Congelar legumes e frutas é uma das maneiras mais fáceis e acessíveis de colhê-las para o inverno; portanto, não é de surpreender que muitas donas de casa a escolham também para armazenar pimenta. Existem muitos métodos para congelar esse vegetal, mas na maioria das vezes ele é esmagado ou congelado, o que discutiremos mais adiante.
Você sabe O pimentão vermelho é um verdadeiro depósito de vitaminas e um recordista em termos de quantidade de vitamina C. Ele ultrapassa até a groselha e o limão nesse indicador, portanto pode ser usado para fortalecer a imunidade durante uma exacerbação de doenças virais.
Benefícios da pimenta congelada
Cada método de colheita de pimenta para o inverno tem suas vantagens e desvantagens, que definitivamente vale a pena considerar na situação de escolha.
- No caso da pimenta congelada, há indiscutivelmente mais vantagens, e acima de tudo isso:
- economizando tempo durante a colheita (nada precisa ser fervido e fervido várias vezes);
- preservação máxima de todo o sabor original (durante o congelamento, não são utilizados condimentos, o que significa que o sabor do produto congelado não sofrerá nenhuma influência);
- facilidade de uso na culinária (fatiar a pimenta em pedaços pequenos e dobrá-la em sacos separados, você sempre poderá obter exatamente o que precisa em um horário específico, sem usar o restante);
- ao cozinhar os primeiros pratos ou ensopados, os legumes não precisam ser descongelados antes, esse processo acompanhará o estágio inicial do cozimento;
- as frutas colhidas para recheio ocupam pouco espaço; portanto, há espaço suficiente para acomodar outros produtos.
Como complemento às vantagens já citadas de um produto congelado, podemos lembrar os benefícios comuns de tais espaços em branco. Todas as substâncias benéficas após um único congelamento permanecem quase as mesmas da versão fresca, portanto, não há dúvida nos benefícios das frutas.
Qual pimenta é adequada para congelar
A qualidade dos pratos preparados no inverno depende diretamente das características do vegetal preparado para o congelamento.
Ao escolher matérias-primas, certifique-se de considerar as seguintes nuances:
Leitura recomendada
- tamanho da fruta - é desejável que todos os vegetais tenham o mesmo tamanho e formato, o que não é apenas conveniente para o congelamento, mas também garantirá a uniformidade de sua preparação após o degelo e o recheio;
- naturalidade - a melhor opção para a colheita é a pimenta sazonal cultivada em solo aberto, com sabor e cheiro característicos;
- suculência e carnalidade - frutas secas com paredes finas são mais mal preparadas e mais frequentemente rachadas quando recheadas; portanto, para obter um prato saboroso no futuro, você deve escolher apenas amostras de carne para congelar;
- doçura - na maioria dos casos, as melhores opções para armazenar no freezer são frutas amarelas, vermelhas e alaranjadas, enquanto a aparência verde não é tão doce e os pratos prontos dão um pouco de amargura.
Não se esqueça que a pimenta descongelada uma vez não está mais sujeita a congelamentos repetidos e é melhor cozinhá-la imediatamente. Com a exposição repetida ao frio, uma parte significativa dos nutrientes e a aparência atraente do próprio vegetal serão perdidos.
Importante! Se possível, escolha apenas frutas em forma de cone, pois são mais fáceis de colocar na geladeira e economizam um pouco de espaço.
Como preparar pimentas antes de congelar
Os vegetais coletados no jardim não podem ser enviados imediatamente para o freezer, pelo menos eles precisam ser lavados. Quanto à lista completa de atividades preparatórias, é assim:
- Limpeza da contaminação por lavagem com água corrente.
- Remoção do núcleo, sementes e veias internas (as seções leves restantes de pimenta darão ao prato acabado uma certa amargura).
- Limpeza repetida em água corrente, desta vez para remover as sementes restantes e cortar as peças.
- Secar as frutas com uma toalha de algodão ou guardanapos de papel (os vegetais bem secos serão melhor mantidos em forma quando congelados e posteriormente separados melhor).
Importante! Não descarte chapéus cortados de vegetais. Congelando-os separadamente, você obterá uma ótima decoração para um prato recheado.
Métodos de congelamento
Se você não se aprofundar nas possíveis nuances de fatiar pimenta, existem apenas duas maneiras de colhê-la: inteira e fatiada. Cada um deles tem suas próprias características, que dependem amplamente do tipo de prato final.
Em pedaços
O vegetal, cortado em tiras, é a solução ideal para fazer pizza, ensopado ou primeiro prato, portanto, desta forma, é mais frequentemente congelado.
Não é difícil preparar matérias-primas para o processo de congelamento, especialmente se você seguir uma sequência clara de ações:
- Coloque as sementes lavadas e descascadas em uma tábua ou bandeja e deixe secar (toalhas de algodão ajudarão a acelerar o processo).
- Cada amostra é cortada verticalmente em duas metades e depois em várias partes para fazer tiras com no máximo 2-3 cm de largura.
- Agora corte cada faixa em tiras e dobre tudo em um recipiente separado.
- Pegue algumas sacolas seladas (você pode colocar na cobra) e leve pimenta picada nelas, liberando o ar o máximo possível antes de fechar.
Inteiramente para recheio
A preparação do vegetal, neste caso, é realizada exatamente da mesma maneira que no anterior, mas você não precisa cortar as frutas descascadas.
Em vez disso, você será solicitado a fazer o seguinte:
- Pegue algumas saquetas comuns do tipo "camisa" e corte-as em quadrados, do tamanho suficiente para embrulhar os espaços em branco.
- Coloque o nariz (parte pontiaguda) de cada pimenta no centro do quadrado de celofane e levante os lados para cobrir a maior superfície possível.
- Segurando o “invólucro”, coloque uma pimenta na segunda de acordo com o princípio de dobrar a matryoshka e repita a ação com outro vegetal (é aconselhável adicionar não mais que 5-6 frutas em uma “pilha”).
- Coloque os conjuntos acabados em uma bolsa separada e, depois de soltar o ar, amarre-o bem. Para minimizar a probabilidade de entrada de ar na pimenta e, como resultado, congelar gelo nas paredes da bolsa, é melhor usar várias bolsas ao mesmo tempo.
- Nesse formulário, você pode enviar espaços em branco para a câmara de congelamento rápido e colocá-los em outras bandejas do congelador para armazenamento adicional.
Você sabe Algumas propriedades da pimenta se assemelham às capacidades de outros produtos, em particular o chocolate. Como um produto doce, promove a liberação de uma grande quantidade de endorfinas no sangue, o que pode melhorar o humor de uma pessoa e o estado emocional e psicológico geral.
Se desejado, o vegetal vazio preparado pode ser imediatamente recheado e congelado já nesta forma, mas, neste caso, esteja preparado para alocar uma parte significativa do espaço do congelador sob ele. Além disso, nem todas as donas de casa respondem positivamente ao sabor do recheio descongelado, por isso é melhor deixar o processo de recheio para o futuro.
Temperatura e prazo de validade
A temperatura ideal na fase de congelamento das frutas é de -19 ... -32 ° C, mas no futuro pode ser aumentada para -10 ... -15 ° C. Com uma exposição nítida a baixas temperaturas, os frutos experimentam um certo choque, mas apenas esse estado permite preservar ao máximo todos os componentes úteis no interior. Enquanto mantém uma temperatura baixa e estável no freezer, a pimenta congelada será armazenada durante todo o inverno, até a próxima colheita.
O que pode ser preparado com pimentão congelado
O pimentão congelado pode ser usado nos mesmos pratos que os frescos e, na maioria dos casos, nem precisa ser descongelado. Sopas, ensopados, rolinhos de carne e legumes - essa ainda é uma lista incompleta do que pode ser obtido com a adição de pimenta congelada picada, sem mencionar a preparação de legumes recheados com frutas inteiras.
Neste último caso, o espaço para a criatividade também é ilimitado, porque você pode não apenas cozinhar, mas também assar pimenta, cujo recheio será carne ou carne puramente picada. Simplificando, o pimentão congelado é realmente uma ótima opção de colheita no inverno, que, com todas as suas vantagens culinárias, economiza tempo de cozimento. Concordo, isso é mais do que suficiente para usar as receitas de congelamento fornecidas.