O pepino Marinda F1 é uma variedade popular entre os residentes de verão e os cultivadores de legumes que não conseguem verificar as camas diariamente. Esta variedade no meio da temporada, adequada para picles e picles, é muito saborosa em saladas e por si só. Todo mundo que vai cultivar pepinos deve aprender mais sobre isso.
Histórico de seleção e descrição da variedade
Marinda F1 foi criada pelos criadores da empresa holandesa Monsanto Holland BV e está distribuída na Europa desde o início dos anos 90. Uma variedade despretensiosa, cujos frutos são colhidos como pepinos, picles e alface, ou seja, para todos os gostos e tamanhos, tornou-se difundida entre os moradores de verão devido à simplicidade e custo orçamentário do cultivo pelo método de estufa e em camas abertas.
Essa variedade é partenocárpica, isto é, a aparência da ligadura não requer polinização. Cresce em estufa e em campo aberto, resistente a doenças. Marinda difere de outras variedades autopolinizadoras em alta produtividade e resistência ao vírus do mosaico, cladosporiose e oídio.Indicadores técnicos da variedade:
- meia estação: os primeiros frutos aparecem no final da oitava semana;
- comprimento de fruto - de 82 a 98 mm;
- forma - um cilindro com uma superfície plana;
- peso - 70-75 g;
- produtividade - 25-30 kg / m².
Você sabe A pátria de todos os pepinos é o pé do Himalaia. Os ancestrais de todas as variedades do amado vegetal verde ainda estão crescendo lá.
Vantagens e desvantagens
- As qualidades positivas da classe Marinda F1 são as seguintes:
- ligadura de feixes (em média - seis a sete pepinos);
- maturação média;
- carne crocante sem amargura com uma textura densa;
- tipo de floração feminino, com rendimento estável, independentemente da temperatura e da chuva;
- a possibilidade de uso universal: fresco, em picles, marinadas, saladas;
- brotos de rápido crescimento poderosos;
- alta adaptabilidade, resistência a vírus híbridos;
- a possibilidade de cultivo em estufa e campo aberto, na varanda, loggia.
- Essa variedade tem algumas desvantagens:
- a necessidade de formar um arbusto para obter o rendimento máximo;
- cobertura superior regular - uma vez a cada quinze a duas semanas;
- os frutos superam rapidamente;
- a variedade pode ter antracnose, peronosporose, manchas angulares.
Datas de plantio
Marinda dá bons frutos ao plantar mudas e ao plantar diretamente no solo. A obtenção de uma colheita anterior pode ser obtida com o plantio de mudas sob o filme.
Cálculo do tempo de semeadura de mudas:
- As sessões aparecem no dia 5.
- Mudas prontas são plantadas no chão após quatro semanas.
Para proteger as mudas em campo aberto, você pode usar um tecido não tecido de cobertura, e pode colocar as sementes no final de abril. Marinda é semeada em campo aberto no final de maio.
Importante! Pepino e batatas são antagonistas. Quando plantados nas proximidades, eles se oprimem.
Regras para semear e cultivar variedades
As variedades partenocarpicas de pepinos no método de semeadura e cultivo diferem pouco de suas contrapartes usuais. O principal é seguir as regras verificadas pelo tempo.
Método de mudas
Ao cultivar mudas fortes, você pode garantir um alto rendimento.O esquema correto para obter brotos fortes:
- Escolha sementes de forma regular da mais alta qualidade.
- Encharcado por um dia em solução: 10 g de superfosfato e enxofre de potássio por litro de água.
- Prepare o solo: peneire o solo e a areia, combine com turfa na proporção de 1: 1: 1. Coloque em recipientes para mudas. Hidrate e deixe por dois dias. Você pode comprar o substrato na loja.
- As sementes são colocadas no solo com profundidade não superior a 5 mm.
- A iluminação é instalada diretamente acima das mudas, que aparecerão em 5 dias.
- Após o aparecimento de duas folhas verdadeiras, elas são alimentadas com uma mistura de fertilizantes minerais para pepinos: 10 g de água, 10 g de sulfato de potássio e uréia.
- Plantado no chão após o aparecimento da quinta folha.
Método de mudas
Para plantar em campo aberto, é melhor colher sementes de dois anos de idade, com melhor germinação e tendência a formar flores femininas. Você não pode semear pepinos depois dos tomates ou ao lado deles. Melhores vizinhos: cenoura, endro, ervilha, rabanete, repolho.
Você sabe O imperador Napoleão gostava muito de pepinos. Ele prometeu recompensar generosamente o inventor de uma maneira de manter os legumes frescos por um longo tempo, mas isso Ninguém recebeu o prêmio.
Regras para semear no solo:
- A cama é colocada em um local protegido de correntes de ar.
- Eles produzem fertilizantes de outono do solo com adubo, húmus.
- Regado por um dia, solte o solo imediatamente antes do plantio.
- As sementes atingem uma profundidade de 3 cm Distância: 50x30 cm.
- Eles cobrem a cama do jardim com filme até aparecerem brotos.
- Com a semeadura precoce (até meados de maio), é melhor deixar o abrigo à noite para proteger contra possíveis geadas no chão.
Cuidados com o pepino após o plantio
As variedades partenocarpicas, às quais Marinda F1 pertence, adoram a ausência de ervas daninhas, a irrigação oportuna e fertilizantes.
Fertilização e rega
Os seguintes fertilizantes são usados para alimentar pepinos:
- Orgânico: infusão de ervas, esterco, cinzas, farinha de ossos.
- Mineral: nitrato de amônio, superfosfato, uréia.
- Misto: fertilizantes minerais são adicionados aos orgânicos, por exemplo, superfosfato, sal de potássio.
Uma excelente cobertura para pepinos, tintura de urtiga.
Dois métodos de fertilização são usados:
- Raiz. A solução é aplicada sob a raiz do arbusto de pepino. É melhor aplicar em um verão quente, com uma raiz bem desenvolvida.
- Foliar: irrigação por gotejamento de folhas e caules de uma planta. Em verões frescos, é melhor usar esse método.
O jardim é regado com água morna uma vez por semana até a fase de floração, durante a frutificação - uma vez a cada poucos dias. À tarde, regue o solo ao redor da raiz, com cuidado, para não corroer a superfície. Após o aquecimento, a rega das folhas pode ser feita à noite.No dia seguinte à rega, o solo deve ser solto.
Importante! Água fria em climas quentes pode causar queimaduras nas folhas.
Moldagem e liga
Cultivando um híbrido Marinda F1, execute manipulações obrigatórias com o sistema de chicote da planta:
- A cada sete dias, as folhas danificadas e doentes são cortadas.
- É melhor formar um vegetal em um chicote: remova os brotos laterais que crescem nos seios da terceira ou quinta folha.
- No caule formado no futuro, todos os brotos são cortados, apenas a ligadura permanece.
- Você pode amarrar o chicote em uma treliça, uma pirâmide, começando com a formação de um arbusto após o aparecimento de uma folha de 8 a 10, inicialmente não amarrando a corda ao redor do caule com força, apenas apoiando-a. O método da "pirâmide" é bom para uso em uma área pequena - oferece melhor acesso ao regar e alimentar.
Cuidado do solo
O pepino Marinda F1 é uma planta despretensiosa, mas, como todas as culturas, não gosta de ervas daninhas. O afrouxamento regular do solo após a irrigação serve ao mesmo tempo como remoção de ervas daninhas e “corte” sanitário.
Importante! Tendo coberto a crista com pepinos com um filme preto, os jardineiros excluem a aparência de ervas daninhas. Além disso, retém melhor a umidade no solo.
Economizar tempo ao afrouxar, preservar a umidade após a rega, melhorar o rendimento e reduzir o crescimento de ervas daninhas fornecerá cobertura morta. O corredor de uma cama de pepino é coberto com palha, folhagem seca e composto. Ao mesmo tempo, o método melhorará o acesso de oxigênio ao sistema radicular.
Doenças e pragas de pepinos
Basicamente resistente a doenças, essa variedade é exposta a vários tipos de doenças do "pepino":
- antracnose: manchas marrons no pescoço da raiz, marcas amarelas no caule e nas folhas. O tratamento com sulfato de cobre ou oxicloreto de cobre a 0,4% ajudará a curar;
- peronosporose (míldio): folhas secas, caem, manchas marrons e amarelas se formam sobre elas. Medicina: fungicidas.
- mancha angular: verde escuro, manchas posteriormente marrom-acinzentadas nas folhas que secam e caem. Deformação, cor marrom dos frutos danificados. Os meios de controle são semelhantes à peronosporose.
Os pulgões, os carrapatos, as lesmas e as moscas-brancas afetam as plantas quando a rotação de culturas não é observada, a remoção precoce de ervas daninhas.
Você pode lidar com pragas pulverizando medicamentos especiais comprados na loja de produtos agrícolas ou métodos alternativos:
- infusão de 70 g de cebola e 60 g de alho; infusão de tabaco ou cinzas de madeira com a adição de sabão em pó na luta contra pulgões;
- solução de sabão com um carrapato.
Cavar as camas para o inverno, congelar o solo, usando ferramentas e materiais de plantio limpos - a prevenção de pragas.
Recursos de colheita e armazenamento
A variedade Marinda F1 é colhida em diferentes estágios de maturação:
- Pikuli - ligadura com menos de 3 dias, tamanho - 5 cm; melhor usar durante o dia.
- Pepinos - 4-5 dias de idade. Eles mantêm suculência e frescura por não mais de dois dias.
- Zelentsy - idade de 8 a 12 dias. Frutos suculentos fortes do híbrido toleram bem o transporte.
Importante! Ao coletar, os chicotes não devem ser virados, pois não devem entrar em contato com o solo úmido. Caso contrário, raízes subordinadas desnecessárias se desenvolverão lá.
Pepinos frescos são armazenados na prateleira da geladeira em um saco plástico. Uma colheita grande pode ser mantida em uma adega ou em outro local fresco a 5–7 ° C, com um prazo de validade máximo de 3 semanas.Portanto, a variedade Marinda é excelente para agricultores e proprietários de pequenas parcelas. Uma variedade de marinadas, picles, saladas adicionará sabor e sabor aos pratos preparados no inverno. Reuniões com amigos "sob o pepino" de seus próprios picles adicionarão calor a uma conversa com alma.