Nas condições modernas do desenvolvimento do complexo agrícola, a questão da obtenção de volumes suficientes de mel é relevante, portanto pode ser necessário otimizar esse processo. Para isso, é recomendável fazer uma grande colméia russa. Sendo conveniente na operação e fácil de construir, uma casa de abelhas fornecerá aos insetos condições de vida confortáveis e coleta de mel.
Descrição e características do design das colmeias russas
A colméia russa foi projetada e construída por Baran Vladimir.
A peculiaridade da "casa" das abelhas acima é queque ele pode funcionar por um longo tempo sem ajuda humana. Além disso, o artigo fornecerá uma descrição da colméia da Grande Rússia e fornecerá características positivas e negativas desse design.
Você sabe Após a morte do útero, após duas horas, a família das abelhas toma uma decisão sobre a conclusão de um novo.
Prós
- Vantagens da grande colméia russa:
- O indicador de umidade do espaço interno é mínimo: a expansão e o estreitamento do soquete da caixa estão praticamente ausentes.
- O ninho em si imita uma cavidade da árvore, o que é conveniente não apenas para a criação de insetos, mas também para os apicultores ao selecionar mel a partir de molduras padrão 435 x 145 mm.
- Uma placa com cortes ou um corredor de ar (corte é um espaço deixado na placa por uma ferramenta para trabalhar madeira) ajuda a manter o regime de temperatura necessário.
- As partes do ninho e do mel aumentaram a ventilação.
Contras
- As desvantagens deste design:
- Altura da colméia;
- Baixa resistência ao vento.
Tecnologia de fabricação DIY de grandes colméias russas
Para fazer uma colméia, você deve prepare materiais e ferramentas, bem como execute um desenho com base nas medidas tomadas. A tecnologia de processo é descrita abaixo e descreve como equipar uma casa para abelhas por dentro.
Esta colméia - projeto feito pelo homem para a permanência prolongada de insetos-mel. Se o apicultor não der a devida atenção à família das abelhas, está condenado à morte.Materiais e ferramentas para fabricação
Note-se que os seguintes desenvolvimentos no campo da apicultura foram usados como amostra para este projeto:
- Duplyanka (convés, armadilha de abelha), que determina a forma e o volume do ninho.
- Colméia de Nikolai Vitvitsky, foi fabricado pela primeira vez em 1828 e é a primeira colméia do mundo - uma aparência em forma de cúpula e o princípio de manter a tensão foram emprestados.
- Colméia de Peter Prokopovich, construção em 1814, a primeira colméia de quadros do mundo. Ele serviu como modelo de tamanho e volume, o dispositivo da parte de nidificação. Na construção de P. Prokopovich, foi utilizada uma prancha com cortes de 12 mm de largura, emprestada por Baran V.
Para fazer uma colméia de forma independente, é necessário preparar os materiais apropriados, a saber:
- madeira de coníferas (seca);
- ferro galvanizado;
- malha de aço inoxidável;
- poliestireno;
- poliuretano;
- espuma de poliestireno.
- Madeira seca de coníferas com 2,5 a 3,5 cm de espessura para paredes internas e externas.
- Como a tampa do produto é padrão e plana, você precisará de um revestimento de ferro.
- Quadros de ninho, cujo tamanho deve ser de 30 x 60 cm, tendo uma montagem na parede interna da colméia.
Importante! O número máximo de quadros de abelhas na colméia da Grande Rússia é de 12 peças.
Além disso, o trabalho precisará de ferramentas:
- régua;
- roleta;
- quadrado;
- serra;
- um martelo;
- broca;
- broca;
- parafusos autorroscantes;
- um cinzel;
- cola;
- alicates;
- furador;
- fio fino.
Desenhos e dimensões
Opções colmeia Velikorussky:
- fundo de aço inoxidável que protege as abelhas dos carrapatos;
- quadro interno para 8 quadros. O tamanho dos quadros de aninhamento é 300 x 600 mm ;;
- revestimento externo;
- Corpo de Dadan - 2 peças;
- 12 quadros medindo 435 x 145 mm;
- armwort;
- telhado plano padrão reforçado com ferro galvanizado.
Colmeia equipamentos dentro
No interior, a colméia está equipada com elementos como:
- estrutura da loja;
- uma loja;
- armwort;
- fundo;
- o teto;
- quadros de aninhamento;
- airbag, motor de popa (escudo) (usado durante o inverno).
Regras para Apicultura
No inverno, as abelhas não são capazes de criar de forma independente o regime de temperatura desejado, gastam mais ração e a ninhada diminui.
Vídeo: abrigo e ventilação na colméia para o inverno
Portanto, o apicultor deve prestar a devida atenção ao inverno das abelhas, a saber:
- Garanta a troca de ar adequada e o nível ideal de umidade nas colmeias.
- Coloque na cobertura da casa - dois favos de mel com pão de abelha (alimentos protéicos).
- Preste atenção à condição dos insetos.O comportamento calmo das abelhas, sem sinais de zumbido, indica a presença de uma quantidade suficiente de comida. Quando as abelhas são abafadas, elas se comportam inquietas; portanto, é necessário aumentar a ventilação da casa de inverno, de seu subsolo ou das próprias colméias.
Você sabe O útero pode colocar até 2000 ovos por dia. Ela e os insetos que trabalham nunca deixarão seus filhotes sem vigilância - se houver larvas, é dever da abelha alimentá-los.
Manipulações que devem ser feitas para a manutenção bem-sucedida de insetos de mel:
- Uma vez por mês, a partir da segunda década de janeiro, é necessário verificar o estado das abelhas nas colméias.
- Quando a ninhada aparece nas famílias e a temperatura dentro do ninho sobe para + 34 ° C, os insetos precisam ser alimentados. Para fazer isso, prepare um bolo de açúcar com a adição de pólen e coloque-o sob a tela na moldura.
- Receita de uma tortilha. No mel maduro (1 kg), aquecido a + 40 ... + 45 ° С, adicione 4 kg de açúcar de confeiteiro, amasse a massa, adicione água morna (1 l por 10 kg de ingredientes). No final de fevereiro, foi recomendado introduzir água na atração com a adição obrigatória de ervas medicinais: yarrow, absinto, infusão de coníferas.
A principal tarefa para o apicultor - nunca pare de cuidar das abelhas, nem no inverno nem no verão, e então elas o recompensarão generosamente por seu trabalho.
Vídeo: dicas úteis para o apicultor
Dicas de apicultores experientes
Para a manutenção bem-sucedida das famílias de abelhas na colméia, recomenda-se familiarizar-se com os conselhos de apicultores experientes.
- Para preparar o apiário para o inverno, é necessário unir famílias fracas ou unir-se a famílias mais fortes.
- É necessário verificar o inventário, cuidar da estrutura com a cera, para que sejam suficientes durante a expansão das famílias.
- Famílias com rainhas jovens toleram melhor o inverno.
- A ninhada fraca pode ser devida à falta de proteína nas colmeias durante o inverno.
- Você deve ter um estoque de quadros com mel e perga. Somente as células em que as células estão completamente seladas devem ser armazenadas.
- Os apicultores devem poder ouvir e entender as abelhas - se, depois de bater na parede lateral da colméia, o barulho não for amigável, provavelmente os insetos não terão comida suficiente. E se o som do zumbido da abelha na colméia for fraco e os insetos estiverem inativos, isso pode significar a morte do útero, ou no inverno a família das abelhas ficará sem ele.
Importante! Cada apicultor, no final de fevereiro e durante o mês de março, deve realizar um conjunto de tratamentos e medidas preventivas usando os antibacterianos indicados pelo veterinário. Desinfecte todo o inventário do apiário: colméias, molduras, tábuas, extratos de mel, materiais de isolamento.
No processo de construção de uma colméia, a experiência do apicultor e a atitude em relação às próprias abelhas desempenham um papel importante. Uma colméia para insetos de abelhas é a chave para uma existência e reprodução prósperas; portanto, é tão importante aderir estritamente às medições e à tecnologia para criar habitações de abelhas.