O sistema moderno de cultivo intensivo de alho prevê o plantio de culturas para o inverno. A técnica ajuda a coletar uma colheita melhor e mais rica, além de simplificar as tarefas da primavera no local. No entanto, acontece que o alho não agrada ao jardineiro com mudas ou uma colheita. A razão para isso é a falta de nutrientes no solo, que podem ser eliminados pela introdução de fertilizantes complexos. Em nosso material, mostraremos como fertilizar adequadamente o alho e qual planta precisa de um regime de rega.
Por que fertilizar o alho
O alho do inverno e da primavera é considerado uma das culturas mais exigentes. É por isso que, ao cultivar alho para o inverno, a cobertura na primavera é considerada um dos procedimentos mais importantes. Ela desempenha o papel de um estimulante ativo, que ajuda os brotos ascendidos a se fortalecerem e instantaneamente proporcionam crescimento ao cavalo.
A fertilização ajuda as plantas a adquirir imunidade e resistência a fatores ambientais adversos, que afetam diretamente o rendimento da colheita. Além disso, plantas fortes e desenvolvidas muitas vezes são capazes de lidar com o desenvolvimento de ervas daninhas por conta própria, assumindo o papel principal na cenose. Isso afeta apenas positivamente o desenvolvimento da cultura e ajuda a formar o maior fruto possível.Graças ao curativo nas plantas, a digestibilidade das substâncias fortemente extraídas do solo aumenta. Além de aumentar o volume de culturas de raízes, isso ajuda a melhorar as qualidades aromáticas do vegetal, fazendo com que seu preço de mercado suba significativamente. Sem alimentação complexa, a eficiência do cultivo diminui e a colheita resultante geralmente não atende aos requisitos agrícolas modernos.
Importante! O abuso do curativo de primavera não é recomendado. Além de ativar plantas cultivadas, o procedimento pode causar crescimento de ervas daninhas e isso pode destruir toda a plantação de alho.
Regras básicas de alimentação
A maioria dos agricultores fertiliza quase incontrolavelmente. Apesar do aumento da massa aérea de plantas, isso nem sempre afeta positivamente o volume das culturas e a sua qualidade. Para cultivar alho realmente grande, você deve definitivamente não apenas aderir à quantidade de fertilização, mas também saber quando é a hora mais favorável para o procedimento.
Ao alimentar a primavera, você deve seguir as seguintes regras:
- Os primeiros fertilizantes são aplicados ao solo por mais 2 a 2,5 semanas antes do plantio, o que melhora a eficácia do curativo na primavera.
- Os fertilizantes são selecionados com base nas necessidades das plantas para determinados nutrientes, devido ao tipo de solo e suas propriedades.
- A cobertura deve ser abrangente, a introdução de substâncias individuais é ineficaz e inadequada.
- Adubar as camas durante o frio, de manhã cedo ou à noite, isso ajuda a evitar a volatilização de substâncias sob a influência da radiação ultravioleta solar.
- Ao aplicar fertilizantes secos, o solo deve ser regado, caso contrário, sua digestibilidade é reduzida significativamente.
- As dosagens de certas substâncias devem ser rigorosamente observadas, caso contrário, podem causar queimaduras químicas nas plantas e sua morte.
O molho de alho na primavera fornece três etapas sucessivas do procedimento:
- A primeira vez que as camas são fertilizadas 5 a 10 dias após a neve derreter. Isso ajuda as plantas a impulsionar o crescimento e fortalecer. Os mais necessários durante esse período são preparações minerais à base de uréia ou outros compostos de uréia.
- O curativo a seguir é introduzido 14 a 20 dias após o primeiro. Com sua ajuda, o jardineiro pode obter a formação ativa de cabeças de alho. Todos os tipos de soluções líquidas constituídas por potássio e fósforo são mais adequados para isso.
- O último curativo da primavera é introduzido no início de junho. Ajuda a evitar a formação precoce de flechas no alho, que inibem seu rendimento. Para que as cabeças sejam grandes, a planta deve ser protegida dos compostos nitrogenados. O remédio mais comum para isso é a cinza de madeira moída.
Importante! O primeiro e o segundo estágios da alimentação podem ser alterados em uma a duas semanas, e o terceiro deve ser concluído a tempo. Caso contrário, o procedimento será ineficaz ou causará desbotamento da massa verde.
Fertilizantes para alho após o inverno
Quase todos os concentrados usados na agricultura moderna são adequados para alimentar o alho. Na maioria das vezes, esta planta é fertilizada com todos os tipos de fertilizantes orgânicos e minerais. No entanto, às vezes métodos populares que usam meios bastante específicos também são usados.
Vídeo: Molho de alho para a primavera
Orgânico
As plantas respondem mais favoravelmente à cobertura orgânica, o que é explicado pelo fato de conterem compostos e nutrientes próximos à camada de húmus. Eles consistem em componentes naturais e são derivados de resíduos de plantas ou animais.
Você sabe Na Índia antiga, o alho tem sido usado como planta medicinal desde tempos imemoriais. Ao mesmo tempo, não comiam, porque se acreditava que a cultura tinha um aroma excessivamente duro.
Para estes fins são utilizados:
- Estrume - está espalhado por todo o território do jardim, à razão de 1-3 kg / 1 sq. m, depois desenterre cuidadosamente o solo.
- Excremento de frango - injectado no solo sob a forma de uma solução (1 kg / 7-10 l de água) ou na forma pura (não mais do que 1–2 kg / 1 m²).
- Solução de verbasco - uma solução aquosa de estrume de vaca, à razão de 1 kg / 7 l. Aplique para regar todo o jardim, inclusive nos corredores.
- Compostagem - restos podres de vegetação ou desperdício de alimentos. Essa mistura é espalhada por toda a parcela com uma camada uniforme (2-3 kg / 1 m²) e, em seguida, as camas são desenterradas.
- Turfa - faça com uma taxa de 1-3 kg / 1 sq. m
Na maioria das vezes, esses fertilizantes são usados para solos pobres com baixo coeficiente de húmus (arenoso, argiloso etc.). Eles oferecem uma oportunidade para melhorar a estrutura do substrato e enriquecê-lo com importantes componentes nutricionais. Além disso, os orgânicos são um regulador indispensável do pH do solo, o que é muito importante para a produção de alho.
Mineral
Hoje, o mercado de fertilizantes especializados está cheio de todos os tipos de fertilizantes minerais. Eles os trazem para qualquer tipo de solo, no entanto, o maior efeito dos fertilizantes minerais é observado em áreas com alto teor de húmus (chernozem). Eles possibilitam eliminar a deficiência dos elementos mais importantes para o desenvolvimento das plantas, além de saturar o solo com todos os tipos de micro e macro elementos.
Antes de escolher um ou outro tipo de compostos minerais, é necessário avaliar as condições gerais do local. Para isso, é necessário analisar cuidadosamente os seguintes fatores que afetam a concentração e a lixiviação de nutrientes:- fertilidade total do solo;
- acidez do solo;
- iluminação da cama;
- cultura predecessora.
Com base nisso, soluções são adicionadas à cama com alho:
- uréia (50 g / 10 l de água) - o mais benéfico para solos pobres em nitrogênio;
- nitrofoski (100 g / 10-12 l de água) é uma fonte universal de nitrogênio, fósforo e potássio para solos pobres nesses elementos;
- nitroammophoski (60 g / 10 l de água) - satura o solo com compostos de fósforo facilmente digeríveis, além de nitrogênio e potássio;
- superfosfato (60 g / 10-12 l de água) - usado para solos pobres em fósforo, com pH neutro.
Importante! A cobertura mineral é mais eficaz em caso de uso complexo, portanto, é racional aplicar 2-3 tipos de fertilizantes no alho, com uma pausa de vários dias.
Remédios populares
Na economia nacional, existem muitas maneiras bastante acessíveis de fertilizar alho, adequadas para uso em qualquer solo. Os mais comuns são:
- Infusão de urtiga - para a sua preparação, uma capacidade de 100 litros deve ser cheia até o topo com urtigas recém-cortadas e cheia de água. Depois disso, 250 g de açúcar são despejados no recipiente. Dessa forma, a mistura é infundida por 2 a 5 dias, após o que é usada para regar as camas.
- Cinza de madeira moída - em sua base, são preparadas soluções aquosas (200 g / 10 l), que são abundantemente regadas na zona das raízes das plantas, bem como espaçamentos nas fileiras. Alimentar com cinzas não apenas desempenha um papel nutricional, mas também ajuda a proteger o alho de todos os tipos de pragas.
- Amoníaco - uma solução fracamente concentrada (25 ml / 10 l de água) é preparada a partir da farmácia de amônia, com a qual o solo é abundantemente regado.
- Serragem - a madeira residual esmagada em pó é abundantemente espalhada pelo local (1-2 kg / 1 m²), após o que o solo é cuidadosamente escavado. Este fertilizante é ideal para solos pesados, pois proporciona ao solo uma excelente porosidade.
- Levedura nutricional - prepare a alimentação insistindo em 50 g de fermento vivo em 1 litro de água morna por 2-3 horas. Depois disso, a solução é diluída na proporção de 1: 5 e usada para irrigação. O fertilizante com fermento após a neve derreter é especialmente útil, pois ajuda as plantas jovens a criar raízes e a se saturar de vitaminas.
Regras básicas de rega
A rega é uma das principais condições que fornecerão alho não apenas para o crescimento, mas também para uma interação efetiva com os fertilizantes aplicados ao solo. Com a rega adequada, a água é distribuída uniformemente na espessura do solo, o que fornece fertilizantes às plantas e também as ajuda a desenvolver um sistema radicular saudável. Também ajuda o alho a formar uma cebola grande e aromática, além de saturá-lo com todos os nutrientes.
Para garantir a rega adequada das camas, você deve:
- faça água em grandes porções;
- execute o procedimento não mais que uma vez a cada 3-4 dias;
- a temperaturas abaixo de +15 ° C, abandone completamente o procedimento;
- durante períodos quentes, forneça às camas rega de pelo menos 9 a 11 litros de água / 1 sq. m;
- evite molhar com uma corrente forte (isso leva a danos e morte do alho);
- fazer água apenas na zona basal (molhar as folhas pode causar danos por fungos à massa verde);
- proteger as plantas da rega ao sol (gotas de água no alho desempenham o papel de lente, o que causa queimaduras de folhas delicadas).
Você sabe Cerca de 4 mil anos atrás, no Egito antigo, o alho era usado como uma ferramenta universal para aumentar a imunidade e a força dos trabalhadores. Durante a construção das pirâmides, esse vegetal era distribuído diariamente pelos trabalhadores em quantidades ilimitadas.
Dicas úteis para uma boa colheita
Normalmente, as recomendações acima são suficientes para garantir um alto rendimento de alho. Porém, para alcançar volumes máximos de produtos e melhorar sua qualidade às vezes, é possível apenas com as seguintes dicas:
- Evite o adubo com adubo fresco: ele não só se dissolve pior no solo, mas também difere em componentes bastante pesados para a absorção das plantas.
- A cobertura deve ser baseada em fertilizantes orgânicos e minerais. Isso aumenta não apenas o rendimento da colheita, mas também suas qualidades aromáticas e de sabor.
- Com uma primavera chuvosa, a rega deve ser reduzida ou completamente abandonada.
- Se você mora em regiões onde ocorrem invernos com muita neve, o alho não precisará ser regado até o início de maio. Nesse caso, a umidade do solo é suficiente para o crescimento seguro das plantas.
- O alho não deve ser cultivado em um local por mais de uma temporada, portanto, as principais regras para a rotação de culturas devem ser observadas no local.
- A cultura é bastante suscetível a ervas daninhas, portanto, os canteiros de alho precisam ser removidos periodicamente.
O tratamento oportuno do alho é uma das principais condições que garantem alto rendimento e qualidade dos frutos da colheita. O mais importante a esse respeito é o curativo na primavera, com sua ajuda, o alho ativa seu crescimento e fortalece depois que a neve derrete, o que o protege ainda mais de todos os tipos de mudanças no ambiente. Hoje, uma grande quantidade de preparações é usada para fertilizar a cultura, mas a maior eficiência do procedimento é observada quando todos os nutrientes e minerais importantes para as plantas são integrados ao solo.