O maior inimigo das abelhas é o carrapato. Eles podem ser infectados com eles nas flores das quais o néctar é coletado. Para reduzir os danos causados pelos parasitas, é necessário tomar medidas oportunas e destruir os carrapatos. Leia sobre como, o que e quando processar as abelhas nesta revisão.
Sintomas e diagnóstico de infecção
A luta contra os carrapatos é complicada pelo fato de os sinais de infecção não serem óbvios no estágio inicial. Mas, se você inspecionar periodicamente o fundo da colméia, poderá encontrar carrapatos mortos - este é o primeiro sinal de infecção. Eles levam à morte do portador de insetos, o que significa que no fundo você também encontrará abelhas e drones mortos. Se a família for severamente afetada por pragas, haverá muitas delas.
Ao se desenvolver, os carrapatos enfraquecem as abelhas, parasitando-as. A maioria das espécies pode ser vista a olho nu. Eles habitam insetos adultos e ninhadas. Parasitas hibernam em insetos adultos. Muitas vezes, eles estão entre o peito e o abdômen.
Outros sinais de infecção:
- presença visual de carrapatos;
- abelhas jovens deformadas ou subdesenvolvidas;
- asas danificadas em indivíduos que trabalham;
- fraqueza de insetos;
- morte de famílias, especialmente animais jovens;
- diminuição na coleta de mel.
Aflição transmitida por carrapatos
A infecção por carrapatos geralmente apresenta sintomas e métodos de tratamento semelhantes, independentemente do tipo de carrapato que atinge suas enfermarias. Um pequeno número de carrapatos que infectam a colônia não causa muitos danos, mas à medida que crescem, a colônia se enfraquece, e isso atrasa a substituição de indivíduos idosos por novos. O processo de desenvolvimento da ninhada também desacelerará e as condições gerais da colônia piorarão.
A infecção é possível em qualquer época do ano. Ao decidir qual é a melhor maneira de processar abelhas, considere a força da família (nem todos os métodos podem ser usados para uma colônia fraca) e a sazonalidade. O uso de substâncias tóxicas não é recomendado durante a coleta de mel.
Os apicultores realizam 2 tratamentos como forma de prevenção - em novembro, antes de partir para o inverno e no início da primavera. Outros esquemas são usados para tratamento se houver evidência de infecção.
Importante! A ação de vários óleos essenciais, drogas sob a forma de fumaça ou líquidos irrita as abelhas. Eles se tornam mais móveis e isso causa o derramamento de carrapatos. Portanto, sempre complemente o tratamento com um subquadro para remover convenientemente as pragas caídas da colméia.
Varroatose
A varroatose é considerada uma das doenças apícolas mais devastadoras do mundo. As colônias são afetadas pelo carrapato Varroa jacobsoni. Ele cai na colméia junto com os indivíduos que trabalham, das flores que eles visitam. A praga foi descoberta pela primeira vez em apiários no Egito; Desde então, a doença assumiu o caráter de uma epidemia e se espalhou amplamente.
A largura do corpo do carrapato varroa é de 1,8 mm. A praga é caracterizada por uma forma oval transversal do corpo, marrom na fêmea e branca no macho. O inseto é como milho. A fêmea tem um ciclo de vida de 2 a 3 meses no verão e 5 a 6 no inverno. Em plantas de mel, ela sobrevive não mais que 5 dias sem transportadora. O habitat são todos os seres vivos da colméia - abelhas, pupas, zangões. Põe os ovos na ninhada até que as células estejam seladas. A fonte de alimento é hemolinfa (sangue de inseto).
Uma característica da varroatose é a ansiedade das abelhas. Ao instalar a colméia durante o inverno, essas pessoas geralmente voam e se sentem desconfortáveis. Na primavera, você pode observar insetos com asas perfuradas e subdesenvolvidos que emergiram das células. A doença é diagnosticada pela queda maciça de abelhas e zangões, bem como pela presença de pragas vivas nas abelhas.
Uma maneira de se livrar dos carrapatos é com um sub-quadro de malha de metal. Quando indivíduos infectados caem no fundo da colméia, os carrapatos não morrem e podem ser transportados por insetos saudáveis. O subquadro evita que subam, já que os carrapatos não voam e só podem se prender a uma abelha que passa por eles. O subquadro é instalado 3 cm acima do fundo da colméia.O diâmetro ideal da célula não pode ser superior a 2-3 mm. Se você colocar um filme no fundo e untá-lo com uma camada de vaselina, o ácaro que caiu da abelha morta ficará preso e morrerá - mas as abelhas não conseguirão entrar no palete devido ao pequeno diâmetro das células. O subquadro e o palete são limpos diariamente. Este método ajuda a reduzir a contaminação de colônias em 30%.
Importante! Se a solução usada para lavar for filtrada através de gaze, pode ser usada repetidamente.
O número máximo de carrapatos está em um favo de mel selado. Para destruí-las, é necessário abrir as células seladas e sacudir a ninhada infectada. E os parasitas que podem permanecer nas células são lavados com uma corrente de água com uma solução de peróxido de hidrogênio a 3% ou uma solução de ácido acético a 3%. A operação pode ser repetida após 14 dias. Isso ajuda a reduzir a infecção em 20-40%.
Euvarroz
A euvarrose causa o carrapato Euvarroa sinhai Delfinado. Foi descrito pela primeira vez em 1974. Os sinais de infecção são semelhantes à varroatose. A diferença entre o parasita é que esse tipo de carrapato tem uma forma arredondada. Alimenta-se de hemolinfa Euvarroa e se propaga, bem como varroa. O período de desenvolvimento de um ovo para um adulto é de 5 e 6-7 dias para machos e fêmeas. A fêmea começa a acasalar e pôr ovos vários dias após o primeiro molt. Os parasitas se ligam ao abdômen das abelhas e infectam a ninhada.
Os principais sinais de infecção:
- ansiedade de abelhas;
- caso.
Para o tratamento, todos os métodos utilizados para a varroatose são adequados: uma estrutura auxiliar de malha, uma câmara de calor para o processamento de abelhas e preparações químicas.
Acarapidose
A acarapidose é causada pelo carrapato microscópico Acarapis Woodi e é acompanhada pelo enfraquecimento e morte de colônias de abelhas. O carrapato parasita na traquéia das abelhas, causando sua morte. Os parasitas penetram na grande traqueia protot torácica de todos os insetos, vivem e se reproduzem neles, mas também podem ser encontrados na cabeça, tórax e sacos aéreos abdominais. Fora do corpo da abelha, eles não sobrevivem.
Acredita-se que o carrapato tenha sido descoberto em 1904 na Ilha de Wight (Reino Unido). O parasita tem 0,2 mm de comprimento e um corpo oval branco com uma cutícula suave e brilhante. Afeta abelhas jovens com menos de 2 semanas. Além disso, como outros, ele se alimenta de hemolinfa. Como resultado da infecção, as abelhas enfraquecem e a mortalidade começa.
Você sabe Algumas espécies de abelhas são geneticamente programadas para controlar carrapatos. Eles podem remover pupas infectadas de uma ninhada fechada, incluindo o desenvolvimento de abelhas que são seladas dentro das células com uma camada protetora de cera.
Você pode diagnosticar a infecção reduzindo o número de colônias de abelhas e reduzindo a coleta de mel. As traquéias de insetos mortos ficam pretas. Geralmente, uma família severamente infectada morre no final do inverno. A infecção ocorre principalmente de abelha a abelha. A fonte original pode ser novos indivíduos ou útero. A infecção primária é possível em locais com alta umidade, onde o Acarapis lenhoso pode viver.
Se o apiário mostra sinais de infecção por esse parasita, a quarentena é imposta a ele por um ano, bem como aos outros apiários, que estavam dentro de um raio de 5 km. Entre as principais medidas de controle, destaca-se o tratamento com acaricidas - nitrobenzeno, metil salicato ou folbeks - embora as famílias previamente infectadas tenham sido simplesmente destruídas.
O medicamento é utilizado na forma de aerossol, para isso o ninho é expandido antes do início do procedimento. O medicamento é administrado à noite, depois que todas as abelhas retornam à colméia. Após a pulverização do aerossol, todas as rachaduras estão bem fechadas. Um excelente resultado de tratamento é mostrado por Folbeks. A forma de liberação do medicamento são tiras de papelão com um medicamento.
Eles são usados uma vez por semana com um intervalo uniforme, por exemplo, em 7 dias. A tira é incendiada e introduzida na colméia, suspensa entre os quadros ou colocada em uma folha de metal. Todas as rachaduras devem ser cobertas com argila e selar a casa das abelhas. O tempo de exposição é de 30 minutos, após o qual a tensão pode ser quebrada.
Termos de tratamento
A infecção por carrapatos pode ocorrer em qualquer época do ano, mas ocorre mais frequentemente no verão. Portanto, antes que a colônia saia para o inverno, é necessário tomar medidas preventivas e cuidar da destruição de pragas.
Importante! As famílias não são processadas durante o período de coleta ativa do mel, para não estragar o mel disponível.
A peculiaridade do inverno das abelhas com carrapatos é que, na estação fria, os carrapatos perdem a capacidade de se reproduzir, mas ainda incomodam as abelhas e na primavera a família das abelhas será muito fraca. Também é necessário verificar o nível de infecção da colônia na primavera antes do início da remoção da cabana de inverno. Quando insetos mortos são detectados, um ciclo de tratamento é realizado.
Métodos de processamento de abelhas
Durante a existência da apicultura, métodos físicos, zootécnicos e químicos para o controle de parasitas foram desenvolvidos. É necessário entendê-los para poder aplicar corretamente e em tempo hábil.
Métodos zootécnicos
O método zootécnico mais simples e acessível é a destruição de uma ninhada selada. Isso pode ser feito pelas próprias abelhas ou pelo apicultor; o método consiste em abrir as células seladas, sacudir os insetos infectados e tratar as células com uma solução a 3% de peróxido de hidrogênio ou a solução a 3% de ácido acético.
O uso de uma maca para evitar a infecção de abelhas saudáveis com carrapatos que caíram de insetos mortos também é de grande benefício.
Medicação
Os métodos químicos consistem no tratamento de abelhas com vários medicamentos aprovados para uso. Pode ser tanto os medicamentos de uso prolongado “Timol”, “Folbeks”, quanto os relativamente recentes: “Bipin”, “Amipol”, “Fetfor”, “Polysan”.
O medicamento "Timol" está disponível na forma de um pó incolor. Deve ser pulverizado nas barras superiores dos quadros. A temperatura do ar admissível durante o processamento é de + 7 ° C a + 27 ° C. Se o medicamento for usado para tratamento, depois de uma semana o procedimento será repetido. E com uma infecção forte, outro spray é adicionado.
Importante! Não se esqueça de seguir rigorosamente as doses indicadas nas instruções do medicamento. Em grandes volumes, os medicamentos podem contaminar o mel, reduzindo sua qualidade.
A droga suíça Folbeks é uma tira de papelão com um medicamento aplicado a eles. O processamento da primavera é realizado se a temperatura externa for de pelo menos + 12 ° C e a ninhada ainda não aparecer.
Para realizá-lo, você precisa esperar até a noite todas as abelhas estarem na colméia, selar as rachaduras e buracos com argila. Através do entalhe inferior, a placa de brilho Volbeks é alimentada em uma folha de metal. Suportar o tempo de processamento de 15 minutos. "Folbeks" é tóxico, portanto, observe as medidas de segurança durante o trabalho com reagentes químicos.
O "Bipin" está disponível em frascos na forma de um líquido amarelado, que possui um odor pungente específico. É usado no tratamento da varroatose. O medicamento é misturado com água (0,5 ml por 1 litro de água) e as abelhas são pulverizadas com a solução resultante. O tratamento é considerado seguro para abelhas e mel, mas, no entanto, o tratamento é recomendado após a coleta do mel. Recomenda-se a pulverização repetida antes do inverno. É proibido usar no processamento de famílias pequenas nas quais há menos de 5 quadros de ninhada.
Bipin T é uma versão melhorada do Bipin, também apresentada em frascos com um líquido amarelado. A diluição do medicamento é realizada de acordo com as instruções. Recomenda-se usá-lo durante o processamento do outono antes de instalar as colmeias para o inverno. Se houver insetos mortos na primavera, você pode repetir o procedimento de tratamento.
Amipol T destina-se ao controle de carrapatos ou prevenção de varroatose. É entregue na forma de tiras de papelão com a substância que lhes é aplicada. O medicamento não tem contra-indicações, portanto o mel é completamente adequado para o consumo. Em um esquema típico de 2 tratamentos: primavera e outono. Para famílias pequenas, use uma tira e, para grandes - 2. As faixas devem ser penduradas entre os quadros. O tempo de exposição é de 30 dias. A temperatura permitida do ar é de 0 ° C a + 30 ° C.
Você sabe As abelhas controlam a espessura e a transparência do mel batendo as asas. Desta forma, eles regulam a evaporação da água. Portanto, o mel mais transparente é obtido de famílias fortes.
"Wertfor" é apresentado sob a forma de placas de madeira impregnadas com a substância ativa. Na embalagem você encontrará 10 pratos. Recomenda-se realizar o tratamento de primavera e outono das colmeias com este medicamento. As placas são colocadas uma para cada 3 ruas das abelhas e deixadas na colméia por um mês. Esse tratamento não pode ser usado durante a coleta de mel. Um único tratamento com o medicamento é suficiente por meio ano.
A forma de liberação da preparação de Polysan são pequenas tiras nas quais um agente terapêutico é aplicado. Para ativá-lo, as tiras precisam ser incendiadas. O processamento é possível a temperaturas de + 10 ° C a + 20 ° C. A técnica de uso é a mesma que a dos Folbeks. Para 10 a 12 quadros, uma tira é suficiente. Tempo de processamento - 60 minutos. A droga não afeta o mel.
Remédios populares
Atualmente, a sobrevivência das abelhas é diretamente afetada por sua capacidade de suportar quatro fatores ambientais principais:
- pesticidas;
- carrapatos de varroa e outros parasitas;
- doença
- condições climáticas extremas.
A prática moderna da apicultura depende em grande parte do uso de produtos químicos para combater doenças. Mas, como resultado, vírus e parasitas se tornam mais fortes, e as gerações de abelhas são mais fracas devido ao contato constante com produtos químicos.
Você sabe Na natureza, existem cerca de 10.000 espécies de abelhas. Mas apenas 7 deles são melíferos.
Portanto, alguns apicultores preferem usar ferramentas antigas, mas comprovadas:
- ácido fórmico;
- farinha de coníferas ou suco de goma de agulhas frescas;
- óleos essenciais;
- terebintina;
- ervas;
- ácido oxálico.
O ácido fórmico é usado para tratar a varroatose das abelhas. O processamento é realizado a uma temperatura de + 10 ° C a + 30 ° C no início da primavera ou no verão, após a extração do mel. O tratamento ocorre com vapores ácidos. Está instalado em um subquadro. O princípio de operação é semelhante a um difusor: um pavio de gaze é instalado na garrafa, que é periodicamente umedecido com mais intensidade. O prazo de uso é de 10 a 15 dias. Ao trabalhar com ácidos, observe as precauções de segurança.
O ácido oxálico também é usado no tratamento de carrapatos. Geralmente vem na forma de cristais incolores que são facilmente solúveis em água. O medicamento é usado na forma de uma solução aquosa a 2%, que é preparada antes do uso. O tratamento de insetos é realizado por pulverização. De 4 a 6 tratamentos podem ser realizados em uma estação a uma temperatura ambiente de pelo menos + 14 ° C. O intervalo entre eles é de 12 dias. A adesão estrita às medidas de segurança é obrigatória.
Alguns apicultores são aconselhados a realizar o processamento usando óleos essenciais. Mas, embora sejam seguras para as abelhas, usá-las é bastante arriscado, porque uma garrafa de óleo essencial concentrado pode causar mudanças significativas no ecossistema da colméia. A técnica de trabalhar com óleo é semelhante às tiras de aerossol: você molha uma tira de óleo e a coloca em uma colméia. Após a colocação, feche as portas por 1-2 horas. Em seguida, abra, mas a tira pode ser deixada por mais 3 dias. O processamento é possível a uma temperatura não inferior a + 14 ° C.
A maioria dos apicultores está familiarizada com o uso de ervas nas colméias. Assim, o tomilho dá 95% de eficácia contra os ácaros de varroa, ácaros traqueais e outros parasitas. Para o mesmo propósito, flores tansy são usadas. A tecnologia de tratamento à base de plantas consiste em amassar a grama para obter mais substâncias voláteis e outras substâncias ativas, dobrando-a entre as camadas de gaze e colocando-a em uma maca.O marcador é mantido por cerca de 3 dias e, em seguida, faz uma pausa de 5 dias para permitir que os carrapatos apareçam que estavam no estágio do ovo no momento do processamento.
Um remédio eficaz é a infusão de pimenta vermelha. Para isso, as vagens secas são cortadas em pedaços e fabricadas com água fervente (60 g por 1 litro de água). O caldo é filtrado e misturado com xarope de açúcar, preparado na proporção de 1: 1. Este curativo é colocado ao alcance das abelhas. É completamente inofensivo para eles, mas para carrapatos é perigoso. O processamento é realizado três vezes com um intervalo de 10 dias.
O molho de pimenta pode ser preparado sem açúcar. Para prepará-lo, tome 10 g de pimenta moída e dissolva em 1 litro de água fervente, insista 15 minutos, filtre e deixe esfriar. Esta solução irriga o favo de mel. Da mesma forma, a infusão de farinha de coníferas funciona. Para isso, é derramado 1 kg de agulhas picadas (farinha de coníferas) com 3 litros de água fervente por 2 horas. Em seguida, criados com calda de açúcar (1: 1). Dê a mistura para os animais todos os dias durante 9 dias. Recomenda-se alimentá-los dessa maneira no início da primavera.
Tratamento térmico ou tratamento com pistola de fumaça
Os métodos físicos são baseados no uso de calor. As abelhas são encerradas em uma câmara especial e expostas ao calor. A temperatura na câmara não deve ser superior a + 48 ° C, o tempo de processamento não deve ser superior a 15 minutos. O tratamento térmico será bom no início da primavera e no final do outono.
A temperatura externa não deve ser superior a + 12 ° C - a essa temperatura as abelhas não voam e você pode facilmente fornecer processamento para todo o gado. Também neste momento, os carrapatos estão na superfície dos insetos portadores e serão facilmente destruídos. Para fazer isso, coloque uma fita com um funil na frente da colméia. As abelhas são sacudidas através de um funil para dentro do cassete e colocadas em uma câmara aquecida. Após o tratamento, eles são devolvidos à colméia.
Para processar abelhas a partir de carrapatos, também é usada uma pistola de fumaça. É preenchido com uma solução de um medicamento e fumigado por insetos. Antes da pulverização, o líquido aquece e é processado em pares, quase o mesmo que em uma câmara de calor. Acredita-se que reduz o número de carrapatos em 90%. Recomenda-se o uso no verão após a conclusão da coleta de mel.
Você sabe O mel gigante de abelhas do Himalaia é um dos mais caros do mundo. Possui propriedades alucinógenas devido aos rododendros dos quais é coletado.
Medidas preventivas
À medida que os carrapatos se espalham por toda a área, os apicultores acreditam que medidas preventivas estão se tornando cada vez mais importantes, o que pode pelo menos minimizar o risco de infecção. Antes de tudo, vale a pena considerar as características da paisagem.
Os ácaros traqueais adoram as planícies e a umidade, e isso deve ser considerado ao escolher um local para colocar o apiário. Repelentes de plantas: tansy, absinto, echinacea, que não são tolerados por carrapatos, será uma barreira útil ao lado de suas colmeias. Não coloque apicultores a menos de 500 m de rodovias, conjuntos habitacionais e empresas da indústria química.
Trate na primavera antes da colheita do mel e no outono antes do inverno. A maioria dos produtos químicos funciona bem com carrapatos e não é tóxica para os insetos. Siga as precauções e siga as instruções exatamente, pois qualquer substância em grandes doses se torna venenosa.
Preste atenção especial à saúde das novas abelhas e obtenha-as apenas em viveiros confiáveis. Se uma colméia infectada for encontrada, você precisará processá-la não apenas, mas também o resto do apiário. O útero nessa colméia deve ser substituído por um novo.
Você sabe A abelha média em toda a sua vida produz apenas 1/12 colher de chá de mel.
Sempre preste muita atenção à prevenção de doenças e à cura de abelhas, principalmente quando se trata de infecção por carrapatos. Isso manterá as famílias fortes e garantirá alta produtividade.