Nabo como um vegetal valioso e nutritivo, popular nos tempos antigos, hoje é imerecidamente esquecido. E em vão, porque o vegetal tem muitas vantagens importantes, distinguidas por sua despretensão no cuidado, facilidade de cultivo, excelente qualidade de manutenção, rica em composição vitamínica e mineral. Quais são os outros benefícios do nabo, qual é a cor e quais são as variedades mais populares para o cultivo, vamos descobrir.
História do nabo
O nabo é um vegetal de amadurecimento precoce, com um sabor incomum, expresso por doçura, adstringência ou leve tempero. Até o século 19, a cultura era muito popular e era um alimento básico. Mais tarde, quase foi substituído por batatas.
A história da cultura começou há 40 séculos, quando começou a cultivar os antigos egípcios e gregos. Gradualmente, o vegetal se espalhou por todo o território da Europa moderna e chegou à Rússia, onde se transformou em um importante produto alimentar. Com o advento das batatas no estado, no final do século 16, a popularidade dos nabos diminuiu significativamente.
Você sabe Na Rússia, apenas as mulheres podiam semear nabos. Havia até uma profissão - um "cuspir cuspir repin". Uma mulher mais velha, previamente treinada, estava colhendo sementes de nabo na boca e atirando-as no solo preparado com espetos bem apontados.
Recursos de nabo
O nabo é uma cultura gramada de um ou dois anos do gênero Cabbage, a família Cabbage. As variedades alimentares de vegetais têm um nome biológico - nabo. A planta pertence a espécies maduras precoces nas quais os frutos amadurecem 40-60 dias após a semeadura. Existem variedades com uma estação de crescimento posterior, 80–90 ou mais dias.
No território da Federação Russa, na maioria dos casos, cultivares da subespécie européia são cultivadas. Os frutos de tais plantas podem ser ovais, oblongos, planos ou alongados, possuem, além disso, o tradicional amarelo ou branco, também casca de rosa, verde, roxa e vermelha. O peso de uma colheita de raiz atinge 10 kg. A polpa é suculenta, densa, carnuda, branca ou amarela.
A cultura da raiz tem uma composição rica em vitaminas e minerais, representada por:
- um grupo de vitaminas B;
- ácido ascórbico;
- vitamina P;
- vitaminas A e E;
- micro e macro elementos: enxofre, iodo, magnésio, ferro, zinco;
- ácidos: fólico, linoléico, oleico.
Importante! O nabo contém um elemento raro - a glucoraphanin, que impede a formação de células cancerígenas no corpo humano e mata as já formadas.
A composição química semelhante do vegetal o torna indispensável para manter a vida humana.
- Possui um efeito tônico de limpeza, antienvelhecimento, anti-inflamatório, restaurador, devido ao qual é amplamente utilizado para:
- normalização de processos metabólicos;
- limpeza do corpo de toxinas e substâncias nocivas;
- normalização do trato digestivo;
- purificação e renovação de sangue;
- prevenção de doenças do aparelho geniturinário;
- aliviar ataques de asma;
- prevenção de resfriados, em particular gripe, SARS.
Além disso, o nabo branco é um produto de baixa caloria, mas altamente nutritivo, que satura rapidamente o corpo, satisfaz a fome, reduz o apetite, contribuindo para a perda de peso.
Variedades de variedades
Quais são as variedades de nabo, pode ser qualificado por:
- período de maturação;
- produtividade;
- a presença de açúcar na composição.
Doce
Muitas vezes acreditam erroneamente que o nabo tem um sabor acentuado, azedo e levemente amargo.
Até certo ponto, eles estão certos, no entanto, existem cultivares cuja carne tem sabor a açúcar, por exemplo:
- Branca de Neve. Refere-se ao amadurecimento precoce, caracterizado pela presença de frutos pequenos (pesando até 80 g), de cor branca leitosa. As colheitas de raiz têm uma carne densa, mas ao mesmo tempo macia e doce. As principais vantagens da variedade incluem: resistência a doenças, excelente adaptação ao frio, capacidade de dar frutos em áreas com pouca luz solar.
- Bola de ouro. Uma das variedades mais procuradas. Tem um período de maturação precoce, no qual a colheita pode ser colhida 50 dias após a semeadura do material. A colheita das raízes é de forma redonda, com uma superfície lisa e uma pele amarela dourada. A carne é crocante, suculenta, amarela. A massa de frutas, dependendo das condições de cultivo, varia de 60 a 150 g.
- Bola branca. O representante de uma variedade de maturação média, com culturas estáveis e despretensiosidade na partida. As culturas de raízes têm uma cor branca deslumbrante e uma polpa macia e sem amargor, enriquecida com um alto teor de ácido ascórbico. Adequado para uma dieta terapêutica, bem como para uso na dieta de crianças e pessoas que desejam perder peso.
Colheita
Para quem cultiva nabos para obter uma colheita estável, os especialistas aconselham a opção pelas seguintes espécies, capazes de agradar 4 kg de frutos por 1 m²:
- Petrovskaya-1. Variedade com períodos de crescimento de 60 a 85 dias. Os frutos distinguem-se por uma forma achatada e arredondada e por uma casca amarela clara. O peso das culturas de raiz raramente excede 200 g O nabo de Peter é considerado a opção mais adequada para o cultivo nas regiões centrais da Federação Russa.
- Tóquio. Representante da variedade de saladas, cujas características distintivas são as raízes ovais de tamanho médio de raízes brancas, amadurecendo 30 dias após a semeadura. Uma das desvantagens da variedade é o capricho da umidade. Para um bom rendimento, a planta deve ser regada abundantemente durante toda a temporada.
Variedades produtivas também incluem a Branca de Neve, cuja descrição é apresentada acima.
Grande frutado
Além do tamanho russo dos nabos, líder entre as plantas em tamanho de frutas, as grandes raízes podem agradar:
- Noite branca. O representante da seleção dos cientistas tchecos, a estação de crescimento média é de 65 a 75 dias. Frutas com peso igual ou superior a 600 g As colheitas de raízes são saborosas e suculentas, o que as torna uma excelente matéria-prima para saladas.
- Milão. No início, a colheita das raízes amadurece em 50 a 60 dias. Atrai pelo tamanho grande dos frutos, formato redondo e levemente achatado. A polpa do vegetal é dotada de uma grande quantidade de suco, crocante, sem adstringência. A desvantagem da variedade é considerada o armazenamento deficiente de raízes.
Maturação precoce
Um dos fatores importantes para a escolha de nabos é considerado a estação de crescimento. As plantas com maturação precoce têm um período de maturação de 45 a 60 dias.
Esses tipos incluem:
- Gueixa. Cultura de salada madura precoce, que no processo de amadurecimento forma uma colheita de raízes em forma redonda, pesando 60-200 g, com uma pele lisa de cor branca. A polpa se distingue por ternura, suculência, falta de um aroma específico de nabo. A gueixa tolera baixas temperaturas, é caracterizada por alta resistência à floração, mas não é adequada para armazenamento a longo prazo. Ideal para os subúrbios.
- Neta. Espécies de alto rendimento, a estação de crescimento é de 55 dias. Distingue-se pela presença de frutos pequenos e puros, com peso entre 50 e 60 g. A polpa das raízes é amarela, suculenta, macia, com bom gosto sem amargura.
- Glasha. Uma cultura de amadurecimento precoce, os frutos estão prontos para a coleta 40 dias após o plantio do material da semente. Durante o período de maturação da planta, forma-se uma raiz plana, uma pequena colheita de raízes com até 100 g.O sabor é bom, adequado não apenas para a preparação de saladas, mas também para pratos de vegetais, preparações de inverno e preservação. A vantagem da Glasha é a excelente qualidade de manutenção e um longo período de armazenamento, durante o qual o vegetal mantém seu sabor e qualidades estéticas.
- Avô. Outra espécie popular com vegetação precoce (não mais que 45 dias). Os frutos são facilmente reconhecíveis por sua forma redonda regular, cor branco violeta e superfície lisa e brilhante. As culturas de raízes têm uma finalidade universal, são usadas para uso na forma bruta, salgada ou fervida.
Época média
Variedades de nabos, que têm uma estação de crescimento média (60 a 90 dias), são procuradas pelos jardineiros.
Entre os representantes dos nabos no meio da temporada, além de Petrovskaya-1, podemos distinguir:- Gribovsky. 65 a 75 dias após a semeadura, forma grandes raízes de forma achatada e de cor púrpura clara. O interior da fruta é macio, frágil, tritura e mastiga com facilidade. Bom para armazenamento no inverno, pois é caracterizado pela excelente qualidade de manutenção e resistência ao frio.
- Globo de neve. A variedade recebeu esse nome devido à cor branca como a neve dos frutos com a forma redonda correta. Os frutos da planta são pequenos, de até 300 g, mas diferem no sabor excelente, baixo teor de açúcar, adstringência agradável e aumento da suculência. As colheitas de raízes contêm substâncias valiosas, por isso são frequentemente usadas em alimentos dietéticos.
Mais tarde
Entre as espécies de nabo com maturação tardia (90 ou mais dias), os agricultores observam o seguinte:
- Moon. Planta de amadurecimento tardio, forma culturas de raízes ovais de tamanho médio (cerca de 250 g), tradicionais para nabos, de cor amarela com carne macia, suculenta e dourada. Tem excelente sabor, é bem transportado e armazenado. É caracterizada pela resistência a baixas temperaturas e a muitas doenças, em particular, caule e bacteriose.
- Órbita. Uma variedade com um período vegetativo tardio, produz colheitas abundantes três meses após o plantio das sementes. Frutos de cor arredondada e branca, culturas de raízes, cuja massa em alguns casos é de 500 g. A polpa de frutos de estrutura macia é dotada de uma quantidade suficiente de suco, de cor branca. Órbita é ideal para armazenamento no inverno.
- Pull Pull. Dá colheitas após 90 dias. A planta forma frutos arredondados, cuja massa raramente excede 200 g, e as raízes são caracterizadas por polpa doce e macia, com baixo teor de amargor. Além disso, eles contêm uma enorme quantidade de substâncias biológicas ativas e componentes minerais que têm um efeito benéfico na saúde humana.
Você sabe Tradicionalmente, as lanternas de Jack para o Dia de Todos os Santos (Halloween) na Irlanda e no Reino Unido eram feitas de nabos. O costume foi inventado pelos americanos para cortar lâmpadas de abóboras.
As melhores variedades para terrenos abertos
Antes de decidir cultivar nabos, você precisa descobrir quais são as variedades mais adequadas para o cultivo em campo aberto:
- Cometa. Os frutos da variedade são fáceis de distinguir dos outros, devido à sua forma cilíndrica incomum com um leve espessamento na base. O peso das raízes é de 100-120 g, o sabor é agradável, sem a presença de uma substância amarga, macia. A planta pertence a culturas com um período de maturação médio, no qual a colheita pode ser realizada após 70-80 dias.
- Pode amarelo. É um representante de cantinas, culturas de meia estação com um período de vegetação de até 2,5 meses. Os frutos são caracterizados por uma forma arredondada, tamanho médio e peso de cerca de 250 G. As culturas de raízes atingem 1,2 kg, sujeitas às regras da tecnologia agrícola. Entre outras variedades, a Maiskaya se distingue pelo alto teor de glicose na polpa - cerca de 7%.
- Tamanho russo. É caracterizada por grandes tamanhos de frutas, capazes de crescer até 2 kg. Ao mesmo tempo, a casca dos vegetais de raiz é lisa, de cor amarela, e a polpa é rica em suco, macia, de estrutura densa, adocicada. Tamanho russo tem uma forma redonda plana. É usado para comer fresco, estufar, assar, fritar.
- Bola de Ouro (Bola de Ouro). Apesar do nome no exterior, ele se enraíza no clima russo. Pertence a espécies de meia estação e amadurece 2,5 meses após a semeadura. Possui até 400 g de vegetais de raiz bastante grandes, de formato redondo regular, de cor amarela brilhante, cuja polpa é caracterizada por suculência, densidade e sabor agradável. A variedade tolera bem baixas temperaturas, oferece altos rendimentos, ideais para armazenamento no inverno.
- Enfermeira. Um dos tipos mais amados de nabo maduro tardio, cujos frutos amadurecem em 2 a 2,5 meses. É fácil reconhecer o enfermeiro pelas raízes achatadas e carnudas de cor branca, pesando até 250 g. A estrutura interna do nabo é suculenta, sem a presença de fibras grosseiras, é agradável, sem adstringência. O vegetal é adequado para consumo cru, assar e fritar.
Importante! Os frutos da enfermeira são bem preservados até a primavera, mas para isso as sementes devem ser semeadas no meio do verão.
As melhores variedades de nabos para a estufa
Espécies de nabos, que têm baixa resistência aos fenômenos atmosféricos, os especialistas recomendam o cultivo em estufa.
Entre eles estão:
- Bola de neve. A vista é reconhecida como a mais deliciosa de todas as estufas. A planta pertence ao amadurecimento precoce, com um período de vegetação de 6 semanas. As frutas são vegetais de raiz brancos, de forma redonda, com uma parte interna macia, suculenta, doce e crocante. Nos alimentos, você pode usar não apenas as raízes, mas também as folhas da cultura, que contêm um depósito de substâncias valiosas para a saúde humana.
- Atlântico. Variedade com um período de maturação médio, cujos frutos estão prontos para a colheita em 6-8 semanas. Uma característica das culturas de raízes é a sua cor púrpura pálida. A polpa da fruta é crocante, mas suculenta e macia, sem adstringência e pungência.
- Tokyo Cross. A estação de crescimento da variedade é de 35 a 45 dias. Frutos - branco, pequeno formato arredondado. Eles geralmente são incluídos em várias saladas e também são usados como um produto independente. A planta é resistente ao caule e a algumas doenças características das culturas da família.
- Primer. Variedade de saladas, que forma frutos completos 30 a 35 dias após o plantio. As colheitas de raiz da colheita são pequenas em tamanho, com uma pele lisa, cuja cor muda para cima de branco para vermelho. A polpa é doce, rica em suco e sem amargura.
Apresenta plantio e cultivo de nabos
O nabo é uma planta simples e despretensiosa que não precisa de condições especiais de cultivo, mas se o objetivo do jardineiro é obter um alto rendimento, você deve seguir as regras para o cultivo de um vegetal:
- Solo. Deve ser nutritivo, leve, com um nível neutro de acidez. A melhor opção é turfa, solo argiloso e argiloso.
- Local de desembarque. Para um vegetal, você deve escolher uma área plana e bem iluminada, sem a presença de correntes de ar e exposição prolongada à luz solar direta. Não é recomendável plantar nabos na área onde o repolho costumava crescer.
- Aterragem. Sementes plantadas no final de abril - início de maio, quando a terra se aquece bem. Se as frutas são cultivadas para armazenamento no inverno, o plantio deve ser realizado em julho. Antes de plantar as sementes, o solo é completamente afrouxado, cavado, feito pequenos sulcos de até 2 cm de profundidade, com um intervalo de 20 cm. As sementes são semeadas nos sulcos preparados, 2 peças por 1 cm. Após a semeadura, recomenda-se cobrir o solo com uma fina camada de cobertura morta e após 2-4 dias - polvilhe com cinza de madeira.
- Top vestir - opcional Mas para fertilizar a planta, você pode derramar estrume misturado na água por baixo ou adicionar cinzas a ela.
- Cuidados com as mudas. A cama deve ser regada, concentrando-se nas condições do solo, em média 1-2 vezes por semana, usando 20 a 30 litros de água por 1 m². No estágio de formação das primeiras folhas, as mudas devem ser afinadas, caso contrário, a colheita será numerosa, mas pequena. Após 2-3 semanas, o procedimento de desbaste deve ser repetido.
Importante! As plantas mais velhas podem regar de uma mangueira e, para irrigação de brotos jovens, usar um regador, adicionando água sob a raiz.
Como escolher a variedade certa?
Hoje, é raro ver nabos em uma parcela pessoal, embora a variedade de cultivares permita escolher a opção mais adequada, levando em consideração as condições climáticas para o cultivo, as condições do solo e as preferências gastronômicas.
Para escolher o tipo certo de nabo, os especialistas aconselham que sejam guiados por vários fatores:
- Período de amadurecimento. Preste atenção à estação de crescimento da cultura. Existem espécies de amadurecimento precoce, com um tempo de amadurecimento de 45 a 60 dias, meio de amadurecimento - 60 a 90 dias e tardio - 90 dias ou mais. A melhor opção pode ser plantas no meio da estação, capazes de agradar a lavouras abundantes e estáveis. As culturas maduras iniciais poderão dar frutos saborosos e saudáveis em um mês.
- Clima. Existem variedades adaptadas para a Sibéria e os Urais - branco ou rosa milanês, ou amarelo de maio, ou variedades que se enraízam perfeitamente na Rússia central - gueixa, noite branca, maio. Existem variedades universais - Petrovskaya 1 e Namaganskaya, que se enraízam com sucesso mesmo em regiões com condições climáticas adversas.
- Preferências de sabor. Os fãs de alimentos apimentados podem experimentar nabos em crescimento, que podem ser azedos, amargos e picantes. Para os apreciadores de doces, os tipos de sobremesa de vegetais de raiz são adequados, que diferem em um sabor agradável, delicado e doce.
- Ver. Para quem prefere cultivar culturas exóticas, o cultivo deve escolher nabos que formam frutos de uma cor incomum: rosa, verde, roxo, roxo, preto. Além da cor original da fruta, essas plantas são capazes de surpreender com a cor dos topos - acontece amarelo dourado, bronze, roxo.
É uma pena que hoje o nabo tenha perdido sua popularidade e relevância anteriores, porque essa cultura de raízes tem uma gama impressionante de substâncias úteis necessárias para manter o funcionamento de todos os sistemas do corpo. Além disso, a cultura é fácil de cultivar, exigente para cuidar e produz excelentes rendimentos, mesmo sob condições climáticas difíceis.Você sabe Hoje, as maiores áreas de nabo estão localizadas na Alemanha, Grã-Bretanha, EUA e Austrália. É aqui que o vegetal, como antes, desfruta de um grande amor entre os especialistas em culinária local.