Os produtores profissionais de legumes regam os tomates com uma solução de permanganato de potássio. De fato, essa ferramenta ajuda a processar eficientemente a planta. No entanto, antes de recorrer a esse método, você precisa descobrir por que fazer isso e como preparar adequadamente a solução.
Por que regar os tomates com permanganato de potássio?
Preparando-se para cultivar tomates, muitos jardineiros pensam razoavelmente se é possível pulverizar ou regar os arbustos com permanganato de potássio. O agente em questão possui muitas características positivas que afetam o crescimento e o desenvolvimento da planta.
Você sabe O permanganato de potássio foi descoberto em 1774 pelos cientistas Gottlieb Johan Hahn e Wilhelm Karl Scheele, na Suécia, pouco depois de receber manganês.
Entre eles estão os seguintes:
- propriedades anti-sépticas que impedem o desenvolvimento de doenças fúngicas, incluindo a praga tardia;
- cobertura de raízes devido à criação de oxigênio atômico no solo;
- reforço de caules e folhas ao pulverizar tops;
- impedindo a entrada de microrganismos nocivos durante o plantio de arbustos.
Datas e modo de processamento
É possível processar tomates com permanganato de potássio, independentemente de crescerem em estufa ou em solo aberto. Os procedimentos podem ser realizados durante toda a vida útil da planta, mas é importante conhecer a medida. A frequência com que processar e em que modo fazê-lo é determinada dependendo do estágio em que a planta está localizada atualmente.
Estágio | Freqüência e modo |
Sementes antes do plantio | Imersão uma vez |
Mudas | 2 vezes - regando o solo com um intervalo de 10 dias, 1 vez - pulverizando o mato |
Após o desembarque | Rega - 1 vez imediatamente após o transplante de mudas para um local permanente, pulverização - 2 vezes: com o início da floração e 2 semanas antes da colheita. |
Regras básicas de processamento
As principais regras para o processamento de arbustos e solo são:
- a intensidade desejada da solução;
- conformidade com a norma em quantidade;
- aderência aos prazos.
Importante! Com muita exposição, o permanganato de potássio destrói não apenas bactérias e fungos prejudiciais, mas também os microrganismos necessários à planta.
Como preparar uma solução de permanganato de potássio para tomates
Para uso no jardim, geralmente são utilizadas soluções de 0,05%, 1% e 5%, fáceis de preparar com as próprias mãos.
Proporções e dosagem
Para preparar a solução, você precisará de:
- água pura - 1 l;
- permanganato de potássio seco - 0,5 g para 0,05%; 10 g para 1%; e 50 g para 5%.
Instruções de cozimento passo a passo
O medicamento é preparado da seguinte forma:
- Aqueça a água a uma temperatura de 40 ° C.
- Digite permanganato de potássio, dependendo da intensidade desejada.
- Mexa até a água ficar roxa.
- Filtre a solução.
Permanganato de potássio
O permanganato de potássio é usado para desinfetar sementes antes da semeadura, mudas em recipientes e tomates já plantados em solo aberto.
Você sabe O permanganato de potássio em alguns países é proibido para venda gratuita e pode cair nas mãos do comprador apenas mediante receita médica.
Sêmen antes da semeadura
A desinfecção das sementes deve ocorrer de acordo com o seguinte algoritmo:
- Dilua a solução a 1% em uma tigela pequena.
- Coloque a semente em gaze ou curativo e envolva-a.
- Mergulhe o material da semente no recipiente da solução.
- Após 20 minutos, remova a gaze e enxágue em água corrente.
- Deixe as sementes secarem completamente.
Mudas
As mudas devem ser manuseadas com água e spray. Molhe o solo com uma solução de 0,05%. O procedimento deve ser repetido duas vezes, entre cada rega deve levar 10 dias. A pulverização é realizada por meio de uma intensidade de 5%. Deve ser único. Para fazer isso, despeje o medicamento no frasco de spray e processe generosamente as partes superiores.
Importante! A pulverização não programada também é útil no desenvolvimento de doenças tardias ou outras infecções.
Tomates amadurecendo
Imediatamente após o plantio, é necessário regar o solo com 10 litros de uma solução a 0,05%. Isso irá alimentar o sistema radicular da planta com os oligoelementos necessários. Durante a floração, é importante pulverizar o arbusto com 5% de preparação. O procedimento deve ser realizado após a aplicação de fertilizantes no solo.A última vez que os topos devem ser pulverizados com uma solução de 5% 2 semanas antes da colheita dos frutos maduros. Isso é importante devido à alta atividade da praga e infecção tardia que causa a podridão marrom. Métodos alternativos incluem a adição de 10 l do produto 1 cabeça de alho picada.
Dicas úteis
Ao pulverizar ou molhar os tomates, preste atenção às seguintes recomendações:
- solução de permanganato de potássio também pode ser processada em recipientes antes de semear e colher em recipientes separados;
- ao escolher um regime de irrigação regular do solo com permanganato de potássio, o intervalo entre os procedimentos deve ser de aproximadamente 10 a 15 dias;
- o uso da droga envolve o uso de proteção para a pele das mãos e do rosto.
A rega e o tratamento de topos de tomate com permanganato de potássio é útil e até necessário para a prevenção do desenvolvimento de várias doenças e pode ser usado como cobertura. Com o uso adequado da droga e observando o tempo e as doses necessários, você obterá uma colheita boa e de alta qualidade do seu arbusto de tomate.