenoura e polpa densa, amarelo-alaranjada, com teor moderado de água. O peso médio dos frutos é de 20 kg, mas em condições ideais, podem ser cultivadas abóboras com peso de 50 a 60 kg. O híbrido é caracterizado por maior resistência a fungos e todos os tipos de doenças de abóbora.
Prikubanskaya
O híbrido tem maturação média ou média precoce, dependendo das condições de crescimento, a estação de crescimento varia de 95 a 135 dias. Abóboras maduras são cascas em forma de pêra e finas. A polpa de frutas é densa, moderadamente suculenta. O peso médio da fruta é de cerca de 3,5 a 4 kg; eles são caracterizados por uma cor laranja uniforme da polpa e da casca. A variedade possui uma das qualidades de produção mais favoráveis: a colheita pode ser armazenada por até 4 meses sem perder sua apresentação.
Novo
O híbrido é caracterizado pelo amadurecimento médio, os primeiros frutos podem ser colhidos 110 a 120 dias após a semeadura. As abóboras são de forma cilíndrica com uma protuberância ligeiramente arredondada na borda. A casca da fruta é fina, lisa, a polpa é macia, macia e suculenta. O peso médio de um feto é de 4-5 kg. O tom das frutas é uniforme, laranja ou laranja pálido. O principal destaque da variedade pode ser chamado de maior resistência à seca, além de alto teor de açúcar.
Espaguete
O espaguete é um híbrido super-precoce que amadurece em 70 a 80 dias. Os frutos da variedade são alongados, arredondados, semelhantes a abobrinha, pesando até 2 kg. Sua pele é densa, verde-amarela, a polpa é macia, seca e facilmente cortada em fibras separadas no corte.
A variedade é ideal para todos os tipos de tratamentos culinários, tem um sabor suave e pouco expressivo e também é capaz de absorver instantaneamente aromas ricos.
Cristalizadas
A planta pertence a culturas de meia estação, que amadurecem de 100 a 115 dias após a semeadura. Seus frutos são arredondados, achatados na forma de posição horizontal. A abóbora é dividida em segmentos uniformes, os frutos são diferenciados por uma casca fina de um tom marrom claro. Seu peso médio é de cerca de 6,5 kg. A polpa de um vegetal é densa, não muito suculenta, de cor laranja ou marrom-laranja. O híbrido está bem adaptado a mudanças repentinas nas condições climáticas e também mantém a colheita fresca por até 200 dias.
Sorriso
A abóbora da variedade Ulybka é uma planta madura, com uma estação de crescimento não superior a 90 dias. O híbrido forma pequenos frutos arredondados, pesando não mais que 1-1,5 kg. Sua casca é cenoura saturada, de densidade média.
A polpa desta variedade não é muito suculenta, densa, de cor laranja brilhante, com um sabor característico de melão. Uma característica distintiva do híbrido é o aumento da qualidade da colheita; em condições ideais (a uma temperatura de cerca de + 10-15 ° C), a abóbora pode sobreviver por até seis meses.
Hokkaido
Hokkaido é uma planta de maturação média, com uma estação de crescimento de cerca de 110 dias. O híbrido difere de seus parentes em pequenos frutos em forma de pêra, levemente achatados na posição horizontal e pesando cerca de 0,5-2,5 kg. A pele da abóbora não é muito densa, cor de cenoura saturada. A polpa é densa, moderadamente suculenta, de cor laranja pálida. As frutas são bastante doces, com um sabor característico de nozes. Para cozinhar, o vegetal é adequado tanto na forma madura quanto na imatura.
Características do cultivo ao ar livre
Os híbridos modernos de abóboras de noz-moscada são plantas bastante despretensiosas em relação ao clima e às condições do solo; portanto, mesmo um agricultor iniciante pode cultivar esse vegetal em uma casa de veraneio. No entanto, o cultivo de abóbora muitas vezes traz muitos problemas.
Para obter arbustos saudáveis e frutíferos, a abóbora deve criar um microclima ideal.
Você sabe A América do Sul é considerada o berço das abóboras; no México, as tribos indígenas começaram a cultivar a cultura há mais de 5 mil anos. Mas a fábrica chegou à Europa apenas no século 16, com os navios dos descobridores espanhóis.
Aterragem
A abóbora mascote se sente melhor em climas tropicais e subtropicais a uma temperatura de pelo menos +20 ° C. Em um clima quente, as sementes são semeadas no solo no início de junho. Ao cultivar culturas nas zonas norte e temperada, elas necessariamente recorrem ao cultivo de mudas.
As sementes são semeadas para mudas na segunda quinzena de abril, as plantas são transplantadas para o solo aberto na segunda quinzena de maio ou no início de junho. Primeiro, os brotos são mantidos sob uma cobertura de filme, que após o aquecimento deve ser removida.Eles plantam vegetais em solos bem fertilizados e com baixa capacidade de umidade (argilosos e argilosos), pois a estagnação da umidade no solo pode causar a morte das plantas. É melhor se o terreno embaixo das camas estiver localizado em uma colina, o que protegerá adicionalmente as plantas do excesso de umidade.
As camas devem ser quebradas ao ar livre, longe da sombra. Importante para a cultura e antecessor. Melhor abóbora dá frutos depois de cebola, batata, legumes, uma variedade de culturas de raízes.
Importante! A abóbora não deve ser cultivada após culturas relacionadas (abobrinha, abóbora, pepino, etc.). As plantas em crescimento não serão apenas de baixo rendimento, mas também serão suscetíveis a infecções específicas.
Todo o espaço de amor de abóbora, portanto, não mais que 1 planta deve ser cultivada em 1 m². São cultivadas em fileiras, com espaçamento entre filas de pelo menos 1 m, a uma distância de 1,5 m entre cada arbusto. As sementes são semeadas a uma profundidade de 3-4 cm, mudas - não menos de 10 cm de profundidade. Para aumentar a viabilidade de plantas jovens, as mudas e sementes devem ser tratadas com uma solução de cinzas (400 g de cinza de madeira / 10 l de água).
As mudas são embebidas por 1-2 horas antes do plantio, as sementes 10-12 horas antes da semeadura.O solo é fertilizado antes do plantio, a colheita responde melhor aos fertilizantes orgânicos. Estrume apodrecido ou composto é derramado em cada leito, após o que o solo é cuidadosamente desenterrado.
Cuidado
A colheita mais exigente para irrigação. Todos os dias, um arbusto requer pelo menos 5 litros de umidade, para regar abundantemente os canteiros, enquanto a água deve absorver o solo a uma profundidade de pelo menos 0,5 a 1 m. O primeiro fertilizante das plantas é realizado durante a floração.
Neste momento, a cultura responde melhor a uma solução aquosa de esterco de vaca (1:10) com a adição de superfosfato (3-4 g / 1 litro de líquido) e sulfato de potássio (2 g / 1 litro de líquido). Na segunda vez que a abóbora é alimentada durante a floração, são utilizadas soluções de sulfato de potássio (5 g / 1 l de líquido) e nitrofoska (2 g / 1 l de líquido).
Importante! Se possível, os canteiros com abóbora são cobertos com cobertura vegetal: isso ajuda a evitar capina desnecessária e também cria o microclima necessário para a cultura no solo.
A colheita precisa de capina somente antes da floração, o que ajuda a protegê-la dos efeitos negativos das ervas daninhas. Esse procedimento é realizado conforme necessário, até que grandes folhas que sombream a zona da raiz sejam formadas no mato. Isso inibe o crescimento de ervas daninhas e leva à sua degeneração de forma natural. Os arbustos precisam necessariamente de poda, sem isso será difícil cultivar uma abóbora grande.
A poda é utilizada quando os cílios atingem 1 m de comprimento. Todos os chicotes, exceto o principal, devem ser removidos, de modo que o caule central com dois ramos laterais com no máximo 70 cm de comprimento permaneça na planta.Para aumentar o rendimento de abóbora de 1 m², muitos agrônomos profissionais recomendam o recurso à polinização artificial de plantas. Como você sabe, essa cultura é incapaz de se autopolinizar; portanto, o pólen é frequentemente transferido da flor masculina para a feminina devido às abelhas.
No entanto, é bastante difícil encontrar esses insetos perto da linha da cidade, para que o processo seja melhor realizado independentemente. Para fazer isso, use um pincel macio ou um pincel para transferir o pólen das inflorescências masculinas para as femininas.
A abóbora moscatel é uma espécie universal, cuja variedade de variedades pode surpreender até um jardineiro experiente. Esta espécie distingue-se por frutas aromáticas com melhor sabor e qualidades de produção. Para que os canteiros de abóbora o agradem com frutas perfumadas, é necessário criar as condições necessárias para eles e garantir o cuidado adequado.