Pasechnitsvo hoje é um dos fenômenos mais comuns observados na vila e na área suburbana. Esta lição a cada ano envolve um número crescente de pessoas e a cada ano aumenta rapidamente seu ritmo de desenvolvimento. O artigo examinará em detalhes o que significa o termo "apiário", bem como suas fotografias detalhadas em alta qualidade.
A história do primeiro apiário
Um apiário é uma área especialmente equipada que contém uma variedade de estruturas para o cultivo artificial de abelhas. Isso significa que no apiário existem as chamadas casas (colmeias) nas quais as abelhas podem crescer, desenvolver e dar ativamente seus produtos. A organização desses territórios desempenha um papel enorme na agricultura moderna e no meio ambiente:
- possibilitam a obtenção de produtos valiosos, caracterizados por toda uma gama de substâncias úteis ao organismo;
- o cultivo ativo de abelhas ajuda a melhorar a polinização de muitas culturas de frutas, que para algumas plantas é o principal fator de existência;
- Ajuda a fornecer às famílias jovens moradia, o que mantém o equilíbrio necessário no ecossistema.
Mas, descobertas arqueológicas descobriram que as primeiras colméias apareceram há muito tempo. Até um homem primitivo usava uma variedade de plataformas ocas que eram instaladas na floresta como casas para abelhas. Com o advento da cerâmica, eles foram substituídos por panelas de barro com uma tampa. Este método foi amplamente distribuído em todo o mundo, da África ao território do Japão e foi especialmente desenvolvido no Egito antigo.
Você sabe A verdadeira revolução no apiário foi feita pela invenção de um morador do Império Russo Pyotr Prokopovich. Em 1814, ele criou colmeias que se tornaram os protótipos de todas as abelhas modernas.
Aqui, a colméia era feita de lodo, na forma de pequenos vasos de barro. O desenho de tais estruturas pode ser encontrado nas paredes de túmulos antigos bastante amplamente. Os apiários mais familiares à modernidade apareceram no século VIII-X; os pioneiros nesse sentido são residentes de Kievan Rus. Eles foram um dos primeiros a fazer estruturas de madeira ocas com uma tampa articulada, que em grupos foram instaladas na floresta.
O material para eles era tanto toras de madeira quanto pequenas tábuas. Eles foram fixados no topo das árvores, diretamente nos galhos ou em uma moldura de madeira pré-instalada. Isso tornou possível aumentar a produtividade da coleta de mel e evitar danos às colônias de abelhas. Por volta do século XVII, essa tecnologia se tornou bastante comum.No entanto, o aumento da produção industrial levou a um desmatamento ativo, que afetou negativamente a indústria. Para não perder a produção de insetos valiosos, as colméias com abelhas em meados do século começaram a se equipar ativamente no território das fazendas. Foi a partir desse momento que o desenvolvimento ativo do apicultor começou no território do planeta, como o maior ramo da agricultura.
Apiário moderno
O pátio moderno para a criação de abelhas é um complexo de estruturas com as quais você pode controlar qualitativamente todo o ciclo de desenvolvimento e crescimento de insetos, bem como o acúmulo de produtos apícolas. A base deste território é composta por colméias - pequenas casas artificiais nas quais a família das abelhas vive. Aqui, os insetos crescem, desenvolvem e produzem, além disso, armazenam mel, cera, própolis e assim por diante, o que se torna o principal produto da coleção.
Você sabe Uma família de abelhas, em média, pode coletar cerca de 10 kg de mel por dia, enquanto que, para a alimentação completa de filhotes, não são necessários mais de 100 g de produto.
Perto das colmeias principais, a chamada colmeia de controle é equipada. Sua principal tarefa é permitir ao apicultor avaliar possíveis problemas com a coleta de néctar pelos insetos, bem como a intensidade da formação de produtos apícolas. Em sua forma e princípio de organização, não é diferente das casas comuns; portanto, absolutamente qualquer colméia pode desempenhar seu papel.
As bacias de beber devem ser instaladas no território do local, são pequenas bandejas de água e todos os tipos de coberturas que melhoram a produtividade dos insetos. Muitas vezes, eles têm um coletor estacionário de pólen que aumenta o valor produtivo de todo o apiário. Os bebedores estão localizados em quase todo o território do site, mas é melhor instalá-los na borda ou na borda do apiário.Além do acima, um edifício de utilidade de uso geral deve ser instalado no apiário. Eles podem ser de qualquer tipo, mas na maioria das vezes são estruturas sólidas, com paredes densas e uma base. Esta é a casa dos apicultores e casa de inverno.
Uma variedade de equipamentos é armazenada na casa do apicultor, bombeando produtos apícolas e outras manipulações com insetos. A cabana de inverno é uma sala aquecida na qual as colmeias são transferidas em caso de geadas prolongadas e prolongadas.
Importante! O ângulo de inclinação do local sob o apiário não deve ser superior a 5%, este é um requisito obrigatório na criação de abelhas.
Tipos de apiários
Não é segredo que hoje em apicultura existem várias direções ao mesmo tempo, dependendo de qual equipamento o apiário estiver equipado. Na maioria das vezes, eles são divididos nos seguintes grupos:
- mel - usado para produzir uma variedade de produtos apícolas (mel, cera, pólen etc.);
- mel polinizado - usado para aumentar o rendimento de plantas em uma variedade de fazendas envolvidas no cultivo de plantas anuais e perenes de uma direção industrial;
- polinizado - É utilizado exclusivamente para polinização de plantas agrícolas, não sendo realizada a coleta de diversos produtos. Na maioria das vezes, eles são equipados dentro de estufas ou campos próximos;
- abelha - Equipado para o cultivo de famílias jovens à venda;
- integrado - a forma mais comum, combina em um grau ou outro a qualidade de todos os grupos acima.
Como iniciar seu apiário?
Apesar do exotismo, quase todo mundo pode mergulhar na indústria apícola. No entanto, antes de adquirir insetos, é necessário calcular com precisão o que é necessário para isso e se existem condições ideais para isso. Caso contrário, as famílias das abelhas deixarão o apiário, não tendo tempo para se estabelecer.
Regras básicas
Para organizar com êxito um apiário, você deve:
- para determinar o orçamento para um evento futuro, um apiário exigirá muitos custos, principalmente nos primeiros anos de existência;
- escolha um local para a criação de abelhas e planeje cuidadosamente a localização de todas as estruturas. É melhor fazer um plano para isso;
- revelar a opinião dos vizinhos sobre o futuro apiário, já que muitas pessoas podem não gostar do bairro com abelhas;
- estudar em detalhes as características da atividade vital das abelhas, bem como as etapas da fabricação de produtos apícolas;
- escolha o tipo e tamanho das colmeias;
- escolha cuidadosamente a ninhada, sua viabilidade deve ser de pelo menos 90%;
- se possível, encontre mercados em potencial para futuros produtos.
Seleção e organização do local
Para equipar o apiário, será necessário muito espaço livre. As abelhas adoram o espaço e o afastamento de outras famílias; portanto, para evitar a competição pelo território, uma colméia precisará de pelo menos 1,5 m² (não incluindo o território ocupado por outros edifícios). Na maioria dos casos, os iniciantes começam com apenas algumas colméias, o que ajudará a adaptar e entender todos os recursos das abelhas sem causar danos à família.
Porém, para obter pelo menos uma pequena quantidade de mel, são necessárias pelo menos 10 colméias, e uma quantidade tangível de produção pode ser alcançada com pelo menos 30 colméias. Portanto, o tamanho da área mínima ocupada por colmeias não deve ser inferior a 15–45 m². Considerando a necessidade de instalar instalações adicionais, a área mínima deve ser dobrada; portanto, para a criação de abelhas, você precisará de um terreno de pelo menos 30 m² (10 colmeias).As abelhas adoram aconchego e conforto, então você deve escolher o território certo para futuros edifícios. O melhor de tudo é que os insetos crescem e se desenvolvem no jardim, perto de plantações de frutas. O local deve estar em sombra parcial, longe de correntes de ar e ventos. Se não houver jardim em seu local, o milho é plantado ao redor das colméias, um girassol ou uma cerca é estabelecida em todo o perímetro do território.
O lado sul do local é mais frequentemente escolhido para isso, o microclima ideal é formado aqui para despertar instantâneo da família após a animação suspensa no inverno, e a probabilidade de congelamento no inverno também é evitada. Uma das questões mais importantes ao manter as abelhas é a proximidade das colmeias das plantas de mel.
Importante! Para criar conforto para os insetos, deve-se cuidar da direção dos verões, eles não devem se cruzar, caso contrário, a hostilidade entre as famílias vizinhas não pode ser evitada.
Para fornecer aos insetos muita comida, o apiário deve estar localizado perto de campos floridos, prados ou pomares. Caso contrário, na próxima temporada, os insetos mudarão sua casa para outra mais lucrativa. Se isso não for possível, você precisará criar módulos portáteis para transportar colmeias para plantas de mel.
Colocação da seção
O correto posicionamento das colméias no local é sempre uma garantia de alta produtividade das abelhas, além do rápido desenvolvimento das famílias. Permite evitar a interseção de famílias individuais e sua possível inimizade entre si, além de roubo. Existem vários esquemas para organizar as colméias: ordinária, grupo e xadrez.
O arranjo comum é usado com mais frequência na manutenção de apiários grandes ou com uma quantidade suficiente de espaço livre. Também é usado para colmeias errantes. Nesse caso, as casas das abelhas são dispostas em fileiras retas ao longo do terreno, com uma distância de 4 m entre cada uma. Ao mesmo tempo, é costume colocar famílias jovens o mais próximo possível das plantas de mel, e a direção da alface deve ser paralela ao campo de mel.O mais popular entre os apicultores modernos é o método de grupo. Permite criar condições ideais para os insetos, independentemente do tamanho do apiário, e também simplifica o cuidado deles. O método envolve a instalação de casas de abelhas em grupos de 5 a 6, com uma distância entre elas de 50 cm e é criada uma faixa protetora de cerca de 4-6 m entre cada grupo.
Com a falta de espaço livre, um arranjo de xadrez é considerado mais adequado. Além de economizar espaço, esse método permite proteger o apiário contra correntes de ar e ventos fortes. Nesse caso, o apiário geralmente assume a forma de um retângulo ou quadrado regular, mas, se necessário, pode ser localizado em um triângulo ou semicírculo. Nesse caso, a distância entre as abelhas deve ser de pelo menos 4 m.
Dicas de apicultores experientes
Para manter efetivamente um apiário e obter um lucro decente, apicultores experientes aconselham a seguir as seguintes recomendações:
- a colméia deve estar localizada a não mais que 3-5 km dos campos de mel; caso contrário, os insetos poderão acumular mel apenas para seus próprios fins;
- Como você sabe, a floração das plantas não dura mais do que alguns dias; portanto, no local do apiário, deve haver plantas floridas e tardias;
- a produtividade das abelhas geralmente depende de sua raça; portanto, é melhor manter as espécies cultivadas na parcela do que as selvagens;
- Os apiários móveis são considerados os mais produtivos, apenas permitem que você dê até 150 kg de mel de uma casa por estação;
- a família das abelhas envelhece com o tempo; portanto, o local deve necessariamente ser uma ninhada, na qual o útero jovem amadurecerá;
- para melhorar a rentabilidade de um apiário, é necessário abordar de maneira abrangente a coleta de produtos apícolas, além do mel, é imperativo retirar a geleia real, pão de abelha, cera e própolis;
- as abelhas são insetos bastante tenros, então você precisa prestar atenção nelas diariamente;
- apenas famílias fortes devem ser mantidas no apiário; famílias fracas devem ser descartadas, se possível;
- as abelhas não devem estar com fome; portanto, nas colméias, você precisa deixar algumas centenas com mel;
- a principal ameaça da família das abelhas são os ladrões, são vespas, vespas, zangões e abelhas famintas que trabalham, por isso não deixe de monitorar a aparência de "convidados não convidados" no site.