Não faz muito tempo, jardineiros da Rússia, Ucrânia e Bielorrússia (especialmente da região de Vitebsk) começaram a cultivar uma variedade de batatas desconhecida com um nome bonito - o Cisne Branco, que, de acordo com suas avaliações, se destaca por sua maior produtividade. O artigo discute os principais recursos da variedade e os requisitos para seu cultivo.
Caracterização e descrição da variedade
A variedade, embora tenha se tornado popular, no entanto, não é certificada nos territórios dos países mencionados acima; portanto, as características varietais são conhecidas apenas pela experiência dos jardineiros.
Arbustos de batata Cisne branco de tamanho médio, topos de densidade média. Durante o período de colheita, 7-10 kg de tubérculos podem ser removidos de um arbusto. Entre as duas ou três dúzias de batatas grandes que cada arbusto traz, há muito poucos tubérculos de fração de sementes e não há pequenos.
Tubérculos de grande massa: 260-480 g em média, muitos casos de colheita de batatas maiores foram registrados. A casca é branca, com olhos rosa ou roxo. No lugar do corte, a polpa é visível, de cor e textura semelhante à sêmola, o sabor é ligeiramente pronunciado. A resistência a doenças e pragas específicas da cultura é pouco conhecida.
Vantagens e desvantagens da variedade
- Está estabelecido que as principais vantagens do Cisne Branco são:
- tubérculos grandes;
- alta produtividade;
- As desvantagens da variedade White Swan são:
- gosto não muito alto;
- a variedade é exigente na qualidade do solo e depende das condições climáticas;
- após o cozimento, a carne escurece rapidamente;
- a nota não é registrada nos registros estaduais.
Você sabe A pátria das batatas é considerada a América do Sul. A vizinha América do Norte aprendeu sobre o vegetal depois da Europa: em 1621, Nathaniel Butler, governador das Bermudas, apresentou a Francis Wyatt, governador da Virgínia, um lote de tubérculos de batata.
Cultivo agrícola
Devido ao fato de o material de plantio do Cisne Branco ser importado sem certificação, atenção especial deve ser dada à preparação dos tubérculos para o plantio. Todos os tubérculos que estão em dúvida sobre a qualidade devem ser descartados.
Tempos de aterrissagem ideais
A conversa sobre o momento de plantar batatas deve estar no contexto de uma região específica. A regra geral é esta: o solo deve aquecer até +6 ... + 9 ° C a uma profundidade de 10–13 cm. Sob condições climáticas normais, a Terra se aquece a essa temperatura nas regiões sul no final de março - início de abril. Na faixa do meio e regiões do norte - um mês depois.
Para descobrir se é hora de plantar batatas, você pode usar as seguintes regras:
- Cave no local do pouso a 2/3 da baioneta da pá, pegue um pedaço de terra do fundo do buraco e jogue-o da altura do seu braço dobrado no cotovelo para o chão duro. Se o caroço se desintegrou - é hora de plantar, se desintegrou-se em pequenas partes - plante tarde. E se o caroço ficar preso - vale a pena esperar.
- Com base em indicadores de temperatura do ar: diurno - não inferior a + 15 ° С, a noite não deve ficar abaixo de + 5 ° С.
Importante! O melhor local para armazenar batatas é uma adega ou adega cinza pré-defumada, com temperatura do ar constante de +1 ... + 2 ° C e umidade do ar de 80 a 85%.
Recursos de rotação de culturas
A rotação de culturas é a técnica agrícola mais importante, seguindo as regras que afetam positivamente o rendimento das culturas.
As batatas crescem bem onde eram cultivadas antes:
- repolho;
- leguminosas (exceto feijão);
- abóbora;
- Morangos
- milho;
- siderados.
A colheita cresce bem e leva uma colheita para as áreas onde foi cultivada antes:
- verduras;
- cebola e alho;
- cenouras.
As batatas não devem ser plantadas onde esses vegetais cresceram anteriormente:
- Tomates
- berinjela;
- pimenta.
Não plante o vegetal repetidamente nas mesmas áreas antes do quarto ano.
Condições e composição do solo
O melhor substrato para o cultivo de batatas é o chernozem bem fertilizado, com a adição de cinza de madeira e superfosfato. Além disso, o cisne branco também cresce em solos arenosos claros com um pH neutro ou ligeiramente ácido. Se a acidez ultrapassar o pH de 5,5 a 7,0, o Cisne Branco não cresce bem nesses solos.
O local de pouso deve ser bem aquecido pelo sol, é desejável que o local não esteja na planície. Se, além de um local como esse, também houver a presença de abrigos naturais ou artificiais do vento (edifícios, árvores ou arbustos altos), podemos supor que você encontrou o local de desembarque perfeito.
Preparando o material de plantio
3 semanas antes de planejar o plantio, é preciso levar os tubérculos ao ar. Todos os dias eles são dispostos em um local bem iluminado pela luz do sol por 7 a 10 horas. Além do calor e da luz solar, é necessário criar condições de umidade suficiente (o ultravioleta e a umidade contribuem para o despertar e a germinação precoce dos tubérculos).
O material de plantio grande é cortado em fragmentos, cada um dos quais deve ter 2-3 olhos. Quando os rebentos atingem 4-6 cm de comprimento, os tubérculos podem ser plantados. Logo antes do plantio, os tubérculos são tratados com fungicidas (sulfato de cobre 1 colher de chá por 1 balde de água), solução de permanganato de potássio (0,5 g por 1 balde de água), minerais (cinzas) e estimulantes do crescimento (humato de sódio, Mikon ", Poteytin ").
Tecnologia de pouso
Se o solo da área for argiloso (pesado), no outono, ao cavar, é necessário adicionar areia e cinzas peneiradas do rio. Em março, 2-3 semanas antes do plantio, o solo é novamente desenterrado, 2 colheres de sopa e são adicionados por metro quadrado. nitrato de amônio ou uréia.
Recomendamos que você se familiarize
A adição de turfa não será supérflua (1 balde / 1 m²). Se o solo arenoso prevalecer, no outono, adicione 1 balde de turfa, barro e húmus por área de 1 m².
Areia, argila, esterco e composto (2/3 baldes por 1 m²) devem ser adicionados ao substrato de turfa.
Além disso, você deve fazer um coquetel de fertilizantes minerais:
- superfosfato - 2 colheres de sopa. l;
- sulfato de potássio - 1 colher de sopa. l;
- cinza - 1 copo.
Os componentes listados são dissolvidos em 1 balde de água (o volume da solução é destinado a 1 m² de área de plotagem). Para plantar batatas, é utilizado o método horizontal. A distância entre as fileiras é de 80 a 90 cm, a profundidade dos furos é de 12 a 15. Se o solo for pesado, os tubérculos são enterrados a uma distância mais curta - até 10 cm.
Ao plantar, siga regras simples que contribuem para uma colheita melhor:
- as linhas de batata devem ser divididas ao longo do eixo norte-sul;
- para o material de plantio, use apenas os melhores tubérculos, é aconselhável que eles não sejam cultivados como resultado do cruzamento de diferentes variedades (raça pura);
- o peso normal do tubérculo de plantio é de 70 a 100 g;
- no buraco com o tubérculo, coloque a casca de cebola - os parasitas não aguentam.
Características dos cuidados com a variedade após o plantio
A principal vantagem do cisne branco é sua alta produtividade. No entanto, para obter alto desempenho, é necessário criar as condições apropriadas. Isso se aplica ao uso de técnicas agrícolas e à aplicação de fertilizantes. Entre as práticas agrícolas que contribuem para obter um alto rendimento de batatas, é necessário destacar a necessidade de colher flores de batata durante o período de floração.
Importante! Não abuse dos fertilizantes nitrogenados durante a formação dos tubérculos — o mineral inibe o seu desenvolvimento, mas aumenta o crescimento da massa verde (topos).
Fertilizantes e irrigação
Durante a floração, as mudas são alimentadas com fertilizantes nitrogenados. Durante a formação dos ovários, eles são pulverizados com uma solução de sulfato de cobre (0,05%) ou ácido bórico. O esterco de aves ou estrume é bom como um curativo orgânico. Estas substâncias têm um forte efeito nas plantas (podem queimar), devem ser usadas com cuidado.
Prepare corretamente o fertilizante com base neles desta maneira:
- Pegue 100 litros de água e 4 kg de lixo ou estrume, misture bem, coloque em um local quente e fechado da luz direta do sol.
- Após algum tempo (5 a 10 dias), será sentido um cheiro característico que informará sobre a disponibilidade do produto.
- O fertilizante pronto é regado em solo pré-umedecido ao redor do tronco (1 litro de fertilizante / 1 arbusto).
Após a formação dos brotos, as plantas são fertilizadas com uma mistura de cinzas e sulfato de potássio. Os componentes são misturados e polvilhados em fileiras com buchas. Para linhas de batata de 1 m, basta uma mistura preparada com 1/3 de xícara de cinza e 2 colheres de sopa. sulfato de potássio. Quanto à irrigação, em condições climáticas normais, três irrigações adicionais são suficientes durante todo o período de crescimento.
Essa irrigação é realizada em estágios de vegetação:
- Quando os arbustos crescem entre 8 e 11 cm - nesta fase, é necessário regar para o crescimento dos topos.
- Floração - para a formação de mais tubérculos.
- Após a floração - para que os tubérculos sejam maiores.
Você sabe Para descobrir se a acidez do solo é adequada para o cultivo de batatas, é fácil: se você ver trevo, grama de trigo, dente de leão e pé de colts entre a grama selvagem, a acidez está correta.
No caso de uma pequena quantidade de precipitação cair na primavera e no verão, é necessária uma rega adicional. Em média, você precisa regar os corredores uma vez a cada 7 a 10 dias, o volume de água depende de como o clima está seco. Aplique para regar batatas e um método de gotejamento. É simples e eficiente.
A irrigação por gotejamento é realizada desta maneira:
- Pegue uma mangueira de comprimento adequado, faça furos em todo o seu comprimento (diâmetro - 2 mm). Instale um plugue em uma extremidade da mangueira e a outra se conectará a uma fonte de água.
- Conecte a extremidade livre da mangueira a uma fonte de umidade (torneira, tanque, bomba) e coloque a mangueira entre as linhas.
- À medida que o solo se molhar, mova a mangueira de um espaçamento entre linhas para outro.
Após a rega, é necessário passar entre as fileiras para evitar a formação de uma crosta na superfície do solo.
Remoção de ervas daninhas
A remoção de ervas daninhas e o amontoamento são os procedimentos mais importantes que contribuem para o crescimento da batata e a colheita. Além disso, essas medidas impedem o surgimento e o desenvolvimento de doenças e pragas.
Confira
Depois que os arbustos atingirem 12-15 cm de altura, eles deverão ser aterrados. O procedimento é realizado pelo menos três vezes (o máximo possível), o último corte deve ser feito antes dos arbustos florescerem. Hilling é a atividade mais importante no cultivo de batatas.
O procedimento é realizado para:
- aumento do número de brotações laterais, respectivamente, maior número de tubérculos;
- melhor proteção contra vento e frio;
- remover a crosta da superfície do solo;
- remoção de ervas daninhas;
- impedir o esverdeamento de batatas;
- para facilitar a colheita subsequente e os cuidados com a batata durante o crescimento.
Você pode cobrir os arbustos da cobertura de batata (turfa, feno, serragem). Nesse caso, o amontoamento não é realizado e a cobertura é removida imediatamente antes da colheita.
Controle de Pragas e Doenças
Quanto a variedade é capaz de resistir a doenças e pragas é um ponto discutível, as opiniões dos jardineiros quanto a esse ponto são diferentes. Nesse sentido, ao cultivá-lo, deve-se considerar que é melhor evitar o plantio das doenças e pragas mais conhecidas.
As doenças das culturas mais comuns:
- crosta;
- nemátodo dourado.
Você sabe O nematóide não tolera o cultivo de tais culturas ao lado das batatas: centeio, malmequeres, calêndula, legumes, mostarda, trevo. Se você plantar centeio na primeira quinzena de setembro, 9 em cada 10 larvas de pragas morrem neste local.
Se você seguir as regras abaixo, poderá reduzir significativamente o risco dessas doenças:
- para o plantio, use somente tubérculos inteiros intactos da mesma variedade;
- desinfetar ferramentas de jardim;
- siga as regras de rotação de culturas;
- Não use solo de estufa em canteiros;
- cavar profundamente o chão no outono, removendo os restos de ervas daninhas fora do jardim;
- antes de plantar batatas, os tubérculos precisam ser tratados com fungicidas (uma solução de sulfato de cobre, "Albit") e o solo com uréia (2 colheres de sopa / 3 m²);
- a cobertura com potássio, cinza, superfosfato aumenta a resistência do nematóide;
- tratar tubérculos antes de plantar com solução de permanganato de potássio (0,5 g / 10 l de água);
- se o repolho foi cultivado antes das batatas no lote, você deve inspecionar cuidadosamente o local em busca de larvas que geralmente permanecem após esse vegetal.
Como tratamento para batatas de possíveis doenças, são usados fungicidas e produtos à base de cobre (vitríolo):
- "Nemabakt", de acordo com as instruções.
- Solução "BI-58" ou mercaptophos a 0,02%. Os arbustos afetados são pulverizados uma vez por semana.
Sujeito às leis de rotação de culturas, a ameaça de desenvolver sarna é minimizada. A limpeza oportuna de minerais é muito útil para prevenção. Mas produtos orgânicos não devem ser abusados, especialmente isso se aplica a estrume não completamente apodrecido. Se, no entanto, arbustos e tubérculos foram afetados pela crosta, “Fungazil”, “Aquaflo” são utilizados para o tratamento, de acordo com as instruções.
Regras de colheita e armazenamento
Você pode descobrir que chegou a hora da colheita pela secura dos topos. Se os vegetais ainda estiverem vivos, isso é um sinal de que ainda há clorofila suficiente e os processos metabólicos da batata não pararam - os tubérculos continuam a acumular substâncias úteis e é muito cedo para coletá-las.
Amarelado e começando a desbotar a folhagem é um sinal de que chegou a hora de colher batatas. Os topos devem ser cortados de 1 a 1,5 semanas antes da colheita pretendida. É importante colher batatas em tempo seco. Se o tempo naquele dia ainda estiver ensolarado e ventoso - considere essas condições ideais.
Tubérculos escavados no chão são dispostos ao lado da estrada e deixados secar bem. Quando a batata seca, os restos da terra da superfície podem ser facilmente removidos. Nesse caso, a remoção da sujeira não acarreta danos acidentais à casca, o que leva a uma deterioração imediata das batatas.
Além disso, as batatas, sob os raios solares, são irradiadas com luz ultravioleta, o que contribui para a destruição de bactérias. Essa desinfecção natural aumenta a vida útil do vegetal. Após a colheita, é necessário separar e remover tubérculos danificados, podres e doentes. Despeje as batatas de boa qualidade em sacos e coloque na adega ou porão para armazenamento.
As seguintes diretrizes de colheita e armazenamento ajudarão a prolongar a vida útil do cisne branco:
- armazene cada variedade de batata separadamente;
- Dois meses após o envio das batatas ao porão para armazenamento, elas precisam ser retiradas e separadas. Tendo examinado cuidadosamente, remova o que começa a se deteriorar;
- para cozinhar a partir de toda a colheita, deixe os tubérculos maiores (eles estão mais mal armazenados) e os que foram danificados durante a colheita;
- tubérculos pequenos, bem como aqueles que não estão totalmente maduros, partem para armazenamento a longo prazo - eles amadurecem mais tarde.
Importante! O uso de fungicidas para o processamento de batatas deve ser interrompido o mais tardar um mês antes da colheita.
A vantagem indubitável da variedade White Swan é sua alta produtividade e uma grande massa de tubérculos. Por outro lado, a falta de certificação é alarmante, além disso, o sabor da variedade deixa muito a desejar. Se a produtividade for sua primeira prioridade, tente plantar um cisne branco em um local; se o gosto for importante, escolha uma variedade mais tradicional.